quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

SEMANA EUROPEIA ESKILLS WEEK 2012

Promovida pela Direção Geral das Empresas e da Indústria, da Comissão Europeia, e coordenado pela Digitaleurope e pela European Schoolnet, vai realizar-se a Semana EuropeiaeSkills Week2012, entre 26 e 30 de março de 2012. Esta iniciativa tem como objetivo apoiar a Europa e, mais concretamente, os jovens europeus a agarrar as oportunidades de emprego geradas pelas tecnologias digitais (http://eskills-week.ec.europa.eu).

O trabalho de preparação da Semana Europeia 2012 teve início em dezembro de 2011 e as atividades prolongar-se-ão até maio de 2012. As opções para a educação, a formação profissional e as oportunidades de emprego e de crescimento terão um papel central e demonstrarão a razão pela qual as TIC são tão importantes na criação de novos empregos.

Em Portugal, o Contacto Nacional é a Direção Geral da Educação (DGE). À DGE compete coordenar e promover as atividades nacionais levadas a cabo nessa semana e ainda articular com os vários parceiros envolvidos. Esta missão está a ser realizada em estreita colaboração com a UMIC, Agência Nacional para a Sociedade do Conhecimento, entidade parceira nesta iniciativa em Portugal, e Delegada nacional ao Comité de Gestão daseSkillsna Direção-Geral das Empresas e da Indústria, da Comissão Europeia.

Esta iniciativa envolve parceiros de várias áreas. Os parceiros da indústria - nomeadamente, empresas ligadas às tecnologias de informação e comunicação e inúmeras outras pequenas e médias empresas de todas as áreas de atividade, de toda a Europa - em parceria com organismos ligados à juventude e educação e outras entidades públicas criarão um programa ambicioso e diversificado de eventos e atividades em mais de 30 países europeus. Os Ministérios da Educação estão sensíveis à importância das TIC e têm como desiderato proporcionar um leque de opções apelativo para as pessoas que estão à procura de trabalho e para os jovens que desejam saber que opções de carreira lhes estão abertas.

Em março de 2010, a primeira Semana EuropeiaeSkillsincluiu centenas de eventos e atividades que promoveram, junto de 65 milhões de cidadãos de 35 países europeus, a importância de se adquiriremeSkills, tanto para o mundo do emprego como para a vida quotidiana.

Para mais informações sobre como participar ativamente nesta iniciativa, contactar: eskills@dgidc.min-edu.pt

Sem comentários: