sábado, 5 de novembro de 2011

Escola diminui nota a docentes

O Agrupamento Vertical de Escolas Ordem de Sant’Iago, em Setúbal, baixou a classificação do desempenho de nove professores, no início da semana passada, porque a Comissão Coordenadora da Avaliação do Desempenho (CCAD) se enganou e atribuiu mais ‘Muito Bom’ do que as quotas permitiam.
Uma vez que as classificações já constavam de uma acta aprovada e devidamente assinada, a CCAD pediu aos docentes visados que assinassem uma declaração em como concordavam com a alteração das notas. Apesar do desagrado generalizado, apenas duas professoras não assinaram o documento proposto.
De acordo com o Ministério da Educação e Ciência (MEC), após verificar que as classificações atribuídas ultrapassava as quotas, a Comissão Coordenadora da Avaliação de Desempenho do agrupamento "enquadrou os professores dentro das quotas disponíveis", procedimento legal, já que "nenhuma avaliação havia sido submetida ou finalizada".
O ministério garante que "os docentes não apresentaram qualquer reclamação", mas não revela se existem casos similares. 

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Uma experiência socialista... em 1931.

Sendo uma época apropriada tanto por causa dos exames que estão a decorrer, como por causa da crise.... reenvio um mail (que mesmo que não tenha nenhum fundamento verídico... dá que pensar.....)

Um professor de economia da universidade Texas Tech disse que raramente chumbava um aluno, mas tinha, uma vez, chumbado uma turma inteira.

Esta turma em particular tinha insistido que o socialismo realmente funcionava: ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e "justo".



O professor então disse, "Ok, vamos fazer uma experiência socialista nesta classe.

Ao invés de dinheiro, usaremos as vossas notas dos exames."



Todas as notas seriam concedidas com base na média da turma e, portanto seriam "justas".

Isto quis dizer que todos receberiam as mesmas notas, o que significou que ninguém chumbaria.

Isso também quis dizer, claro, que ninguém receberia 20 valores...



Logo que a média dos primeiros exames foi calculada, todos receberam 12 valores.



Quem estudou com dedicação ficou indignado, pois achou que merecia mais, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado!



Quando o segundo teste foi aplicado, os preguiçosos estudaram ainda menos - eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma.



Aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram que também eles se deviam aproveitar da media das notas.

Portanto, agindo contra os seus principios, eles copiaram os hábitos dos preguiçosos.

O resultado, a segunda média dos testes foi 10.

Ninguém gostou.



Depois do terceiro teste, a média geral foi um 5.

As notas nunca mais voltaram a patamares mais altos, mas as desavenças entre os alunos, procura de culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela turma.

A busca por 'justiça' dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma.

No fim de contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar os outros.

Portanto, todos os alunos chumbaram...

Para sua total surpresa.



O professor explicou que a experiência socialista tinha falhado porque ela era baseada no menor esforço possível da parte de seus participantes.

Preguiça e mágoas foi o seu resultado.

Sempre haveria fracasso na situação a partir da qual a experiência tinha começado.



"Quando a recompensa é grande", disse, o professor, "o esforço pelo sucesso é grande, pelo menos para alguns de nós.

Mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros sem o seu consentimento para dar a outros que não lutaram por elas, então o fracasso é inevitável."



O pensamento abaixo foi escrito em 1931.



"É impossível levar o pobre à prosperidade através de leis que punem os ricos pela sua prosperidade.

Por cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa tem de trabalhar recebendo menos.

O governo só pode dar a alguém aquilo que tira de outro alguém.

QUANDO METADE DA POPULAçãO DESCOBRE DE QUE NãO PRECISA DE TRABALHAR, POIS A OUTRA METADE DA POPULAçãO IRá SUSTENTá-LA, E QUANDO ESTA OUTRA METADE ENTENDE QUE NãO VALE MAIS A PENA TRABALHAR PARA SUSTENTAR A PRIMEIRA METADE, ENTãO CHEGAMOS AO COMEçO DO FIM DE UMA NAçãO.

É impossível multiplicar riqueza dividindo-a."



Adrian Rogers, 1931

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A Importância de ensinar

Ensinar é questionar, partilhar e criar. É imaginar. Ensinar implica seleccionar tarefas que desafiem as capacidades e a inteligência dos alunos. Para que possam compreender a vida. Para que lhe possam atribuir significado. Para que usufruam da liberdade que o conhecimento proporciona. Para que se possa conhecer e compreender e ser mais livre e mais feliz.

Reunir consensos acerca do que significa ensinar nem sempre é simples porque é uma matéria que envolve valores (e.g., educacionais, morais, cívicos, políticos). Porém, há elaborações teóricas na literatura que têm merecido um significativo consenso. Os seminais e clássicos trabalhos de Nathaniel Gage, John Goodlad, Elliot Eisner e de Linda Darling-Hammond contribuíram para discernir quatro concepções sobre o ensino: a) o Ensino como Trabalho; b) o Ensino como Ofício; c) o Ensino como Profissão; e d) o Ensino como Arte.

No Ensino como Trabalho estamos perante uma visão racionalista e burocrática do processo de ensino, que parte do ingénuo princípio que as boas práticas podem ser definidas e especificadas de formas concretas, sendo apenas necessário que os professores as repliquem para que se alcancem os resultados que se desejam. O papel dos professores consiste na aplicação de orientações práticas previamente elaboradas.

No Ensino como Ofício entende-se que há um conjunto de regras, procedimentos e técnicas, mais ou menos sofisticadas, que podem ser aprendidas e desenvolvidas pelos professores. Ensinar será, nesta concepção, utilizar e aplicar adequadamente as regras e as técnicas prescritas pelas autoridades.

No Ensino como Profissão pressupõe-se que os professores possuem um sólido conjunto de conhecimentos teóricos que, aliado ao domínio de um alargado espectro de saberes-fazer, lhes permite uma atitude crítica e fundamentada sobre o currículo, o ensino e a aprendizagem e sobre as suas próprias acções pedagógicas. Reconhece-se que os professores são capazes de formular juízos profissionais e de agir em função desses mesmos juízos. São, por isso, profissionais que se desenvolvem mais autonomamente em cooperação com os seus pares e que ensinam de acordo com elevados padrões de conhecimento científico, pedagógico e de prática profissional.

Finalmente, no Ensino como Arte estamos perante uma concepção que reside muito na natureza imprevisível, não convencional e inovadora das acções de ensino e de aprendizagem. As práticas estão claramente orientadas para cada pessoa e não são estandardizadas e, por isso, o ensino é dificilmente orientado por regras ou por orientações precisas e algorítmicas. Há uma predominância de dinâmicas de sala de aula baseadas na intuição, na dramatização, na improvisação e na criatividade. Ensinar é utilizar a ciência mas não é uma ciência porque é imprevisível por natureza. Os professores mobilizam um conjunto de recursos pessoais e de conhecimentos que utilizam, de forma única, em interacção com os seus alunos.

Ensinar segundo as duas primeiras concepções tenderá a remeter os professores para o papel de meros executantes passivos, burocráticos, tecnicistas e funcionalistas do currículo. Ou seja, os professores dizem o currículo em vez de permanentemente o reinventarem e reconstruírem com os seus pares e com os seus alunos. Recorrem a técnicas e procedimentos mais ou menos mecanizados, mais ou menos pré-elaborados, mantendo os alunos ocupados na realização de tarefas marcadamente rotineiras. Tarefas que, como um dia nos escreveu Sebastião e Silva a propósito do ensino da Matemática, consistem em exercícios estapafúrdios equivalentes, no ensino das línguas, à retroversão de frases tais como: As sobrinhas dos capitães brincavam no jardim com as netas dos juízes...

Se, por outro lado, o processo de ensinar for encarado como uma profissão ou como uma arte, estaremos perante profissionais que se assumem como intelectuais, como investigadores das suas próprias práticas, capazes de reflectir sobre o que fazem e de participar activamente no desenvolvimento do currículo.

Assim, ensinar é questionar, partilhar e criar. É imaginar. É pensar o currículo como oportunidade única para que os alunos mergulhem a fundo nessa inesgotável fonte de inspiração que é a vida nas suas múltiplas dimensões. Ensinar implica seleccionar tarefas que desafiem as capacidades e a inteligência dos alunos. Para que possam compreender a vida. Para que lhe possam atribuir significado. Para que usufruam da liberdade que o conhecimento proporciona.

Ensinar é, assim, um processo complexo e exigente de mobilização sistemática e propositada de uma diversidade de saberes dos professores. É importante. Para que se possa conhecer e compreender e ser mais livre e mais feliz.


Domingos Fernandes

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Vídeo - Biodiversidade Aquática nos Mares de Bali


Aluno agride professor com pontapés

Um miúdo de dez anos, aluno da Escola EB1 de Escalos de Baixo, Castelo Branco, agrediu ontem com pontapés um professor, durante uma visita de vários docentes do agrupamento para averiguar das necessidades do estabelecimento. O agressor, proveniente de uma família com dificuldades económicas, está sinalizado pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco e é considerado "problemático", por "maltratar os colegas".
A visita de ontem destinava-se a averiguar a sua situação e o seu comportamento, tendo o miúdo reagido com violência, ao pontapé, quando estava a ser questionado por um dos professores. Na sexta-feira, o Ministério da Educação e Ciência repudiou os casos mais recentes de agressões nas escolas, considerando-os "totalmente inadmissíveis e intoleráveis" e defendendo o reforço do Programa Escola Segura. No distrito de Castelo Branco, os casos são "muito pontuais", disse ao Carlos Costa, dirigente do Sindicato dos Professores da Zona Centro.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Entrevista com Nuno Crato: "Vai haver forte contenção na contratação de professores"

Quando questionado sobre se o ensino em Portugal tem professores a mais, o ministro é taxativo: "É preciso dizer isto com clareza: não estamos em época de contratar mais professores do que o estritamente necessário. Isto significa que vamos ter uma grande contenção na contratação de professores."

Numa entrevista centrada sobre os cortes previstos na educação para 2012, e as opções para os alcançar, são também abordados, entre outros temas, a futura contenção na contratação de professores, a escolaridade obrigatória até aos 18 anos, as obras na Parque Escolar, o financiamento e a racionalização da rede das instituições do ensino superior e o que representaram para o ministro estes primeiros quatro meses de mandato.

Imagem - Exemplos de Fósseis


sábado, 29 de outubro de 2011

Imagem - Exemplos de Fósseis


Boa Tarde

A velhota cruza-se com o rapaz na rua e diz:

- Boa tarde.

O miúdo não diz nada e continua a andar.

A velhota vira-se para trás e diz-lhe:

- Olha lá! Na escola não te ensinaram a dizer boa tarde?

- Não! Só tenho aulas de manhã!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Imagem - Vulcões


Escola, Esquerda e Educação

Para a esquerda política é inaceitável, do ponto de vista dos princípios, que a Escola se afirme como um espaço de reprodução das desigualdades. Daí a exigência de se desenvolverem projectos de gestão democrática nas escolas e de se construírem colectivos docentes suficientemente solidários para possibilitarem a participação dos professores de forma reflectida e interessada.

No dia a dia em que vivemos, ao longo dos debates em que participamos, há algumas ideias que os atravessam de forma sólida e subliminar. Uma das mais interessantes tem a ver com a crença de que não é por falta de propostas que a escola pública se afirma como uma instituição que respeita uma lógica de funcionamento mais democrático, mas por falta de vontade política para concretizar essas mesmas propostas.

Tratando-se de uma perspectiva que não podendo ser desvalorizada no seio do debate em questão, não permite, contudo, que possamos afirmar, no âmbito de um tal projecto, que não nos defrontamos, também, com a ausência de respostas e de soluções credíveis. Ausência esta que justifica, por isso, que defendamos ser necessário promover reflexões e pesquisas consequentes, em função das quais possamos enfrentar, sem ambiguidades e sem subterfúgios, problemas como aqueles que, entre outros, se relacionam: (i) com a construção de projectos educacionais que não façam do combate à exclusão escolar o pretexto que, afinal, legitima essa mesma exclusão, quando se limitam a propor respostas que hierarquizam, do ponto de vista do seu valor formativo, os percursos escolares dos seus alunos, sem pôr em causa ou discutir, por exemplo, a relação entre esses percursos e a origem sócio-económica dos discentes; (ii) com a mobilização e o envolvimento dos professores num projecto deste tipo; (iii) com o desenvolvimento de projectos de gestão democrática ou (iv) com a construção de colectivos docentes que funcionem de uma forma colegial e tão esclarecida quanto possível. Só reconhecendo que não estamos, apenas, perante um problema de falta de vontade política, mas também perante a inexistência de projectos e de meios que permitam sustentar essa vontade é que poderemos discutir seriamente esses (e outros) problemas que foram por nós atrás referidos.

Trata-se de um desafio que, importa afirmar, decorre do património de preocupações que caracteriza a esquerda política, na medida em que para aqueles que se situam noutros domínios do espectro político esse é um desafio que lhes é estranho. Para estes, a hierarquização dos percursos escolares é inevitável, logo não faz sentido discutir se os professores terão que ser mobilizados para se envolverem em projectos educacionais que recusem e contrariem essa hierarquização. Para estes, igualmente, o desenvolvimento de projectos de gestão democrática e a subsequente preocupação com a construção de colectivos docentes que funcionem de uma forma colegial é uma reivindicação contra-natura, dado que, na sua opinião, a eficiência não se compadece com igualitarismos que contribuem para o funcionamento medíocre das instituições públicas.

Ao contrário, para a esquerda política é inaceitável, do ponto de vista dos princípios, que a Escola se afirme como um espaço de reprodução das desigualdades, assim como é inaceitável que os professores definam a sua intervenção como profissionais em função de um tal pressuposto. Neste sentido, importa reconhecer que o problema que se coloca àqueles que se situam à esquerda é, certamente, um problema que resulta de um desafio mais ambicioso e complexo. Um desafio que decorre de um imperativo ético e não tanto da resposta, por exemplo, a uma necessidade de maior conforto profissional. Daí a exigência de se desenvolverem projectos de gestão democrática nas escolas e de se construírem colectivos docentes suficientemente solidários para possibilitarem a participação dos professores nesses projectos de forma reflectida e interessada.

Se, hoje, um tal projecto nos conduz a produzir um discurso de carácter utópico, isto só pode querer dizer que há um percurso difícil a fazer. Um percurso que nos obriga a uma reflexão sobre os seus azimutes e o modo de o realizar. Um percurso cujas dificuldades e armadilhas se afirmam, actualmente, de forma mais explícita, após uma legislatura em que um governo que reivindica a sua pertença ao campo da esquerda, e com o apoio de uma maioria absoluta no Parlamento, nos mostrou como a fragilidade de alguns dos conceitos que alicerçam o projecto de uma Escola Pública, subordinada a uma racionalidade político-pedagógica de inspiração democrática, podem constituir não só um obstáculo à afirmação de um tal projecto, como um meio estratégico através do qual se promove a ilusão de que esse projecto foi ou está em vias de ser construído.

Daí a necessidade de, numa agenda de reflexão a promover pelas organizações que se situam no espaço da esquerda política, nos tenhamos de debruçar sobre esses conceitos, de forma a revisitá-los e a interpelá-los como objectos teóricos vulneráveis e, nalguns casos, desgastados e gastos. Um exercício que está longe de ser uma operação confortável ou isenta de riscos e de equívocos. Mais do que de um discurso radical, necessitamos de uma reflexão radical que sustente um programa político no domínio da educação capaz de alicerçar um projecto, a longo prazo, consequente e, sobretudo, congruente. Não é uma tarefa fácil. É uma tarefa necessária.

Ariana Cosme
Rui Trindade

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Imagem - Exemplos de Fósseis


A América

A professora pergunta a um aluno:

- Aqui no mapa, onde é que está a América?

O miúdo pensa por um bocado, fica a olhar para o mapa e finalmente aponta:

- Está ali!

- Muito bem.

A professora dirige-se miúdo que se senta ao lado do primeiro e pergunta:

- Tu, quem foi que descobriu a América?

O miúdo aponta para o primeiro e diz:

- Foi ele!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Vídeo - Sala de Cinema



FILMES
2010• Seed 16min (inglês)
2008• As nossas sementes 57min (português)
2008• Alimentos SA 1h34min (português)
2008• O Mundo Segundo a Monsanto 2h26min (português)
2005• Quem Alimenta o Mundo 1h35min (português)
2005• O Pão Nosso de Cada Dia 1h32min (português)
2004• O Futuro da Alimentação 1h29min (português)
2004• A Vida Fora de Controlo 1h34min (português)
2003• Le Génie Helvétique 1h26min (francês)
1999• De Mão Posta nos Genes 53min (português)

DOCUMENTÁRIOS
2010• Pig Business 47min (inglês)
2009• Poison on the Platter 30min (inglês)
2008• What Rainforest? 36min (inglês)
2008• Carne, uma verdade mais que inconveniente 30min (português)
2008• Milho 54min (português)
2007• TranXgenia - A História da Lagarta e do Milho 36min (português)
2007• A Disaster in Search of Success - Bt Cotton in Global South 50min (inglês)
2007• The Dying Fields 51min (inglês)
2006• Brevet pour le Porc 45min (francês)
2005• Genetically Modified Food - Panacea or Poison? 53min (inglês)
2005• Transgénicos - A Manipulação dos Campos 23min (português)
2005• A Silent Forest 46min (inglês)
2004• A Guerra das Culturas Transgénicas 46min (português)
2004• La Poderosa Agricultura Europea 59min (castelhano)
2004• Bt Fiasco in India 30min (inglês)
2004• Corporate Agriculture - The Hollow Men 45min (inglês)
2002• Fedup 57min (inglês)
2002• Qué Comemos Hoy? 51min (castelhano)
2001• Harvest of Fear 1h49min (inglês)
2000• Transgénicos - Serão Seguros? 49min (português)

REPORTAGENS
2010• El Veneno de las Pampas 26min (castelhano)
2009• Nem um Minuto de Silêncio - Fora Syngenta do Brasil 23min (português)
2009• Los Campos de la Muerte 12min (castelhano)
2009• Killing Fields 12min (inglês)
2009• La Guerra de la Soja 42min (castelhano)
2009• Ingeniería Genética - Demasiada Incertidumbre 9min (castelhano)
2009• Biosfera - Polinizadores em risco 44min (português)
2009• Cocinar sin Transgénicos 13min (castelhano)
2008• Paraguay's Painful Harvest 24min (inglês)
2008• Lanceurs d'Alerte 14min (francês)
2007• La Bombe OGM 14min (francês)
2007• OGM - L'Envahisseur 10min (francês)
2006• The Genetic Conspiracy 26min (inglês)
2005• OGM - L'Etude qui Accuse 23min (francês)
2005• Genetically Modified Foods 25min (inglês)
2005• Argentine, le Soja de la Faim 23min (francês)
2004• Fome de Soja 51min (português)
2003• OGM et Moi 35min (francês)
2003• Slice of Life 12min (inglês)
2000• Stop the Crop 18min (inglês)
---• Soja - Em Nome do Progre$$o 16min (português)
---• Óleo de Soja não Rotulado no Brasil 10min (português)
---• Hidden Dangers in Kids Meals 28min (inglês)
---• GMO Containment? 10min (inglês)
---• De Trigo y Maiz 4min (castelhano)
---• Genetically Modified Food in Victoria (Australia) 2min (inglês)

ENTREVISTAS & PALESTRAS
2010• Hans Herren at the 6th European Conference of GMO-Free Regions 11min (inglês)
2010• An 11-year-old schools us on what’s wrong with the current food system 5min (inglês)
2010• Vandana Shiva's Speach at the GMO-Free Conference in Brussels 20min (inglês)
2010• Prof Séralini Interviewed About Organ Damage Linked to GM Maize 10min (inglês)
2009• The World Food Crisis 1h13min (inglês)
2009• Climate Change and Food 1h20min (inglês)
2009• Jeffrey Smith - Everything you HAVE TO KNOW about Dangerous Genetically Modified Foods 1h26min (inglês)
2009• Consumo de transgénicos en España 11min (castelhano)
2009• Michael Pollan - Deep Agriculture 1h26min (inglês)
2009• Conferência de Christian Vélot em Lisboa 1h56min (inglês)
2009• BigPicture interviews Dr. Mae Wan Ho 17min (inglês)
2009• Marion Nestle - What to Eat 1h5min (inglês)
2009• Claire Hope Cummings 25min (inglês)
2008• How to Monopolize Food, Monsanto Style (Interview with James Steele) 18min (inglês)
2008• Vandana Shiva on The New Food Wars - Globalization, GMOs and Biofuels 59min (inglês)
2008• Hugh Grant vs Michael Pollan 36min (inglês)
2008• Interview with Prof Patrick Wall, Former Chair, EFSA 20min (inglês)
2008• Making a Killing from the Food Crisis 4min (inglês)
2007• Anuradha Mittal on The Myths of Genetic Engineering and the New Green Revolution for the World's Poor 21min (inglês)
2007• Los Transgenicos - Conferencia de Jorge Ruli en Buenos Aires 1h20min (castelhano)
2007• RTP 2 - Entre Nós (2007) 27min (português)
2005• The Health Dangers of Genetically Engineered Foods and their Cover-up 60min (inglês)
2005• Conférence de Christian Vélot 46min (francês)
2004• Vandana Shiva: Planting the Seeds for Change 51min (inglês)
2003• A Ameaça dos Transgênicos 22min (português)
2003• Enviro Close-Up with Andrew Kimbrell - Challenging Corporate GLobalization 31min (inglês)

DEBATE EM PORTUGAL
2008• Luís Fazenda - "Promiscuidade com o negócio" norteou política OGM 2min (português)
2007• SIC - Reportagem Especial 21min (português)
2007• Sociedade Civil 1h10min (português)
2007• RTP N - Fórum do País 1h00min (português)
2007• Biosfera - Ensaios em Rio Maior 43min (português)
2006• Biosfera - João Vieira vs. Pedro Fevereiro 42min (português)
2004• Causas Comuns 24min (português)
1999• Central Urbana 1h11min (português)
1999• Consultório 40min (português)

ANIMAÇÕES
2010• La Cesta de Caperucita 20min (castelhano)
2009• Genetic Engineering - The World's Greatest Scam? 4min (inglês)
2009• Copier Coller 3min (francês)
2007• A Revolução das Bocas 6min (português)
2005• A Guerra da Mercearia 6min (português)
2004• The TRUE Cost of Food 15min (inglês)
---• Meatrix 1 4min (português)
---• Meatrix 2 5min (português)
---• Meatrix 2,5 2min (português)
---• O Código Bio di Versidade 5min (português)
---• Cows with Guns 5min (inglês)
---• Backwards Hamburger 3min (inglês)
---• Roundup 2min (inglês)
---• Genetically Modified Foods (Jenna) 1min (inglês)
---• Krafted 1min (inglês)
---• Under the Peel 1min (inglês)

ACTIVISMO
2010• Ceia de Natal com Transgénicos? 3min (português)
2010• Brussels is Decontaminated 5min (inglês)
2010• Monsanto Blockade 5min (inglês)
2009• Cruzada Anti-Transgénicos 2min (português)
2008• This Lawn is Your Lawn 5min (inglês)
2008• Herdade da Lameira 12min (português)
2008• Organizações de Ambiente Protestam Contra Ensaios numa Herdade em Monforte 1min (português)
2007• Rio Maior, Zona Livre de Transgénicos 10min (português)
2007• Corn Martyr Suicide 3min (inglês)
2007• A Dark Day in the History of Vegetables 3min (inglês)
2006• Stop GMO - Voluntary mowing of a GMO field in July 2006 near Berlin 17min (inglês)
2006• Activists Invade Pro-GMO Conference 6min (português)
2006• O Dia da Biodiversidade 10min (português/inglês)
---• La Génétique do Fachisme 8min (francês)

CLIPS
2010• OGM e Alimentação 3min (português)
2010• Los Alimientos Geneticamente Modificados Tambien Te Modifican a Ti 1min (castelhano)
2010• Just say "No to GMO!" rap song 3min (inglês)
2010• Farmers Speak - Bust Up Big Ag 7min (inglês)
2009• Super Weed Can't Be Killed 2min (inglês)
2009• Arroz Transgênico 1min (português)
2009• Organic Austria Resists GMOs 8min (inglês)
2009• China Rice Tour 2min (inglês)
2008• Red, Green or GE 8min (inglês)
2008• First Documented Case of Pest Resistance to Biotech Cotton 3min (inglês)
2004• Contaminated - The New Science of Food 7min (inglês)
---• Is Genetically Engineered Food Hurting our Children? 2min (inglês)
---• Genetically Modified World 3min (inglês)
---• Bt, Bugs and Evolution 5min (inglês)
---• Genetically Modified Fish 3min (inglês)

ARROZ
2009• Arroz Transgênico 1min (português)
2009• Ministerio del Arroz 2min (castelhano)
2009• China Rice Tour 2min (inglês)

ALTERNATIVAS
2009• Roger Doiron - Doom and Bloom, How Small Gardens Can Help Feed and Save a Big, Hot and Hungry World 1h (inglês)
2009• Inside the White House - The Garden 8min (inglês)
2009• A Farm for the Future 49min (inglês)
2008• Homegrown Revolution 2min (inglês)
2007• Biosfera - Biodiversidade Agrícola 43min (português)
2007• Gardens of Destiny 75min (inglês)
2007• Planeta Verde - Agricultura Biológica 4min (português)
2006• The Power of Community 53min (inglês)
2006• Guerre et Paix dans le Potager 1h41min (francês)
2005• Pesticides... Non Merci! 47min (francês)
2004• Permaculture and Peak Oil - Beyond Sustainability (Interview with David Holmgren) 25min (inglês)
2004• The Impact of Fresh Healthy Food on Learning and Behavior 15min (inglês)
2004• Alternative Agriculture 45min (inglês)
2001• El Rebelde del Agro 44min (castelhano)
1987• O Homem que Plantava Árvores 30min (português)
1977• Living the Good Life 30min (inglês)
---• Soberanía Alimentaria 5min (castelhano)
---• Sembrar para Comer 5min (castelhano)
---• Greening the Desert 10min (inglês)

EMPRESAS
2009• Nightmare At Pfizer - Injured Biotech Worker Becky McClain Speaks at 2009 Workers Memorial Day 28min (inglês)
2008• Agricultural Giant Battles Small Farmers 4min (inglês)
2008• Securitas, un Privé qui Vous Surveille 32min (francês)
2004• Sweet Misery 1h30min (inglês)
2004• Lord of the Rings - Fellowship of the Ring of Free Trade 6min (inglês)
2004• Lord of the Rings - The Twin Towers 15min (inglês)
2003• The Corporation 2h57min (inglês)
---• Fox News Kills Monsanto Story 10min (inglês)

ETC
2009• Landliebe Milch, ohne Gentechnik 1min (alemão)
2008• Confidential 2min (inglês)
2008• Your Milk on Drugs 18min (inglês)
2006• The Ghost in Your Genes 48min (inglês)
---• Farm Fresh Food 31min (inglês)
---• Test Tube Food 4min (inglês)
---• How Much Will New Genetically Engineered Giant Crabs Help America? 3min (inglês)
---• Disney's Genetic Engineering 3min (inglês)

PRÓ-OGM - Os filmes abaixo defendem o ponto de vista da indústria dos transgénicos
2008• Jimmy's GM Food Fight 59min (inglês)
2008• Restoring Lost Cover 21min (inglês)
2007• Nurturing the Seeds of Cooperation - The Papaya Network of Southeast Asia 18min (inglês)
2006• Mieux s'Informer 19min (francês)
2005• Fruits of Partnerships 19min (inglês)
2004• Asia's First - The Bt Corn Story in the Philippines 18min (inglês)
---• Silver Fields of Gold - The Story of Bt Cotton in China 20min (inglês)
---• The Story of Bt Cotton in India 21min (inglês)