quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Programa AFS - Estudar no Estrangeiro

Programa AFS - Estudar no Estrangeiro
Ano lectivo 2012/2013.



O Programa AFS - Estudar no Estrangeiro consiste numa experiência de intercâmbio, em que o participante vive durante um ano/trimestre lectivo noutro país, com uma família de acolhimento e frequenta uma escola secundária local.


Com este programa a Intercultura - AFS Portugal pretende desenvolver nos jovens uma maior sensibilidade e consciência para o mundo que os rodeia de forma a promover o diálogo e conhecimento intercultural.

A crise que atravessamos trouxe consigo uma maior consciência da importância do desenvolvimento de outras competências para além daquelas que são adquiridas no percurso académico regular.

Por ser global, tornou igualmente mais visível a interdependência do mundo actual e todo o potencial de mobilidade inerente. Mais importante ainda, expôs a necessidade de cada cidadão ter um papel activo na mudança necessária e no processo de construção de um mundo fundamentado noutros valores.

Neste sentido, acreditamos que as actuais e futuras gerações estarão cada vez mais motivadas para este tipo de experiência, promotoras não só de uma maior consciência das questões globais mas também do desenvolvimento do pensamento critico e criativo, autonomia e sentido de responsabilidade.

Cerca de 60 jovens portugueses encontram-se, no presente ano lectivo, a viver a sua experiência AFS em vários países, tais como, Canadá, Japão, EUA, Malásia, Áustria, Finlândia, entre outros, e agora é a vez de preparar os próximos jovens para esta experiência única que é viver e estudar no estrangeiro.

As inscrições para o ano lectivo 2012/2013 já estão abertas.

Poderão encontrar mais informações no nosso site:

www.intercultura-afs.pt, acedendo à àrea 'Estudar no Estrangeiro'.

A Intercultura - AFS Portugal é uma associação de voluntariado, com estatuto de Instituição de Utilidade Pública. Não tem fins lucrativos, filiações partidárias, religiosas ou outras. Tem como objectivos contribuir para a Aprendizagem Intercultural e Educação Global, através de intercâmbios de jovens e famílias. Desde 1956 que promove intercâmbios de jovens em Portugal e para o estrangeiro.

Sem comentários: