quarta-feira, 23 de maio de 2018

Conteúdo - Alopecia (calvície)


Qual a diferença entre alopecia e deflúvio?
Alopecia significa menos cabelo na cabeça. Deflúvio quer dizer mais queda de cabelo. Pode existir alopecia sem deflúvio e deflúvio sem alopecia.

Quais as mais frequentes causas de alopecia?
São a alopecia androgenética (calvície comum) e o deflúvio telógeno.

O que é o deflúvio telógeno?
Cada cabelo tem um ciclo (mais ou menos 3 anos) findo o qual cai e é substituído por outro. O deflúvio telógeno é uma alteração do ciclo do cabelo - temos mais cabelos na fase final do ciclo (finda a qual o cabelo cai).

O que pode determinar deflúvio telógeno?
A sazonalidade (outono), o parto, o "stress", o cansaço, cirurgia e doença podem desencadear este distúrbio. O desencadeante precede em 3 ou 4 meses a queda de cabelo.

Como é que a queda de cabelo pode variar com as estações do ano?
O fenómeno é muito menos marcado nos primatas do que em outros mamíferos, e parece ser mediado pela variação na luz solar - a hipófise deteta essa variação e faz variar os níveis de prolactina, melatonina e outras hormonas que atuam em recetores que condicionam variações no ciclo de cada folículo.

O cabelo que cai por deflúvio telógeno pode ser recuperado na totalidade?
Sim, na medida em que o que acontece é apenas um distúrbio do ciclo do cabelo: muitos cabelos estão a cair, mas nascerá outro por cada um que cai. A recuperação do volume total do cabelo poderá levar até um ano.

Que produtos funcionam para travar a queda do cabelo ou dar mais cabelo?
Depende de cada distúrbio. Pretender que um produto melhora todos os problemas do cabelo é tão ridículo como pensar que algum medicamento pode melhorar qualquer problema do coração independentemente do tipo de problema.

Quais os medicamentos com alguma eficácia cientificamente comprovada na alopecia androgenética?
Medicamentos de aplicação local: o único é o Minoxidil. Em comprimidos, Finasteride, Dutasteride e Flutamida. Existe um dispositivo LASER aprovado nalguns países para tratamento da alopecia androgenética (há ganho de cabelos muito finos).

Informação retirada daqui

Sem comentários: