quarta-feira, 15 de julho de 2009

aLer+ faz balanço e apresenta perspectivas

O Encontro aLeR+ 2009, organizado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), começa hoje, sexta-feira, dia 03, e prolonga-se até sábado, dia 04 de Julho, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, com o objectivo de divulgar as actividades desenvolvidas durante este ano lectivo nos estabelecimentos de ensino e anunciar as escolas que vão integrar o projecto aLeR+ no próximo ano lectivo.



Esta iniciativa permitirá fazer um balanço do primeiro ano de trabalho com as equipas que desenvolveram o projecto e os elementos do projecto Reading Connects, que também estarão presentes.

O projecto foi lançado, em Junho de 2008, em 33 escolas com práticas já reconhecidas da promoção da leitura e com uma abrangência a nível nacional.

É uma iniciativa do PNL e da Rede de Bibliotecas Escolares destinada a apoiar as escolas que pretendem desenvolver um ambiente integral de leitura, em parceria com o National Literacy Trust e o Reading Connects Project.

O alargamento do projecto será realizado de forma gradual, permitindo o crescimento sustentado da rede aLeR+.

Assim, neste encontro serão anunciadas as 30 escolas que integrarão o projecto aLeR+ no ano lectivo 2009/2010.

O programa do encontro prevê o lançamento do filme aLeR+ e dá especial destaque à divulgação de projectos por parte das escolas que integraram o projecto, abordando temas como uma estratégia para toda a escola, a promoção da leitura, biblioteca escolar, eventos e grupos de leitura e envolvimento da família.

Este evento conta com a participação de Chris Lamb e de Louise Kanolik, do projecto Reading Connects.


Mais informação


Programa, em
http://www.min-edu.pt/np3content/?newsId=3913&fileName=PROGRAMA_A_LER_.pdf.


Sítio do Plano Nacional de Leitura,
em http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Gripe A: ministérios da Educação e da Saúde elaboram plano para as escolas

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, anunciou que está a elaborar com o Ministério da Saúde um plano de prevenção para as escolas para responder a eventuais casos de gripe A H1N1.

Maria de Lurdes Rodrigues comentava o alerta do presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais, divulgado pelo “Diário de Notícias”, de que "muitas escolas não reunirão as condições básicas" de higiene para cumprir as orientações dadas pelo Ministério da Educação para a prevenção da Gripe A H1N1. Segundo Albino Almeida, "há escolas em que não há dispensador de sabão e toalhas ou aquecedor de mãos nas casas de banho".

"Estamos a trabalhar com o Ministério da Saúde justamente nesse sentido de ter um plano de prevenção e de preparação das escolas para o mês de Setembro", avançou a ministra, à margem das Jornadas sobre a autonomia das escolas públicas em Portugal, que está a decorrer em Lisboa. A ministra lembrou que as escolas estão encerradas, mas que os dois ministérios estão a trabalhar em conjunto em muitas áreas de intervenção para que no início do ano lectivo o plano esteja concluído.

Foi publicado ontem no site da Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular um conjunto de recomendações e orientações às escolas por causa da nova estirpe da gripe. A circular da Direcção-Geral de Saúde recomenda, entre outras medidas, que sempre que um aluno apresente febre durante a permanência na escola, deve promover-se o seu afastamento das restantes crianças e contactados os pais, no sentido de se promover a observação da criança por um profissional de saúde.

Deverá ser promovido o isolamento em casa de profissionais da escola ou alunos que manifestem febre superior a 38º C e outros sintomas de gripe, até que a situação seja devidamente esclarecida pelos serviços de saúde. No caso de se confirmar a doença num profissional da escola ou num aluno, estes não devem frequentar a escola por um período mínimo de sete dias, ou até que lhes seja dada alta clínica.

O encerramento da escola poderá estar indicado, se existir o risco de propagação da doença, devido à existência de diagnósticos confirmados entre funcionários ou alunos. Esta decisão, no entanto, só deverá ser tomada após uma adequada avaliação epidemiológica, por parte dos serviços de saúde locais, do risco de transmissão da doença à comunidade educativa.

domingo, 12 de julho de 2009

Recortes de Imprensa



Público.pt – 01/07/2009
A presidente da Associação de Pais de Avis, Maria Antónia Oliveira, ela própria professora, explicou que o protesto na Escola Básica 2,3 Mestre de Avis, ...

Jornal das Caldas – 01/07/2009
Por isso, não haverá educação integral, se a mesma não for tomada em consideração; nem se compreenderá verdadeiramente a realidade social, ...

TSF Online – 01/07/2009
Teixeira dos Santos já terá autorizado o Ministério da Educação a abrir concurso para a contratação de 2500 pessoas para a categoria não docente. ...

Público.pt – 30-06-2009
A presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Ana Bettencourt, considerou hoje que se têm registado 'avanços muito bons' na Educação em Portugal, ...

Jornal de Notícias – 30-06/2009
... na iniciativa 'Escola ComCiência - Encontros e Desafios', uma organização do Ministério da Educação em colaboração com a Fundação Ilídio Pinho (FIP). ...

Diário Digital – 30-06-2009
A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou esta terça-feira o abandono das negociações com o Ministério da Educação para revisão do Estatuto da ...

Ciência Hoje – 29-06-2009
Subordinado ao tema «A educação científica de alunos com necessidades educativas especiais», realiza-se na próxima quarta-feira, dia 1, o 3º Encontro de...

Diário de Notícias – 29-06-2009
Os pais devem informar-se sobre as empresas que organizam colónias de férias para jovens 'antes de lhes confiarem os seus filhos'. ...

Educare – 29-06-2009
A CONFAP vai colocar no seu site temas relacionados com a educação desde o pré-escolar ao secundário, com o objectivo de promover a 'capacitação parental'....

Jornal da Madeira – 28-06-2009
A medida foi anunciada em Abril deste ano por José Sócrates que pretende, com esta alteração, uma educação de qualidade para todos. Na Madeira, há aceitação...

Público.pt – 28-06-2009
... vão poder ir à agua uma vez e que terão de respeitar a cor da bandeira', lembra Luisa Tavares, da Associação de Profissionais de Educação de Infância. ...

Público.pt – 28-06-2009
Há situações em que são os próprios pais que pressionam os colégios e, apesar de as educadoras terem noção da falta de condições no transporte, ...

TeK.sapo – 27-006-2009
... comprovam que 2,2 milhões de pessoas navegaram, a partir de casa, em sites na área da educação, nos primeiros cinco meses de 2009. ...

Diário de Notícias – 27-06-2009
Mário Nogueira diz que Lurdes Rodrigues não estará no Governo para cumprir promessa e exige suspensão A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues,...

Universia.pt – 27-06-2009
... Educação do Algarve, da Associação de Municípios do Algarve, de várias autarquias algarvias e da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP).

DGIDC – 25-06-2009
A DirecçãoGeral de Inovação e Desenvolvimento Curricular através do Núcleo da Educação para a Saúde e Acção Social Escolar vai promover o II Encontro ...

Público.pt – 26-06-2009
A ministra da Educação admite que as quotas para as classificações de mérito atribuídas a docentes, que a tutela sempre disse serem fundamentais para ...

Lusa – 26-06-2009
A recuperação de escolas já permitiu a criação de 6.553 empregos, envolvendo 1.149 empresas, anunciou hoje o Ministério da Educação, ...

Expresso – 26/06/2009
Também o número de intervenientes no processo difere entre os cinco países e Portugal é o único caso em que há dois avaliadores no processo (nos restantes é...

Jornal de Notícias - 26/06/2009
40 milhões de euros investidos, em 13 anos, em cultura e educação através da rede de leitura. A Rede de Bibliotecas Escolares sofreu, nos últimos 13 anos, ...

Correio da Manhã - 26/06/2009
O Ministério da Educação apresentou ontem aos sindicatos uma proposta da revisão do estatuto da carreira docente, garantindo que pretende dar por concluído ...

Jornal on-line da Universidade de Évora – 26/06/2009
A Universidade de Évora foi convidada e está a participar no 'Conselho Científico do Observatório do Plano Tecnológico da Educação' uma estrutura ...

Correio da Manhã – 25/06/2009
O Ministério da Educação admitiu esta quinta-feira que é praticamente impossível chegar a acordo com os sindicatos sobre a revisão da estrutura da carreira ...

Diário Digital - 25/06/2009
... 10 e 15 de Setembro para os alunos do ensino básico e secundário, segundo o calendário escolar 2009/2010 hoje divulgado pelo Ministério da Educação. ...

RTP - 25/06/2009
O Ministério da Educação reconheceu hoje não estar à espera de um acordo com os sindicatos no que toca à revisão da estrutura da carreira docente, ...

Diário de Notícias – 25/06/2009
A Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE) classificou hoje de 'inaceitável' a proposta do Governo de revisão da ...

Barlavento Online – 25/06/2009
O PSD de Tavira classificou hoje, em comunicado, como manobras políticas do PS e da CDU a manifestação ontem promovida pela Associação de Pais do ...

sábado, 11 de julho de 2009

Educação nas mãos das autarquias

O governo negociou há cerca de um ano uma parceria com a Associação Nacional de Municípios Portugueses, que visa descentralizar as políticas em matéria escolar. Mas será que resultou? Que medidas foram implementada em benefício da escola pública? Os professores aderiram? E os alunos? O alargamento da rede pública do ensino pré-escolar, as atividades de enriquecimento curricular, a generalização das refeições a crianças do 1º ciclo do ensino básico, o transporte escolar ou a gestão de pessoal foram algumas das iniciativas adoptadas com vista a um aperfeiçoamento de políticas educativas e da própria rede escolar. Neste SC percebemos o que está a mudar no País à medida que este protocolo vai avançando e quais as metas para o próximo ano lectivo.


Convidados:

António Ponces de Carvalho, Director da Escola Superior de Educação João de Deus
Susana Armador, Presidente da Câmara Municipal de Odivelas
Valter Lemos, Secretário de Estado da Educação
José Silvério, CONFAP

Consulte o blogue

http://sociedade-civil.blogspot.com/2009/07/educacao-nas-maos-das-autarquias.html

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Especialista considera Portugal "líder mundial a repensar a educação"

O especialista canadiano em tecnologia Don Tapscott aponta Portugal como um exemplo a seguir na educação, elogiando o investimento em computadores individuais nas salas de aulas. Num artigo de opinião publicado no blogue Huffington Post - onde já escreveu Barack Obama -, Tapscott dirige-se directamente ao presidente dos Estados Unidos da América: "Quer resolver os problemas das escolas? Olhe para Portugal!".

Na opinião de Tapscott, o "modesto país para lá do Atlântico", que em 2005 via a sua economia "abater-se", está a tornar-se no "líder mundial a repensar a educação para o século XXI". A presença de computadores nas escolas é "só uma parte" dessa "campanha de reinvenção", frisa Tapscott, que aponta a "criação de um novo modelo de ensino" como a "maior tarefa".

"Não é fácil mudar o modelo de ensino. Aliás, essa é a parte difícil. É mais fácil gastar dinheiro, como Portugal fez, a pôr Internet nas salas de aula e equipar os alunos com computadores", afirmou, acrescentando ainda que "é demasiado cedo para avaliar o impacto na aprendizagem", até porque os estudos sobre a presença de computadores nas aulas foram "inconclusivos".

"Os professores que enfrentam uma sala de aulas cheia de miúdos com computadores precisam de aprender que já não são os especialistas no seu domínio: a Internet é que é", escreve Tapscott. Aludindo à sua experiência numa sala de aulas numa estadia em Portugal, Tapscott conta como os alunos recorreram à Internet para resolver uma questão colocada pelo professor: para saber o que era um equinócio, grupos de alunos pesquisaram a informação e quem a descobriu primeiro explicou-a aos colegas".

Mudança na relação professor/aluno

"Estavam a colaborar, estavam a trabalhar ao seu próprio ritmo e mal reparavam na tecnologia, no propalado computador portátil. Era como ar para eles, mas mudou a relação que tinham com o professor. Em vez de se agitarem nas cadeiras enquanto o professor dá a lição e escreve apontamentos no quadro, eram eles os exploradores, os descobridores e o professor o seu guia", descreve Don Tapscott.

Este modelo, afirma, permite aos professores "descer do palco e começar a ouvir e a conversar em vez de fazer sermões" e encoraja o pensamento crítico e a colaboração.
Em oposição, nos EUA, a aprendizagem é "unidireccional", o que faz com que os alunos, que em casa vivem na era digital, com a Internet, os jogos e os telemóveis, estejam "aborrecidos na escola".

"As salas de aula americanas precisam de entrar no século XXI. Milhares de professores concordam com isto", afirma Don Tapscott, lembrando que este ano "importantes grupos da área da Educação" pediram a Barack Obama e ao congresso um investimento de 10 mil milhões de dólares para melhorar a tecnologia na sala de aula e garantir que os professores sabem usar computadores eficientemente".

Don Tapscott, professor na Universidade de Toronto e membro do grupo de reflexão nGenera Insight, escreveu vários livros sobre tecnologia e visitou Portugal em Abril deste ano. O Huffington Post congrega blogues, notícias e artigos de opinião. Além de políticos, actores e académicos contribuem para o site.


Lusa

Ficha de Auto-avaliação Preenchida



Ficha de Auto-avaliação Preenchida



Ficha de Auto-avaliação Preenchida



Ficha de Auto-avaliação Preenchida



Ficha de Auto-avaliação Preenchida



quinta-feira, 9 de julho de 2009

II Encontro da Promoção e Educação para a Saúde em Meio Escolar

A Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, através do Núcleo da Educação para a Saúde e Acção Social Escolar, vai promover o II Encontro Nacional da Promoção e Educação para a Saúde em Meio Escolar no próximo dia 10 de Julho, em Lisboa, no Centro de Congressos (antiga FIL).



O Encontro destina-se a professores coordenadores da Educação para a Saúde, directores de agrupamentos/escolas e outros profissionais da Educação e da Saúde e tem por objectivo, entre outros, a apresentação dos resultados do Questionário de Avaliação da Educação para a Saúde nas Escolas, 2008/2009.

As inscrições, abertas até ao dia 5 de Julho, são admitidas por ordem de chegada e o número de participantes é limitado à capacidade da sala.


Mais informação

1 – Ver http://sitio.dgidc.min-edu.pt/PressReleases/Paginas/IIEncontroPES.aspx.

2 – Ver Dossier, em http://sitio.dgidc.min-edu.pt/saude/Paginas/default.aspx.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Explorar o mundo das profissões para encontrar um curso

A Agência Nacional para a Qualificação (ANQ) elaborou um Kit das Profissões para auxiliar os jovens que finalizaram, no presente ano lectivo, o 9.º ano de escolaridade e se confrontam com a necessidade de escolher um curso de nível secundário.

Este kit é composto pelo Guia de Profissões e pelo Manual de Exploração Vocacional e está disponível em

http://anqmundoprofissoes.ml.pt/.



No Guia são apresentadas 100 profissões que podem ser exercidas com uma dupla certificação, correspondente ao 12.º ano e a uma qualificação profissional de nível 3, aí se explicando em que consistem, que actividades implicam e qual a formação que requerem.

Esta publicação também inclui o testemunho de 100 profissionais destas mesmas profissões.

Acesso directo ao Guia de Profissões - PDF ou apresentação multimédia



Já o Manual de Exploração Vocacional é destinado aos profissionais de orientação e aos directores de turma, integrando actividades de exploração vocacional que podem ser desenvolvidas no âmbito das sessões de orientação vocacional ou em contexto de sala de aula/actividade formativa, promovendo a interacção, a reflexão, a pesquisa individual e a discussão em grupo.


Acesso directo ao Manual - http://anqmundoprofissoes.ml.pt?cr=7730




Mais informação

1 – Guia de Acesso ao Secundário, em http://www.novasoportunidades.gov.pt/.

2 – Sítio da Agência Nacional para a Qualificação, em http://www.anq.gov.pt/default.aspx

40 mil professores sem escola

Segundo os sindicatos, cerca de 40 mil docentes não encontrarão lugar numa escola no próximo ano lectivo. Cerca de 30 mil docentes foram colocados na primeira fase do concurso e o Ministério da Educação garante a entrada de mais 38 mil até final de Agosto.

Dos 111 072 candidatos, foram colocados 30 146 professores na primeira fase do concurso. A tutela assegura que mais 38 mil docentes serão colocados nas escolas até final do próximo mês, entre Quadros de Zona Pedagógica (QZP) e contratados. Depois disso, mais 12 mil deverão entrar no sistema entre o início do ano lectivo e o final de Dezembro e cerca de 15 mil deverão ser contratados durante todo o ano. O Ministério da Educação (ME) garante que todas as escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico terão pelo menos um professor para necessidades de apoio educativo.

