segunda-feira, 28 de abril de 2014

Multimédia - Lâmpada Simples

Descritivo: Applet que mostra o funcionamento de um circuito onde se insere uma lâmpada de incandescência. É de aprofundamento naturalmente, mas pode ser usado para ilustrar o processo de passgem da corrente no 3º Ciclo e para estudo mais aprofundado da lei de Joule ou circuitos eléctricos no 12º Ano. É um applet da autoria do professor Jean-Jacques ROUSSEAU da Faculté des Sciences exactes et naturelles da Université du Maine - Le Mans. Pode descarregar o ficheiro para o seu computador e ao descompactá-lo, será criada uma pasta dentro da qual deve activar o ficheiro html.


Interactividade: Activo
Tempo: Não Aplicável
Tema: Transformação de energia
Unidade Didáctica: Viver melhor na Terra
Nome do ficheiro Lâmpada Simples.zip
Tamanho 6.57 kB
Tipo zip (Tipo de Mime: application/zip)
Site http://www.univ-lemans.fr/enseignements/physique/02/

Conteúdo - Desordens de atenção


Desordens de atenção como o nome indica a atenção não é normal e existem problemas e dificuldades ao nível da atenção.

Hoje este é um assunto por demais falado e discutido em muitos meios uma vez que afecta, a família (pais), escola (professores e alunos), sociedade, etc.

As desordens de atenção levam a problemas das mais variadas ordens desde dificuldades de aprendizagem, dificuldades de interacção, dificuldades de trabalho, etc.

As desordens de atenção são particularmente importantes na aprendizagem de qualquer tarefa quer nas crianças quer nos adultos.

Na sala de aula isso é particularmente preocupante pois perturba a aula, o professor e toda a turma.

No mundo do trabalho isso pode provocar acidentes o que pode ser gravoso para todas as pessoas e pode levar a situações graves.

Há que corrigir as desordens de atenção na sua origem e para isso há que saber quais as causas de tal problema.

Muitas das causas das desordens de atenção são físicas mas infelizmente os mais modernos aparelhos ainda não as conseguem detectar pelo que tem levado a uma desorientação das pessoas que investigam esta situação.

Uma vez que nada se detecta, as teorias são muitas mas .... as soluções são poucas.

Dessa forma muito se faz mas pouco se resolve e as pessoas passam a acreditar que não existem saídas nem soluções o que não é verdade.

Na verdade na medicina e na ciência é que não se obtêm saídas nem soluções uma vez que os exames e aparelhos actualmente existentes não conseguem detectar as causas das desordens de atenção e de muitos outros problemas.

Felizmente que hoje existem soluções que apesar de levarem algum tempo, dão resultados que nunca se pensaram ser possíveis.

Dentre elas temos a Terapia Sacro Craniana (Craneo Sacral) e a Libertação Miofascial.

Estas terapias trabalham o sistema sacro craniano que é um sistema ignorado pela medicina mas que é o responsável por todo o sistema nervoso. Ele cria todo o ambiente fisiológico no qual todo o sistema nervoso, vive, funciona e se desenvolve.

Hoje qualquer pessoa bem treinada e com bons conhecimentos consegue detectar e corrigir alterações e disfunções no sistema sacro craniano e dessa forma consegue melhorar significativamente as desordens de atenção.

Mas mesmo assim existem muitas outras razões e situações que precisam de ser corrigidas caso se deseje resultados rápidos e eficazes.

Nem sempre existe uma causa única para as desordens de atenção pelo que há que saber detectar as causas e as razões pelas quais a situação existe e o que fazer para as corrigir.

E para o efeito há que usar de várias abordagens e conhecimentos e as duas terapias acima só dão uma parte das respostas.

Existem outras abordagens e outros conhecimentos que precisam de ser empregues para que se possam detectar e corrigir as causas por detrás das desordens de atenção.

Hoje consegue-se fazer muita coisa e obter bons resultados em situações onde frequentemente se diz nada ser possível fazer.


Notícia retirada daqui

Vídeo - Sistema Digestivo

AEC - Proposta de Dança Hip Hop - 1º Ciclo do Ensino Básico


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sábado, 26 de abril de 2014

Powerpoint - Onde a Terra encontra o Mar


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Resumo - Emotivismo



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Higiene e Segurança no Trabalho - Powerpoint sobre a postura no local de trabalho e no levantamento de cargas


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Powerpoint sobre Infra-Estruturas Básicas e Paisagísticas em Jardins


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Multimédia - Lâmpada Simples

Descritivo: Applet que mostra o funcionamento de um circuito onde se insere uma lâmpada de incandescência. É de aprofundamento naturalmente, mas pode ser usado para ilustrar o processo de passgem da corrente no 3º Ciclo e para estudo mais aprofundado da lei de Joule ou circuitos eléctricos no 12º Ano. É um applet da autoria do professor Jean-Jacques ROUSSEAU da Faculté des Sciences exactes et naturelles da Université du Maine - Le Mans. Pode descarregar o ficheiro para o seu computador e ao descompactá-lo, será criada uma pasta dentro da qual deve activar o ficheiro html.


Interactividade: Activo
Tempo: Não Aplicável
Tema: Transformação de energia
Unidade Didáctica: Viver melhor na Terra
Nome do ficheiro Lâmpada Simples.zip
Tamanho 6.57 kB
Tipo zip (Tipo de Mime: application/zip)
Site http://www.univ-lemans.fr/enseignements/physique/02/

Conteúdo - Causas e Tratamento da Dislexia

Causas
Quer a dislexia quer o autismo, a hiperactividade, as desordens de atenção, os problemas de aprendizagem e muitos outros problemas, são problemas com que nos deparamos no nosso dia a dia e para os quais poucas soluções existem ou melhor poucas soluções se conhecem.

No entanto cada vez mais estão a surgir novas teorias e novas soluções para aliviar, melhorar e resolver tais problemas.

Hoje sabe-se que a dislexia, o autismo, a hiperactividade, as desordens de atenção, os problemas de aprendizagem, etc. se devem a disfunções (maus funcionamentos):
-A nível do sistema nervoso,
-A nível do sistema proprioceptivo,
-A nível de alterações posturais,
-A nível emocional e
-Outros.

O sistema nervoso é um campo muito vasto e como tal existem muitas teorias acerca dele, do seu funcionamento e do seu tratamento.

No entanto as soluções correntes:
-Não dão resultados,
-Dão poucos resultados,
-Levam tempo a dar resultados ou
-Esses resultados são inconsistentes resultando numas situações mas não em outras.
-Isto mostra que as abordagens usualmente usadas não são as melhores.

A observação de pessoas e crianças com dislexia, autismo, hiperactividade, desordens de atenção, problemas de aprendizagem e muitas outras condições tem mostrado a existência de disfunções e alterações:
-A nível do sistema nervoso,
-A nível do sistema proprioceptivo,
-A nível de alterações posturais,
-A nível emocional e
-Outros.

Tem-se visto que a correcção destas disfunções resultam num melhoramento bastante grande das seguintes condições:
-Dislexia,
-Autismo,
-Hiperactividade,
-Desordens de atenção,
-Problemas de aprendizagem,
-Agressividade,
-Maus comportamentos,
-Depressão,
-etc.

Estas disfunções ou maus funcionamentos resultam quase sempre de alterações existentes no corpo, no sistema sacro craniano, no sistema emocional e outros.

Infelizmente muitas das disfunções existentes no corpo ou no sistema sacro craniano não são detectáveis nos exames médicos que actualmente se fazem e apenas podem ser detectadas e corrigidas por pessoas que são treinadas para o efeito.

Uma vez que essas disfunções não são visíveis nos exames e uma vez que são muito poucas as pessoas treinadas na sua detecção e correcção, estas disfunções passam completamente despercebidos da grande maioria dos profissionais de saúde.

Uma vez que estas disfunções não são detectadas, elas não são corrigidas.

O que se detectam são as consequências ou os resultados dos maus funcionamentos do corpo e do sistema sacro craniano, mas não as suas causas ou origens.
-Muitas vezes usa-se a medicação mas a medicação não cura; apenas estabiliza.
-Os apoios apenas apenas ajudam mas não resolvem. O esforço, empenho e trabalho ajudam mas não resolvem o problema.
-O problema é sempre um problema crónico que se irá manter.
-As causas não sendo corrigidas, o problema irá manter-se para o resto da vida até ser resolvido de vez.
-As disfunções não são detectáveis nos exames médicos que actualmente se fazem e dessa maneira não são observadas e dessa forma não são corrigidas.
-Existem muitas causas por detrás da dislexia, da hiperactividade, dos problemas de aprendizagem, etc.

O que há a fazer é identificar e corrigir essas causas.

Hoje existem abordagens e terapias que trabalham e corrigem estes problemas na sua origem.

Tratamento
Uma vez que quer a dislexia, quer a hiperatividade, quer muitos outros problemas de saúde se devem a alterações e disfunções do corpo, do sistema sacro craniano, do sistema proprioceptivo, do sistema emocional, etc.

O síndrome de deficiência postural (SDP) é o resultado de alteraçõs do sistema proprioceptivo. Estas alterações podem resultar em dislexia, défice de atenção, hiperactividade, tonturas, vertigens, desequilíbrios, dores de cabeça, enxaquecas, dores no corpo, mãos frias, etc.

O que há a fazer é corrigir todas essas alterações e disfunções.

Infelizmente estas disfunções não se conseguem detectar como os exames médicos que actualmente se fazem e só pessoas com conhecimentos, treinadas e com boa sensibilidade as conseguem detectar e corrigir.

O facto de não existirem exames médicos que detectem estas alterações e disfunções explica a falta de explicações e de resultados pela medicina.

No entanto felizmente muito trabalho, investigação e exames já foram feitos e hoje começam a surgir máquinas e aparelhos que permitem ver e mostrar o que está mal com o corpo, com o sistema sacro craniano, com o sistema proprioceptivo, etc..

É com base nestes estudos e investigações que surgiram terapias que permitem corrigir todas estes problemas, resolvendo-os de vez ou melhorando-os significativamente.

Esse é um trabalho que leva tempo e que tem de ser levado até um ponto óptimo para que os resultados aconteçam e permaneçam.

Alterar a estrutura do corpo e do sistema sacro craniano não é um trabalho fácil nem rápido.

Hoje temos a capacidade e o conhecimento acerca de como o fazer mas mesmo assim isso é um trabalho que só alguns conseguem fazer uma vez que requer conhecimento, muita sensibilidade, muito treino e muita prática.

O numero de sessões requeridas podem ir de 3 a 12 para se verem alguns resultados, mas para se conseguirem resultados estáveis e concretos costumam ser precisos entre 18 a 40 sessões ou por vezes mais, consoante a situação e resposta da pessoa.

Por norma os tratamentos são feitos com a pessoa vestida pelo que se recomenda roupas leves e práticas, se bem que por vezes possa haver a necessidade de colocar as mãos em contacto com o corpo.

Por forma a obter o máximo de rendimento destes tratamentos, eles devem ser feitos uma a três vezes por semana e com um mínimo de 20 a 30 sessões. Normalmente os resultados começam a ver-se e sentir-se ao fim de 4 a 18 sessões se bem que seja frequente ver-se resultados logo após a primeira sessão. 

Geralmente as crianças reagem melhor e mais rápido do que os adultos pelo que costumam precisar de menos sessões (18 a 30) para resolverem ou melhorarem a maioria dos seus problemas.

Este é um trabalho de desmemorização e correcção dos tecidos e de eliminação de hábitos e padrões que se encontram instalados no corpo, na fáscia e no sistema sacro craniano e que isso leva tempo a fazer.

Após as sessões iniciais, (mais frequentes para ultrapassar ou melhorar substancialmente o problema rapidamente), é recomendável manter tratamentos regulares (um por semana, ou um de 15 em 15 dias ou eventualmente um por mês) para continuar a trabalhar outras situações que se encontram mais profundas e aquelas que entretanto se vão acumulando como o stress e os problemas do dia a dia.

Tudo isto é válido não só para a dislexia, como para a hiperactividade, desordens e défice de atenção, escoliose, autismo, e muitas outras situações como enxaquecas, dores crónicas, fibromialgia, problemas de coluna, perna curta, luxação congénita da anca (deslocamento de anca) , etc..

Estas informações são baseadas na minha experiência com a aplicação da Libertação Miofascial e outras abordagens e não devem ser transpostas para outras terapias, abordagens ou profissionais.

A razão de eu usar a Libertação Miofascial e outras abordagens devem-se aos seus resultados, rapidez e eficácia.

A Libertação Miofascial e outras abordagens permitem melhorar significativamente toda a postura assim como o SDP (síndroma de deficiência postural).

Há que ir às causas e resolvê-las. Para isso há que saber o que está por detrás dos problemas para depois saber o que aplicar e como aplicar para que as causas dos problemas se possam corrigir.

Infelizmente não basta apenas aplicar-se terapias que resultam; há que saber como as usar na pessoa e na situação em causa.

Os resultados dependem do profissional, dos seus conhecimentos e experiência.

Esses resultados dependem também muito das terapias que ele aplica e se elas são ou não as mais indicadas para a situação em causa.


Notícia retirada daqui


Vídeo - Sistema Cardiovascular

Planificação - Estudo do Meio


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