terça-feira, 10 de julho de 2018

Documento - " Climat: un Appel de Paris pour la mobilisation internationale"


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Conteúdo - Nietzsche, o Eterno Retorno e a Vontade de Poder


Nietzsche abalou convicções e tradições com as suas obras e teorias. Conceitos como "o eterno retorno" e a "vontade de poder" rebelam-se contra os valores cristãos de resignação e procuram recuperar os ideais da antiguidade. O autor defende que somos livres para criar os nossos valores, afastando opiniões e valores "doentios", num ato de superação individual que nos transformará em super-homens, seres com poder, acima das massas.
Friedrich Willhelm Nietzsche nasceu em Rocken, Prússia, a 15 de outubro de 1844. Estudou filologia clássica, estudo crítico dos textos da antiguidade grega e romana,  e os seus trabalhos iniciais despertaram atenção no meio científico. De tal forma que, com vinte e quatro anos, se tornou professor da disciplina, na Universidade de Basileia.

Os primeiros anos de actividade tiveram a influência de Schopenhauer, filósofo alemão, e do compositor Wagner, de quem se tornou amigo e admirador. Mas este encanto esmoreceu ao longo dos anos e com a evolução do seu trabalho. Em 1872 publica o seu primeiro livro, “A origem da tragédia”, e seis anos mais tarde, rompe em definitivo com os seus influenciadores, com a obra “Humano, demasiado humano”. Estes representavam, então, para Nietzsche, uma orientação nostálgica para o cristianismo com um espírito de renúncia e resignação demasiado afastados dos valores vitais da antiguidade clássica com os quais ele se identificava cada vez mais.

O autor propõe uma revisão dos valores morais, baseados na defesa dos mais fracos e em religiões nas quais a fé escasseava. E propõe uma filosofia individualista, baseada na força e no poder, em que os homens, conscientes da sua liberdade em decidir, podem tornar-se super-homens. Argumentos que, mais tarde, foram utilizados pela propaganda nazi.

A sua própria vitalidade é que se deteriorou cedo. Por motivos de saúde abandonou a cátedra em 1879 e, a partir daí, foi publicando obras relevantes como “A aurora”, “A gaia ciência”, “Assim falava Zaratustra”, “Para além do bem e do mal”, “A genealogia da moral”, entre outros, mas sempre enfermo, dentro e fora das redes da loucura. Morreu em 25 de agosto de 1900, alheado da crescente fama despertada pelos seus trabalhos e da própria realidade.

“É um Clássico” é um programa da RTP2 em que o professor universitário António Caeiro comenta filosofia, filósofos e obras clássicas de forma informal. Veja neste episódio o seu comentário sobre Nietzsche e os conceitos de eterno retorno e vontade de poder.

Conteúdo - 31 Alerta - imagens à descoberta


Resumo - Rectas e Rectas Paralelas


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Conteúdo - Como fazer uma Sarronca


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Conteúdo - Materiais em contacto com alimentos

Legislação aplicável:

Regulamento (CE) nº 1935/2004, de 27 de Outubro de 2004 -Relativo aos materiais e objectos destinados a entrar em contacto com os alimentos

Decreto-Lei nº 175/2007, de 8 de Maio - Assegura a execução e garante o cumprimento, no ordenamento jurídico interno, das obrigações decorrentes do Regulamento (CE) nº1935/2004

Regulamento (CE) nº 2023/2006, de 22 de Dezembro de 2006 - Relativo às boas práticas de fabrico de materiais e objectos destinados a entrar em contacto com os alimentos

Decreto-lei n.º 62/2008, de 31 de Março – Relativo a materiais e objectos em matéria plástica destinados a entrar em contacto com os géneros alimentícios

Regulamento (CE) nº852/2004, de 29 de Abril – Relativo à higiene dos Géneros alimentícios

Não se pode falar em segurança alimentar sem considerar os materiais e objectos destinados a entrar em contacto com os géneros alimentícios, como por exemplo embalagens de plástico, loiça de mesa de vidro, tachos de alumínio, entre outros

O Regulamento nº 1935/2004, de 27 de Outubro estabelece as regras a que devem obedecer o fabrico e a comercialização dos materiais e objectos destinados a entrar em contacto com géneros alimentícios. Neste diploma está previsto que os diferentes tipos de materiais  podem ser abrangidos por medidas específicas, as quais podem incluir:

- Listas de substâncias autorizadas, incluindo substâncias activas e inteligentes (listas positivas) e condições especiais deutilização;

- Critérios de pureza;
- Limites de migração (global e específica);
- Contacto bucal;
- Disposição destinada a assegurar a rastreabilidade;
- Disposições suplementares de rotulagem para materiais e objectos activos e inteligentes

De acordo ainda com o Regulamento (CE) n.º 1935/200, qualquer material ou objecto destinado a entrar em contacto directo ou indirecto com os alimentos, deve ser suficientemente inerte para excluir a transferência de substâncias para os alimentos em quantidades susceptíveis de representar um risco para a saúde humana ou de provocar uma alteração inaceitável na composição dos alimentos ou uma deterioração das suas propriedades organolépticas.

Conforme disposto no capítulo X do Anexo II do Regulamento (CE) nº852/2004, os materiais de acondicionamento e embalagem:

- Não devem constituir fonte de contaminação
- Devem ser armazenados de forma a não ficarem expostos a risco de contaminação

- Deverá ser garantida a sua integridade e higienização antes de utilização para as operações de acondicionamento e embalagem

- Se forem reutilizáveis, deverão ser fáceis de higieniz

 Consulte a nota técnica - Materiais, Objectos e Utensílios que entrem em contacto com os alimentos

http://www.asae.gov.pt/area-tecnico-pericial/materiais-em-contacto-com-alimentos.aspx

Vídeo - Introdução à Psicologia

Biografia - Afonso Costa


Presidente do Conselho de Ministro, ministro, dirigente do Partido Republicano e do Partido Democrático.

Nasceu em Santa Marinha a 6 de Março de 1871;
morreu em Paris, a 11 de Maio de 1937.

Afonso Costa nasceu no Concelho de Seia, na Beira Alta, sendo o filho mais novo de três irmãos. Em 1888, entrou na faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, sendo um dos melhores alunos do curso. 

Em 1896 era professor da Universidade, sendo o seu mais jovem professor e em 1900 tornou-se professor catedrático. Pouco depois começou a exercer a advocacia com grande sucesso, sendo a sua capacidade argumentativa reconhecida. 

Entrou na política cedo - defendendo ideias republicanas. A partir de 1897, ano da realização do seu primeiro discurso público, a defesa apaixonada e convincente da mudança de regime político tornou-o uma mais-valia para o pequeno partido Republicano e uma das suas figuras mais influentes. 

Foi eleito para a Câmara dos Deputados pelo círculo do Porto, primeiro em 1897, sendo as eleições anuladas, e, em 1900, defendendo claramente a substituição das instituições monárquicas por outras de feição republicana. Pouco depois, o Governo do Partido Progressista caiu realizando-se novas eleições. Afonso Costa não conseguiu ser reeleito. Em 1906, novamente deputado, proferiu um violento discurso na Câmara dos Deputados no debate sobre os adiantamentos à Casa Real em que afirmou, no meio da balbúrdia que "por muitos menos crimes do que os cometidos por D. Carlos I, rolou no cadafalso, em França, a cabeça de Luís XVI!" Possivelmente o mais importante discurso de Afonso Costa, e claramente o mais importante para compreender o fim da monarquia em Portugal. Uma declaração de guerra, clara e inequívoca, do Partido Republicano ao regime monárquico, mas sobretudo uma condenação pública à morte do chefe de Estado português, o rei D. Carlos, que foi aplicada 14 meses depois. De facto, no início de 1908, o País estava em crise. Em Lisboa, um grupo de amotinados tentou destituir a Monarquia e proclamar a República. Foram colocadas bombas em várias esquadras de polícia, o que levou à prisão de vários dirigentes republicanos, prevendo-se a sua deportação, entre eles Afonso Costa. O rei D. Carlos e o herdeiro do trono, D. Luís Filipe, foram assassinados no dia 1 de Fevereiro de 1908. 

Em Outubro de 1910, um levantamento popular conseguiu implantar a República, não tendo havido uma resposta determinada do Exército. Formou-se um Governo provisório chefiado por Teófilo Braga, tentando impor um regimento com apoios unicamente na população urbana num país rural. Afonso Costa ficou com a pasta da Justiça: fez uma revolução num ministério que primava pela discrição. Iniciou reformas claramente anti-clericais, que contribuíram para o aumento da impopularidade do novo regime junto da população e da ala conservadora do republicanismo. Mas o ministro da Justiça e dos Cultos não cedeu às pressões e continuou com a política de afirmação dos valores laicos da República e de separação do Estado das igrejas, instituindo também o registo civil obrigatório. 

Afonso Costa fez parte de outros Governos, tendo dirigido três até 1923. Foi visto como um dos principais responsáveis pela instabilidade que se viveu durante a I República. Afastado, em 1917, pelo golpe de Sidónio Pais, esteve preso durante algum tempo, mas no ano seguinte, com o assassinato do presidente e o fim do Sidonismo chefiou a delegação portuguesa que assinou o tratado de Versalhes, que terminou a Primeira Guerra Mundial. Foi também representante português na Sociedade das Nações. Nos últimos anos da I República, foi algumas vezes convidado a formar Governo, mas recusou sempre. Com o 28 de Maio de 1926, o golpe militar que deu origem a uma prolongada ditadura militar, e deu origem ao Estado Novo, Afonso Costa exilou-se passando a viver em Paris. Tentou ali organizar a oposição, mas sem sucesso. Faleceu na capital francesa em 1937.


Fonte: 
Enciclopédia Portuguesa e Brasileira de Cultura.
A. H. de Oliveira Marques, Afonso Costa, Lisboa, Arcádia, 1972.

Video - A Escola de Frankfurt e a Teoria Crítica

Vídeo - Homem sem mãos que toca guitarra

Ficha de Trabalho - 9ºAno - Preparação para o Exame Nacional


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EFA - STC - NG6 - DR4 - Ficha de Trabalho nº2 - A imigração ilegal - Sociedade, Tecnologia e Ciência



Dicionário Ambiental


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segunda-feira, 9 de julho de 2018

Vídeo - O Corpo Humano - Episódio 1 - Sexo

Notícia - Tenha atenção à saúde oral e melhore a sua performance desportiva


Os hábitos de higiene oral influenciam vários aspetos à partida não associados à saúde da boca e dentes, mas foi exatamente esta a conclusão a que chegou um grupo de cientistas que analisou o caso de mais de 300 atletas de elite de várias modalidades.

O problema põe-se nos casos de problemas a nível oral que prejudicam a preparação e própria performance em prova devido a dores e mau estar que afeta o atleta.

Vamos a valores: da amostra, 32% admitem que o seu rendimento foi afetado por alguma doença associada à boca, gengivas ou dentes.

De entre tais problemas, destaca-se a gengivite, de que sofrem 87,5% dos que admitem uma saúde oral imperfeita. Periodontite, doença infeciosa e bacteriana, é o segundo problema mais comum que afeta 21,6% dos inquiridos.

Em qualquer um dos casos, a primeira medida terá de ser alterar os hábitos de higiene oral, visto ser a prevenção a melhor forma de evitar tais problemas, que por vezes não é seguida por falta de conhecimento que leva a mitos como o do fio dental fazer mal ou à comum ideia de que qualquer produto elixir é benéfico quando na verdade muitos destes produtos mancham os dentes e deixam-nos mais sensíveis.

