sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Precisa-se Professor(a) de Inglês para Angola

Requisitos
1.Fluente em Inglês; 
2.Licenciatura em Línguas Modernas; Certificação em CELTA/DELTA ou Formação em ESL; 
3.Não necessita de experiência; 

Oferecemos: 
Salário Motivante; 
Bilhete de viagem Portugal / Angola 
Alojamento & Transporte 
Subsídio de alimentação 
5 semanas de férias por ano 

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Professor de Geometria descritiva - Santo Tirso

Precisa-se de professor de GD para lecionar explicações individuais ou em grupo.

    direcao@vemaprender.pt

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

EFA - STC - Texto - Ciclo da Água - Sociedade, Tecnologia e Ciência

A água circula continuamente na Natureza, podendo passar pelos diferentes estados - sólido, líquido e gasoso.
Devido ao calor do sol a água dos oceanos mares, rios e lagos passa lentamente ao estado gasoso, isto é, evapora-se e vai para a atmosfera. O vapor de água na atmosfera arrefece e condensa-se, ou seja, transforma-se em pequenas gotas de água, formando as nuvens. Depois a água volta novamente à superfície terrestre sob a forma de precipitação - chuva, neve ou granizo.
Uma parte cai directamente nos oceanos, mares rios e lagos, outra escorre à superfície terrestre e outra infiltra-se no solo, formando lençóis de água subterrâneos.
A água absorvida pelo solo passa para as plantas, que a absorvem pelas raízes.Os animais obtêm a água consumindo as plantas ou bebendo nos rios, riachos e fontes.
Pela respiração e transpiração dos organismos, a água regressa de novo à atmosfera. Assim, o ciclo repete-se continuamente, mantendo-se mais ou menos constante a quantidade de água no nosso planeta.
Existe uma circulação de água da superfície terrestre para a atmosfera e desta para a superfície da Terra. Isto significa que grande parte da água que a Terra perde por evaporação, volta à Terra com a chuva, a neve e o granizo.

Biografia - William Thomson

(1824 - 1907) Matemático e físico irlandês, nascido em Belfast, Irlanda do Norte, uma das figuras mais notáveis da geração de cientistas britânicos que deram imensa contribuição para o avanço da física durante o século XIX. Filho de um professor de matemática, após a morte da mãe, sua família mudou-se para Glasgow (1829), onde seu pai foi professor universitário e iniciou os estudos de física e matemática (1834). Formado na Universidade de Cambridge (1845), foi nomeado professor da Universidade de Glasgow (1846), inicialmente de filosofia natural, depois se dedicando à ciência experimental, onde permaneceu até o fim da carreira, por 53 anos. Seus principais trabalhos científicos trataram dos fenômenos de transformação da energia. A partir dos descobrimentos sobre a natureza do calor, realizados separadamente por Jean-Baptiste-Joseph Fourier e James Joule, construiu uma teoria unitária dos fenômenos associados às trocas energéticas entre diversos componentes dos sistemas físicos, elaborando, assim,a segunda lei da termodinâmica, segundo a qual a entropia, grandeza que determina o grau de desordem molecular, tende a aumentar em qualquer sistema isolado.

Durante sua vida de brilhante cientista, publicou mais de 650 importantes artigos científicos sobre os mais variados assuntos como escoamentos laminares, vórtices, ondas em canais abertos, capilaridade, flutuação de navios, termodinâmica, etc. Descobriu que a descompressão dos gases provocava esfriamento e criou uma escala de temperaturas absolutas (1832), definindo a equação matemática apropriada para expressar o trabalho de Joule, tornando-se seu grande feito no campo da termodinâmica.

A escala absoluta, também dita escala termodinâmica ou escala Kelvin (T K = T°C + 273,15), tem como ponto de partida do zero absoluto, para medição de temperaturas (1848). Introduziu o termo termodinâmico (1849), formulou as leis da conservação e da dissipação da energia, inventou o galvanômetro (1851) e descobriu o resfriamento provocado pela expansão de gases (1852).

