terça-feira, 28 de agosto de 2018

UFCD - 0164 - Interpretação de projetos simples

0164 - Interpretação de projetos simples
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Interpretação de projetos simples
Código:
0164
Carga Horária:
50 horas
Pontos de crédito:
4,50
Objetivos

  • Reconhecer a importância do desenho como linguagem.
  • Definir formatos normalizados de papel, dobragem e traçado da esquadria e legenda.
  • Identificar e interpretar os símbolos utilizados em desenho técnico.
  • Interpretar projetos estabelecendo relações entre plantas, alçados, cortes e pormenores.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • O desenho como forma de linguagem
    • Desenho artístico
    • Desenho técnico
    • Tipos de lápis
    • Tipos de réguas e esquadros
    • Compasso
    • Régua de escalas
    • Ergonomia
    • O corpo e as suas dimensões
    • Apoios na posição de pé
    • Relação entre o banco e o estirador
    • Organização e dimensionamento do posto de trabalho
  • Formatos normalizados existentes, a dobragem, a esquadria e a legenda
    • Designação ou título
    • Indicações complementares
    • Executantes
    • Entidade responsável
    • Número de registo
    • Símbolos indicadores de alterações ou edições
    • Substituições
    • Escalas do desenho
    • Dimensões
  • Símbolos e convenções utilizados em desenho técnico
    • Convenções relativas à representação gráfica dos materiais
    • Tipos de linhas
    • Escalas mais utilizadas, gráficas e numéricas
    • Linhas de cota
    • Linhas de chamada
    • Setas, pontos e traços
    • Letras e símbolos
    • Indicações especiais
    • Cotagem em série
    • Cotagem em paralelo
    • Cotagem combinada
    • Cotagem de soleira e de nível
    • Traçados geométricos de figuras planas
    • Triângulos
    • Quadriláteros
    • Circunferências e círculos
  • Interpretação de projectos
    • Sistemas de projecção
    • Projecções ortogonais
    • Ponto, reta e plano
Referenciais de Formação

215007 - Canteiro/a
Histórico de Alterações

(*) 2008-05-14   Criação de UFCD.

Sem comentários: