quarta-feira, 22 de novembro de 2017

EFA - STC - Exercícios - Aquecimento Global - Sociedade, Tecnologia e Ciência


O modelo económico seguido pelas sociedades dos países industrializados tem criado uma enorme diversidade de actividades que são responsáveis pela produção e emissão de gases poluentes para a atmosfera. Estas emissões, cada vez mais intensas, têm provocado impactes muito significativos ao nível dos mecanismos reguladores do clima do planeta.

• Qual a importância das actividades humanas nas alterações climáticas?
• Que impactes podem resultar do aumento do efeito de estufa?


Sugestões de Exploração:

► Em que consiste o efeito de estufa?

► Refira o fenómeno, que devido às actividades humanas, pode amplificar o efeito de estufa.

► Faça uma pesquisa rápida na Net, e refira qual a temperatura média nos últimos dois séculos. Tem vindo a aumentar em que razão?

► Qual o gás presente na atmosfera que contribui mais para o efeito de estufa?

► Indique as actividades humanas que mais contribuem para o aumento do efeito de estufa. (Faça uma pesquisa na Net para retirar dados que apõem a resposta)

► Relacione a variação da concentração do CO2 na atmosfera com a variação da temperatura no planeta.

► Com base nos dados fornecidos, sugira algumas consequências que podem ocorrer face às previsíveis alterações dos padrões climáticos do planeta.

► Faça uma previsão relativa aos problemas que podem surgir em países como a Holanda, Maldivas e Itália (Veneza) se houver uma subida do nível das águas do mar superior a um metro.

► Sugira, medidas que podem ser tomadas no sentido de evitar o aquecimento global, referindo o papel da evolução tecnológica na redução das emissões de gases com efeito de estufa

Sem comentários: