quarta-feira, 22 de novembro de 2017

EFA - STC - Exercício - Teorias de Malthus - Sociedade, Tecnologia e Ciência


A teoria Malthusiana refere que a evolução população humana desta está limitada pela produção de meios de subsistência. Esta última depende dos recursos naturais disponíveis no planeta e da capacidade produtiva (tecnologia) dos homens. Malthus refere que a população cresce sempre mais depressa do que a produção de meios de subsistência.

Porquê? Porque a população progride geometricamente, enquanto a produção cresce de forma aritmética. O resultado é que, quando a população atinge o número limite que o planeta pode sustentar, o seu crescimento será limitado por “fome, pragas e guerras”.
Este argumento esteve aliás na base dos primeiros movimentos a favor da divulgação dos métodos contraceptivos, no século passado, pois só controlando o crescimento da população se poderia evitar estas catástrofes.

Malthus desenvolveu esta teoria com base em dados empíricos e históricos. De facto estima-se que até ao início da actividade agrícola (à cerca de 10.000 anos) o planeta não conseguiria sustentar mais de 10.000.000 de humanos. Com a “revolução agrícola” passou a poder suportar até cerca de 800.000.000. De facto, estima-se que no ano 1000 a população humana seria de cerca de 300.000.000. A partir daí e durante toda a idade média e renascimento, o crescimento global da população não passou de 0.1% ao ano em média, tendo chegado a 1750 (altura do inicio da revolução industrial) com cerca de 800.000.000 habitantes na terra.
Após a revolução industrial, a capacidade de sustentação da vida humana foi largamente aumentada e a população cresceu. Em 1800 já éramos 1 milhão. Em 1930 2 milhões. O ano de 1960 trouxe o 3º milhão, em 1974 o 4ºmilhão. Em 1990 chegámos aos 5 milhões e actualmente estamos perto dos 6 milhões. Nunca a população cresceu tão depressa.
Se Malthus tiver razão, vai chegar uma altura em que a Terra não consegue sustentar tanta gente.




Os dados demográficos da tabela são referentes ao número total de habitantes do planeta, em determinados anos.


a) Elabore em Excel um gráfico a partir dos valores fornecidos na tabela.

b) Identifique no gráfico a revolução agrícola e a revolução industrial. Que conclusões pode retirar?

Sem comentários: