sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Legislação




Publicado em Diário da República

Portaria n.º 841/2009. D.R. n.º 148, Série I de 2009-08-03, doMinistério da Educação
Estabelece as regras para que os docentes da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário providos em lugar de quadro que exerçam funções docentes em estabelecimento de educação ou de ensino públicos, na dependência do Ministério da Educação, possam beneficiar de equiparação a bolseiro.

Portaria n.º 843/2009. D.R. n.º 149, Série I de 2009-08-04, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Aprova o Regulamento Geral dos Concursos Institucionais para Ingresso nos Cursos Ministrados em Estabelecimentos de Ensino Superior Privado para a Matrícula e Inscrição no Ano Lectivo de 2009-2010.

Parecer n.º 4/2009. D.R. n.º 149, Série II de 2009-08-04, doMinistério da Educação ― Conselho Nacional de Educação
Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (2010-2015).

Despacho n.º 18127/2009. D.R. n.º 150, Série II de 2009-08-05
Despacho n.º 18128/2009. D.R. n.º 150, Série II de 2009-08-05
Despacho n.º 18129/2009. D.R. n.º 150, Série II de 2009-08-05
Despacho n.º 18130/2009. D.R. n.º 150, Série II de 2009-08-05
Despacho n.º 18131/2009. D.R. n.º 150, Série II de 2009-08-05
Despacho n.º 18132/2009. D.R. n.º 150, Série II de 2009-08-05
Despacho n.º 18133/2009. D.R. n.º 150, Série II de 2009-08-05
Despacho n.º 18134/2009. D.R. n.º 150, Série II de 2009-08-05
Despacho n.º 18135/2009. D.R. n.º 150, Série II de 2009-08-05
Despacho n.º 18250/2009. D.R. n.º 151, Série II de 2009-08-06
Despacho n.º 18251/2009. D.R. n.º 151, Série II de 2009-08-06, doMinistério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Direcção-Geral do Ensino Superior
Registam Cursos de Especialização Tecnológica.

Lei n.º 60/2009. D.R. n.º 151, Série I de 2009-08-06, da Assembleia da República
Estabelece o regime de aplicação da educação sexual em meio escolar.

Lei n.º 71/2009. D.R. n.º 151, Série I de 2009-08-06, da Assembleia da República
Cria o regime especial de protecção de crianças e jovens com doença oncológica.

Despacho normativo n.º 27/2009. D.R. n.º 151, Série II de 2009-08-06, da Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Ministro da Presidência
Aprova o Regulamento do Programa Escolhas.

Portaria n.º 858/2009. D.R. n.º 154, Série I de 2009-08-11, do Ministério da Educação
Cria o curso profissional de técnico de óptica ocular, respectivo plano de estudos e perfil de desempenho e revoga a Portaria n.º 1314/2006, de 23 de Novembro.

Declaração de rectificação n.º 1914/2009. D.R. n.º 154, Série II de 2009-08-11, do Ministério da Educação - Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Educação
Rectifica o Despacho n.º 17398-C/2009, de 27 de Julho (actualiza as remunerações do pessoal docente em exercício de funções no ensino português no estrangeiro), publicado no suplemento ao Diário da República, 2.ª série, n.º 144, de 28 de Julho de 2009.

Declaração de Rectificação n.º 59/2009. D.R. n.º 152, Série I de 2009-08-07, da Presidência do Conselho de Ministros - Centro Jurídico
Rectifica a Portaria n.º 691/2009, de 25 de Junho, do Ministério da Educação, que cria os Cursos Básicos de Dança, de Música e de Canto Gregoriano e aprova os respectivos planos de estudo, publicada no Diário da República, 1.ª série, n.º 121, de 25 de Junho de 2009.

Lei n.º 76/2009. D.R. n.º 156, Série I de 2009-08-13, da Assembleia da República
Autoriza o Governo a alterar o Código de Processo do Trabalho, aprovado peloDecreto-Lei n.º 480/99, de 9 de Novembro.

Lei n.º 77/2009. D.R. n.º 156, Série I de 2009-08-13, da Assembleia da República
Institui um regime especial de aposentação para educadores de infância e professores do 1.º ciclo do ensino básico do ensino público em regime de monodocência que concluíram o curso de Magistério Primário e de Educação de Infância em 1975 e 1976.

Portaria n.º 914/2009. D.R. n.º 158, Série I de 2009-08-17, doMinistério da Educação
Aprova o Quadro de Referência do Ensino do Português como Língua Estrangeira (QuaREPE).

Despacho n.º 18987/2009. D.R. n.º 158, Série II de 2009-08-17, doMinistério da Educação - Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Educação
Regula as condições de aplicação, a partir do ano lectivo de 2009-2010, das medidas de acção social escolar, da responsabilidade do Ministério da Educação e dos Municípios, em diversas modalidades

Aviso n.º 14520/2009. D.R. n.º 157, Série II de 2009-08-14, doMinistério da Educação - Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação
Listas provisórias de ordenação e exclusão do concurso de recrutamento para o exercício de funções docentes de ensino português no estrangeiro, para o ano escolar de 2009-2010.

Despacho n.º 19191/2009. D.R. n.º 160, Série II de 2009-08-19, dosMinistérios do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional e da Educação
É criado o grupo de trabalho de educação ambiental para a sustentabilidade.

Despacho (extracto) n.º 19206/2009. D.R. n.º 160, Série II de 2009-08-19, do Ministério da Educação - Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação
Transferências para lugares de quadro de estabelecimento público de ensino especializado da música e da dança.

Despacho n.º 19088/2009. D.R. n.º 159, Série II de 2009-08-18, doMinistério da Educação - Gabinete da Ministra
Aprova as listas de investimentos prioritários (escolas) constantes dos anexos I e II a este despacho, que deste fazem parte integrante.

Despacho n.º 19255/2009. D.R. n.º 161, Série II de 2009-08-20, doMinistério da Educação - Gabinete da Ministra
Define os requisitos formais do trabalho a anexar ao requerimento de realização da prova pública para admissão a concurso de acesso para lugares da categoria de professor titular

Portaria n.º 823-A/2009. D.R. n.º 161, Suplemento, Série II de 2009-08-20, do Ministérios das Finanças e da Administração Pública e da Educação
Extensão de encargos - aquisição de serviços e bens necessários à implementação de um sistema integrado de comunicações avançadas de voz, dados e vídeo, em consonância com o previsto no Plano Tecnológico da Educação.

Portaria n.º 942/2009. D.R. n.º 162, Série I de 2009-08-21, dosMinistérios das Finanças e da Administração Pública e da Educação
Regula o recrutamento de pessoal docente para grupos, subgrupos e disciplinas de formação artística do ensino artístico especializado da Música e da Dança, por parte dos estabelecimentos de ensino públicos legalmente competentes para o efeito.

Decreto Regulamentar n.º 14/2009. D.R. n.º 162, Série I de 2009-08-21, do Ministério da Educação
Prorroga a vigência do Decreto Regulamentar n.º 1-A/2009, de 5 de Janeiro, que estabelece o regime transitório de avaliação de desempenho do pessoal docente da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário.

Portaria n.º 966/2009. D.R. n.º 164, Série I de 2009-08-25, doMinistério da Educação
Altera a Portaria n.º 343/2008, de 30 de Abril, que fixa as funções ou cargos a identificar como de natureza técnico pedagógica.

Portaria n.º 967/2009. D.R. n.º 164, Série I de 2009-08- 25, do Ministério da Educação
Aprova a regulamentação do reconhecimento das qualificações dos educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário previsto naDirectiva n.º 2005/36/CE, do Parlamento e do Conselho, de 7 de Setembro, e naDirectiva n.º 2006/100/CE, do Conselho, de 20 de Novembro, transpostas para a ordem jurídica interna através da Lei n.º 9/2009, de 4 de Março.

Despacho n.º 19596/2009. D.R. n.º 165, Série II de 2009-08-26, da Presidência do Conselho de Ministros e Ministério da Educação
Determina o envio ao Instituto do Desporto de Portugal, I. P. (IDP), dos dados actualizados sobre a situação escolar dos praticantes de desporto de alto rendimento.

Lei n.º 85/2009. D.R. n.º 166, Série I de 2009-08-27, da Assembleia da República
Estabelece o regime da escolaridade obrigatória para as crianças e jovens que se encontram em idade escolar e consagra a universalidade da educação pré-escolar para as crianças a partir dos 5 anos de idade.

Decreto-Lei n.º 201/2009. D.R. n.º 167, Série I de 2009-08-28, doMinistério do Trabalho e da Solidariedade Social
Procede à quarta alteração ao Decreto-Lei n.º 176/2003, de 2 de Agosto, que instituiu o abono de família para crianças e jovens e definiu a protecção na eventualidade de encargos familiares no âmbito do subsistema de protecção familiar, instituindo uma nova prestação denominada bolsa de estudo.

Despacho n.º 19751/2009. D.R. n.º 167, Série II de 2009-08-28, doMinistério da Educação - Gabinete da Ministra
Autoriza a realização da despesa necessária ao cumprimento da obrigação de pagamento de taxas devidas à Comissão Nacional de Protecção de Dados.


Contratos de execução de transferências em matéria de educação.

Contrato n.º 239/2009. D.R. n.º 156, Série II de 2009-08-13, doMinistério da Educação e Município de Arcos de Valdevez

Contrato n.º 240/2009. D.R. n.º 156, Série II de 2009-08-13, doMinistério da Educação e Município de Armamar

Contrato n.º 241/2009. D.R. n.º 156, Série II de 2009-08-13, doMinistério da Educação e Município de Baião

Contrato n.º 242/2009. D.R. n.º 156, Série II de 2009-08-13, doMinistério da Educação e Município de Braga

Contrato n.º 243/2009. D.R. n.º 156, Série II de 2009-08-13, doMinistério da Educação e Município de Carrazeda de Ansiães

Contrato n.º 244/2009. D.R. n.º 156, Série II de 2009-08-13, doMinistério da Educação e Município de Cinfães

Contrato n.º 245/2009. D.R. n.º 156, Série II de 2009-08-13, doMinistério da Educação e Município de Espinho

Contrato n.º 246/2009. D.R. n.º 156, Série II de 2009-08-13, doMinistério da Educação e Município de Freixo de Espada à Cinta

Contrato n.º 247/2009. D.R. n.º 156, Série II de 2009-08-13, doMinistério da Educação e Município de Gondomar

Contrato n.º 248/2009. D.R. n.º 156, Série II de 2009-08-13, doMinistério da Educação e Município de Lousada

Contrato n.º 249/2009. D.R. n.º 156, Série II de 2009-08-13, doMinistério da Educação e Município de Melgaço

Contrato n.º 250/2009. D.R. n.º 156, Série II de 2009-08-13, doMinistério da Educação e Município de Monção

Contrato n.º 251/2009. D.R. n.º 156, Série II de 2009-08-13, doMinistério da Educação e Município de Monchique

Contrato n.º 252/2009. D.R. n.º 156, Série II de 2009-08-13, doMinistério da Educação e Município de Murça

Contrato n.º 253/2009. D.R. n.º 156, Série II de 2009-08-13, doMinistério da Educação e Município de Paços de Ferreira

Contrato n.º 254/2009. D.R. n.º 156, Série II de 2009-08-13, doMinistério da Educação e Município de Paredes

Contrato n.º 255/2009. D.R. n.º 156, Série II de 2009-08-13, doMinistério da Educação e Município de Paredes de Coura

Contrato n.º 256/2009. D.R. n.º 156, Série II de 2009-08-13, doMinistério da Educação e Município de Ponte da Barca

Contrato n.º 257/2009. D.R. n.º 157, Série II de 2009-08-13, doMinistério da Educação e Município de Resende

Contrato n.º 258/2009. D.R. n.º 156, Série II de 2009-08-13, doMinistério da Educação e Município de Tabuaço

Contrato n.º 259/2009. D.R. n.º 156, Série II de 2009-08-13, doMinistério da Educação e Município de Tarouca

Contrato n.º 260/2009. D.R. n.º 156, Série II de 2009-08-13, doMinistério da Educação e Município de Terras de Bouro

Contrato n.º 261/2009. D.R. n.º 156, Série II de 2009-08-13, doMinistério da Educação e Município de Torre de Moncorvo

Contrato n.º 262/2009. D.R. n.º 156, Série II de 2009-08-13, doMinistério da Educação e Município de Valença

Contrato n.º 263/2009. D.R. n.º 156, Série II de 2009-08-13, doMinistério da Educação e Município de Vila Flor

Contrato n.º 264/2009. D.R. n.º 156, Série II de 2009-08-13, doMinistério da Educação e Município de Vila Nova de Cerveira

Contrato n.º 265/2009. D.R. n.º 156, Série II de 2009-08-13, doMinistério da Educação e Município de Vila Nova de Foz Côa

Contrato n.º 266/2009. D.R. n.º 156, Série II de 2009-08-13, doMinistério da Educação e Município de Vizela

Contrato n.º 267/2009. D.R. n.º 157, Série II de 2009-08-14, doMinistério da Educação e Município de Cabeceiras de Basto

Contrato n.º 268/2009. D.R. n.º 157, Série II de 2009-08-14, doMinistério da Educação e Município de Santa Marta de Penaguião

Contrato n.º 269/2009. D.R. n.º 157, Série II de 2009-08-14, doMinistério da Educação e Município de Viana do Castelo

Declaração de rectificação n.º 1882/2009. D.R. n.º 152, Série II de 2009-08-07, do Ministério da Educação e Câmara Municipal da Sertã
Declaração de rectificação ao contrato de execução de transferência em matéria de educação, com o Município da Sertã.

Declaração de rectificação n.º 2047/2009. D.R. n.º 162, Série II de 2009-08-21, do Ministério da Educação e Município da Mealhada
Rectifica o contrato de execução de transferência em matéria de educação com o Município da Mealhada.


Para publicação em Diário da República

― Portaria do Ministério da Educação — Gabinete da Ministra da Educação
Aprova os princípios orientadores da organização e da gestão do currículo próprio da Escola Portuguesa de Macau ao nível do ensino básico e dos cursos científico-humanísticos do ensino secundário, bem como as respectivas matrizes curriculares e planos de estudos.


Informações Gerais

― Jovens portugueses ganham 49 medalhas
A participação dos jovens portugueses nos Jogos Internacionais do Desporto Escolar, que se realizaram no mês de Agosto no Algarve, saldou-se pela conquista de 49 medalhas, das quais 13 de ouro, 17 de prata e 19 de bronze, no que foi a melhor presença de sempre do Desporto Escolar nacional nesta competição.
Para mais informações: http://www.min-edu.pt/np3/4082.html ehttp://www.confap.pt/desenv_noticias.php?ntid=1365

― Voluntariado Jovem Para as Florestas
Dirigido a jovens entre os 18 e os 30 anos de idade, o Programa Voluntariado Jovem para as Florestas tem como objectivo sensibilizar para a preservação da natureza. As actividades decorrem até 30 de Setembro e as candidaturas estiveram abertas até ao dia 31 de Agosto.
Para mais informações: http://w3.dren.min-edu.pt/

― Concurso Público Internacional para Fornecimento de Refeições
Concurso Público Internacional N.º 01/DREALE/RE/2009 para adjudicação do serviço de fornecimento de refeições em refeitórios escolares da região do Alentejo.
Para mais informações: www.drealentejo.pt/

― Plano da Matemática II
Lista de Agrupamentos de escolas e Escolas não agrupadas seleccionadas.
Para mais informações: http://sitio.dgidc.min-edu.pt

― Conferência Internacional Infanto-Juvenil pelo Ambiente
Projecto destinado a alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e insere-se na missão e nos objectivos da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas, tendo a UNESCO como organização líder.
Para mais informações: http://www.cplp.org/Default.aspx?ID=1888

― Ofício-circular: Coordenação dos assistentes operacionais dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas
Para mais informações: http://www.dren.min-edu.pt

― Actividades de Enriquecimento Curricular no 1º Ciclo do Ensino Básico
A Comissão de Acompanhamento do Programa de Actividades de Enriquecimento Curricular no 1º ciclo do ensino básico (CAP) vem relembrar as recomendações relativas à preparação do ano escolar sobre as datas de início das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC), o acompanhamento pedagógico das AEC pelos Agrupamentos e os tempos livres, não ocupados pelas AEC antes das 17h30.
Para mais informações: http://sitio.dgidc.min-edu.pt

― Divulgação das escolas seleccionadas para o projecto Mais Sucesso Escolar
O Ministério da Educação (ME) lançou um programa de apoio ao desenvolvimento de projectos de escola para a melhoria dos resultados escolares no ensino básico, com o objectivo de reduzir as taxas de retenção e de elevar a qualidade e o nível de sucesso dos alunos.
Para mais informações http://www.min-edu.pt

― Gripe A (H1N1) v
O sítio da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), tem disponível um espaço de informação sobre a Gripe A (H1N1) v.
Para mais informações: http://sitio.dgidc.min-edu.pt e também emhttp://www.confap.pt/desenv_noticias.php?ntid=1355

― Gripe A (H1N1)v: informação e recomendações
O Ministério da Saúde e o Ministério da Educação recomendam a toda a comunidade educativa - famílias e escolas - a adopção de comportamentos que dificultem a transmissão do vírus.
Para mais informações: http://www.dgs.pt e também emhttp://www.confap.pt/desenv_noticias.php?ntid=1355

― Professores Acompanhantes do Plano da Matemática II e do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico
Está disponível no sítio da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), a lista nominativa dos candidatos seleccionados como professores acompanhantes.
Para mais informações: http://sitio.dgidc.min-edu.pt

― Quadro de Referência do Ensino do Português como Língua Estrangeira
O QuaREPE é um documento que apresenta linhas de orientação para a elaboração de conteúdos de ensino e de aprendizagem numa perspectiva de abertura e de flexibilidade suficientemente abrangentes para que a grande diversidade de públicos e de contextos possa ser contemplada.
Para mais informações: http://sitio.dgidc.min-edu.pt

― Prova Pública de Acesso à Categoria de Professor Titular
Estão disponíveis no sítio da Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação (DGRHE), as aplicações para candidatura, upload do trabalho e validação por parte das escolas, bem como um conjunto de perguntas e respostas sobre a prova pública de acesso à categoria de professor titular.
Para mais informações: http://www.dgrhe.min-edu.pt

― Casa das Ciências: Portal Gulbenkian para Professores
A Casa das Ciências é um portal da Fundação Calouste Gulbenkian que pretende ser um espaço de referência para professores. Assente num modelo de partilha de experiências e boas práticas, o projecto aposta na divulgação dos trabalhos desenvolvidos por docentes de ciência e na qualidade científica e pedagógica dos materiais educativos.
Para mais informações: http://www.casadasciencias.org

Retratinhos” - Projecto Teatral para a Infância e Juventude
A Associação Cultural Teatro Mosca é uma companhia de teatro profissional fundada em 1999, que está actualmente a desenvolver o projecto teatral para a infância e juventude “Retratinhos”.
Para mais informações: http://sitio.dgidc.min-edu.pt

― Cooperação com Timor-Leste – Contratação de Agentes da Cooperação para o Exercício de Funções Docentes para o Ano Lectivo 2009/2010.
Encontra-se publicado nos sítios electrónicos do GEPE e do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), o novo calendário das entrevistas relativas ao processo de selecção de licenciados, sem vínculo à Administração Pública Portuguesa, para exercício de funções docentes em Timor-Leste para o ano lectivo 2009/2010.
Para mais informações: http://www.gepe.min-edu.pt

― Museu Virtual da Educação
O Museu Virtual da Educação constitui um repositório de memórias referentes ao Património Cultural da Educação em Portugal.
Com a sua criação pretendeu-se dar sequência a uma política de conservação e de divulgação deste património.
Para mais informações: http://www.sg.min-edu.pt

― Conferência Internacional Educação Inclusiva - Impacto dos Referenciais Internacionais nas Políticas, nas Práticas e na Formação
Encontram-se encerradas as inscrições para a Conferência Internacional Educação Inclusiva – Impacto dos Referenciais Internacionais nas Políticas, nas Práticas e na Formação, promovida pela Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. Esta conferência decorrerá nos dias 4 e 5 de Setembro, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.
Para mais informações: http://www.dgidc.min-edu.pt

― Concurso de Docentes 2009
Estão disponíveis no sítio da Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação (DGRHE), as listas de ordenação, exclusão, colocação e não colocação das necessidades transitórias.
Para mais informações: http://www.dgrhe.min-edu.pt

― Convite a Manifestação de Interesse para o Exercício de Funções Docentes na Escola Portuguesa de Díli (Timor-Leste), em Regime de Destacamento
Encontra-se publicado nos sítios electrónicos do Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE) e da Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação (DGRHE), o convite a manifestação de interesse para o exercício de funções docentes, no ano escolar 2009/ 2010, na escola Portuguesa de Díli.
Para mais informações: http://www.gepe.min-edu.pt


Fonte: Boletim CIREP, Ministério da Educação, Confap, Outros

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Publicado em Diário da República


Publicado em Diário da República

Decreto-Lei n.º 208/2009. D.R. n.º 170, Série I de 2009-09-02, doMinistério da Educação
Procede à terceira alteração ao Decreto-Lei n.º 213/2006, de 27 de Outubro, que aprova a Lei Orgânica do Ministério da Educação.

Decreto Regulamentar n.º 16/2009. D.R. n.º 170, Série I de 2009-09-02, do Ministério da Educação
Primeira alteração ao Decreto Regulamentar n.º 81-B/2007, de 31 de Julho, que aprova a orgânica da Inspecção-Geral da Educação.

Decreto Regulamentar n.º 17/2009. D.R. n.º 170, Série I de 2009-09-02,do Ministério da Educação
Primeira alteração ao Decreto Regulamentar n.º 30/2007, de 29 de Março, que aprova a orgânica do Gabinete de Avaliação Educacional.

Aviso n.º 15391/2009. D.R. n.º 170, Série II de 2009-09-02, do Ministério da Educação - Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação
Aviso de publicitação das listas definitivas do concurso de recrutamento para o exercício de funções docentes de ensino português no estrangeiro, para o ano escolar de 2009-2010.

Decreto-Lei n.º 212/2009. D.R. n.º 171, Série I de 2009-09-03, doMinistério da Educação
Estabelece o regime de contratação de técnicos que asseguram o desenvolvimento das actividades de enriquecimento curricular (AEC) no 1.º ciclo do ensino básico nos agrupamentos de escolas da rede pública.

Portaria n.º 982-A/2009. D.R. n.º 170, 2.º Suplemento, Série I de 2009-09-02, da Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios das Finanças e da Administração Pública, das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e da Educação
Primeira alteração à Portaria n.º 138/2009, de 3 de Fevereiro, que define as condições de atribuição do «passe escolar 4_18@escola.tp».


Para publicação em Diário da República




Informações Gerais

― Folheto Informativo sobre a Gripe A (H1N1) v para Pais e Encarregados de Educação
No âmbito do plano de prevenção e contenção da Gripe A (H1N1) v, a Direcção-Geral de Inovação de Desenvolvimento Curricular (DGIDC) elaborou um folheto que deverá ser entregue aos pais e aos encarregados de educação no primeiro dia de aulas e no qual se disponibilizam alguns conselhos.
Para mais informações: http://www.dgidc.min-edu.pt e www.confap.pt

― Contagem de Tempo de Serviço
Está disponível no sítio da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), uma aplicação para solicitar a contagem do tempo de serviço destinada aos formadores dos cursos tutelados pelo IEFP, EFA, CEF, Escola de Hotelaria e no âmbito do sistema nacional de RVCC em CNO's, e aos docentes da Escolas Profissionais, Escolas do Ensino Particular e Cooperativo e IPSS - Instituição Particular de Solidariedade Social.
Para mais informações: http://www.dren.min-edu.pt

― Projecto “Ler+, agir contra a Gripe “
No âmbito das acções de prevenção da gripe em meio escolar, a Direcção-Geral da Saúde, o Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares, a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular e a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas desenvolveram o Projecto «Ler+, Agir contra a Gripe».
Para mais informações: http://www.dgidc.min-edu.pt

― Concurso Jovens Tradutores – Inscrições abertas de 1 de Setembro a 20 de Outubro
Os «Juvenes Translatores» – expressão latina que significa «jovens tradutores» - terão a oportunidade de traduzir um texto, podendo optar por qualquer par de línguas de entre as 23 línguas oficiais da União Europeia. Este concurso, que tem vindo a ter cada vez mais acolhimento nas escolas, decorrerá em moldes idênticos aos das duas edições anteriores. Todos os estabelecimentos do ensino secundário que desejem participar podem inscrever-se de 1 de Setembro até 20 de Outubro.
Para mais informações: http://www.dgidc.min-edu.pt


Fonte: Boletim CIREP, Ministério da Educação, Confap, Outros

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

OCDE - Education at a Glance 2009

Relatório da OCDE
Education at a Glance 2009


A OCDE divulgou a edição de 2009 da publicação Education at a Glance onde confirma a existência de mais alunos e de melhores resultados escolares em Portugal no ano lectivo de 2006/07, período de referência da publicação. As turmas em média são mais pequenas, em Portugal, e há um maior número de professores por aluno. Os alunos portugueses, entre os 12-15 anos, têm um menor número de horas de instrução por ano do que os seus colegas dos países da OCDE.


Número de alunos matriculados

O número de alunos matriculados no sistema de ensino cresceu em Portugal. A percentagem de alunos entre os 15-19 anos inscritos no sistema de ensino atingiu os 77%, mais 4 pontos percentuais do que em 2004/05. A média da OCDE situou-se nos 82%. A distância de Portugal para a média dos países da OCDE passou dos 8 pontos percentuais, em 2004/05, para 5 pontos percentuais em 2006/07.


Taxas de transição no ensino secundário

A taxa líquida de transição no ensino secundário atingiu 65%, mais 14 pontos percentuais do que em 2004/05 (51%), iniciando a aproximação à média observada para os países da OCDE (82%). Em 2004/05, a média da OCDE situava-se nos 80%. Portugal reduziu, no espaço de dois anos, 12 pontos percentuais na distância que o separa dos países da OCDE.


Qualificação da população

A percentagem da população portuguesa dos 25-34 anos que concluiu pelo menos o ensino secundário atingiu os 44%, contrastando com os 29% observados no início da década. A média da OCDE situou-se nos 79%, demonstrando a necessidade de medidas de política, como a da escolaridade obrigatória até aos 18 anos de idade e o reforço do apoio às famílias na educação dos seus filhos, que permitam mais rapidamente aproximar Portugal dos países da OCDE.


Investimento na Educação: Recursos Financeiros

A despesa pública em educação como percentagem do PIB foi de 3,7, valor superior à média observada nos países da OCDE (3,5%). A percentagem da despesa corrente atingiu 98,1%, enquanto nos países da OCDE a média situou-se nos 92%. Em Portugal, cerca de 80% das despesas correntes respeitavam a salários. No topo da carreira os professores portugueses continuam a ser dos mais bem remunerados do espaço da EU e da OCDE.


Horas de instrução por ano durante a escolaridade obrigatória

Em Portugal, os alunos com 15 anos tinham em média por ano 821 horas de instrução. A média dos países da OCDE era de 921 horas. Na faixa etária dos 12 aos 14 anos, a média em Portugal atingiu 880 horas de instrução, situando-se a média dos países da OCDE nas 892 horas. A relação altera-se no 1.º ciclo do ensino básico. Em Portugal a média de horas de instrução por ano, para os alunos com 7 e 8 anos, foi de 855, mais 86 horas, em média, do que nos países da OCDE (769 horas).


Dimensão das turmas

Em Portugal, no primeiro e no segundo ciclos do ensino básico, o número de alunos por turma era de 19,7, enquanto nos países da OCDE a média era de 21,4.

O menor número de alunos por turma, em Portugal, verifica-se também no 3.º ciclo do ensino básico; 22,3 alunos por turma em Portugal, 23,9 alunos por turma nos países da OCDE.


Relação alunos por Professor

No primeiro e no segundo ciclos do ensino básico, o número de alunos por professor era de 11,8, em Portugal, contrastando com os 16 alunos por professor nos países da OCDE. No terceiro ciclo do ensino básico a relação era de 7,9 alunos por professor, enquanto nos países da OCDE a média se situava nos 13,2 alunos por professor. No ensino secundário, Portugal apresentava um rácio de 8,4 alunos por professor, enquanto nos países da OCDE a relação era de 12,5 alunos por professor.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Conselhos aos pais - Um manual para encarregados de educação

Crianças doentes... pais em casa

A Gripe A pode obrigar muitos pais a ficar em casa, seja para tomar conta de um filho doente ou porque a escola fechou, por prevenção. Uma situação excepcional que já obrigou a alterar o sistema das baixas médicas.

Quem ficar a cuidar de um filho tem direito a faltar ao trabalho para prestar assistência à família. Nestes casos, a remuneração é equivalente a 65% do ordenado:

Até 30 dias por ano, se a criança for menor de 12 anos, ou independentemente da idade, se for portadora de deficiência ou doença crónica
Até 15 dias por ano, se a criança for maior de 12 anos, ou independentemente da idade, se for portadora de deficiência ou doença crónica
Durante todo o período de uma hospitalização
Se eu ficar doente, o meu filho deve ficar em casa?

Neste caso, a recomendação oficial é a de que todo o agregado familiar mantenha a rotina, ou seja, as crianças não devem deixar de ir à escola. Filipe Froes, consultor da Direcção-Geral da Saúde (DGS), recomenda, no entanto, que o doente cumpra as regras de isolamento e protecção, além de que deve ser reforçada a vigilância aos sintomas nos restantes membros da família. Os contactos próximos que façam parte de um grupo de risco - asmáticos, diabéticos - devem tomar Tamiflu, preventivamente. Pedro Simas, virologista do Instituto de Medicina Molecular, tem outra opinião: "A probabilidade de transmissão do vírus entre pessoas que vivem na mesma casa é muito grande. Numa lógica de contenção da epidemia, fará mais sentido que todo o agregado familiar respeite a quarentena de sete dias."

Devem evitar-se os autocarros para a escola?

Nos transportes camarários, de uso exclusivo das escolas, é importante que cada criança ocupe sempre o mesmo lugar. Desta forma, reduz-se o contágio e facilita-se o controlo da epidemia. Nos transportes públicos, é importante seguir todos as regras de contenção da epidemia (cuidado ao espirrar, tossir) e evitar estar muito próximo das outras pessoas. À saída do autocarro deve lavar-se as mãos ou desinfectá-las com uma substância alcoólica. Ao mínimo sinal de gripe, a ordem é deixar de andar de transportes colectivos. Sempre que possível, e nas alturas de pico da epidemia, é preferível que os alunos vão para a escola a pé ou em viatura particular.

Devo adiar a entrada do meu filho na creche?

Na gíria pediátrica, o infantário ganha a designação de "infectário". Um mal necessário que se paga com doenças, sobretudo infecções respiratórias, desde que a criança entra na escola. "Antes, as doenças apareciam na escola primária, agora é mais cedo", nota a pediatra do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, Paula Valente. Mesmo assim, esta médica, de 67 anos, não advoga o adiar da entrada na creche. "Há medidas que não são realistas. Se os pais tiverem de deixar os filhos na escola para poder ir trabalhar, não faz sentido aconselhar o contrário." No entanto, para as crianças com menos de 6 meses ou com problemas respiratórios, a especialista recomenda que se evite a ida para a creche, especialmente no pico da epidemia.

O que guardar na mochila?

Garrafa de água (os bebedouros estarão selados)
Lenços de papel (usar uma vez e deitar fora)
Toalhetes desinfectantes (para usar sempre que não for possível lavar as mãos com sabão)
Um iogurte, uma sande e uma peça de fruta (uma alimentação equilibrada - variada e rica em vitaminas - é fundamental para enfrentar o vírus)
O contacto mais imediato dos pais ou encarregado de educação
Conselhos aos pais

- Em Portugal, 30% das crianças têm excesso de peso e a obesidade é um dos factores de risco, em matéria de gripe. Nunca é tarde para adoptar hábitos de alimentação saudável - a típica dieta mediterrânica, rica em verduras, fruta, azeite e pão

- Cabe aos pais informar os responsáveis da escola acerca das fragilidades dos seus filhos, sinalizando problemas respiratórios, diabetes, alergias a medicamentos ou qualquer outra patologia que possa condicionar o estado geral de saúde

- É importante ensinar as crianças a tossir e espirrar para o antebraço ou para um lenço de papel, que deverá ser deitado fora, depois de utilizado

- A lavagem das mãos deve ser adoptada pelas crianças como rotina, antes de saírem de casa e quando regressarem da escola

- Uma criança com febre tem de ficar em casa

- A escola deve ser avisada, no caso de um diagnóstico de gripe

- Os espaços abertos, como jardins ou parques, devem ser preferidos, relativamente aos locais fechados, com pouca circulação de ar

- Restringir as visitas de pessoas com sintomas gripais

- Consultar o médico de família para avaliar a necessidade de vacinar ou não as crianças contra a Gripe A (as primeiras vacinas estarão disponíveis em Setembro, para os grupos de risco)

- Manter em casa uma reserva de paracetamol, toalhetes desinfectantes, máscaras de protecção

- Estar atento aos sintomas gripais - febre alta, de início súbito, dores no corpo, tosse, nariz entupido, dor de garganta, arrepios, fadiga, vómitos ou diarreia

- Evitar as urgências hospitalares e ligar para a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24)

E se a gripe lhe bater à porta...

- O doente deve ficar num quarto, sozinho, de porta fechada, idealmente com uma casa de banho de uso exclusivo

- Deve ser sempre a mesma pessoa a cuidar do paciente, sendo esta a única a entrar no quarto

- Mulheres grávidas ou pessoas com doenças crónicas não devem aproximar-se do doente

- O espaço onde está o engripado deve ser arejado, com janelas, bem como as zonas comuns da casa

- Os objectos e roupas não devem ser partilhados

- Nos doentes, medir a febre de manhã e à noite, registar a evolução e controlá-la com paracetamol

- Tomar muitos líquidos para manter a hidratação

Alerta

- Dificuldade respiratória, vómitos persistentes, prostração, pele arroxeada, recusa alimentar ou persistência da febre durante mais de quatro dias, são sinais de complicações

Concursos dos professores podem ser próxima guerra

PS e CDS defendem, nos seus programas eleitorais, a contratação directa dos professores pelas escolas. Sindicatos e movimentos de docentes repudiam a medida, deixando antever nova contestação que poderá marcar ano lectivo e legislatura.

A medida é proposta pelos dois partidos no âmbito do reforço de autonomia das escolas. Se o PS vencer as eleições sem maioria a sintonia poderá traduzir-se num acordo e a mudança ser aprovada, no Parlamento. Independentemente do resultado das eleições, sindicatos e movimentos já colocam a matéria no topo das suas prioridades para o próximo ano lectivo.

"O próximo governo terá de fazer novo concurso no próximo ano", afirma, taxativo, Mário Nogueira. O secretário-geral da Fenprof justifica a sua reivindicação por este ano terem entrado nos quadros menos de 400 professores e 40 mil serem contratados durante o ano lectivo. "Se não houver mais concursos nos próximos quatro anos, com as aposentações, as escolas vão ficar cheias de contratados, que nunca sabem se ficam lá no ano seguinte". Nogueira alega que a medida é meramente economicista - um professor contratado com 15 anos de serviço ganha menos do que um docente no primeiro escalão da profissão. Por exemplo, um de Informática (grupo disciplinar com menos docentes e vagas crescentes) que "tenha a sorte de entrar nos quadros com um ano de serviço. Ou menos".

Já o líder da FNE que "a deturpação das listas graduadas está a criar escuridão" e a prova é nova bolsa de recrutamento (que substitui as colocações por cíclicas) que não permite "aos docentes contratados saberem como as listas são elaboradas nem o seu posicionamento nelas".

Outra das prioridades dos sindicatos e movimentos é a revisão da lei de Educação Especial. Apesar da aplicação da CIF também ter merecido contestação dos docentes, essa mudança não consta de nenhum programa eleitoral. Mário Nogueira, no entanto, acredita que essa reforma também será revista. Assim como a gestão escolar e até os programas curriculares. Já a Confederação Nacional de Associações de Pais (Confap) elege, sem hesitações, a revisão dos ciclos de ensino como a reforma urgente que tem de ser tomada para a melhoria dos resultados escolares.

"É a prioridade das prioridades", defendeu ao JN Albino Almeida, não escondendo a preocupação por os partidos políticos pouco espaço dedicarem, muito menos com medidas concretas, à revisão dos ciclos e dos programas.

"A revisão do 3º ciclo é a mais urgente" e o prolongamento da escolaridade obrigatória de 12 anos só reforça essa necessidade, precisa o presidente da Confap. os alunos "têm 14 disciplinas, muito dispersas, que deveriam estar agrupadas por áreas temáticas e a orientação vocacional deve começar logo no 7º ano", defende. Já o 2º ciclo "deve ser integrado no 1º, num único ciclo". A reforma, garante, não implica a necessidade de menos professores porque as turmas devem ser reduzidas.


JN

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Mesmo que chova

É evidente que as escolas devem ser dirigidas por professores, pois as escolas são centros educativos e os professores é que entendem de educação. Mas é igualmente certo que, sendo possível, as escolas devem ser geridas por gestores profissionais, visto que, apesar de serem centros educativos, a tarefa que está em causa é uma tarefa de gestão. E os professores pouco entendem de gestão.

Dirigir e gerir são tarefas muito diferentes. Dirigir é orientar, é ser chefe: encaminhar outras pessoas por um caminho que é bom para elas; encontrar os declives que conduzem ao bem comum e ao bem de cada um; ter maior preocupação com as pessoas do que com as coisas. Gerir é fazer contas e tratar da manutenção dos meios materiais. E é uma tarefa menor, embora necessária, numa escola.

É um erro colocar educadores a fazer contas, e é outro erro confiar a gestores a orientação de pessoas.

Se uma eventual má experiência de ter professores a gerir as escolas conduzir à decisão de passarmos a ter gestores a dirigi-las, trocaremos um erro por outro erro. Certamente um erro menor por um erro maior.

Uma escola devia ser dirigida por professores, que deviam ser educadores. E poderia ser gerida por gestores, de modo a libertar os educadores para as tarefas que lhes são próprias.

Há muito tempo que a tarefa de governar se tornou quase só na tarefa de gerir dinheiros públicos. E, por isso, há muito também que a educação passou a ser para os governantes - tal como a saúde, por exemplo - fundamentalmente uma questão de dinheiro. Não é de estranhar, portanto, que se fale em entregar a direcção das escolas a gestores profissionais...

Quando falam de gestores profissionais para as escolas estão a falar de um assunto da área económica e não de uma questão educativa. E seria interessante que se falasse de questões educativas quando se fala de educação.

As verdadeiras questões da educação resultam de que nas escolas há pessoas jovens, que devem ser ajudadas, tanto quanto possível, a serem felizes. E em que a felicidade dessas pessoas, como a de todas as outras, consiste em satisfazerem a ânsia profunda que têm de verdade, de bem e de beleza. Não em terem coisas e conforto.

As escolas não são - e é essa a visão da economia - caixotes cinzentos cheios de equipamentos e estruturas, como cadeiras, mesas, computadores, bares e cantinas. São lugares sempre bonitos porque estão cheios de crianças, e as crianças, em grande parte, têm ainda os olhos limpos e a alma limpa. Têm aquela ingenuidade encantadora que lhes permite pensarem que nós, os adultos, somos bons...

"A melhor escola onde estive - disse-me uma vez uma colega - era uma espécie de barracão com salas onde chovia e entrava vento quase como na rua". A melhor escola não é a que tem boas condições materiais e é bem gerida. É, antes, aquela onde às crianças capazes de pensarem que os adultos são bons se juntam adultos que querem ser bons e sonham com tornar felizes as crianças. Nessa escola, mesmo que chova, há alegria e sonhos; aprende-se muito e aprendem-se coisas daquelas que são importantes.

Pode ser que a escola precise de gestores; mas precisa, muito principalmente, de educadores. Essa é que é a grande questão, na qual todos têm evitado tocar. Educadores são as pessoas raras que é preciso encontrar. Não há muitos educadores. O que há é aquilo a que chamamos professores e deveríamos chamar instrutores, porque se limitam quase todos a transmitir informação técnica das suas áreas específicas, sem tocarem na formação dos alunos como pessoas, em colaboração com os pais.

Se quiserem, coloquem nas escolas uma pessoa que faça as contas da cantina e do bar, substitua as lâmpadas fundidas e controle os gastos com detergente. Só não entendo é por que razão devemos entender que estão a ser tomadas, dessa forma, medidas educativas.




Paulo Geraldo

domingo, 13 de setembro de 2009

O Bébé, a Marilu e o Valter

À porta do Ministério da Educação, na Av. 5 de Outubro, foi encontrado um recém-nascido abandonado.
O bebé foi limpo e alimentado pelos funcionários que decidiram dar conhecimento do assunto à Ministra da Educação. Depois de oito dias, é emitida a seguinte determinação, dirigida ao Secretário de Estado, Valter Lemos
Forme-se um Grupo de Trabalho para investigar
a) - Se o 'encontrado' é produto doméstico deste Ministério;
b) - Se algum funcionário deste Ministério se encontra com responsabilidades neste assunto.
Após um mês de investigação, o Grupo de Trabalho, nomeado por Valter Lemos, conclui:

' O encontrado' nada tem a ver com este Ministério pelas razões seguintes:
a) - Neste Ministério não se faz nada por prazer nem por amor;
b) - Neste Ministério jamais duas pessoas colaboram intimamente para fazerem alguma coisa de positivo;
c) - Neste Ministério tudo o que se faz não tem pés nem cabeça;
d) - No arquivo deste Ministério nada consta que tivesse estado terminado em apenas 9 meses.

Assina: O Coordenador do Grupo de Trabalho

GRIPE A (H1N1) - Planos de Contingência para Creches, Jardins-de-infância, Escolas e outros Estabelecimentos

O objectivo do Plano de Contingência é manter a actividade da instituição escolar, em face dos possíveis efeitos da pandemia, nomeadamente o absentismo dos profissionais e dos alunos e respectivas repercussões nas actividades escolares e no ambiente familiar e social de toda a comunidade educativa.



Consiste num conjunto de medidas e acções que deverão ser aplicadas oportunamente, de modo articulado, em cada fase da evolução da pandemia da gripe.

A elaboração do Plano de Contingência é da responsabilidade de cada instituição escolar e inicia-se com a análise das possíveis consequências no seu funcionamento, em particular nas áreas críticas de actividade, perante diferentes cenários de absentismo e disfunção social.

As medidas necessárias, a sua calendarização, bem como as responsabilidades de cada pessoa dentro da instituição, devem ser ajustadas aos diferentes cenários de evolução da pandemia, a fim de assegurar que cada um saiba o que fazer em situação de crise e o que esperar das acções desenvolvidas por si e pelos outros.

Elaborar um Plano de Contingência permite que a Escola se prepare para enfrentar, de modo adequado, as possíveis consequências de uma pandemia de Gripe, em estreita articulação com as famílias, os serviços de saúde e outras estruturas pertinentes da comunidade educativa.


Orientações para a sua elaboração (Descarregar documento da DGS)






Gripe A
Recomendações

Face aos novos casos de Gripe A verificados divulgamos novamente as recomendações, apelando às escolas e autarquias que procedam nesta fase de interrupção lectiva ás necessárias implementações de meios de higiene nas nossas escolas.

A CONFAP recebeu da Direcção Geral de Saúde (DGS) e da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) as recomendações para as escolas sobre a Gripe A.







A informação também está disponível na página da DGS (http://www.dgs.pt/) onde foi criado um 'Microsite da Gripe'

Abrindo a página, o caminho é clicar em: 'Microsite da Gripe', depois em 'Informações e recomendações aos cidadãos' e, finalmente, em 'Informação e Recomendações para Escolas e outros Estabelecimentos de Educação'.

Além da muita informação disponibilizada, perguntas e respostas, destacamos a documentação sobre:

Comunicação Pública 02, de 17/07/2009
Documento da Escola Nacional de Saúde Pública em colaboração com a Direcção-Geral da Saúde e o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian

NOVO - Documento da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto que tem como objectivo ajudar os Portugueses a organizarem atempadamente a sua alimentação para enfrentarem a pandemia de gripe


e ainda outros conselhos sobre a Gripe e de Saúde em geral naEnciclopédia da Saúde do Ministério da Saúde.


No final do texto estão dois cartazes que poderão ser úteis para promover a lavagem das mãos e evitar o contágio, os quais podem ser policopiados e disponibilizados/afixados nas instalações sanitárias das escolas e em locais de grande visibilidade.



Aproveitando a interrupção lectiva, as escolas devem adoptar medidas de higiene nas instalações sanitárias, nomeadamente na disponibilização de dispensadores de sabão para a lavagem das mãos e secadores de mãos ou toalhetes descartáveis, inexistentes na maioria das nossas escolas e que se reflectem nos hábitos de higiene.



Gripe A: Prevenir nunca é demais!


Também a Unidade de Promoção e Qualidade, do Instituto Português da Qualidade, editou um folheto, que enviou à CONFAP para divulgação, sobre o vírus H1N1 e quais as medidas de prevenção a serem tomadas.






Informamos que, em caso de suspeita de pessoa infectada deve ligar para a Linha Saúde 24 : 808 24 24 24.



sábado, 12 de setembro de 2009

RVCC - Competências

Cientistas ao Palco


Os investigadores de Portugal estão a preparar-lhe uma noite diferente.
No dia 25 de Setembro o “Cientistas ao Palco” vai participar na Noite Europeia dos Investigadores!

É uma iniciativa da Comissão Europeia que tem lugar desde 2005, simultaneamente em várias cidades da União Europeia. O objectivo é aproximar a população em geral da comunidade científica, desmistificar o papel dos investigadores e, através de inúmeras actividades, demonstrar o impacto da investigação científica no quotidiano de cada cidadão.

Em Portugal, o projecto é coordenado pelo Instituto Gulbenkian de Ciência, em parceria com o Instituto de Medicina Molecular, Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa, CRIA da Universidade do Algarve, Gabinete de Inovação da Universidade do Porto, Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, Natura Algarve, Museu de Ciência de Coimbra, entre outros.
Este ano, o meio escolhido foi o teatro e as artes de palco. Ao longo do dia, teremos investigadores a fazerem diferentes performances de teatro e a apresentarem as peças de teatro criadas ao longo destes meses especialmente para este evento.

Estarão também disponíveis várias actividades multidisciplinares e interactivas, dedicadas a públicos de todas as idades, através das quais, a comunidade poderá experimentar Ciência e saber mais sobre os investigadores das diferentes áreas científicas.

O programa tem muitas surpresas. Poderá consultá-lo, assim como saber mais informações sobre o projecto, em: www.cientistasaopalco.com.

Os eventos planeados nas 4 cidades do dia 25 de Setembro, acontecem entre as 14h e as 24h nos seguintes locais:
- Porto - Praça dos Leões;
- Coimbra - Museu da Ciência;
- Lisboa - jardins da Fundação Calouste Gulbenkian;
- Olhão - Ria Shopping.

Gostaríamos assim de convidar todas as escolas do país a visitarem o Cientistas ao Palco, proporcionando uma nova forma de contacto com a ciência e com o que significa isso de ser cientista. As visitas para grupos escolares serão organizadas e enviamos o contacto para cada uma das cidades.

Para que as visitas decorram da melhor forma, pedimos a todas escolas interessadas em participar que enviem um email com as seguintes informações:
Nome da escola:
Morada:
Telefone:
Contacto do professor responsável pela visita (nome, e-mail, contacto telefónico, disciplina que lecciona):
Nº de alunos:
Ano de escolaridade:
Área dos alunos:
Disciplina referente à visita:
Hora da visita e duração prevista:
Necessidades especiais (problemas de mobilidade ou outros):

O email deverá ser enviado para os seguintes contactos, de acordo com o local que irão visitar:
Porto - soniapereira@reit.up.pt
Lisboa - rn09@igc.gulbenkian.pt
Coimbra - pcasaleiro@museudaciencia.pt
Olhão - soniam@natura-algarve.com

E os alunos poderão, desde já, participar na iniciativa do próximo ano!
Enviamos também o convite de participação no Concurso de Posters do cartaz da Noite dos Investigadores do próximo ano.
O concurso está aberto até o dia 15 de Setembro, data a partir da qual haverá uma votação online. Os 10 melhores cartazes irão receber prémios no dia do evento.
Para mais informações e para obter o regulamento, consulte o website www.cientistasaopalco.com.
Esperamos por vocês no dia 25 de Setembro!
Obrigada,
Cientistas ao Palco
www.cientistasaopalco.com