Com o presente estudo, ficam pois provadas as consequências que um ‘pequeno’ problema pode ter a nível de outras partes do corpo o que inevitavelmente leva a uma pior performance aquando da prática de exercícios físicos.

https://www.msn.com/pt-pt/saude/fitness/tenha-aten%C3%A7%C3%A3o-%C3%A0-sa%C3%BAde-oral-e-melhore-a-sua-performance-desportiva/ar-AAzC5Rz

Vídeo - O Veneno Está na Mesa



Desde 2008 o Brasil é o país do mundo que mais consome agrotóxicos: 5,2 litros/ano por habitante. Muitos desses herbicidas, fungicidas e pesticidas que consumimos estão proibidos em quase todo mundo pelo risco que representam à saúde pública. O perigo é tanto para os trabalhadores, que manipulam os venenos, quanto para os cidadãos, que consumem os produtos agrícolas. Só quem lucra são as transnacionais que fabricam os agrotóxicos. A idéia do filme é mostrar à população como estamos nos alimentando mal e perigosamente, por conta de um modelo agrário perverso, baseado no agronegócio.

Contagem de todo o tempo congelado vai ao Parlamento


A Iniciativa Legislativa de Cidadãos (ILC), que parte de um grupo de docentes e que defende a contabilização de todo o tempo de serviço congelado aos professores, é formalmente entregue esta terça-feira à meia-noite. Esta entrega será feita, nos termos da lei, através da submissão eletrónica no site do Parlamento. Segundo os promotores, foram recolhidas as 20 mil assinaturas necessárias em 60 dias – e até superadas em 4% - que permitem que o assunto seja admitido para discussão e votação na Assembleia da República. 

“O projeto de lei prevê, sendo aprovado, que os nove anos, quatro meses e dois dias sejam contados com efeitos imediatos na carreira e remuneração, no dia 1 de janeiro de 2019, sem qualquer efeito de faseamento e anulando os obstáculos e atrasos criados pela existência de vagas em certos escalões da carreira”, sublinham os promotores da ILC, que querem entrar em contacto com os grupos parlamentares para marcar reuniões destinadas a analisar os termos deste projeto de lei. A comissão representativa já tinha contactado, em carta aberta, o ministro da Educação, solicitando uma audiência. A resposta do governante ainda não chegou. 

A esmagadora maioria das assinaturas, segundo os promotores, é de docentes. É uma iniciativa legislativa e não uma petição, ou seja, não é uma recomendação. Implica, isso sim, a abertura de um processo legislativo como se fosse um projeto apresentado por deputados. Após a admissão final do projeto de lei, os deputados podem apresentar projetos próprios sobre a mesma matéria. 

Esta quarta-feira, o Ministério da Educação e os sindicatos do setor retomam as negociações sobre esta matéria, que está na base das greves às avaliações que começaram no mês passado. “A relevância da ILC salienta-se no atual momento das negociações entre Governo e sindicatos. Vários partidos têm vindo a dizer que desejam solução para o problema dos nove anos, quatro meses e dois dias não contados e a ILC dá-lhes a oportunidade de, no sítio próprio para fazer leis, tomarem a iniciativa de produzir uma solução, aprovando a ILC ou produzindo normas alternativas”, referem em comunicado. 

É uma iniciativa de docentes, que fazem questão de salientar que “dão aulas todos os dias”, e que “é independente de partidos políticos e sindicatos”. “O facto de existir e estar a ser entregue na Assembleia da República é, por si só, um marco na democracia portuguesa, por consagrar uma forma de participação dos cidadãos de intensidade muito elevada (propor uma lei e iniciar processo legislativo na Assembleia). Outro facto pioneiro é ser a primeira integralmente realizada por via eletrónica, testando o funcionamento da nova plataforma do Parlamento”, sustentam.

O assunto continua a marcar a atualidade e os partidos políticos vão manifestando a sua posição sobre esta iniciativa liderada por docentes. O BE refere que a medida já está a ser legislada no Orçamento do Estado. O CDS-PP considera que será difícil concretizar. O PSD admite votar contra. O PCP insiste que o Governo já tem “as ferramentas” necessárias à resolução do problema.

Powerpoint - A Dislexia e as Dificuldades dos Disléxicos


1ºAno - Português - Powerpoint - Olá Amiguinhos !!