segunda-feira, 28 de maio de 2018

Conteúdo - Extintores - Vantagens de Certificação


Quais as vantagens de optar por uma empresa certificada?
Além de ser uma obrigatoriedade legal, a certificação do serviço segundo a NP 4413 garante:

-Aconselhamento Técnico: uma empresa com o serviço certificado tem a capacidade de identificar, com rapidez e rigor, as necessidades dos clientes e de sugerir o tipo de extintores adequado à atividade, determinando o número necessário de extintores e a sua localização preferencial.

-Fiabilidade: um sistema de segurança não pode falhar, uma vez que, sendo a sua função proteger pessoas e bens, tem de estar em permanente estado de operacionalidade. Uma empresa com o serviço certificado garante o cumprimento rigoroso de todas as etapas da manutenção dos extintores, assegurando assim a fiabilidade do equipamento a todo o momento.

-Verificações e Manutenções Periódicas: os extintores de incêndio devem ser submetidos a verificações regulares e a manutenções periódicas. Estas manutenções devem ser realizadas com uma periodicidade mínima anual. Por cada intervenção técnica a empresa de manutenção certificada emite um relatório. Este documento comprova a segurança e fiabilidade do equipamento para os seus utilizadores.

-Meios Humanos e Materiais: a competência de todos os técnicos afetos à atividade de manutenção de extintores é validade no processo de certificação. Do mesmo modo, as instalações, equipamentos e meios técnicos da empresa prestadora do serviço são auditados pelos Organismos Certificadores, garantindo assim que a manutenção dos extintores é efetuada nas condições técnicas prescritas pela NP 4413.

-Organização e Assistência ao Cliente: a empresa de manutenção certificada garante a confidencialidade das informações e controla as reclamações dos seus clientes e o nível de satisfação dos mesmos.


Como Reconhecer uma Empresa de Manutenção de Extintores com o Serviço Certificado segundo a NP 4413?
-Referência à certificação do serviço na etiqueta de manutenção, na documentação comercial e noutros suportes
-A empresa possui um certificado emitido por um Organismo Certificador acreditado pelo IPAC que atesta a certificação segundo a NP 4413
-A etiqueta de manutenção está conforme a NP 4413
-A empresa possui técnicos qualificados

Que requisitos necessitam de cumprir as empresas para obterem a certificação do serviço de manutenção de extintores segundo a NP 4413?
Para obter a certificação do serviço, as empresas necessitam de cumprir os requisitos estabelecidos pelo Anexo F da NP 4413, conforme apresentado:

-Organização e Responsabilidade: A empresa demonstra possuir a organização e procedimentos necessários ao desenvolvimento da sua atividade, através da definição das responsabilidades das pessoas que intervêm na prestação do serviço de manutenção de extintores

-Sistema Documental: A empresa possui um sistema documental que abrange a documentação interna, externa e a relacionada com os clientes

-Controlo de Documentos e Dados, incluindo Registos: A empresa tem capacidade de controlar documentos, dados e registos, e de proporcionar evidências do cumprimento dos requisitos estabelecidos pela NP 4413

-Instalações e Equipamentos: A empresa possui instalações fixas devidamente equipadas em conformidade com o disposto na NP 4413, define as tarefas a desenvolver em oficina e estabelece procedimentos para identificação e controlo do equipamento existente

-Qualificação e Formação de Colaboradores: Os técnicos afectos à atividade de manutenção de extintores têm formação específica para o efeito. Os técnicos que intervêm no serviço são enquadrados nas funções de técnico de manutenção e operador de manutenção, possuindo pelo menos um técnico com funções de técnico de manutenção.

-Tratamento de Reclamações: A empresa possui um sistema de gestão adequado ao tratamento das reclamações dos clientes

-Comunicação com o Cliente e Avaliação da Satisfação: A empresa implementa formas eficazes de comunicação com os clientes no referente a informações sobre o serviço

-Não conformidades, Ações Correctivas e Preventivas: A empresa estabelece e implementa métodos de identificação e controlo dos serviços não conformes e estabelece ações para eliminar as não conformidades detetadas, bem como as causas dessas não conformidades

-Metodologias de Controlo Interno: A empresa implementa metodologias de controlo interno de modo a determinar o cumprimento dos requisitos da NP 4413 e do sistema de qualidade estabelecido pela empresa

-Plano de Controlo Interno: A empresa implementa um Plano de Controlo Interno de modo a verificar o cumprimento dos requisitos da NP 4413

Sem comentários: