quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Conteúdo - Artrite Reumatoide

O que é a artrite reumatoide?
A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença reumática inflamatória, de causa desconhecida e de evolução crónica, que envolve primariamente as articulações. Nos casos clínicos típicos manifesta-se sobre a forma de uma poliartrite (definida pelo envolvimento de três ou mais articulações), bilateral (afecta articulações nos dois lados do corpo), simétrica (afecta as mesmas articulações dos dois lados do corpo), progressiva, destrutiva e deformante.

Esta evolução culmina, após 10 a 20 anos de evolução da doença, em particular nos doentes com resposta parcial aos tratamentos instituídos, em algum grau de incapacidade motora.

Em Portugal, a artrite reumatoide é a doença reumática inflamatória mais prevalente, afectando cerca de 0,3 a 0,4% da população portuguesa.

O que causa a artrite reumatoide?
A causa da artrite reumatoide é desconhecida, estando contudo identificados vários factores de risco, como as infecções, a genética e alterações hormonais.

Trata-se de uma doença auto-imune, o que significa que as defesas do organismo atacam os seus próprios tecidos.

A artrite reumatoide pode ocorrer em qualquer idade mas é mais comum na meia-idade. O sexo do indivíduo afecta a susceptibilidade para a doença, de tal forma que esta é cerca de 2 a 3 vezes mais frequente na mulher.

Como se manifesta a artrite reumatoide?
A apresentação clínica da AR é variável, com um início da doença de forma aguda ou lenta, ou entre estes dois extremos, de forma subaguda. 

O início lento ou gradual é mais frequente (cerca de 2/3 dos casos), enquanto um início agudo é menos comum. A AR tem início predominantemente como uma doença articular, com uma ou várias articulações afectadas, mais frequentemente as pequenas articulações das mãos e dos pés, de forma bilateral e simétrica, podendo, no entanto, manifestar-se de início como uma doença extra-articular ou com uma apresentação não articular, ou ainda com uma apresentação predominantemente geral, com dores articulares inflamatórias ou dores musculares difusas.

O quadro articular acompanha-se frequentemente, desde o início da doença, de manifestações extra-articulares, como fadiga, anorexia, perda de peso e febre baixa.

Noutros casos, pode ocorrer fadiga isolada ou dor difusa não específica, acompanhada de outras manifestações extra-articulares, como doença pulmonar, durante meses antes do surgimento do quadro de poliartrite.

Como se diagnostica a artrite reumatoide?
O diagnóstico da artrite reumatoide evoluída é realizado pelo Reumatologista e outros clínicos com experiência na observação destes doentes, de forma imediata e “à entrada do consultório”, a partir de uma rápida observação das mãos, que apresentam deformações articulares típicas.

De facto, as mãos de um doente reumático oferecem tanta informação em relação à sua doença que podem ser consideradas o seu cartão-de-visita.

Constituem, no entanto, verdadeiros desafios diagnósticos as formas precoces e iniciais da doença e as formas atípicas. Uma vez que não existe um único teste clínico, radiológico ou serológico que permita o diagnóstico de certeza de AR, este é realizado a partir da conjugação da clínica (sinais e sintomas e sinais característicos), bem como de dados laboratoriais e radiológicos. Em alguns doentes todos os testes podem estar normais.

Como se trata a artrite reumatoide?
A AR exige tratamento ao longo de toda a vida, nele se incluindo o uso de medicamentos, fisioterapia, exercício e cirurgia. Importa igualmente avaliar a presença de alergias alimentares e procurar obter uma dieta equilibrada, rica em ácidos ómega-3.

Dentro dos medicamentos, existem diversas classes que podem ser utilizadas em função do estado clínico de cada doente.

Quanto mais precoce for o tratamento da artrite reumatoide mais se conseguirá retardar a destruição articular.

Fontes:
National Center for Biotechnology Information, U.S. National Library of Medicine
Medscape Reference (http://emedicine.medscape.com)
Sociedade Portuguesa de Reumatologia

Sem comentários: