sábado, 5 de novembro de 2016

Atividade Experimental - Potenciais de redução normais



Vídeo - 10 razões para visitar Portugal

Powerpoint - Criação de páginas para a Internet


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box


Powerpoint - Higiene pessoal na indústria alimentar


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box


Conteúdo - Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade - Algumas técnicas para melhorar a atenção e memória sustentadas


Algumas Estratégias Pedagógicas para Alunos com TDAH:

Atenção, memória sustentada:

Algumas técnicas para melhorar a atenção e memória sustentadas
1 – Quando o professor der alguma instrução, pedir ao aluno para repetir as instruções ou compartilhar com um amigo antes de começar as tarefas.

2 – Quando o aluno desempenhar a tarefa solicitada ofereça sempre um feedback positivo (reforço) através de pequenos elogios e prémios que podem ser: estrelas no caderno, palavras de apoio, um acenar de mão… Os feedbacks e elogios devem acontecer SEMPRE E IMEDIATAMENTE após o aluno conseguir um bom desempenho compatível com o seu tempo e processo de aprendizagem.

3 – NÃO criticar ou apontar em hipótese alguma os erros cometidos como falha no desempenho. Alunos com TDAH precisam de suporte, encorajamento, parceria e adaptações. Esses alunos DEVEM ser respeitados. Isto é um direito! A atitude positiva do professor é fator DECISIVO para a melhora do educando

4 – Na medida do possível, oferecer ao aluno e toda a turma tarefas diferenciadas. Os trabalhos em grupo e a possibilidade do aluno escolher as atividades nas quais quer participar são elementos que despertam o interesse e a motivação. É preciso ter em vista que cada aluno aprende no seu tempo e que as estratégias deverão respeitar a individualidade e especificidade de cada um.

4 – Optar por, sempre que possível, dar aulas com materiais audiovisuais, computadores, vídeos, DVD, e outros materiais diferenciados como revistas, jornais, livros, etc. A diversidade de materiais pedagógicos aumenta consideravelmente o interesse do aluno nas aulas e, portanto, melhora a atenção sustentada.

5 – Utilizar a técnica de “aprendizagem ativa” (high response strategies): trabalhos em duplas, respostas orais, possibilidade do aluno gravar as aulas e/ou trazer seus trabalhos gravados em CD ou computador para a escola.

6 – Adaptações no ambiente da sala de aula: mudar as mesas e/ou cadeiras para evitar distrações. Não é indicado que alunos com TDAH se sentem junto a portas, janelas e nas últimas filas da sala de aula. É aconselhado que esses alunos se sentem nas primeiras filas, de preferência ao lado do professor para que os elementos do ambiente não prejudiquem a atenção.

7 – Usar sinais visuais e orais: o professor pode combinar previamente com o aluno pequenos sinais cujo significado só o aluno e o professor compreendem. Exemplo: o professor combina com o aluno que todas as vezes que percebê-lo desatento durante as atividades, colocará levemente a mão sobre seu ombro para que ele possa retomar o foco das atividades.

8 – Usar mecanismos e/ou ferramentas para compensar as dificuldades de memória: tabelas com datas sobre prazo de entrega dos trabalhos solicitados, usar post-it para fazer lembretes e anotações para que o aluno não esqueça o conteúdo.

9 – Etiquetar, iluminar, sublinhar e colorir as partes mais importantes de uma tarefa, texto ou prova.

Informação retirada daqui: http://tdah.org.br/

Powerpoint - Países desenvolvidos e países em desenvolvimento


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box


sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Precisa-se Professor da área de Ciências para Centro de Estudos no Sobralinho (Alverca)

Precisa-se de Professor para apoio escolar do secundário (10º, 11º e 12º ano) na área de Ciências (Matemática, Biologia e Física-Quimica). 
Pretende-se profissional dedicado, empenhado, com conhecimento dos programas curriculares e com residência na área De Vila Franca de Xira, Alhandra, Sobralinho, Alverca ou Póvoa de Santa Iria. 
Enviar CV com foto atualizada para o e-mail


Indicar por favor, o valor hora pretendido. 

Urgente 

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Notícia - Laboratório de referência demora 24 horas para doentes prioritários e o dobro para os restantes

O laboratório da gripe do Instituto de Saúde Dr. Ricardo Jorge demora 24 horas a dar o resultado das análises à gripe A nos doentes prioritários e o dobro do tempo nos restantes, segundo fonte da instituição
Fonte do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) disse à agência Lusa que este laboratório de referência está a dar prioridade às análises solicitadas pelos profissionais de saúde para os doentes considerados prioritários.

Estes doentes são os que se encontram internados, sofrem doença crónica, estão imunocomprometidos, grávidas, crianças com menos de doze meses ou profissionais de saúde em contacto directo com doentes. São igualmente prioritários os doentes suspeitos de resistência aos medicamentos antivirais.

Naqueles casos, o diagnóstico laboratorial ao vírus H1N1 demora cerca de 24 horas. Para as restantes análises - que são em número significativo, mas referem-se a doentes que não se enquadram nestas orientações técnicas -, o tempo de espera pode chegar às 48 horas.

A mesma fonte do INSA explicou que todas as análises pedidas são efectuadas.

Tendo em conta o elevado número de análises que este laboratório tem efectuado - mais de 7500 amostras analisadas desde Abril -, o instituto foi obrigado a reforçar o número de pessoas que estão a trabalhar na gripe A. O INSA coordena uma rede de oito laboratórios para o vírus H1N1.

Lusa / SOL

Manual sobre Boas Práticas para o Meio Ambiente


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Manual - Socorro e Transporte de Doentes


Download Socorro e Transporte de Doentes
 

Jogo - Palhaçadas



3ºAno - Estudo do Meio - Ficha de Trabalho - Actividade piscatória no meio local


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Manual - Matemática nos primeiros anos - Tarefas e Desafios para a sala de aula


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Higiene e Segurança no Trabalho - Powerpoint sobre os fundamentos da Ergonomia


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box



Vídeo - A Educação e Formação de Adultos em Portugal: realidade ou ficção?

Atividade Experimental - Preparação de espuma por produção de dióxido de carbono




Vídeo - Turismo De Portugal - Portuguese Tourism Promotion Film 2011 - The Beauty of Simplicity

Powerpoint - Aplicações Informáticas


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box


Powerpoint - Higienização de equipamentos e instalações na indústria agro-alimentar


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box


Vídeo - Entrevista sobre Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD)