quarta-feira, 23 de maio de 2018

Resumo - O Homem, a Sociedade e o Direito



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Biografia - Adam Smith

Adam Smith (1723-1790) foi economista escocês. Considerado o pai da economia moderna. O mais importante teórico do liberalismo econômico do século XVIII. Autor da obra "Uma Investigação Sobre a Natureza e a Causa da Riqueza das Nações", que é referência para os economistas. Adam Smith (1723-1790) nasceu em Kirkcaldy, Escócia, e foi batizado no dia 5 de junho de 1723. Filho do advogado Adam Smith e de Margaret Douglas, ficou órfão aos dois anos de idade. Fez o curso secundário no Burgh School of Kirkcaldy. Estudou Filosoia em Glasgow, na Universidade de Edimburgo e em 1740, ingressou no Balliol College da Universidade de Oxford. Radicado em Edimburgo, em 1748, deu cursos sobre ética e economia até ser nomeado professor de Lógica, na Universidade de Glasgow, em 1751. Assumiu a cátedra de filosofia Moral, em 1752.
Publicou seu principal tratado, "The Theory of Moral Sentiments" (1759). Como tutor do duque de Buccleuch, viajou pela França e Suíça entre 1763 e 1766, onde teve contato com os fisiocratas, como Voltaire e François Quesnay, fundador da fisiocracia. De volta à Escócia abandonou a atividade acadêmica e alternou sua residência entre Kirkcaldy e Londres, e publicou sua obra principal, "An Inquiry into the Nature and Causes of the Wealth of Nations" (1776), obra que teve importância fundamental para o nascimento da economia política liberal e para o progresso de toda a teoria econômica.
Pregava a não intervenção do Estado na economia e um Estado limitado às funções de guardião da segurança pública, mantenedor da ordem e garantia da propriedade privada. Adam Smith defendia a liberdade contratual, pela qual patrões e empregados seriam livres para negociar os contratos de trabalho. Foi nomeado inspetor de alfândega em Edimburgo (1777), onde passou o resto da vida, e encerrou sua carreira profissional como reitor da Universidade de Glasgow. Postumamente ainda foi publicado "Essays on Philosophical Subjects" (1795). Adam Smith faleceu em Edimburgo, Escócia, no dia 17 de julho de 1790.

Biografia retirada de e-biografias

Biografia - Ann Frank


Ann Frank relata, no seu diário, os dois anos que, para fugir à perseguição anti-semita, viveu refugiada com a sua família e alguns amigos nas águas-furtadas de um edifício de Amesterdão, durante os quais desponta para o amor e revela uma profunda sensibilidade muito superior àquela que seria natural possuir na sua idade. Devido a uma denúncia, ela e a sua família acabariam por ser descobertas. Levada para o campo de concentração de Bergen-Belsen, torna-se numa das sete milhões de vítimas do holocausto. O seu diário, encontrado depois do final da guerra, foi traduzido para inúmeras línguas, transformando-se num «best-seller» e tornando esta jovem num símbolo da causa judaica. É, ainda, autora do livro Contos. onde revela, para além de um enorme desejo de paz, uma profunda esperança na Humanidade. As águas-furtadas onde Anne Frank viveu durante os dois anos de refúgio, recebem, diariamente, milhares de pessoas, tendo-se transformado num dos locais mais visitados da cidade de Amesterdão.

Biografia retirada daqui

Postal Antigo - Estocolmo - Câmara Municipal


Vídeo - Roxette - "How Do You Do!"

Powerpoint - Transformação e Utilização de Energia pelos Seres Vivos


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Manual sobre Educação Ambiental


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Vídeo - Vinhos do Mundo - Episódio 6 - Itália

terça-feira, 22 de maio de 2018

UFCD - 0137 - Desenho vetorial - criação e manipulação de imagens

0137 - Desenho vetorial - criação e manipulação de imagens
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Desenho vetorial - criação e manipulação de imagens
Código:
0137
Carga Horária:
50 horas
Pontos de crédito:
4,50
Objetivos

  • Criar imagens utilizando software de desenho vetorial.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Aplicações informáticas para a conceção de imagens vectoriais
  • Processos de desenho através das aplicações informática
    • Modos de visualização
    • Guias
    • Grelha
    • Ferramentas de desenho
    • Selecção de texto e de desenho
    • Selecção de segmentos
    • Redução e ampliação
    • Rotação, distorção e inversão
    • Traço-tipos
    • Espessura
    • Pontos de junção
    • Formatar documentos
    • Formatar texto
    • Paletas de cor
    • Desenho de pormenor
    • Corte de imagens
    • Intersecção, reunião e junção de formas
    • Filtros
    • Efeitos visuais
    • Perspectiva
    • Agrupar elementos
    • Organizar elementos nas páginas
    • Exportar e importar documentos e elementos
  • Desenho sobre imagem digitalizada
  • Resolução ideal para vectorização de uma imagem matricial
    • Software de vectorização
    • Barra de comandos
    • Menus
    • Eliminação de ruídos
    • Correcção do contraste
    • Ferramenta trace
    • Vectorização automática
Referenciais de Formação

543134 - Técnico/a de Modelação Cerâmica
213006 - Técnico/a de Multimédia
215019 - Técnico/a de Vidro Artístico
Histórico de Alterações

(*) 2008-05-14   Criação de UFCD.

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Conteúdo - Alopecia androgenética


O que é a Alopécia? 
A queda de cabelo pode ter causas variadas. A mais frequente é a queda de cabelo determinada geneticamente – a alopécia androgenética.

Incide sobretudo na parte de cima do couro cabeludo, poupando mais as áreas de trás e de lado (isto deve-se a diferentes recetores hormonais nos cabelos dessas áreas), e afeta homens e mulheres, embora de forma diversa.

Quais os efeitos da Alopécia? 
A calvície não é inevitável para quem padece desta forma de queda de cabelo. Tem sentido tratar a alopécia na medida em que constitui uma preocupação para a maioria das pessoas, podendo afetar negativamente a autoimagem. 

Como se trata a Alopécia?
Existem três níveis de intervenção para o tratamento da alopécia: 

Médico/Tópico – Atualmente não existe dúvida de que o mais eficaz produto aplicado diretamente no couro cabeludo é o medicamento minoxidil. Os médicos associam, por vezes, champô apropriado.

Médico/Sistémico – A administração de Finasteride (comprimidos) por via oral, de modo a bloquear a ação da hormona masculina no folículo piloso, constitui, em muitos casos, uma ajuda preciosa. Sabe-se hoje que a dose eficaz na mulher é bastante mais alta que a dose eficaz no homem, embora na maior parte dos países a administração a mulheres não esteja ainda regulamentada. A associação de polivitamínicos/oligoelementos (via oral) é comum no tratamento da alopécia, embora a sua utilidade não seja óbvia, exceto em casos em que exista carência de algum nutriente.

Cirúrgico – O tratamento cirúrgico da alopécia consiste no transplante de cabelo. Os primeiros transplantes para minorar a alopécia androgenética efetuaram-se há meio século. A técnica evoluiu muito nos últimos anos. Desde há dez anos a técnica que realizamos chama-se FUT (Transplante de Unidade Folicular). 

Em que consiste o tratamento cirúrgico da Alopécia?
No Transplante de Unidade Folicular retira-se cabelo de áreas nas quais o cabelo não cai (área dadora), habitualmente sob a forma de uma fina tira de pele ou folículo a folículo. Os cabelos da tira são cortados de forma microscopicamente controlada. Realizam-se micro-orifícios na área em que queremos melhorar a densidade de cabelo e, finalmente, introduzem-se os folículos contendo um ou dois cabelos em cada orifício. O cabelo transplantado cai entre o 1º e o 2º mês. Entre o 3º e o 4º mês renasce, com um aspeto natural, e dura toda a vida.  

Uma história clínica cuidada é fundamental. Doenças como diabetes, hipertensão e discrasias hemorrágicas deverão estar controladas. A intervenção dura em média 4 ou 5 horas, após as quais o doente vai para casa. Os efeitos adversos comuns são um inchaço nas pálpebras que ocorre entre o 2º e 4º dia pós transplante e micro-crostas que se notam no local de cada folículo implantado durante 15 dias.

Com a técnica atual é possível efetuar sessões de mais de 1500 cabelos implantados. É importante a expectativa ser adaptada à realidade. Uma sessão de transplante melhora muito a densidade mas nunca permitirá a densidade de cabelo normal, já que redistribuímos cabelo de uma área pequena para uma bastante maior (ao nascer temos no couro cabeludo cerca 150.000 folículos). O resultado é tanto melhor quanto maior a espessura do cabelo e a densidade da área dadora. Quanto mais precoce se efetuar a intervenção menos impacto terá na imagem (o máximo impacto ocorrerá numa fase em que já não existam cabelos na área recetora).

A técnica é particularmente interessante na mulher, em que habitualmente não há áreas totalmente despovoadas, e na qual o reforço da área dos 2 ou 3 cm anteriores pode ter um efeito magnífico. No homem com alopécia androgenética são expectáveis, durante uma vida, três sessões: uma para reforço anterior, uma de reforço posterior, e uma que une ambas as áreas. As sessões medeiam entre elas, em média, 4 anos. 

Por outro lado, esta técnica também permite corrigir as cicatrizes determinadas por doenças do cabelo, por traumatismos, tumores, radioterapia, etc.

Informação retirada daqui

Vídeo - Comida S.A.

Vídeo - A História Secreta de Roma


Os imperadores, generais e senadores com certeza deixaram sua marca no mundo e sabemos muita coisa sobre como viviam mas e todos os outros romanos que não deixaram estátuas ou monumentos e todos os milhões de anónimos que nunca  chegaram aos livros de história ?

Conteúdo - Reflexão em relação a um eixo

(Clique na Imagem)


Conteúdo - Reflexão em relação a um eixo.

(Clique na Imagem)


Biografia - Gian Lorenzo Bernini


Nasceu em Nápoles, Reino de Nápoles [Itália], a 7 de Dezembro de 1598;
morreu em Roma, Estados do Papa, a 28 de Novembro de 1680.


Começou a sua vida artística com o pai, Pietro Bernini, um escultor de talento de Florença que foi trabalhar para Roma. O trabalho do jovem foi notado pelo pintor Annibale Carracci, começando desde logo a trabalhar para o papa Paulo V, o que lhe facilitou a sua independência. Influenciado pela escultura Grega e Romana em mármore, que conheceu nas colecções do Vaticano, também conhecia bem a pintura renascentista de princípios do séc. XVI. De facto, o conhecimento da obra de Miguel Ângelo nota-se no seu São Sebastião, de 1617, realizado para o cardeal Barberini, o futuro papa Urbano VIII, que se tornou o patrono mais importante de Bernini.

Mas o seu primeiro patrono foi o cardeal Borghese. Foi para ele que Bernini esculpiu os seus primeiros grupos escultóricos como o Eneias, Anquises e Ascânio fugindo de Tróia, de 1619, Plutão e Proserpina, de 1622 e o David, de 1624. Com estas obras, realizadas em tamanho real, conjugadas com os bustos executados também neste primeiro período da sua actividade, Bernini cortou com a tradição de Miguel Ângelo, criando um novo período na história da escultura da Europa ocidental.

Com a eleição de Urbano VIII, Bernini passou a trabalhar muito intensamente, passando também a trabalhar em pintura e a fazer arquitectura a pedido do papa. O seu primeiro trabalho arquitectónico foi a remodelação da Igreja de Santa Bibiana em Roma. Ao mesmo tempo, Bernini foi encarregado  de construir uma estrutura simbólica sobre o túmulo de São Pedro na Basílica de S. Pedro em Roma. O resultado foi o enorme e famosíssimo Baldaquino dourado construído entre 1624 e 1633. O baldaquim,  uma fusão completamente original e sem precedentes entre escultura e arquitectura, é considerado o primeiro monumento verdadeiramente barroco, tendo-se tornado o centro da decoração projectada por Bernini para o interior da Basílica de S. Pedro. O seu trabalho seguinte foi a decoração dos quatro pilares que sustentam a cúpula da basílica, com quatro estátuas colossais, sendo que só uma delas foi desenhada por ele. Ao mesmo tempo realizou vários bustos, alguns de Urbano VIII, sendo o melhor da série o do seu primeiro patrono, o do cardeal Borgheses, de 1632. 

As obrigações arquitectónicas de Bernini aumentaram quando Carlo Maderno morreu em 1629, tendo o escultor passado a acumular não só as funções de arquitecto de São Pedro como as do Palácio Barberini. As obrigações eram tantas que teve recorrer a assistência de outros artistas, tendo sido bastante bem sucedido na organização do seu estúdio, tendo conseguido manter a consistência do seu trabalho, tanto na escultura como nas ornamentações. O seu trabalho estava de acordo com as conclusões do Concílio de Trento, realizado entre 1545 e 1563, que tinham afirmado que a função da arte religiosa era ensinar e inspirar os fiéis, assim como servir de propaganda da doutrina da Igreja Católica Romana, defendendo que a arte religiosa devia ser inteligível e realista, e acima de tudo servir como estimulo emocional à religiosidade. Bernini tentou sempre conformar a sua arte a estes princípios.

Assim o artista começou a produzir vários tipos inovadores de monumentos - não só túmulos como também fontes. O túmulo de Urbano VIII, realizado de 1628 a 1647, é um dos melhores exemplos desta nova arte funerária, assim como a fonte de Tritão, na Praça Barberini (1642-1643), o é para estas obras. Mas o trabalho de Bernini nem sempre foi bem sucedido, e quando em 1646 as torres sineiras, que tinha erguido na fachada de S. Pedro criaram fissuras no edifício, tendo que ser retiradas, o artista caiu temporariamente em desgraça.

As obras mais espectaculares de Bernini foram realizadas entre os anos 40 e os anos 60 do século XVII. É a Fonte dos Quatro Rios na Piazza Navona de Roma, realizada entre 1648 e 1651; o Êxtase de Santa Teresa (1645-1652), que mais do que uma escultura é uma cena realizada por meio da escultura, da pintura e da iluminação.

A preocupação de Bernini em controlar o ambiente em que as suas estátuas se encontravam, levou-o a concentrar-se cada vez mais na arquitectura. A sua igreja mais impressionante é a de Santo André no Quirinal, edificada entre 1658-1670, em Roma. Mas a sua realização mais impressionante em arquitectura é a Colonata que rodeia a Praça de S. Pedro.

Em 1657 começou o Trono de São Pedro, ou Cathedra Petri, uma cobertura em bronze dourado do trono em madeira do papa, que foi terminada em 1666, ao mesmo tempo que realizava a colonata. Continuando os seus retratos em bustos de mármore, esculpiu em 1650 um de Francisco I d'Este, duque de Modena.  

Em 1665 viajou para Paris, aceitando finalmente um dos muitos convites de Luís XIV. Tendo ofendido os seus hóspedes, ao elogiar a arquitectura italiana em comparação com a francesa, os seus planos de remodelação do Louvre acabaram por não ser aceites, tendo realizado unicamente um busto de Luís XIV.

As últimas esculturas de Bernini, as realizadas para a Capela Chigi na Igreja de Santa Maria del Popolo, em Roma, e os Anjos que deveriam estar na ponte de Sant'Angelo, continuaram a tendência das figuras que decoram o Trono de S. Pedro: corpos alongados, gestos expressivos, expressões mais simples mas mais emocionadas.

O último grande trabalho de Bernini foi a simples Capela Altieri na Igreja de São Francisco a Ripa, de 1674, em que a arquitectura, a escultura e a pintura têm cada uma objectivos separados e bem claros, numa solução mais tradicional do que a da Capela Cornaro.

Bernini morreu aos 81 anos, tendo servido oito papas, e sendo considerado pelos seus contemporâneos, não só o maior artista europeu, como uma dos suas mais importantes personalidades. Foi o último dos génios de valor universal nascidos em Itália, e ajudou a criar o último estilo italiano a tornar-se uma norma internacional.

A sua morte marca o fim da hegemonia italiana na arte da Europa.

Notícia retirada daqui

Conteúdo - Guia de Sobrevivência 4

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Ficha de Avaliação


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Manual - El alfabeto Español


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Vídeo - Say the colors in English

Programa - Desenvolvimento Pessoal e Social


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