sexta-feira, 18 de maio de 2018

Vídeo - As Ferramentas e o Homem - Episódio 4 – O Lampião

Biografia - Abbe Antonio Benedetto [ou Benedito] Castelli

Beneditino italiano nascido em Brescia, professor de matemática em Pisa e Roma, tido para muitos como o pai da escola hidráulica italiana, em virtude de ter publicado Della misura delle acque correnti, o primeiro livro italiano sobre o assunto (1628). Adotou o nome de Benendetto após entrar para a ordem dos beneditinos (1595). Morou no monastério de Pásua (1604-1607) e foi um dos estudantes de Galileu. Após receber uma cópia do Sidereus Nuncius, em Brescia (1610), ele foi morar em Florença (1611) e passou a pesquisar em hidráulica junto a Galileu e por indicação deste tornou-se professor em Pisa (1613). Defendeu a teoria coperniana e tornou-se consultor do Papa (1626) para assuntos fluviais dos Estados Pontifícios e professor de matemática da Universidade de Roma. Em Roma publicou o importante trabalho em hidráulica, Della Misura dell'Acque Correnti (1628) um livro considerado marca da fundação da hidrodinâmica moderna. Também fez importantes descobertas em iluminação, assunto em que independentemente formulou a lei fotométrica, visão e formação de imagens e diafrágmas em telescópios. Também foi pioneiro em estudos sobre absorção diferenciais pelas diversas cores. Redefiniu o princípio da continuidade com a famosa lei de Catelli e morreu em Roma.

Biografia retirada de NetSaber

UFCD - 0135 - Design - comunicação e multimédia

0135 - Design - comunicação e multimédia
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Design - comunicação e multimédia
Código:
0135
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos

  • Definir elementos gráficos para multimédia.
  • Reconhecer, interpretar e aplicar os conceitos de design de comunicação.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Elementos gráficos para multimédia
    • Multimédia
      • - Definição de design
      • - Definição de design gráfico
      • - Definição de web designer
      • - Definição de multimédia
      • - Conceito de memória descritiva
      • - Conceito e importância de público-alvo
      • - Conceito de logótipo
      • Bitmap versus vectorial
  • Processo de comunicação
    • O Processo cíclico da comunicação
      • - Conceito de comunicação
      • - Modelos comunicacionais
      • - Componentes da comunicação
      • - Processo de comunicação
      • - Fonte-emissor
      • - Receptor
      • - Mensagem
      • - Formulação, codificação e transmissão de mensagem
      • - Canal de comunicação
      • - Mensagem
      • - Repertórios culturais
      • - Fontes de ruído no canal de comunicação
    • Interferências mediáticas
    • Recepção, interpretação e descodificação da mensagem
    • Comunicação mediatizada
    • Fonte de informação
      • - Destinador – função emotiva
      • - Contexto – função referencial
      • - Mensagem – função poética
      • - Contacto – função fáctica
      • - Código – função metalinguística
    • Suporte de comunicação
    • Apreensão da informação
    • Imagem da comunicação
    • Saberes culturais
    • Heranças estéticas
    • Opções pessoais
    • Contorno materializado
    • Sugestão de volume
    • Justaposição de elementos
    • Perspectiva
    • Imagem animada
    • Imagem total (no computador)
    • Nível da realidade
      • - Imagem natural
      • - Fotografia a cores
      • - Fotografia a preto e branco
      • - Representação figurativa não realista
      • - Pictogramas
      • - Representação não figurativa
  • Metodologia processual
    • Fases de um projecto
    • Importância de briefing
    • Influências e condicionantes de um projecto
    • Fontes de investigação
      • - Primárias
      • - Secundárias
    • Metodologia projectual
    • Métodos
      • - Método da divisão
      • - Método com condicionante
      • - Método de Bruno Munari
  • Paginação
    • Regras de paginação
      • - Regras de uso da tipografia
      • - Legibilidade dos tipos
      • - Fontes serifadas e não serifadas
    • Número máximo de fontes
    • Alinhamentos
    • Texto em maiúsculas e minúsculas
    • Tamanho de fontes adequado
    • Fontes leves e pesadas
    • Espacejamentos
    • Entrelinhamento
    • Comprimento de linhas
    • Paragrafo
    • “Viúvas” e “Órfãos”
    • Realce de elementos no texto
    • Integridade da fonte
    • Contraste entre cor e tipo
    • Relação com os mecanismos de sobrevivência e defesa
  • Natureza plástica da cor
    • Fisiologia da cor
    • Cor versus atenção, iluminação e tempo de visualização
    • Síntese aditiva e síntese subtractiva
    • RGB versus CMYK
    • Multimédia versus Impressão
      • - Circulo cromático
      • - Cores primárias
      • - Cores secundárias
      • - Cores terciárias
    • Cores complementares
    • A cor e o meio
    • Harmonia entre cores
      • - Cores análogas
      • - Cores análogas+opostas
      • - Unificadas por velatura
      • - Estrutura justaposta
    • Legibilidade
  • Relação entre cores
    • Velocidade perceptiva
    • A cor e o homem
    • Significado das cores
    • Conjugações claro/escuro
      • - Contraste sucessivo
      • - Contraste de assimilação
    • Cores que cintilam
    • Espaços em branco
    • Cor e espaço
    • Cor e formas
    • Cor e legibilidade
    • Harmonia Cromática
    • Conceitos ópticos
    • Natureza plástica da cor
    • Olho humano
    • Fisiologia da luz
    • Direcção da luz
    • Pigmento
      • - Efeito avanço das cores quentes
      • - Efeito afastamento das cores frias
      • - Feito centrípeto das cores frias
      • - Efeito centrífugo das cores quentes
    • Contraste
    • Contraste sucessivo
    • Natureza plástica da cor
    • Relação entre cores
    • Dimensões da cor
    • Luminosidade ou valor
    • Qualidade da tonalidade ou matiz
    • Pureza ou saturação
  • Resposta emocional da cor
    • Acção recíproca das cores
    • Relações de quantidade
    • Relações de valor
    • Relações de complementaridade
    • Relações de simultaneidade
    • Percepção do espaço
    • Efeitos de aproximação
    • Peso visual da cor
  • Estrutura do ritmo visual
    • Formas
      • - Simplicidade estrutural
      • - Pregnância da forma
      • - Princípios de organização preceptiva
      • - Simplicidade de estímulo visual
      • - Ausência de ambiguidade
      • - Legibilidade no campo visual
      • - Conteúdo descritivo e narrativo
      • - Correspondência entre o conteúdo e forma
      • - Linha
        • - Linhas horizontais
        • - Verticais
        • - Oblíquas
        • - Com ângulos
        • - Curvas
        • - Tracejado
      • - Significado da Linha
    • Formas
      • - Quadrado
      • - Triângulo
      • - Rectângulo
      • - Círculo
      • - Losango
      • - Elipse
    • Significado das formas
    • Plano
    • Tensão
    • Equilíbrio e Desequilíbrio
    • Linhas de força
    • Peso
    • Figura/fundo
    • Escala
    • Perspectiva
    • Discurso vídeo
    • Guião de vídeo e áudio
    • Storyboard
    • Tipos de planos
      • - Plano conjunto ou geral
      • - Plano médio
      • - Grande plano
      • - (PD/MGP/GPA/GP/PP/PM/PGM/PMG) ângulos de captação de imagens
      • - Ângulo normal
      • Plongge/Picado
      • - Contra-Plongge/Contra-Picado
    • Movimentos de Câmara
      • - Panorâmica
      • Travelling
      • - Zoom
    • Erros de enquadramento
    • Proporções
    • Foco
  • Design organizacional
    • Design de navegação
    • Estrutura de Informação
    • Navegabilidade
    • Organização
    • Interface
    • Equipa
    • Metodologias
    • Métodos
    • Sistemas de navegação
    • Estruturas de sites
    • Escolha de software para execução
    • Restrições técnicas e humanas
    • Tamanho dos ficheiros
    • Formato dos ficheiros
    • Fundos
    • Orientação formal
    • Harmonia
    • Legibilidade versus capacidade de leitura
    • Texto+Imagem
  • Design do interface
    • Mancha gráfica e campo visual
    • Hierarquia e proporção
    • Coerência entre conteúdos
    • Ergonomia
    • Leitura no ecrã
    • Como gerir animações
    • Como adequar ficheiros de vídeo para on-line
    • Como adequar ficheiros de som para on-line
    • Como preparar imagens para on-line
    • Formatos de ficheiro para www
      • - JPEG
      • - GIF
      • - BMP
      • - EPS
      • - TIFF
      • Indexed Color
      • Lab Color
  • Noções de layout
    • Originalidade
    • Construção da mancha
    • O ritmo
    • Formato da página
    • Proporções das margens
    • Tipos gráficos para textos e títulos
    • Menu de navegação
    • Área de informação
    • Logótipo
    • Atenção
    • Elementos de contraste
    • Espaços vazios
    • Monotonia
    • Ponto focal
    • Contraste
    • Compreensão
    • Sequência de elementos
    • Coerência
    • Unidade
    • Funcionalidade
    • Estrutura de navegação
    • Animações
    • Elementos de distracção
    • Necessidade do feedback experimental, a avaliação
Referenciais de Formação

342360 - Técnico/a de Comunicação - Marketing, Relações Públicas e Publicidade
213006 - Técnico/a de Multimédia
Histórico de Alterações

(*) 2008-05-14   Criação de UFCD.

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Conteúdo - Amigdalite


A dor de garganta (cuja designação clínica é odinofagia) é um sintoma frequente nos nossos dias. Poderá significar um processo inflamatório da orofaringe, isto é, das amígdalas ou da faringe. Se a inflamação afetar as amígdalas, estamos perante uma amigdalite; caso afete a faringe, a inflamação será uma faringite aguda.

A amigdalite é uma inflamação geralmente aguda, mas que também pode ser crónica, das amígdalas palatinas por bactérias (geralmente estreptococos) ou por vírus.
As amígdalas, tal como os adenoides, são tecido linfóide que quando em bom estado ajudam a prevenir infeções.

Como se manifesta a Amigdalite?
Os sintomas de uma amigdalite aguda são:
-Dor de garganta
-Febre (grau variável)
-Dificuldade em engolir
-Dor de ouvidos (reflexa)
-Mau estar geral

Na observação da boca aparece uma vermelhidão na garganta com ou sem pontos brancos (pus). Os sintomas de uma amigdalite podem ser comuns a outras doenças graves e devem ser observados e tratados por um Médico.

Como se trata a Amigdalite?
O tratamento das amigdalites agudas depende de:
-Idade, condições gerais de saúde e antecedentes
-Extensão da infeção
-Tipo de infeção
-Tolerância do paciente para medicamentos e procedimentos médicos
-Evolução da infeção

Os tratamentos podem ser médicos (com medicamentos) ou cirúrgicos, dependente da causa, extensão, repetição ou severidade dos quadros.

Os antibióticos são uteis mas nem sempre necessários. Devem ser prescritos por uma Médico. A automedicação muitas vezes é prejudicial.

As amigdalites crónicas são uma inflamação crónica das amígdalas caracterizada por hipertrofia amigdalina com criptas marcadas, por vezes com caseum, hiperemiadas e por vezes com cheiro fétido.

A terapêutica médica geralmente é pouco eficaz e deve-se ponderar eventual terapêutica cirúrgica.

Cirurgia das amígdalas
-Em determinadas situações poderá ser necessário recorrer à técnica cirúrgica de amigdalectomia. A indicação cirúrgica surge quando se tem um número elevado de amigdalites, hipertrofia amigdalina que leve a síndrome de apneia obstrutiva do sono (SAOS), suspeita de neoplasias ou história de complicação de amigdalite. Existem diferentes técnicas para amigdalectomia, sendo as mais frequentes a por dissecção fria, dissecção por eletrocauterização, LASER, Coblation e Radiofrequência.

Hipertrofia das amígdalas e adenoides
A hipertrofia das amígdalas palatinas e adenoides tem como sintomas mais comuns:
-Respiração bocal
-Roncopatia
-Paragens respiratórias durante o sono (apneias de sono)
-Dificuldades de deglutição
-Voz nasalada

A terapêutica, se a respiração ruidosa for importante, se houver apneias de sono, dificuldades de alimentação graves e atrasos no estado estato-ponderal da criança geralmente é cirúrgica (amigdalectomia + adenoidectomia).


Informação retirada daqui

Vídeo - Maravilhas Modernas: O Vinho


Ele eleva os espíritos e intoxica os sentidos. Deuses foram criados em sua homenagem, agora robôs o engarrafam. Ele já chegou a transformar príncipes em plebeus. Nada mal para uma coisa que nós balançamos, pisamos e escondemos no subterrâneo.

Vídeo - Vikings, Guerreiros do Norte

Biografia - Abílio Pereira de Almeida

(Advogado e dramaturgo brasileiro )
1906-1977

Advogado e dramaturgo brasileiro nascido em São Paulo, SP, cujas peças teatrais obtiveram notável êxito junto ao público, na contra-mão da crítica, que as consideravam inconsistentes. Formado em direito pela Universidade de São Paulo, estudou também na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP e na Escola de Aviação Militar. Entrou para o Exército (1927) e participou de duas revoluções (1930/1932). Advogou durante alguns anos enquanto publicou Prática jurídica e comercial e editou a Revista Judiciária. Estreou como ator teatral (1936) e, seis anos depois ingressou para o Grupo de Teatro Experimental, o GTE, fundado por Alfredo Mesquita. Após o êxito de peças como Pif-paf (1942) e A mulher do próximo (1948), tornou-se praticamente o único dramaturgo brasileiro a escrever para o famoso Teatro Brasileiro de Comédia. Foi um dos fundadores da Cia. Cinematográfica Vera Cruz, na qual passou a atuar (1950) também como ator, diretor e produtor. Seu nome apareceu como ator, autor ou diretor em cerca de 25 filmes nacionais, incluindo os que lançaram Mazzaroppi e fizeram dele um dos maiores sucessos do cinema brasileiro. Totalizando 688 itens documentais (550 textuais e 138 fotográficos), o público considerava suas peças espelhos dos descaminhos éticos da sociedade. Paiol velho (1951), que Alberto Cavalcanti transformou no filme Terra é sempre terra, Santa Marta Fabril S.A. (1955), Moral em concordata (1956) e Moeda corrente do país (1957), foram mais alguns de seus sucessos. Tragicamente morreu por suicídio, em São Paulo.

Notícia retirada daqui

Postal Antigo - Estocolmo - Norrbro e desfile da Guarda


Vídeo - Isto é Matemática - T11E12 - “A Lâmpada de Altair”

Vídeo - Kim Wilde - "You Keep Me Hangin' On"

Vídeo - Corona - "Rhythm of the Night"

Powerpoint - Distribuição da Matéria - Plantas


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Manual sobre água para consumo Humano - Controlo microbiológico dos alimentos


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Vídeo - Vinhos do Mundo - Episódio 3 - Chile

Vídeo - Dez funções escondidas no Computador

Vídeo - Química - Ligações Químicas