sexta-feira, 18 de maio de 2018

UFCD - 0135 - Design - comunicação e multimédia

0135 - Design - comunicação e multimédia
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Design - comunicação e multimédia
Código:
0135
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos

  • Definir elementos gráficos para multimédia.
  • Reconhecer, interpretar e aplicar os conceitos de design de comunicação.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Elementos gráficos para multimédia
    • Multimédia
      • - Definição de design
      • - Definição de design gráfico
      • - Definição de web designer
      • - Definição de multimédia
      • - Conceito de memória descritiva
      • - Conceito e importância de público-alvo
      • - Conceito de logótipo
      • Bitmap versus vectorial
  • Processo de comunicação
    • O Processo cíclico da comunicação
      • - Conceito de comunicação
      • - Modelos comunicacionais
      • - Componentes da comunicação
      • - Processo de comunicação
      • - Fonte-emissor
      • - Receptor
      • - Mensagem
      • - Formulação, codificação e transmissão de mensagem
      • - Canal de comunicação
      • - Mensagem
      • - Repertórios culturais
      • - Fontes de ruído no canal de comunicação
    • Interferências mediáticas
    • Recepção, interpretação e descodificação da mensagem
    • Comunicação mediatizada
    • Fonte de informação
      • - Destinador – função emotiva
      • - Contexto – função referencial
      • - Mensagem – função poética
      • - Contacto – função fáctica
      • - Código – função metalinguística
    • Suporte de comunicação
    • Apreensão da informação
    • Imagem da comunicação
    • Saberes culturais
    • Heranças estéticas
    • Opções pessoais
    • Contorno materializado
    • Sugestão de volume
    • Justaposição de elementos
    • Perspectiva
    • Imagem animada
    • Imagem total (no computador)
    • Nível da realidade
      • - Imagem natural
      • - Fotografia a cores
      • - Fotografia a preto e branco
      • - Representação figurativa não realista
      • - Pictogramas
      • - Representação não figurativa
  • Metodologia processual
    • Fases de um projecto
    • Importância de briefing
    • Influências e condicionantes de um projecto
    • Fontes de investigação
      • - Primárias
      • - Secundárias
    • Metodologia projectual
    • Métodos
      • - Método da divisão
      • - Método com condicionante
      • - Método de Bruno Munari
  • Paginação
    • Regras de paginação
      • - Regras de uso da tipografia
      • - Legibilidade dos tipos
      • - Fontes serifadas e não serifadas
    • Número máximo de fontes
    • Alinhamentos
    • Texto em maiúsculas e minúsculas
    • Tamanho de fontes adequado
    • Fontes leves e pesadas
    • Espacejamentos
    • Entrelinhamento
    • Comprimento de linhas
    • Paragrafo
    • “Viúvas” e “Órfãos”
    • Realce de elementos no texto
    • Integridade da fonte
    • Contraste entre cor e tipo
    • Relação com os mecanismos de sobrevivência e defesa
  • Natureza plástica da cor
    • Fisiologia da cor
    • Cor versus atenção, iluminação e tempo de visualização
    • Síntese aditiva e síntese subtractiva
    • RGB versus CMYK
    • Multimédia versus Impressão
      • - Circulo cromático
      • - Cores primárias
      • - Cores secundárias
      • - Cores terciárias
    • Cores complementares
    • A cor e o meio
    • Harmonia entre cores
      • - Cores análogas
      • - Cores análogas+opostas
      • - Unificadas por velatura
      • - Estrutura justaposta
    • Legibilidade
  • Relação entre cores
    • Velocidade perceptiva
    • A cor e o homem
    • Significado das cores
    • Conjugações claro/escuro
      • - Contraste sucessivo
      • - Contraste de assimilação
    • Cores que cintilam
    • Espaços em branco
    • Cor e espaço
    • Cor e formas
    • Cor e legibilidade
    • Harmonia Cromática
    • Conceitos ópticos
    • Natureza plástica da cor
    • Olho humano
    • Fisiologia da luz
    • Direcção da luz
    • Pigmento
      • - Efeito avanço das cores quentes
      • - Efeito afastamento das cores frias
      • - Feito centrípeto das cores frias
      • - Efeito centrífugo das cores quentes
    • Contraste
    • Contraste sucessivo
    • Natureza plástica da cor
    • Relação entre cores
    • Dimensões da cor
    • Luminosidade ou valor
    • Qualidade da tonalidade ou matiz
    • Pureza ou saturação
  • Resposta emocional da cor
    • Acção recíproca das cores
    • Relações de quantidade
    • Relações de valor
    • Relações de complementaridade
    • Relações de simultaneidade
    • Percepção do espaço
    • Efeitos de aproximação
    • Peso visual da cor
  • Estrutura do ritmo visual
    • Formas
      • - Simplicidade estrutural
      • - Pregnância da forma
      • - Princípios de organização preceptiva
      • - Simplicidade de estímulo visual
      • - Ausência de ambiguidade
      • - Legibilidade no campo visual
      • - Conteúdo descritivo e narrativo
      • - Correspondência entre o conteúdo e forma
      • - Linha
        • - Linhas horizontais
        • - Verticais
        • - Oblíquas
        • - Com ângulos
        • - Curvas
        • - Tracejado
      • - Significado da Linha
    • Formas
      • - Quadrado
      • - Triângulo
      • - Rectângulo
      • - Círculo
      • - Losango
      • - Elipse
    • Significado das formas
    • Plano
    • Tensão
    • Equilíbrio e Desequilíbrio
    • Linhas de força
    • Peso
    • Figura/fundo
    • Escala
    • Perspectiva
    • Discurso vídeo
    • Guião de vídeo e áudio
    • Storyboard
    • Tipos de planos
      • - Plano conjunto ou geral
      • - Plano médio
      • - Grande plano
      • - (PD/MGP/GPA/GP/PP/PM/PGM/PMG) ângulos de captação de imagens
      • - Ângulo normal
      • Plongge/Picado
      • - Contra-Plongge/Contra-Picado
    • Movimentos de Câmara
      • - Panorâmica
      • Travelling
      • - Zoom
    • Erros de enquadramento
    • Proporções
    • Foco
  • Design organizacional
    • Design de navegação
    • Estrutura de Informação
    • Navegabilidade
    • Organização
    • Interface
    • Equipa
    • Metodologias
    • Métodos
    • Sistemas de navegação
    • Estruturas de sites
    • Escolha de software para execução
    • Restrições técnicas e humanas
    • Tamanho dos ficheiros
    • Formato dos ficheiros
    • Fundos
    • Orientação formal
    • Harmonia
    • Legibilidade versus capacidade de leitura
    • Texto+Imagem
  • Design do interface
    • Mancha gráfica e campo visual
    • Hierarquia e proporção
    • Coerência entre conteúdos
    • Ergonomia
    • Leitura no ecrã
    • Como gerir animações
    • Como adequar ficheiros de vídeo para on-line
    • Como adequar ficheiros de som para on-line
    • Como preparar imagens para on-line
    • Formatos de ficheiro para www
      • - JPEG
      • - GIF
      • - BMP
      • - EPS
      • - TIFF
      • Indexed Color
      • Lab Color
  • Noções de layout
    • Originalidade
    • Construção da mancha
    • O ritmo
    • Formato da página
    • Proporções das margens
    • Tipos gráficos para textos e títulos
    • Menu de navegação
    • Área de informação
    • Logótipo
    • Atenção
    • Elementos de contraste
    • Espaços vazios
    • Monotonia
    • Ponto focal
    • Contraste
    • Compreensão
    • Sequência de elementos
    • Coerência
    • Unidade
    • Funcionalidade
    • Estrutura de navegação
    • Animações
    • Elementos de distracção
    • Necessidade do feedback experimental, a avaliação
Referenciais de Formação

342360 - Técnico/a de Comunicação - Marketing, Relações Públicas e Publicidade
213006 - Técnico/a de Multimédia
Histórico de Alterações

(*) 2008-05-14   Criação de UFCD.

1 comentário: