terça-feira, 7 de novembro de 2017

Notícia - Cientistas investigam papa-formigas-pigmeu

O tamanduá é uma espécie quase desconhecida. Sabe-se apenas que mede 20 centímetros e pesa cerca de 300 gramas.

Um grupo de cientistas brasileiros está na floresta da Amazónia em busca de novas informações sobre a menor espécie de tamanduá do mundo, o Cyclopes didactylus. Conhecido como tamanduá, o animal ainda foi pouco estudado, mas sabe-se que tem peso médio de 300 gramas e mede 20 centímetros, descontando a cauda, revela o Globo. A maior espécie de papa-formigas existente, o tamanduá-bandeira, pode pesar 50 kg e medir até 2 metros, contando a cauda, e está ameaçada de extinção. De acordo com Flávia Miranda, pesquisadora do Instituto de Pesquisa e Conservação de Tamanduás no Brasil (Projecto Tamanduá), ainda não é possível dizer se o tamanduá corre risco de desaparecer, devido à escassez de informações. Mas há relatos de que o animal é capturado para domesticação e suspeita-se de que é caçado como alimento em algumas comunidades da floresta. "Não há estatísticas sobre o tamanduá", explica, embora se pense que a população da espécie na Amazónia é vasta. A distribuição original abrange florestas tropicais na América Central e do Sul, em regiões abaixo de 1500 m de altitude. Esta nova pesquisa vai permitir fazer descrições sobre a ecologia, as doenças e a genética da espécie. "Pretendemos entender como vivem as populações do animal no Brasil e, a partir disso, identificar um plano de acção." Por enquanto, sabe-se que o tamanduá tem hábitos nocturnos e que se alimenta basicamente de formigas e térmitas.

Postal Antigo - Angola - Grupo étnico umbundo - Mulher Kaconda Huíla


Biografia - Karl Landsteiner


A ideia surgiu ao ler uma biografia de Karl Landsteiner; porque não escrever pequenas biografias sobre grandes génios? Porque não falar sobre aqueles, que por ainda ninguém ter descoberto a vida eterna, não se encontram já entre nós?...
Pois bem, é isso que eu proponho fazer, falar sobre grandes génios, dando uma visão global da sua vida cientifica e, na medida do possível, da sua vida pessoal.
Há um século atrás, em 1900, Karl Landsteiner descobriu os grupos sanguíneos humanos tornando assim possível efectuar com êxito transfusões sanguíneas - até à data apenas uma pequena percentagem das transfusões realizadas tinha sucesso, sendo mesmo proibida a sua prática.

Karl Landsteiner nasceu a 14 de Junho de 1868 em Viena. O seu pai, Leopold Landsteiner, era um proeminente jornalista e um dos fundadores do jornalismo moderno austríaco, que vem a falecer aos 57 anos de ataque cardíaco após uma crise financeira e profissional.

Após perder prematuramente o pai, Karl Lansteiner, com apenas 7 anos, viveu com a sua mãe em completa reclusão. A devoção que lhe dedicava era tão profunda, que manteve a máscara funerária da mãe no seu quarto durante toda a sua vida.

Estudos

Cursou medicina na Universidade de Viena onde se dedicou ao estudo da Anatomia, Botânica e Histologia. Ainda durante o curso ofereceu-se como voluntário e cumpriu o serviço milita,r tendo sido destacado para um hospital ambulante. Na Universidade fez pós-graduações em Química e Ciências Cirúrgicas, tendo oportunidade de trabalhar com Anton Weichselbaum (descobridor do meningococos) e com Fränkel (co-descobridor do pneumococos).

Apesar de ter nascido judeu, converteu-se ao catolicismo, como era hábito entre as famílias "intelectuais" de judeus na época. No entanto, a prática religiosa não significava muito para Karl Landsteiner; a conversão ao catolicismo afastou-o do seu ambiente natural, o que lhe permitiu entregar-se totalmente ao seu trabalho cientifico.

A Investigação

As suas primeiras publicações foram sobre os glicolaldeidos e sobre a relação entre o diazobenzol e o permanganato de potássio. Neste último estudo, Landsteiner apercebeu-se do valor potencial desta relação na compreensão da especificidade das relações antigénio-anticorpo. Apesar dos seus primeiros trabalhos serem sobre química, em 1897 tornou-se assistente do director do Instituto de Anatomia Patológica de Viena, executando um quinto das autópsias realizadas por esta instituição. Durante este período publicou diversos artigos, na sua maioria sobre serologia, mas também sobre bacteriologia, virologia e anatomia patológica.

No 13º artigo de Karl, escrito em 1900, descrevia a aglutinação em glóbulos vermelhos humanos, em nota de rodapé. Nesta nota, ele chamou à atenção para o comportamento fisiológico da reacção de aglutinação entre misturas de amostras de sangue humano, discutindo a possibilidade de ocorrência de variações individuais. Noutro artigo publicado posteriormente, Karl chega a uma regra que ainda hoje é aplicada, em que "os antigénios e os anticorpos correspondentes não coexistem fisiologicamente no sangue do mesmo indivíduo". Ironicamente, Karl não reconheceu a importância da sua descoberta, por isso publicou-a em rodapé, tendo escrito num dos artigos: "Espero que isto venha a ser útil para a humanidade"! Alguns dos seus pares e assistentes desenvolveram, nos anos seguintes, as suas ideias chegando à actual nomenclatura do sistema AB0.
Após a morte da mãe em 1902, Karl deu início a uma investigação profunda como Director de Patologia e Professor Assistente de Anatomia Patológica no Hospital Wilhelmina em Viena.

Já com 48 anos e alguns anos após a morte da mãe, casa com Helena Wlasto, que lhe deu um filho, Ernest Karl, que viria a ser um cirurgião largamente conhecido em Rhode Island, onde praticava medicina.

Após a I Guerra Mundial

No final da primeira Guerra Mundial, Viena estava devastada e a população com fome. Esta situação levou Karl a aceitar um lugar como técnico de dissecção de anatomia no R.K. Ziekenhuis, um hospital católico em Haia. Nesta instituição executava análises clínicas de rotina à urina e ao sangue, exames post-mortem e exames histológicos. Toda esta actividade tinha lugar numa única sala. As condições de vida na Holanda eram melhores do que na Áustria, mas Landsteiner sentia-se desapontado com a sua actividade profissional e as perspectivas científicas. Aceitou, por isso, o convite de trabalho do Instituto Rockfeller em Nova Iorque mudando-se para lá com a família. Esta decisão provavelmente salvou a sua vida e a do filho de morrerem numa câmara de gás nazi, alguns anos mais tarde.

Também o trabalho em Nova Iorque decepcionou Landsteiner, devido à gestão inflexível do Instituto e ao pequeno espaço que lhe foi cedido para trabalhar, até à data em que recebeu o Prémio Nobel. No Instituto dedicou-se à investigação nas áreas da Imunologia, Serologia, Genética e Imunoquímica.

Neste período, Landsteiner, em conjunto com Philip Levine descobriu os antigénios M, N e P. Esta descoberta foi relatada em 18 linhas - a brevidade desta comunicação rivalizava com a nota de rodapé na qual Landsteiner "descobriu" o grupo sanguíneo AB0!

Prémio Nobel

Em 1930 Landsteiner recebeu o Prémio Nobel, a notícia foi-lhe dada por 2 dos seus assistentes, mas ele ignorou-a. Quando, durante o mesmo dia, a rádio e os jornais anunciaram a notícia do prémio, Landsteiner continuou a não acreditar! E não mencionara o facto à mulher com receio que ela mais tarde viesse a ficar desapontada.

Existem 2 aspectos nunca explicados acerca do comportamento de Landsteiner durante as cerimónias de entrega do Prémio Nobel:

não se fez acompanhar da mulher nem do filho a Estocolmo
nas fotografias oficiais todos os laureados se encontravam de frente para a câmara, excepto Landsteiner que se sentou de perfil.
Para além da contribuição para a Medicina Transfusional, Landsteiner realizou outros estudos em diversas áreas, igualmente importantes.

Aos 71 anos (1939) aposentou-se do Instituto Rockfeller, mas continuou a trabalhar num pequeno laboratório com alguns dos seus assistentes. Os seus últimos anos de vida foram despendidos em estudos sobre tumores malignos, por surgirá sua mulher uma neoplasia na tiróide, da qual viria a morrer.

"Assim, através da pesquisa infatigável efectuada na tranquilidade do seu laboratório, Landsteiner tornou-se um dos maiores benfeitores da humanidade. Onde quer que no mundo de hoje se efectue uma transfusão, onde quer que uma mãe preocupada descubra que a vida do filho foi salva, Landsteiner estará ao seu lado a acompanhá-la, embora não o possamos ver." 
Prof. Herman Chiari

Glória Almeida

Biografia - Louis William Tomlinson


Louis William Tomlinson, nascido em Doncaster, Inglaterra, a 24 de dezembro de 1991, é filho de Johannah e Mark, e tem cinco irmãs mais novas, Charlotte, Felicite, Georgia (filha de seu pai com outra mulher) e as gémeas Daisy e Phoebe. Os seus pais separaram-se em 2011. Ele estudou na Hall Cross School, onde atuou em diversas produções, e na Hayfield School.

As suas irmãs Daisy e Phoebe tinham papéis numa série infantil chamada Fat Friends e Louis  acompanhava -as para servir de extra. 

Mais tarde, frequentou uma escola de representação em Barnsley. Ele atuou num filme de drama do ITV, chamado "If I Had You" e teve um pequeno papel em Waterloo Road. Em 2010, fez uma audição a solo na sétima edição do programa The X Factor, cantando "Hey There Delilah" logo após Simon pedir para que ele mudasse a música enquanto cantava "Elvis Ain't Dead". Louis foi eliminado da categoria "boys" e foi convidado para a banda juntamente com os outros membros.

Conteúdo - Baruch Espinoza - Conteúdo Filosófico - O terceiro género de conhecimento - beatitude


Além dos dois géneros citados anteriormente, Espinoza afirma ainda um terceiro, chamado beatitude. Esse conhecimento se caracteriza por compreender, nas coisas singulares, o aspecto da eternidade (sub specie aeternitatis). Seria algo como ver as coisas singulares como inseparáveis dos modos da substância infinita e eterna (Deus), compreendendo que as coisas singulares são elas mesmas eternas, existindo fora do tempo. Esse é um dos conceitos de Espinoza mais controversos e discutidos.

domingo, 5 de novembro de 2017

Vídeo - Isto é Matemática T06E01 O Centro de Portugal

Desenhos para colorir - Verão


Notícia - Aranha de 16 centímetros cria teias douradas

Uma equipa de investigadores do museu de História Natural Smithsonian e da Academia de Ciências da Eslovénia descobriu uma nova espécie de aranha com 16 centímetros, na África do Sul.

O aracnídeo, baptizado ‘Nephila’, além do seu impressionante tamanho, caracteriza-se pela sua capacidade para tecer uma teia de aranha dourada com um metro de diâmetro.

Actualmente são conhecidos 41 mil tipos de aracnídeos, sendo que todos os anos são acrescentadas entre 450 e 500 novas espécies. No entanto, desde o século XIX que não era descoberto um espécime que tecesse teias em tons dourados, tornando esta descoberta extraordinária na área.

Apesar das fêmeas poderem atingir os 16 centímetros, os machos são cinco vezes mais pequenos.

Os cientistas que publicaram o achado, na revista ‘PLoS ONE’, temem que a aranha esteja em risco de extinção pelo facto de o seu habitat estar restrito a um pequeno bosque no Parque Tembe Elephant, em KwaZulu-Natal.

Postal Antigo - Angola - Grupo étnico umbundo - Mulher Kaconda Huíla


Biografia - Karl Landsteiner



A ideia surgiu ao ler uma biografia de Karl Landsteiner; porque não escrever pequenas biografias sobre grandes génios? Porque não falar sobre aqueles, que por ainda ninguém ter descoberto a vida eterna, não se encontram já entre nós?...
Pois bem, é isso que eu proponho fazer, falar sobre grandes génios, dando uma visão global da sua vida cientifica e, na medida do possível, da sua vida pessoal.
Há um século atrás, em 1900, Karl Landsteiner descobriu os grupos sanguíneos humanos tornando assim possível efectuar com êxito transfusões sanguíneas - até à data apenas uma pequena percentagem das transfusões realizadas tinha sucesso, sendo mesmo proibida a sua prática.
Karl Landsteiner nasceu a 14 de Junho de 1868 em Viena. O seu pai, Leopold Landsteiner, era um proeminente jornalista e um dos fundadores do jornalismo moderno austríaco, que vem a falecer aos 57 anos de ataque cardíaco após uma crise financeira e profissional.
Após perder prematuramente o pai, Karl Lansteiner, com apenas 7 anos, viveu com a sua mãe em completa reclusão. A devoção que lhe dedicava era tão profunda, que manteve a máscara funerária da mãe no seu quarto durante toda a sua vida.

Estudos

Cursou medicina na Universidade de Viena onde se dedicou ao estudo da Anatomia, Botânica e Histologia. Ainda durante o curso ofereceu-se como voluntário e cumpriu o serviço milita,r tendo sido destacado para um hospital ambulante. Na Universidade fez pós-graduações em Química e Ciências Cirúrgicas, tendo oportunidade de trabalhar com Anton Weichselbaum (descobridor do meningococos) e com Fränkel (co-descobridor do pneumococos).
Apesar de ter nascido judeu, converteu-se ao catolicismo, como era hábito entre as famílias "intelectuais" de judeus na época. No entanto, a prática religiosa não significava muito para Karl Landsteiner; a conversão ao catolicismo afastou-o do seu ambiente natural, o que lhe permitiu entregar-se totalmente ao seu trabalho cientifico.

A Investigação

As suas primeiras publicações foram sobre os glicolaldeidos e sobre a relação entre o diazobenzol e o permanganato de potássio. Neste último estudo, Landsteiner apercebeu-se do valor potencial desta relação na compreensão da especificidade das relações antigénio-anticorpo. Apesar dos seus primeiros trabalhos serem sobre química, em 1897 tornou-se assistente do director do Instituto de Anatomia Patológica de Viena, executando um quinto das autópsias realizadas por esta instituição. Durante este período publicou diversos artigos, na sua maioria sobre serologia, mas também sobre bacteriologia, virologia e anatomia patológica.
No 13º artigo de Karl, escrito em 1900, descrevia a aglutinação em glóbulos vermelhos humanos, em nota de rodapé. Nesta nota, ele chamou à atenção para o comportamento fisiológico da reacção de aglutinação entre misturas de amostras de sangue humano, discutindo a possibilidade de ocorrência de variações individuais. Noutro artigo publicado posteriormente, Karl chega a uma regra que ainda hoje é aplicada, em que "os antigénios e os anticorpos correspondentes não coexistem fisiologicamente no sangue do mesmo indivíduo". Ironicamente, Karl não reconheceu a importância da sua descoberta, por isso publicou-a em rodapé, tendo escrito num dos artigos: "Espero que isto venha a ser útil para a humanidade"! Alguns dos seus pares e assistentes desenvolveram, nos anos seguintes, as suas ideias chegando à actual nomenclatura do sistema AB0.
Após a morte da mãe em 1902, Karl deu início a uma investigação profunda como Director de Patologia e Professor Assistente de Anatomia Patológica no Hospital Wilhelmina em Viena.
Já com 48 anos e alguns anos após a morte da mãe, casa com Helena Wlasto, que lhe deu um filho, Ernest Karl, que viria a ser um cirurgião largamente conhecido em Rhode Island, onde praticava medicina.

Após a I Guerra Mundial

No final da primeira Guerra Mundial, Viena estava devastada e a população com fome. Esta situação levou Karl a aceitar um lugar como técnico de dissecção de anatomia no R.K. Ziekenhuis, um hospital católico em Haia. Nesta instituição executava análises clínicas de rotina à urina e ao sangue, exames post-mortem e exames histológicos. Toda esta actividade tinha lugar numa única sala. As condições de vida na Holanda eram melhores do que na Áustria, mas Landsteiner sentia-se desapontado com a sua actividade profissional e as perspectivas científicas. Aceitou, por isso, o convite de trabalho do Instituto Rockfeller em Nova Iorque mudando-se para lá com a família. Esta decisão provavelmente salvou a sua vida e a do filho de morrerem numa câmara de gás nazi, alguns anos mais tarde.
Também o trabalho em Nova Iorque decepcionou Landsteiner, devido à gestão inflexível do Instituto e ao pequeno espaço que lhe foi cedido para trabalhar, até à data em que recebeu o Prémio Nobel. No Instituto dedicou-se à investigação nas áreas da Imunologia, Serologia, Genética e Imunoquímica.
Neste período, Landsteiner, em conjunto com Philip Levine descobriu os antigénios M, N e P. Esta descoberta foi relatada em 18 linhas - a brevidade desta comunicação rivalizava com a nota de rodapé na qual Landsteiner "descobriu" o grupo sanguíneo AB0!

Prémio Nobel

Em 1930 Landsteiner recebeu o Prémio Nobel, a notícia foi-lhe dada por 2 dos seus assistentes, mas ele ignorou-a. Quando, durante o mesmo dia, a rádio e os jornais anunciaram a notícia do prémio, Landsteiner continuou a não acreditar! E não mencionara o facto à mulher com receio que ela mais tarde viesse a ficar desapontada.
Existem 2 aspectos nunca explicados acerca do comportamento de Landsteiner durante as cerimónias de entrega do Prémio Nobel:
  1. não se fez acompanhar da mulher nem do filho a Estocolmo
  2. nas fotografias oficiais todos os laureados se encontravam de frente para a câmara, excepto Landsteiner que se sentou de perfil.
Para além da contribuição para a Medicina Transfusional, Landsteiner realizou outros estudos em diversas áreas, igualmente importantes.
Aos 71 anos (1939) aposentou-se do Instituto Rockfeller, mas continuou a trabalhar num pequeno laboratório com alguns dos seus assistentes. Os seus últimos anos de vida foram despendidos em estudos sobre tumores malignos, por surgirá sua mulher uma neoplasia na tiróide, da qual viria a morrer.
"Assim, através da pesquisa infatigável efectuada na tranquilidade do seu laboratório, Landsteiner tornou-se um dos maiores benfeitores da humanidade. Onde quer que no mundo de hoje se efectue uma transfusão, onde quer que uma mãe preocupada descubra que a vida do filho foi salva, Landsteiner estará ao seu lado a acompanhá-la, embora não o possamos ver."
Prof. Herman Chiari
Glória Almeida

Biografia - Niall James Horan


Niall James Horan, nascido em Mullingar, Irlanda, a 13 de setembro de 1993, é filho de Maura Gallagher e Bobby Horan e irmão de Greg Horan. Os seus pais divorciaram-se quando tinha cinco anos. Greg e ele viveram entre as casas dos pais por alguns anos e finalmente, quando jovens, decidiram morar com o pai em Mullingar. Niall foi um aluno do Coláiste Mhuire, Coláiste Mhuire e da Congregation de Christian Brothers. Durante algum tempo, pertenceu ao coro da sua escola, participando sazonalmente numa canção de natal.

Antes de sua participação no The X Factor, ele executou diversas performances na sua terra natal, inclusivé como um acto de apoio a Lloyd Daniels em Dublin. Horan toca guitarra desde sua infância.

Conteúdo - Baruch Espinoza - A influência


Spinoza ficou considerado como maldito por muitos anos após sua morte. Quem recuperou sua reputação foi o crítico alemão Gotthold Ephraim Lessing em seus diálogos com Johann Jakob Reiskei em 1784. Na sequência, o filósofo foi citado, elogiado e inspirou pessoas como os teólogos liberais Johann Gottfried von Herder e Friedrich Schleiermacher, o poeta católico Novalis e o polímata Johann Wolfgang von Goethe.

Da combinação do pensamento de Spinoza com a epistemologia de Immanuel Kant, saíram os "panteísmos" de Johann Gottlieb Fichte, Friedrich Wilhelm Joseph von Schelling e de Georg Wilhelm Friedrich Hegel. Influenciou os conceitos de Arthur Schopenhauer, Friedrich Nietzsche e Henri Bergson "vontade de viver", "vontade de poder" e "élan vital", respectivamente. Inspirou o pensador inglês Samuel Taylor Coleridge, bem como os poetas e também ingleses William Wordsworth e Shelley.

sábado, 4 de novembro de 2017

Lisboa Games Week 2017


Terá lugar na FIL – Parque das Nações, entre os dias 16 e 19 de novembro a 4.ª Edição da Lisboa Games Week (LGW).

Cerca de 6.000 alunos de todos os ciclos e seus professores, oriundos de todo o país, participarão nas ações pedagógicas e didáticas potenciadoras das aprendizagens curriculares, promovidas pela Direção-Geral da Educação (DGE), parceira da LGW Serviço Educativo. Estão igualmente disponíveis outras atividades e ações lúdicas de interação e espaços temáticos do evento.

No Stand da DGE, composto por 4 áreas (Programação, Robótica, Apps Educativas e Segurança Digital), o público poderá participar em atividades pedagógicas, de sensibilização à programação e à robótica, entre outras, experimentar ferramentas para criação de conteúdos didáticos e participar em workshops (sobre “jogos robóticos”, “criar jogos didáticos”, “gamificação em contexto educativo”, “realidade virtual e realidade aumentada”, etc). Os docentes podem ainda participar no dia 16 de Novembro, entre as 12h e as 13h, num painel sobre boas práticas no uso da gamificação em sala de aula.

Ainda se encontram abertas inscrições para alguns workshops, podendo os Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas fazer a sua pré-inscrição no endereço https://lisboagamesweek.pt/visitas-de-estudo.

A confirmação da participação será posteriormente enviada por e-mail pela organização da LGW às Direções dos Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas requerentes.

Saiba mais sobre o LGW Serviço Educativo na página oficial do evento em: https://lisboagamesweek.pt/

Concurso Símbolo de Homenagem aos Combatentes Portugueses


O concurso “Símbolo de homenagem aos combatentes portugueses”, iniciativa da Direção-Geral da Educação e da Comissão Coordenadora das Evocações do Centenário da I Guerra Mundial, convida os alunos a apresentarem uma proposta de imagem que homenageie o combatente português, refletindo um olhar simbólico da cultura e da história, do património material e da paisagem portugueses que, pela sua cor e forma, seja de fácil apropriação pela sociedade.

O concurso destina-se aos alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário e as inscrições estão abertas até 6 de janeiro, em http://area.dge.mec.pt/evoca-grande-guerra.

Esta iniciativa enquadra-se no projeto “A escola evoca a I Guerra Mundial” que se iniciou em 2014 e termina em 2018.

Regulamento e outras informações em http://www.dge.mec.pt/evocacao-do-centenario-da-i-guerra-mundial.

Marcelo alerta contra "situação cinzenta" na descentralização de competências educativas


O Presidente da República pediu hoje que o processo de descentralização de competências educativas seja feito com clareza na definição de princípios e recursos, para evitar equívocos e não se criar uma "situação cinzenta".
"Sem uma definição que, por um lado, fique clara à partida e, por outro lado, seja reajustável em função de um processo avaliativo constante, entraremos numa situação cinzenta em que a bondade da descentralização, que é indiscutível, será ultrapassada pelos efeitos negativos de decisões precipitadas ou de posições prematuras", alertou Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de Estado falava no encerramento do 1.º Congresso das Escolas, que juntou dirigentes do ensino público, do ensino particular e cooperativo e do ensino profissional, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Numa intervenção de perto de quarenta minutos, o Presidente da República considerou que "os processos de transferência e delegação de competências exigem definição clara de objetivos e a instituição de mecanismos de acompanhamento e de avaliação de resultados, sob pena de perderem sentido e eficácia".

"Sendo um pouco mais explícito, a descentralização - digo-o com a experiência de quem dirigiu já estabelecimentos de ensino, e de quem foi ao longo da vida várias vezes autarca - supõe princípios muito claros, definição consensual em matéria de transferência de atribuições e de fixação de competências, e também idêntica clareza quanto aos recursos envolvidos", prosseguiu Marcelo Rebelo de Sousa.

Segundo o chefe de Estado, é preciso assegurar "que não haja equívocos que significam uns alijarem responsabilidade para outros não poderem cumprir aquilo que se lhes é exigido à míngua de recursos para o efeito".

Informação retirada daqui

FENPROF entrega Pré-Aviso de Greve no Ministério da Educação a partir de 6 de novembro pelo fim da atividade letiva na componente não letiva


Docentes vão fazer greve contra irregularidades nos horários de trabalho que penalizam o exercício de funções.

O Secretariado Nacional da FENPROF entregou, em mão, no Ministério da Educação, esta manhã, um Pré-Aviso de Greve às atividades letivas inadequada e irregularmente inscritas na componente não letiva dos horários dos docentes (documento em anexo). Esta greve terá início às 00 horas do dia 6 de novembro e prolongar-se-á até às 24 horas do dia 15 de dezembro, o último dia de aulas do primeiro período deste ano letivo.

Hoje e amanhã, dias 12 e 13 de outubro, o Secretariado Nacional da FENPROF estará reunido para debater aspetos como o descongelamento das progressões nas carreiras, os concursos ou o acelerado envelhecimento da profissão docente, que obriga a olhar-se para a necessidade de alteração do regime de aposentação e da aprovação de medidas que combatam o elevado desgate na profissão. O SN irá, também, decidir sobre formas de luta que permitam concretizar os objetivos reivindicativos que se encontram definidos.

O Secretariado Nacional

Professores e educadores em Greve em 15 de Novembro irão concentrar-se em frente à Assembleia da República


Docentes exigem respeito, reconhecimento do seu mérito profissional e um descongelamento justo da carreira, sem perdas de tempo de serviço e sem discriminação em relação aos restantes trabalhadores da Administração Pública.

A FENPROF, em convergência com todas as organizações sindicais de docentes, convoca Greve Nacional de Professores e Educadores para 15 de novembro, com concentração junto à Assembleia da República, a partir das 11 horas e até final do debate sobre o Orçamento para a Educação, que terá lugar, nesse dia, com a presença do respetivo Ministro.

Com este Dia Nacional de Luta, os professores e educadores pretendem fazer-se ouvir nesta importante fase de debate e aprovação do Orçamento do Estado para 2018, no sentido de serem atendidas reivindicações tão importantes como sejam as relacionadas com a aposentação, horários de trabalho e concursos.

Contudo, aspeto que, neste momento, ocupa espaço central nas exigências dos professores é o descongelamento da carreira docente. Os professores recusam qualquer perda de tempo de serviço que cumpriram de forma muito empenhada e com elevado profissionalismo. E repudiam a afirmação do Senhor Primeiro-Ministro de que a sua progressão na carreira não se faz por mérito mas por tempo de serviço. É falso!

A progressão na carreira docente depende de tempo de serviço prestado, é verdade, mas também de avaliação, na qual terão de obter, no mínimo, Bom, e de formação contínua, estando obrigados a um mínimo de 50 horas de formação, avaliada, durante a sua permanência em cada escalão (25 no 5.º), formação essa que, aliás, muitos docentes têm vindo a pagar do seu bolso, por falta de oferta gratuita a que o Ministério da Educação está obrigado.

Convém acrescentar que o mérito dos professores portugueses é, aliás, reconhecido internacionalmente, como aconteceu recentemente no âmbito do PISA, cujo relatório reconhece o trabalho desenvolvido pelos docentes em Portugal como determinante para os bons resultados obtidos pelos nossos estudantes, cujo desempenho tem vindo a melhorar de forma muito assinalável.

Deverá, ainda, reconhecer-se que esse trabalho extraordinário dos professores portugueses aconteceu num período em que tiveram as progressões congeladas, o salário reduzido, a carreira dividida, a duração da carreira aumentada, uma sobrecarga de trabalho ainda mais forte, os requisitos para a aposentação agravados, mas, no entanto, isso não impediu que tivessem um excelente desempenho profissional. Por ter sido assim, é absolutamente inaceitável que o Governo queira agora, qual cereja no topo do bolo, apagar da carreira dos docentes mais de 9 dos últimos 12 anos da sua vida profissional. Se tal acontecer, para além da discriminação que representa em relação a outras carreiras da Administração Pública, estaremos perante uma tremenda injustiça que provocará, no presente e no futuro, prejuízos enormes aos professores.

A FENPROF exige que o descongelamento da carreira docente seja negociado e já fez saber que está disponível para que se encontre um processo faseado de recuperação, no sentido de ser integralmente contado todo o tempo de serviço; o que não aceita é o jogo de empurra que, agora, também envolve o Gabinete do Primeiro-Ministro.

De facto, depois de as Finanças terem empurrado para a Educação a negociação e de esta ter recusado fazê-la, a FENPROF dirigiu-se ao Primeiro-Ministro para saber com quem deveria negociar. Ontem, 2 de novembro, recebeu ofício do Gabinete de António Costa informando que “o assunto foi encaminhado, em razão da matéria, para o gabinete do Ministro da Educação”. Ainda hoje seguirá novo ofício dirigido a Tiago Brandão Rodrigues no sentido de se realizar a reunião que dará início ao processo negocial indispensável.

Para além deste Dia Nacional de Luta, que, em 15 de novembro, assumirá a forma de Greve Nacional e concentração junto à Assembleia da República, a FENPROF lembra que se iniciará já na próxima segunda-feira, dia 6, a greve a toda a atividade direta com alunos inscrita na componente não letiva de estabelecimento, e apela, ainda, a uma forte participação dos professores na Manifestação Nacional de todos os trabalhadores que se realizará no dia 18.

Professores e Educadores, hoje, como no passado, lutarão para serem respeitados, quer no plano social, quer no que concerne aos seus direitos. Neste caso, e no plano mais imediato, é o direito à carreira e o reconhecimento do seu trabalho e do seu mérito que os traz, de novo, à luta.

O Secretariado Nacional