terça-feira, 29 de julho de 2025

UFCD - 0240 - Operações de manuseamento do barro

0240 - Operações de manuseamento do barro
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Operações de manuseamento do barro
Código:
0240
Carga Horária:
50 horas
Pontos de crédito:
4,50
Objetivos

  • Executar operações simples de manuseamento do barro.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Exercícios básicos na roda de oleiro
    • Centrar
    • Abrir
    • Alisar
  • Materiais e utensílios utilizados em desenho
    • Formatos de papel
    • Tipos de linha
  • Normas de desenho
  • Execução de cálculos
    • Medidas lineares
    • Medidas de superfície
  • Execução de formas simples
    • Execução de pratos
  • Limpeza dos equipamentos
  • Protecções individuais
  • Higiene do local de trabalho
  • Precauções com os equipamentos
Referenciais de Formação

215011 - Oleiro/a
Histórico de Alterações

(*) 2008-03-07   Criação de UFCD.

UFCD - 0241 - Execução de projetos simples de cerâmica

0241 - Execução de projetos simples de cerâmica
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Execução de projetos simples de cerâmica
Código:
0241
Carga Horária:
50 horas
Pontos de crédito:
4,50
Objetivos

  • Executar projetos simples de cerâmica para aplicação prática das formas.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Análisedo modelo
  • Exercícios básicos na roda de oleiro
    • Centrar
    • Abrir
    • Alisar
    • Levantar / subir
  • Execução de formas simples:
    • Execução de pratos e taças
  • Proceder à secagem
Referenciais de Formação

215011 - Oleiro/a
Histórico de Alterações

(*) 2008-03-07   Criação de UFCD.

UFCD - 0242 - Decoração de projetos simples de cerâmica

0242 - Decoração de projetos simples de cerâmica
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Decoração de projetos simples de cerâmica
Código:
0242
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos

  • Elaborar projetos simples de decoração cerâmica.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Elaboração de projetos simples de decoração cerâmica
  • Rodadas cores
    • Cores quentes
    • Cores frias
    • Cores secundárias
    • Cores neutras
  • Luz – sombra – penumbra
  • Noções de desenho geométrico
Referenciais de Formação

215011 - Oleiro/a
Histórico de Alterações

(*) 2008-03-07   Criação de UFCD.

UFCD - 0238 - Manuseamento de materiais e utensílios

0238 - Manuseamento de materiais e utensílios
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Manuseamento de materiais e utensílios
Código:
0238
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos

  • Identificar e caracterizar materiais argilosos e não argilosos.
  • Identificar e caracterizar ferramentas e utensílios.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Diferentes tipos de argila
    • Barros magros
    • Barros gordos
  • Matérias-primas não argilosas
  • Pastas já prontas para serem trabalhadas
  • Argilas recicladas
  • Caracterização das pastas cerâmicas
    • Definição
    • Caracterização
    • Classificação / tipos
  • Processo cerâmico na produção industrial
  • Processo cerâmico na produção artesanal
  • Caracterização os elementos plásticos
  • Manuseamento da matéria-prima (da massa à forma)
  • Prevenção de acidentes
  • Higiene do posto de trabalho
  • Ferramentas e utensílios
  • Caracterização
    • Ferramentas de roda de oleiro
    • Ferramentas de acabamento
  • Precauções no manusear de ferramentas e utensílios
Referenciais de Formação

215011 - Oleiro/a
Histórico de Alterações

(*) 2008-03-07   Criação de UFCD.

UFCD - 0239 - Técnicas de conformação manual

0239 - Técnicas de conformação manual
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Técnicas de conformação manual
Código:
0239
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos

  • Executar peças cerâmicas através de técnicas de modelação.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Técnicas de conformação manual
    • Rolo
    • Bola
    • Lastra ou placa
  • Efectuar colagens
  • Efectuar ligações
Referenciais de Formação

215011 - Oleiro/a
Histórico de Alterações

(*) 2008-03-07   Criação de UFCD.

UFCD - 0237 - Preparação do posto de trabalho - roda de oleiro

0237 - Preparação do posto de trabalho - roda de oleiro
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Preparação do posto de trabalho - roda de oleiro
Código:
0237
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos

  • Identificar e caracterizar o posto de trabalho.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Caracterização da roda do oleiro
    • Roda tradicional
    • Roda mecânica
    • Movimento
  • Identificação e caracterização dos diferentes mecanismos da roda de oleiro
    • Componentes e acessórios
    • Princípios de funcionamento
    • Precauções na sua utilização
  • Ergonomia do posto de trabalho
  • Higiene do posto de trabalho
Referenciais de Formação

215011 - Oleiro/a
Histórico de Alterações

(*) 2008-03-07   Criação de UFCD.

UFCD - 0236 - Introdução à história da cerâmica

0236 - Introdução à história da cerâmica
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Introdução à história da cerâmica
Código:
0236
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos

  • Reconhecer a evolução da cerâmica ao longo dos tempos.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Históriada cerâmica
    • Cerâmica na história da sociedade
    • Época neolítica
    • Época arabe
    • Época romana
    • Outras
  • Formatos de peças cerâmicas
    • Criação/evolução
Referenciais de Formação

215011 - Oleiro/a
Histórico de Alterações

(*) 2008-03-07   Criação de UFCD.

UFCD - 0234 - Noções e conceitos de qualidade

0234 - Noções e conceitos de qualidade
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Noções e conceitos de qualidade
Código:
0234
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos

  • Reconhecer e aplicar as normas de qualidade de acordo com as regras instituídas para o setor de atividade.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Definição de qualidade
  • Factores que influenciam a qualidade
  • Motivação para a qualidade
  • Qualidade e a competitividade das empresas
  • Sistema Português da Qualidade
  • Organização e gestão da qualidade
  • Sistemas e estrutura documental básica
  • Normalização e legislação aplicável
  • Custos da qualidade
  • Noções de auto controlo
Histórico de Alterações

(*) 2008-03-07   Criação de UFCD.
2013-03-29  Exclusão da UFCD

Links - Materiais sobre Dislexia



http://especialid.blogspot.pt/p/materiais-educativos-download.html

http://criancasealunoscomnee.blogspot.pt/2012/06/conjunto-de-fichas-e-exercicios-para.html

http://espacodislexia.blogspot.pt/2010/05/dislexia-testes-de-avaliacao-da.html

http://educamais.com/tipos-de-dislexia/

http://colorir-desenho.com/fichas-dislexia-para-imprimir

http://pt.scribd.com/doc/20326857/Sugestoes-para-trabalho-com-alunos-dislexicos

http://www.geralforum.com/board/1749/573840/montes-de-exercicios-gratis-para-reeducacao-da-dislexia.html

http://espacoeducar-liza.blogspot.pt/2009/03/atividades-para-alunos-com-dislexia.html

http://blog-de-aprendizagem.blogspot.pt/2013/09/reeducacao-de-dislexia-fichas-de.html

http://professorzezinhoramos.blogspot.pt/2013/09/reeducacao-de-dislexia-fichas-de.html

https://dl.dropboxusercontent.com/u/41533981/materiais%20de%20dislexia/dislexia-1.pdf

https://dl.dropboxusercontent.com/u/41533981/materiais%20de%20dislexia/Dislexia-Apontamentos.pdf

https://dl.dropboxusercontent.com/u/41533981/materiais%20de%20dislexia/GUIAO_OBServa%C3%A7%C3%A3o.pdf

https://dl.dropboxusercontent.com/u/41533981/materiais%20de%20dislexia/INVENTARIO_dos_Estilos_de_Aprendiz.doc

https://dl.dropboxusercontent.com/u/41533981/materiais%20de%20dislexia/Jogos_de_Linguagem.pdf

https://dl.dropboxusercontent.com/u/41533981/materiais%20de%20dislexia/JOGOS_Processamento_auditivo.docx

https://dl.dropboxusercontent.com/u/41533981/materiais%20de%20dislexia/Registo_de_OBServa%C3%A7%C3%A3o.pdf

https://dl.dropboxusercontent.com/u/41533981/materiais%20de%20dislexia/TESTE_de_LATERALIDADE.docx

https://dl.dropboxusercontent.com/u/41533981/materiais%20de%20dislexia/VOL1Dislexiaexerc1_%281a-1c%29.pdf

https://dl.dropboxusercontent.com/u/41533981/materiais%20de%20dislexia/VOL2Dislexiaexerc1%281a-1c%29.pdf

quarta-feira, 9 de julho de 2025

Em que idade deve ser a primeira vez


 Tal e como não existe uma altura certa para estar preparado a iniciar a vida sexual activa, também não existe uma data para a primeira vez. Existem várias razões pelas quais um jovem se pode sentir atraído a ter relações sexuais pela primeira vez:

-Forma de conseguir maior proximidade;
-Um modo de ter novas experiências;
-Para provar a maturidade que se alcançou;
-Para ser como os outros amigos e conhecidos;
-Como um meio de encontrar alívio de certas pressões;
-Para investigar os mistérios do amor;
-Por desejos e atrações sexuais;
-Por amor.

Embora existam muitos motivos que levam os adolescentes a ter relações sexuais pela primeira vez e continuar a actividade sexual, estes não são todos igualmente válidos, uns são francamente melhores que outros.

Foi feita uma investigação em que se pediu a adolescentes que explicassem o que os levou a ter relações sexuais pela primeira vez. Descobriu-se que:

73% das raparigas e 50% dos rapazes: Tiveram relações sexuais pela primeira vez porque se sentiram pressionados a faze-lo! 11% das raparigas e 6% dos rapazes: Escolheram o amor como a razão para terem deixado de ser virgens.Isto é muito preocupante, porque significa que muita gente perdeu a virgindade sem realmente o desejar. Ou seja, há o risco de se começar a vida sexual sem estar verdadeiramente preparado para o fazer.

Existem muitas ideias, algumas falsas, sobre a primeira vez. Os filmes por exemplo, costumam mostrar cenas muito exageradas, apresentando a primeira vez como demasiado fácil ou demasiado difícil. Também ouvimos coisas como "Eu não senti nada de especial.", "Foi muito difícil.", "Não gostei nada, não era nada do que estava à espera.", "Não sei explicar, mas acho que foi bom!", etc.. Às vezes, já não sabemos em quem acreditar e a primeira vez parece um mistério.

Na realidade, a primeira vez é diferente de pessoa para pessoa e varia com o grau de confiança/compromisso, intimidade/ próximidade e paixão/atracção física que se tem com o companheiro(a). Quanto maior for a intensidade destas três coisas, melhor será a relação amorosa, e maior será a probabilidade de que a primeira vez seja uma experiência diferente e positiva.

Há ainda duas ideias falsas sobre a primeira vez. A primeira é que a mulher sangra quando perde a virgindade. Isto não é certo, visto que algumas mulheres sangram e outras não. O facto de algumas mulheres não sangrarem pode dever-se a várias razões, desde a constituição física até à prática de desporto.

A segunda ideia falsa é que na primeira vez a mulher não engravida. A probabilidade de uma mulher ficar grávida na primeira vez é igual à das restantes vezes que tiver relações sexuais. Assim como tem a mesma de contrair doenças sexualmente transmissíveis.

segunda-feira, 7 de julho de 2025

Chá abortivo: Mitos e verdades sobre o chá de canela

O que é mito e o que é verdade sobre o chá de canela? Ele é realmente um chá abortivo? Tomado quanto tempo depois da relação ele pode impedir a gravidez ou abortar? Existe alguma restrição em tomar esse chá?

O chá de canela não é um chá abortivo. Essa história é mito, pois qualquer substância abortiva seria controlada para venda.

O único medicamento de emergência é a chamada pílula do dia seguinte, que pode ser tomada em até 72 horas pós coito, e algumas vezes provocará irregularidade do ciclo e impedirá a nidação (implantação do embrião no útero).

Tomem cuidado com essas histórias de chás que são abortivos ou não. Se você realmente quer cuidar do seu corpo e evitar uma possível gravidez, procure um ginecologista e peça que ele indique o melhor método contraceptivo, além da camisinha.


Fonte: Mitos e verdades sobre o chá abortivo | Planeamento Familiar