(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Design - comunicação e multimédia
Código:
0135
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos
- Definir elementos gráficos para multimédia.
- Reconhecer, interpretar e aplicar os conceitos de design de comunicação.
Recursos Didáticos
Conteúdos
- Elementos gráficos para multimédia
- Multimédia
- - Definição de design
- - Definição de design gráfico
- - Definição de web designer
- - Definição de multimédia
- - Conceito de memória descritiva
- - Conceito e importância de público-alvo
- - Conceito de logótipo
- - Bitmap versus vectorial
- Processo de comunicação
- O Processo cíclico da comunicação
- - Conceito de comunicação
- - Modelos comunicacionais
- - Componentes da comunicação
- - Processo de comunicação
- - Fonte-emissor
- - Receptor
- - Mensagem
- - Formulação, codificação e transmissão de mensagem
- - Canal de comunicação
- - Mensagem
- - Repertórios culturais
- - Fontes de ruído no canal de comunicação
- Interferências mediáticas
- Recepção, interpretação e descodificação da mensagem
- Comunicação mediatizada
- Fonte de informação
- - Destinador – função emotiva
- - Contexto – função referencial
- - Mensagem – função poética
- - Contacto – função fáctica
- - Código – função metalinguística
- Suporte de comunicação
- Apreensão da informação
- Imagem da comunicação
- Saberes culturais
- Heranças estéticas
- Opções pessoais
- Contorno materializado
- Sugestão de volume
- Justaposição de elementos
- Perspectiva
- Imagem animada
- Imagem total (no computador)
- Nível da realidade
- - Imagem natural
- - Fotografia a cores
- - Fotografia a preto e branco
- - Representação figurativa não realista
- - Pictogramas
- - Representação não figurativa
- Metodologia processual
- Fases de um projecto
- Importância de briefing
- Influências e condicionantes de um projecto
- Fontes de investigação
- - Primárias
- - Secundárias
- Metodologia projectual
- Métodos
- - Método da divisão
- - Método com condicionante
- - Método de Bruno Munari
- Paginação
- Regras de paginação
- - Regras de uso da tipografia
- - Legibilidade dos tipos
- - Fontes serifadas e não serifadas
- Número máximo de fontes
- Alinhamentos
- Texto em maiúsculas e minúsculas
- Tamanho de fontes adequado
- Fontes leves e pesadas
- Espacejamentos
- Entrelinhamento
- Comprimento de linhas
- Paragrafo
- “Viúvas” e “Órfãos”
- Realce de elementos no texto
- Integridade da fonte
- Contraste entre cor e tipo
- Relação com os mecanismos de sobrevivência e defesa
- Natureza plástica da cor
- Fisiologia da cor
- Cor versus atenção, iluminação e tempo de visualização
- Síntese aditiva e síntese subtractiva
- RGB versus CMYK
- Multimédia versus Impressão
- - Circulo cromático
- - Cores primárias
- - Cores secundárias
- - Cores terciárias
- Cores complementares
- A cor e o meio
- Harmonia entre cores
- - Cores análogas
- - Cores análogas+opostas
- - Unificadas por velatura
- - Estrutura justaposta
- Legibilidade
- Relação entre cores
- Velocidade perceptiva
- A cor e o homem
- Significado das cores
- Conjugações claro/escuro
- - Contraste sucessivo
- - Contraste de assimilação
- Cores que cintilam
- Espaços em branco
- Cor e espaço
- Cor e formas
- Cor e legibilidade
- Harmonia Cromática
- Conceitos ópticos
- Natureza plástica da cor
- Olho humano
- Fisiologia da luz
- Direcção da luz
- Pigmento
- - Efeito avanço das cores quentes
- - Efeito afastamento das cores frias
- - Feito centrípeto das cores frias
- - Efeito centrífugo das cores quentes
- Contraste
- Contraste sucessivo
- Natureza plástica da cor
- Relação entre cores
- Dimensões da cor
- Luminosidade ou valor
- Qualidade da tonalidade ou matiz
- Pureza ou saturação
- Resposta emocional da cor
- Acção recíproca das cores
- Relações de quantidade
- Relações de valor
- Relações de complementaridade
- Relações de simultaneidade
- Percepção do espaço
- Efeitos de aproximação
- Peso visual da cor
- Estrutura do ritmo visual
- Formas
- - Simplicidade estrutural
- - Pregnância da forma
- - Princípios de organização preceptiva
- - Simplicidade de estímulo visual
- - Ausência de ambiguidade
- - Legibilidade no campo visual
- - Conteúdo descritivo e narrativo
- - Correspondência entre o conteúdo e forma
- - Linha
- - Linhas horizontais
- - Verticais
- - Oblíquas
- - Com ângulos
- - Curvas
- - Tracejado
- - Significado da Linha
- Formas
- - Quadrado
- - Triângulo
- - Rectângulo
- - Círculo
- - Losango
- - Elipse
- Significado das formas
- Plano
- Tensão
- Equilíbrio e Desequilíbrio
- Linhas de força
- Peso
- Figura/fundo
- Escala
- Perspectiva
- Discurso vídeo
- Guião de vídeo e áudio
- Storyboard
- Tipos de planos
- - Plano conjunto ou geral
- - Plano médio
- - Grande plano
- - (PD/MGP/GPA/GP/PP/PM/PGM/PMG) ângulos de captação de imagens
- - Ângulo normal
- - Plongge/Picado
- - Contra-Plongge/Contra-Picado
- Movimentos de Câmara
- - Panorâmica
- - Travelling
- - Zoom
- Erros de enquadramento
- Proporções
- Foco
- Design organizacional
- Design de navegação
- Estrutura de Informação
- Navegabilidade
- Organização
- Interface
- Equipa
- Metodologias
- Métodos
- Sistemas de navegação
- Estruturas de sites
- Escolha de software para execução
- Restrições técnicas e humanas
- Tamanho dos ficheiros
- Formato dos ficheiros
- Fundos
- Orientação formal
- Harmonia
- Legibilidade versus capacidade de leitura
- Texto+Imagem
- Design do interface
- Mancha gráfica e campo visual
- Hierarquia e proporção
- Coerência entre conteúdos
- Ergonomia
- Leitura no ecrã
- Como gerir animações
- Como adequar ficheiros de vídeo para on-line
- Como adequar ficheiros de som para on-line
- Como preparar imagens para on-line
- Formatos de ficheiro para www
- - JPEG
- - GIF
- - BMP
- - EPS
- - TIFF
- - Indexed Color
- - Lab Color
- Noções de layout
- Originalidade
- Construção da mancha
- O ritmo
- Formato da página
- Proporções das margens
- Tipos gráficos para textos e títulos
- Menu de navegação
- Área de informação
- Logótipo
- Atenção
- Elementos de contraste
- Espaços vazios
- Monotonia
- Ponto focal
- Contraste
- Compreensão
- Sequência de elementos
- Coerência
- Unidade
- Funcionalidade
- Estrutura de navegação
- Animações
- Elementos de distracção
- Necessidade do feedback experimental, a avaliação
Referenciais de Formação
342360 - Técnico/a de Comunicação - Marketing, Relações Públicas e Publicidade |
213006 - Técnico/a de Multimédia |
Histórico de Alterações
(*) 2008-05-14 Criação de UFCD.
1 comentário:
nao serviu de nada
Enviar um comentário