quinta-feira, 24 de abril de 2014

Higiene e Segurança no Trabalho - Ficha de Trabalho sobre Sinalização de Segurança


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Powerpoint - Localização Absoluta - Coordenadas Geográficas


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box



Multimédia - Circuitos de Iluminação

Descritivo: Applet que mostra o funcionamento dos diferentes tipos de circuitos de iluminação que normalmente existem nas casas. É extremamente simples mas muito elucidativo quanto ao funcionamento. É um applet da autoria do professor Jean-Jacques ROUSSEAU da Faculté des Sciences exactes et naturelles da Université du Maine - Le Mans. Pode descarregar o ficheiro para o seu computador e ao descompactá-lo, será criada uma pasta dentro da qual deve activar o ficheiro html.


Interactividade: Activo
Tempo: Não Aplicável
Tema: Luz e electricidade
Unidade Didáctica: Viver melhor na Terra
Nome do ficheiro Circuitos de Iluminação.rar
Tamanho 6.02 kB
Tipo rar (Tipo de Mime: application/x-rar)
Site http://www.univ-lemans.fr/enseignements/physique/02/

Vídeo - Sistema Respiratório

terça-feira, 22 de abril de 2014

Planificação - 2º Ano


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Resumo - Os Condicionantes da acção humana



Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Higiene e Segurança no Trabalho - Ficha de Trabalho sobre os Acidentes de Trabalho em Números


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Powerpoint - Agricultura


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box



Multimédia - Disjuntor Diferencial

Descritivo: Applet que mostra o funcionamento de um disjuntor diferencial. Muitas vezes não é fácil para uma aliuno do Ensino Básico perceber como funciona um disjuntor. Este applet, sem entrar em aprofundamentos, mas tentando se correcto científicamente mostra o que pode acontecer. É um applet da autoria do professor Jean-Jacques ROUSSEAU da Faculté des Sciences exactes et naturelles da Université du Maine - Le Mans. Pode descarregar o ficheiro para o seu computador e ao descompactá-lo, será criada uma pasta dentro da qual deve activar o ficheiro html.

Interactividade: Activo
Tempo: Não Aplicável
Tema: Luz e electricidade
Unidade Didáctica: Viver melhor na Terra
Nome do ficheiro Disjuntor Diferencial.zip
Tamanho 8.77 kB
Tipo zip (Tipo de Mime: application/zip)
Site http://www.univ-lemans.fr/enseignements/physique/02/

Powerpoint - Recursos Naturais


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box


Conteúdo - A Dislexia

A Dislexia é uma perturbação da aprendizagem da leitura apesar de uma inteligência normal e ausência de perturbações sensoriais ou neurológicas. Esta perturbação ou dificuldade na aprendizagem afecta directamente a leitura e a escrita. Dislexia = Dis (dificuldade; separação) + lexia (lexico; palavra) = Dificuldade com as palavras. Dislexia é uma perturbação da aprendizagem que tanto pode ocorrer com as palavras como com os números. Esta perturbação da aprendizagem existe mesmo na presença de uma educação correcta e apropriada. Ela não tem nada a ver com os pais nem com os professores, nem com os métodos de ensino. Esta é uma dificuldade da criança (ou adulto) que precisa de ser identificada cedo para que se possa fazer a respectiva correcção e eliminação.

Alguns sinais de alerta são:
-Dificuldades na linguagem escrita e por vezes oral.
-Dificuldades na leitura e compreensão (quer de palavras quer de números).
-Problemas de atenção.
-Distraem-se com mais facilidade.
-Problemas de lateralidade (confunde a esquerda com a direita).
-"Não vê" o que tem à sua volta.
-Tropeça, cai com frequência, bate nas mesas ou ombreiras das portas.
-Não acerta na bola ou é mau nas actividades que requerem destreza manual.
-A sua escrita não tem precisão e é irregular (escrita irregular).
-Troca letras com sons idênticos. Por ex: f/v; p/b; p/t; v/z; b/d......
-Pode escrever letras em espelho.
-Na leitura salta palavras ou linhas.
-Não lê a palavra e lê de memória. Por ex: livraria/livro; batata/bata ....
-Estas são algumas situações que requerem atenção quer da parte dos pais quer dos professores.

Os professores devem chamar a atenção dos pais para que estes possam levar os seus filhos a:
-Quem avalie e faça um diagnóstico e o mais importante,
-A quem faça a correcção e eliminação desta situação.

Os professores devem procurar minimizar esta situação através de:
-Colocar o aluno numa carteira mais próxima de si, para assim  poder "vigiar" a atenção e as dificuldades do aluno.
-Eliminar possíveis focos de distracção (afastar colegas/amigos, barulhos, objectos que distraiam, janelas ou portas, etc.).
-Ensinar o aluno a organizar os cadernos/dossiê com cores, com separadores, etc.
-Fazer um reforço positivo e não negativo para que ele não se sinta marginalizado.
-Dar mais tempo durante as provas.
-Ler as provas/perguntas para o aluno.

Nota: Quer os pais quer os professores devem verificar se existe alguma dificuldade visual ou auditiva que possam estar na origem destas dificuldades de aprendizagem.

As causas da Dislexia são conhecidas assim como os tratamentos da Dislexia também.

Leia mais em: http://dislexia.do.sapo.pt/dislexia.html#ixzz2zZ4kGTtp

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Powerpoint - Portugal na segunda metade do século XIX


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Powerpoint - Prevenção de acidentes em casa (Crianças)


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box


Indisciplina cresce nas salas de aula



A indisciplina está a aumentar nas salas de aula e os professores do Ensino Básico queixam-se de falta de formação para combater os comportamentos perturbadores dos alunos. Esta é uma das conclusões de um estudo da Universidade do Minho (UM) que decorre há dois meses. Mais de 80% dos professores inquiridos (de um universo de mais de 1500) considera que a indisciplina na sala de aula aumentou nos últimos anos. A maioria dos docentes diz que perde entre 10% a 20% do tempo de aula com problemas de indisciplina e 12% (180) gasta quase metade. 

Sete professores admitiram mesmo que 80 a 90% da aula está condicionada pelo mau comportamento dos alunos. "A indisciplina está relacionada com a utilização de aparelhos eletrónicos como o telemóvel, falar com o colega do lado ou estar desatento. Para os inquiridos, a culpa desta indisciplina é dos pais (38%), das políticas educativas (37%) e dos alunos (35%) ", explicou ao João Lopes, do Instituto de Educação e Psicologia da UM. A maioria dos docentes que respondeu ao questionário online tem mais de 20 anos de serviço e 60% dizem que não tiveram formação para lidar com este problema. 

O coordenador do projeto está a terminar um outro estudo sobre a formação que os professores do 1º ciclo do Ensino Básico adquirem para ensinar os alunos a escrever e a ler. "Os dados preliminares indicam que os conteúdos ensinados pelas universidades e politécnicos divergem e são muito variados. Perante um obstáculo, o professor tem dificuldade em agir. 

Há professores que estarão mais bem preparados do que outros. Podemos dizer que também há falta de formação para resolver problemas", referiu João Lopes. O Ministério da Educação diz que medidas como a revisão do programa Escola Segura e a criação de uma plataforma para pais e professores, "deverão ser apresentadas durante este mês".

Notícia retirada daqui

Manual - XAMPP


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box