Ainda hoje é muito lembrado por sua contribuição para o aperfeiçoamento dos cabos telegráficos e a construção de um cabo submarino transatlântico de telecomunicação (1866). Contemporâneo de Reynolds, deve-se a este cientista a introdução na Hidráulica do termo turbulência (1887), do inglês turbulence, para designar o estado do escoamento dos fluidos além do número crítico de Reynolds. Aperfeiçoou o tubo de raios catódicos (1887) e foi recompensado pela rainha Vitória com título de Lord Kelvin de Largs, Escócia (1892). É considerado o maior cientista e inventor britânico (patenteou cerca de 70 invenções). Obs: o 0° Kelvin (equivalente a - 273,15°C ou 459,6°F) ou o zero absoluto não existe em estado natural. A esta temperatura a atividade molecular ou atômica é nula, o que significa total inércia de vibrações ou deformações de ligações.

Notícia - Fumadores frequentes de marijuana têm mais 70 por cento de risco de ter cancro dos testículos

Um grupo de investigadores norte-americanos publica hoje um artigo na revista "Cancer" que estabelece uma associação entre o consumo de marijuana e o risco de desenvolver cancro nos testículos. Segundo os dados obtidos, um fumador frequente de marijuana tem mais 70 por cento de risco de vir a desenvolver um cancro nos testículos. Comparando com alguém que nunca fumou, os consumidores que recorrem a esta droga numa base semanal ou que a fizeram uso dela durante longos períodos na adolescência enfrentam o dobro do risco.

Desde 1950 que a taxa de incidência de dois principais tipos de cancro de testículo (os seminomas e os não seminomas) tem vindo a aumentar a um ritmo de 3 a 6 por cento por ano nos Estados Unidos, Canadá, Europa, Austrália e Nova Zelândia. Paralelamente, durante o mesmo período aumentou também o consumo de marijuana na América do Norte, Europa e Austrália. Os investigadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center notaram esta coincidência e decidiram estudar uma possível associação entre os dois fenómenos.

A equipa entrevistou 369 homens com idades entre os 18 e os 44 anos a quem tinha sido diagnosticado um cancro nos testículos e aos quais foram apresentadas questões relacionadas com o consumo de marijuana, entre outras perguntas sobre o estilo de vida (incluindo hábitos tabágicos e de consumo de álcool).

Para que fosse possível um termo de comparação, foram chamados também a participar 979 homens, seleccionados aleatoriamente apenas com base na idade e área geográfica de residência (Seattle). E mesmo tendo em conta diversas variáveis importantes como uma eventual história familiar deste tipo de tumor, o uso de marijuana revelou-se um factor de risco significativo e autónomo para o cancro de testículo.

O cancro nos testículos é responsável por apenas 1% dos cancros no homem. No entanto, é o tumor maligno mais comum no grupo etário entre os 15 e 35 anos, sendo um cancro raro em asiáticos e africanos.

O célebre ciclista Lance Armstrong, que sobreviveu a este cancro, deu alguma visibilidade a este tipo de tumor, que regista sete mil novos casos por ano no mundo.

A história familiar e os casos de crianças até aos três anos com testículos que não desceram para o escroto são factores associados a um maior risco de cancro testicular. Por outro lado, a exposição a marijuana tem sido associada a múltiplos efeitos adversos no sistema reprodutivo, do impacto na qualidade do esperma à impotência e à infertilidade.

Janet Daling, um dos autores do estudo, terá decidido explorar esta ligação entre a marijuana e o cancro testicular após ter assistido a uma conferência, há oito anos, onde foi revelado que o cérebro e os testículos eram os únicos órgãos do nosso corpos que tinham receptores de tetrahidrocanabinoides (THC), o principal componente psicoactivo da marijuana. [Actualmente, estes receptores já foram encontrados noutros sítios como o útero ou o coração].

Stephen M. Schwartz, epidemiologista e um dos autores deste estudo, sublinha que, apesar desta associação clara, há ainda algumas questões por responder como, por exemplo, o facto de esta ligação se constatar apenas num tipo de cancro testicular (os de tipo não seminona, considerado o mais agressivo).

Andrea Cunha Freitas

Biografia - Claude Prost

n: 5 de Fevereiro de 1764, Auxonne (França)
m: 4 de Julho de 1834, em Belleville [Paris] (França)

Soldado no Regimento de Artilharia de Estrasburgo em 1780, era cabo na artilharia a cavalo no princípio de 1792, sendo tenente um ano mais tarde estando em serviço no Exército do Norte. Combate no Reno assinalando-se na batalha de Altenkirchen, em 19 de Setembro de 1796, combatendo também em Mosskirch em 5 de Maio de 1800.
Coronel do 1.º Regimento de Artilharia a cavalo em 1805, é nomeado chefe do estado-maior da artilharia do 1.º corpo de observação da Gironda em 1807. Quando regressa a França, em 1808, é colocado no Exército da Catalunha, onde está em 1809. É feito Barão do Império em 1810 e general de Brigada no ano seguinte. Ficou surdo durante o cerco da fortaleza de Figueras, em 1811, sendo reformado em 1813.

Fonte:
Jean Tulard e outros,
Histoire et Dictionnaire du Consulat et de l'Empire, 
Paris, Laffont, 1995. 

Vídeo - Isto é Matemática T05E05 Fractais: Recriando o Universo

Postal Antigo - Angola - Canoas indígenas no Cuanza


Biografia - António Pinho Vargas

António Pinho Vargas nasceu em Vila Nova de Gaia, em Agosto de 1951.

Colabora com os A Grelha, grupo de rock do Porto. Em 1970 fundou, com Carlos Zíngaro e Jorge Lima Barreto, a Associação de Música Conceptual. 

Com Lima Barreto e Artur Guedes faz parte do Anar Jazz Trio. Com Artur Guedes, José Nogueira e Pedro Cavaco forma os Abralas (1975/77).

Licencia-se em História pela Faculdade de Letras do Porto. Foi professor de História nos anos de 1975 e 1976. Tira o curso superior de Piano do Conservatório de Música do Porto. Enfrenta os anos 70 com algumas dificuldades pessoais pelo facto de querer ser músico de jazz. 

Colabora com o  grupo de jazz Araripa de João Heitor e José Eduardo. Com este grupo participa, em 1976,  nas gravações do álbum "Malpertuis" de Rão Kyao. Participa também no disco "Bambu" de Rão Kyao, editado em 1978.

Ainda com José Nogueira faz parte do grupo de jazz-rock instrumental Abralas (ex-Zanarp). Os dois músicos fazem também parte da primeira formação dos Jáfumega. Durante algum tempo integra os Arte & Ofício com quem grava, em 1979, o álbum "Faces". Sai do grupo em 1982.

Entra para a Banda Sonora de Rui Veloso com quem grava o álbum "Fora de Moda". 

Em 1982 fez parte do Quarteto de Rão Kyao juntamente com Mário Barreiros e José Eduardo. Participa nas gravações do álbum "Ritual" de Rão Kyao. Nesse ano frequenta os cursos de Emmanuel Nunes.

Em 1983 grava o seu disco de estreia, "Outros Lugares". O Quarteto que gravou o disco incluía ainda Mário Barreiros, Pedro Barreiros e José Nogueira. 

Em 1984 volta a colaborar com Rão Kyao participando nas gravações do álbum "Estrada da Luz" .

O seu segundo álbum, "Cores e Aromas", é editado em 1985. O Quarteto que gravou o disco é o mesmo do seu disco de estreia.

Em 1987 é lançado o disco "As Folhas Novas Mudam de Cor".  O disco vende mais de 9.000 exemplares e atinge o top 10 de vendas. Nesse ano faz a banda sonora da peça "Hamlet", de William Shakespeare, com encenação de Carlos Avilez. Vai para a Holanda, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian,  estudar composição com o compositor Klaas de Vries.

Em 1988 compõe a música para o filme "Tempos Difíceis" de João Botelho pela qual recebeu o Prémio do Instituto Português de Cinema para a melhor música de Cinema. Também fez as bandas sonoras dos filmes "Uma Pedra No Bolso" (1988) e "Onde Bate o Sol" (1989) de Joaquim Pinto. 

Em Abril de 1989 é editado o álbum "Os Jogos do Mundo". Além de António Pinho Vargas participaram os instrumentistas José Nogueira (saxofones), Mário Barreiros (bateria), Quico (sintetizadores), Pedro Barreiros (contrabaixo) e Rui Junior (tablas e percussão).

Diplomou-se em Composição no Conservatório de Roterdão em 1990. A partir da sua passagem pela Holanda passa a dedicar-se principalmente à composição erudita contemporânea.

Em 1991 é lançado o disco "Selos e Borboletas" que foi canditado ao Prémio José Afonso. Neste ano inicia actividade de professor de Composição na ESM (Escola Superior de Música) de Lisboa. Trabalha com Amália num trabalho que não chegou a ser publicado devido a um problema de direitos com os herdeiros da poetisa Cecilia Meireles. Tinha outros projectos com a fadista mas que não chegaram a ser concretizados.

Em 1993 retoma a colaboração com João Botelho e Carlos Avilez para quem faz a banda sonora do filme "Aqui na Terra" e da peça "Ricardo II", respectivamente.

Nesse ano compôe "Monodia - Quasi Un Requiem", composição para quarteto de cordas. No ano seguinte é a vez de "Três Quadros para Almada" e "Nocturno\Diurno".

O CD "Monodia", gravado na Igreja da Cartuxa e no Estúdio A da RDP, foi editado, em 1995, pela EMI Classics. A edição contou com o apoio de Lisboa 94 - Capital Europeia da Cultura. Neste ano foi condecorado, pelo Presidente de República Portuguesa, com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique.

É o autor da obra "Nove Canções de António Ramos Rosa", para canto e piano.

Em 1996 é editado o álbum "A Luz e a Escuridão". O disco conta com a participação da cantora Maria João e do saxofonista José Nogueira.

Faz a banda sonora do filme "Cinco Dias, Cinco Noites" de José Fonseca e Costa. Por essa banda sonora recebe o prémio da melhor música do Festival de Cinema de Gramado (Brasil).

Apresentou, em 1996, na Culturgest, a ópera de câmara "Édipo - Tragédia do Saber", a partir de textos de Pedro Paixão.

A EMI-Valentim de Carvalho lança em 1998 a colectânea "As Mãos, O Melhor de António Pinho Vargas. O quarteto de cordas "Monodia - Quasi Un Requiem" foi tocado pelo Quarteto Artis de Viena e incluído no CD "Quartet Portuguese Chamber Music" do Arditti String (edição Etcetera Records).

Escreve a ópera "Três Versos de Caeiro" e "Os Dias Levantados", ópera em dois actos sobre o 25 de Abril, com libreto de Manuel Gusmão.

O CD "Versos" foi editado, em 2001, pela Strauss, com o apoio do IPAE. É também o autor da música do filme " Quem És Tu?" de João Botelho.

Em Novembro de 2001, desloca-se a Londres onde é um dos participantes no festival Atlantic Waves 2001. A compilação "Exploratory Music from Portugal 01" inclui "3rd Movement from "Trés Versos de Caeiro".

A Culturgest organizou um Festival António Pinho Vargas, entre 16 de Fevereiro e 6 de Março de 2002, com a maior parte da sua obra. Foi feito o documentário "António Pinho Vargas, notas de um compositor", encomenda da Culturgest, LxFilmes e RTP, com realização de Manuel Mozos e Luís Correia. A obra "Judas", resultado de uma encomenda do Festival de Música Sacra, foi estreada em Viana do Castelo.

A Afrontamento editou, ainda em 2002, o livro "Sobre Música" com sete ensaios e uma recolha de textos e entrevistas. 

É um dos membros fundadores da direcção artística da OrchestrUtópica formada em 2003. Participa também no disco "Movimentos Perpétuos - Música Para Carlos Paredes" com o tema "Dois Violinos para Carlos Paredes".

Em Fevereiro de 2004 é editado o CD com a gravação da ópera "Os Dias Levantados", realizada em 6 de Março de 2002, na Culturgest.

DISCOGRAFIA
Outros Lugares (LP, VC, 1983)
Cores E Aromas (LP, EMI, 1985)
As Folhas Novas Mudam De Cor (LP, EMI, 1987)
Os Jogos do Mundo (LP, EMI, 1989)
Selos e Borboletas (CD, EMI, 1991)
Monodia (CD, EMI Classics, 1994) 
A Luz e a Escuridão (CD, EMI, 1996)
As Mãos - O Melhor de António Pinho Vargas (Compilação, EMI, 1998)
Versos (CD, Strauss, 2001)
Solo (2CD, DFIE, 2008)
Solo II(2CD, DFIE, 2009)

COMENTÁRIOS
«Eu toquei rock em baile de finalistas, toquei e toco jazz, toquei com a Amália, o Carlos do Carmo, o Vitorino. Num dado momento comecei a trabalhar também noutra área, com possibilidades permanentes de trabalho. Julgo que o status da música erudita portuguesa nunca terá deixado de olhar para mim como aquele rapaz que veio do jazz e que agora compôe umas coisas contemporâneas e tal. É uma marca que transporto comigo, nada a fazer.» APV/DNA

«Uma das coisas escritas sobre mim que mais me comoveu foi 'O homem que fez com que começasse a ser possível falar de jazz português'. A minha vida como músico de jazz nos anos 80 foi relativamente semelhante ao que está a ser agora na música erudita. Também aí achavam que aquilo não era bem jazz...» APV/DNA

«Posso dizer que aprendi a não ter complexos de superioridade em nenhum momento. Aprendi a respeitar a diversidade, aprendi que um rapaz de 18 anos pode pegar num PC e ser mais criativo do que um estudante do conservatório que anda a ver se consegue tocar igual ao pianista X ou Y. É bom que a atenção seja recíproca, ou seja, que as tribos da pop, do rock, do metal ou da electrónica, não se fechem demasiado com base num complexo qualquer e perceba que o mundo é mais diverso do que aquilo que pensam. A mensagem fundamental é estar atento à diversidade do Mundo!» APV/Divergências (2004)

NO RASTO DE...
Lecciona Composição na Escola Superior de Música de Lisboa.

Biografia retirada de Anos80

Documento - Dieta Mediterrânica: um modelo cultural


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Desenhos para colorir - Primavera


UFCD - 0046 - Impressão a duas cores em simultâneo

0046 - Impressão a duas cores em simultâneo
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Impressão a duas cores em simultâneo
Código:
0046
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos

  • Imprimir trabalhos a duas cores em simultâneo.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Acerto chapa a chapa
  • Acerto circunferencial manual
  • Acerto lateral manual
  • Acerto oblíquo manual
Referenciais de Formação

213002 - Operador/a de Impressão
Histórico de Alterações

(*) 2008-05-14   Criação de UFCD.

UFCD - 0044 - Técnicas de composição das tintas

0044 - Técnicas de composição das tintas
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Técnicas de composição das tintas
Código:
0044
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos

  • Identificar as técnicas de composição das tintas.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Composição através de catálogo e do peso
  • Composição através do cálculo visual
  • Composição através das cores primárias
  • Cálculo do consumo de tinta
  • Composição de cores metalizadas
  • Confecção de tintas
Referenciais de Formação

213002 - Operador/a de Impressão
Histórico de Alterações

(*) 2008-05-14   Criação de UFCD.

UFCD - 0045 - Preparação e afinação de máquinas com sistema de marcador em escama

0045 - Preparação e afinação de máquinas com sistema de marcador em escama
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Preparação e afinação de máquinas com sistema de marcador em escama
Código:
0045
Carga Horária:
50 horas
Pontos de crédito:
4,50
Objetivos

  • Afinar e preparar máquinas com sistema de marcador em escama.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Técnicas específicas de afinação
  • Mesa de marginação com rodísios
  • Mesa de marginação a ar
  • Esquadro de mola
  • Esquadro de rolamento
  • Esquadro a ar
  • Abertura das garras do balancim
  • Preservação e segurança
Referenciais de Formação

213002 - Operador/a de Impressão
Histórico de Alterações

(*) 2008-05-14   Criação de UFCD.

UFCD - 0042 - Equipamentos - impressores multicolores

0042 - Equipamentos - impressores multicolores
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Equipamentos - impressores multicolores
Código:
0042
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos

  • Identificar e classificar os equipamentos – impressores multicolores.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Máquinas bicolores
  • Máquinas multicolores
  • Sistema de cinco cilindros
  • Máquina com sistema de retroverso
  • Cauchu contra cauchu
  • Rotativas
  • Densitómetros
Referenciais de Formação

213002 - Operador/a de Impressão
Histórico de Alterações

(*) 2008-05-14   Criação de UFCD.

UFCD - 0043 - Características dos consumíveis

0043 - Características dos consumíveis
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Características dos consumíveis
Código:
0043
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos

  • Identificar as características dos consumíveis.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Tipos de cauchus
  • Fabrico de cauchus
  • Pó anti-repinte
  • Revigorador
  • Pastas e decapantes
  • Correctores
Referenciais de Formação

213002 - Operador/a de Impressão
Histórico de Alterações

(*) 2008-05-14   Criação de UFCD.

UFCD - 0040 - Acabamento - livro e revista

0040 - Acabamento - livro e revista
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Acabamento - livro e revista
Código:
0040
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos

  • Executar o acabamento de livro e revista.
  • Executar trabalhos em meio corte e corte e vinco.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Acabamento simples (aparo aos 4 lados)
  • Alçado
  • Encasado
  • Agrafe
  • Brochura
    • Confecção de capas duras
  • Encadernação
    • Corte trilateral
  • Imposição de cortantes
  • Acerto de cortantes em trabalhos impressos
  • Cortes em diagonal
  • Impressão de meio corte
Referenciais de Formação

213002 - Operador/a de Impressão
Histórico de Alterações

(*) 2008-05-14   Criação de UFCD.

UFCD - 0041 - Pré-impressão - equipamentos e fototransporte

0041 - Pré-impressão - equipamentos e fototransporte
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Pré-impressão - equipamentos e fototransporte
Código:
0041
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos

  • Executar fototransporte com várias queimas.
  • Identificar as características dos equipamentos.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Queima com redes
  • Duas ou mais queimas
  • Fototransporte com várias exposições
  • Controlo da qualidade
  • Prensa de transporte
  • Máquina de revelar chapas
  • Preservação e manutenção dos materiais e equipamentos
Referenciais de Formação

213002 - Operador/a de Impressão
Histórico de Alterações

(*) 2008-05-14   Criação de UFCD.

Conteúdo - Baruch Espinoza


Baruch de Espinoza (24 de novembro de 1632, Amesterdão — 21 de fevereiro de 1677, Haia) foi um dos grandes racionalistas e filósofos do século XVII dentro da chamada Filosofia Moderna, juntamente com René Descartes e Gottfried Leibniz. Nasceu em Amesterdão, nos Países Baixos, no seio de uma família judaica portuguesa e é considerado o fundador do criticismo bíblico moderno.

UFCD - 0039 - Impressão com cores diretas

0039 - Impressão com cores diretas
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Impressão com cores diretas
Código:
0039
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos

  • Imprimir trabalhos com várias cores diretas.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Acerto de cores
  • Ordem de entrada de cores
  • Registo a pinos
  • Acerto chapa a chapa
  • Impressão em frente e verso
  • Impressão em tira e retira
  • Controlo de qualidade
Referenciais de Formação

213002 - Operador/a de Impressão
Histórico de Alterações

(*) 2008-05-14   Criação de UFCD.