domingo, 19 de outubro de 2025

Curso de Formação “Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem” destinado Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário a exercerem funções docentes nas regiões: Norte, Centro e Alentejo.

A Direção-Geral da Administração Escolar irá dinamizar o Curso de Formação “Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem”, a ter lugar nos dias e horas indicados, no folheto em anexo, destinado a Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário a exercerem funções nas regiões: Norte, Centro e Alentejo.

O curso de formação pretende consolidar competências científicas e pedagógicas para a implementação de práticas docentes inovadoras, adaptadas a diferentes contextos de ensino e alinhar as práticas letivas com as orientações programáticas do MECI. Centra-se na importância do envolvimento ativo dos alunos, recorrendo a metodologias ativas e estratégias interdisciplinares, de acordo com o Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, na criação de ambientes educativos inovadores, que favoreçam aprendizagens significativas e no incentivo da reflexão e da melhoria contínua das práticas de avaliação, através da exploração de metodologias, técnicas e instrumentos diversificados. Este curso de formação responde às exigências da educação contemporânea, colocando o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem e fornecendo aos docentes, ferramentas práticas para transformar a sala de aula num espaço dinâmico, inclusivo e motivador.

Com o registo de acreditação n.º CCPFC/ACC-132983/24, na modalidade de curso, a ação terá a duração total de 15 horas, e realizar-se-á em regime a distância, de forma síncrona pela plataforma TEAMS, com o apoio Moodle.

As inscrições podem ser efetuadas a partir do dia 10 de outubro e até ao dia 15 de outubro (inclusive).

Serão aceites 30 inscrições efetivas e 30 suplentes de acordo com o regulamento do CCPFC.

A seleção dos participantes será efetuada por ordem de inscrição.

A inscrição no Curso de Formação, pode ser efetuada através do link -

https://inqueritos.dgae.mec.pt/index.php/281312?lang=pt

Qualquer contacto poderá ser efetuado através do email formacao_PD_PND@dgae.medu.pt

A confirmação da seleção para a frequência do Curso de Formação será efetuada para o endereço de email indicado na ficha de inscrição.



Curso de Formação “Supervisão Pedagógica e Práticas Colaborativas” destinado Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário a exercerem funções docentes nas regiões: Norte, Centro e Alentejo

A Direção-Geral da Administração Escolar irá dinamizar o Curso de Formação “Supervisão Pedagógica e Práticas Colaborativas”, a ter lugar nos dias e horas indicados, no folheto em anexo, destinado a Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário a exercerem funções nas regiões: Norte, Centro e Alentejo.

A supervisão colegial é definida por Glickman et al. (2018) como uma relação paritária, não hierárquica, entre os professores e os supervisores formalmente designados. Sendo da competência dos profissionais envolvidos, em vez de se reduzir a uma avaliação dos índices de cumprimento, definidos superiormente, esta modalidade supõe um enfoque no crescimento do professor e promove a colaboração como forma privilegiada de visar a melhoria sustentada do ensino e da aprendizagem. Desse modo, envolve os professores numa investigação reflexiva contínua, contribui para a motivação dos professores e aumenta o seu sentido de responsabilidade. Neste sentido, a supervisão pedagógica colegial, devidamente compreendida, promove de modo eficaz a qualidade das práticas de ensino e, consequentemente, gera níveis superiores de sucesso das aprendizagens. Nessa medida, constitui uma ferramenta poderosa que capacita os professores com meios analíticos, críticos e investigativos sobre os ecossistemas escolares, os requisitos pedagógicos e didáticos atuais, bem como as rápidas transformações sociais, políticas e culturais em curso, levando-os a procurar soluções cada vez mais inclusivas.

Com o registo de acreditação n.º CCPFC/ACC-132981/24, na modalidade de curso, a ação terá a duração total de 18 horas, e realizar-se-á em regime a distância, de forma síncrona e assíncrona pela plataforma TEAMS, com o apoio Moodle.

As inscrições podem ser efetuadas a partir do dia 10 de outubro e até ao dia 15 de outubro (inclusive).

Serão aceites 30 inscrições efetivas e 30 suplentes de acordo com o regulamento do CCPFC.

A seleção dos participantes será efetuada por ordem de inscrição.

A inscrição no Curso de Formação, pode ser efetuada através do link -

https://inqueritos.dgae.mec.pt/index.php/331232?lang=pt

Qualquer contacto poderá ser efetuado através do email formacao_PD_PND@dgae.medu.pt

A confirmação da seleção para a frequência do Curso de Formação será efetuada para o endereço de email indicado na ficha de inscrição.



Curso de Formação “Para uma Abordagem Transdisciplinar e Interdisciplinar do Ensino e da Aprendizagem” destinado Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário a exercerem funções docentes nas regiões: Norte, Centro e Alentejo

A Direção-Geral da Administração Escolar irá dinamizar o Curso de Formação “Para uma Abordagem Transdisciplinar e Interdisciplinar do Ensino e da Aprendizagem”, a ter lugar nos dias e horas indicados, no folheto em anexo, destinado a Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário a exercerem funções nas regiões: Norte, Centro e Alentejo.

Em Portugal, os últimos anos têm sido marcados pela dificuldade de os alunos garantirem as suas aprendizagens e a harmonia do seu percurso escolar, devido a períodos muito prolongados sem aulas.

Neste contexto, têm ingressado no sistema professores sem qualificação profissional para a docência o que exige a frequência de formação pedagógica. Considerando que o desenho de qualquer

formação requeira um plano coerente e prático que tenha em vista o desenvolvimento das competências necessárias no público-alvo, a proposta que a seguir se apresenta assenta numa abordagem modular e integradora.

Com o registo de acreditação n.º CCPFC/ACC-132980/24, na modalidade de curso, a ação terá a duração total de 15 horas, e realizar-se-á em regime a distância, de forma síncrona pela plataforma TEAMS, com o apoio Moodle.

As inscrições podem ser efetuadas a partir do dia 10 de outubro e até ao dia 15 de outubro (inclusive).

Serão aceites 30 inscrições efetivas e 30 suplentes de acordo com o regulamento do CCPFC.

A seleção dos participantes será efetuada por ordem de inscrição.

A inscrição no Curso de Formação, pode ser efetuada através do link - https://inqueritos.dgae.mec.pt/index.php/557968?lang=pt

Qualquer contacto poderá ser efetuado através do email formacao_PD_PND@dgae.medu.pt

A confirmação da seleção para a frequência do Curso de Formação será efetuada para o endereço de email indicado na ficha de inscrição.



sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Odemira repudia falta de financiamento para obras na escola secundária

A Assembleia Municipal de Odemira manifestou o seu «repúdio» pela «contínua degradação» da escola secundária local e pela sua «exclusão injustificada de financiamento europeu» para a realização de obras de requalificação.

Numa moção de repúdio, aprovada por unanimidade na reunião realizada em 26 de Setembro, a assembleia municipal manifestou «o seu profundo descontentamento e indignação perante o contínuo e inexplicável abandono a que a Escola Secundária de Odemira está votada por parte do Governo».

Em causa está, segundo o documento apresentado pelo PS, o facto de o estabelecimento deste concelho alentejano não surgir entre os que vão beneficiar de financiamento, através do Banco Europeu de Investimento (BEI), para serem requalificadas, em «favor de escolas noutros concelhos».

Em 15 de Setembro, o governo anunciou a abertura do primeiro concurso com verbas do BEI a que se podem candidatar as autarquias para obras de requalificação em 22 escolas de todo o país, incluindo as secundárias de Almodôvar e de Serpa, ambas no distrito de Beja.

De acordo com a moção, «a priorização de outras escolas, em concelhos vizinhos, não só é uma decisão tecnicamente questionável do ponto de vista da justa distribuição de fundos, como é um ato de profunda injustiça territorial que agrava as assimetrias no interior alentejano».

Trata-se de uma situação que representa «um golpe duríssimo para toda a comunidade odemirense e um claro sinal de desprezo pelo concelho de Odemira», tratando-se da «repetição de um padrão lesivo», lê-se no documento.

«Recorde-se que, em 2010, uma obra de renovação já em curso na Secundária de Odemira foi abruptamente cancelada pelo então governo PSD/CDS-PP , deixando a escola num estado de limbo», acrescentou o PS no texto.

Segundo os socialistas, o atual governo «repete o mesmo erro, excluindo a Escola Secundária de Odemira do pacote financeiro que o anterior governo do PS havia negociado».

«É incompreensível e inaceitável que, mais uma vez, um governo liderado pelo PSD prive a Escola Secundária de Odemira de investimentos urgentes, perpetuando um ciclo de negligência partidária», frisou a moção.

No texto da moção é ainda referido que «este abandono governamental contrasta violentamente com a resiliência e a excelência da comunidade educativa da Escola Secundária de Odemira», que «merece mais do que palavras de elogio».

«Merece um edifício seguro, moderno e inspirador que corresponda à qualidade humana e pedagógica que nele reside», acrescentou.

Por isso, através da moção, a Assembleia Municipal de Odemira exigiu «explicações claras, detalhadas e urgentes ao Ministério da Educação sobre os critérios técnicos e políticos que fundamentaram a preterição» da escola secundária.

No texto, que será enviado, entre outros, ao primeiro-ministro e ao ministro da Educação, Ciência e Inovação, é também feito um apelo ao governo para que «retifique imediatamente esta decisão, garantindo os fundos necessários e definindo um calendário exequível para o início das obras de requalificação global» deste estabelecimento.

Por fim, os eleitos da Assembleia Municipal de Odemira reafirmaram que a renovação da escola secundária «não é um capricho», mas sim «uma necessidade premente e um investimento essencial no desenvolvimento da região».

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Adolescência: quais os sinais?

Eu tenho uma grande dúvida. Tenho treze anos e ainda não tenho seios e não sei o que se passa comigo - serei normal? E mais outra pergunta: de há uns tempos para cá comecei a notar nas minhas cuecas uma coisa branca pegajosa; não sei o que é e não tive coragem de contar a minha mãe o que tenho. Estarei doente? Explicam-me o mais rápido possível? Obrigado. Até á próxima.

Resposta
O que te está a acontecer é perfeitamente normal.
Chama-se puberdade e adolescência. O teu peito crescerá regularmente (muito ou pouco, dependendo de factores genéticos) por esta altura e virá a menstruação.
Essa "coisa branca e pegajosa" tem a ver com o desenvolvimento - mas só se não cheirar mal - se for esse o caso vai já ao médico.

Dá-te um bocadinho de tempo: algumas raparigas desenvolvem-se mais depressa, outras mais devagar. Vai com calma.
E se a tua mãe for uma pessoa aberta, fala com ela - ela já passou por isso e é o mais sensato: ela não está contra ti.

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Pornografia no cérebro

Sigmund Freud - Deus em Questão

As Emoções Humanas: Repensando a Felicidade

Distúrbios de Ansiedade

Distúrbios de Humor

O Jovem Dr. Freud

Em busca de nós mesmos

About a Son - Kurt Cobain

Porque Sonhamos

Inteligência emocional

O Corpo Humano - O Poder do Cérebro

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Maconha: Perigo ou Esperança

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O Cérebro Inconsciente