Os sindicatos do sector fizeram as contas e estimam que cerca de 40 mil docentes não encontrarão lugar numa escola no próximo ano lectivo. A Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE) repete o que tem vindo a dizer há algum tempo. "Voltamos a denunciar esta falta de qualidade de planificação e determinação do que devem ser os quadros que dão estabilidade à escola", sublinha o secretário-geral da FNE, João Dias da Silva, ao EDUCARE.PT.

O dirigente insiste que o ME tem de parar para pensar e fazer o exercício de "determinar com rigor quais são as necessidades permanentes de cada escola". "É impensável que o ME tenha colocado 30 mil professores e que vá ainda colocar mais 38 mil." A FNE volta a denunciar a "ausência de uma planificação e determinação rigorosas do que são as necessidades permanentes do sistema de educativo".

A estrutura defende a abertura de mais vagas de quadro na primeira fase do concurso, ao lembrar que o ME tem consciência de que são necessários mais docentes. "Se sabe que há lugar para mais 38 mil professores [vagas anunciadas para a segunda fase], por que razão não abre mais vagas de quadro para esta primeira fase?", questiona, Lucinda Manuela, da FNE, em declarações à Lusa. "Na segunda fase não são vagas de quadro e aí está a questão. Se foram colocados 30 mil professores e há lugar para mais 38 mil, então as vagas de quadro não estão bem redimensionadas", acrescentou a dirigente.

A Federação Nacional de Professores (FENPROF) já fez as contas e adiantou que este concurso de colocação "é um dos piores de sempre". Mais de 99% dos candidatos que concorreram para ingressar nos quadros não conseguiram lugar. A FENPROF garante que entraram no quadro 417 dos cerca de 50 mil candidatos que apresentaram 65 464 candidaturas, isto é, menos de um por cento. E 11 836 docentes que já pertencem aos quadros - 40,9% do total de docentes dos Quadros de Zona Pedagógica - não obtiveram colocação no novo quadro criado, ou seja, no Quadro de Agrupamento.

O secretariado nacional da FENPROF considera, num texto colocado no seu site, que "estamos perante uma grosseira manipulação de números, com o intuito de enganar a opinião pública", e reafirma que se trata do "concurso mais negativo dos últimos anos, que fará crescer, como nunca, as situações de instabilidade para docentes dos quadros e remeterá para o desemprego muitos milhares de docentes que aguardavam o ingresso em quadro ou, pelo menos, uma contratação".

A FENPROF esmiuça os números e esta terça-feira à tarde fala do assunto numa conferência de imprensa marcada para as 15:00. "De facto, se o ME considera todas as vagas abertas para os novos Quadros de Agrupamento, que vieram substituir os QZP (que incluíam 28.926 docentes), não pode apenas considerar como negativas as do Quadro de Escola (as 2 660 referidas), mas acrescentar-lhe as que faziam parte do quadro que se extingue - o QZP - e essas são, segundo o Ministério, 28 926", lê-se no texto. A estrutura representativa dos docentes conclui que, "no cômputo global, não há 18 236 vagas positivas este ano, mas, se a este número forem subtraídas, também, as 28 926 que correspondem a docentes dos QZP que foram obrigados a concorrer para o Quadro de Agrupamento, e nele deveriam ser colocados, então o saldo é negativo, correspondendo a 10 690 vagas a menos".

Este ano, os professores são colocados por quatro anos lectivos, ao contrário do que aconteceu em 2006, em que as colocações eram por períodos de três anos. E o tempo para substituição de um professor foi encurtado de um mês no máximo para 48 horas, através de uma bolsa de substituição. O ME fala em estabilidade. O secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, acaba de afirmar que o concurso de colocação de professores "abre a maior janela de estabilidade do sistema educativo desde há muitos anos". E desvalorizou as críticas dos sindicatos do sector, lembrando que os argumentos utilizados repetem-se ano após ano.

Ministra responsabiliza comunicação social pela baixa a Matemática

Foi a primeira surpresa do dia em que foram conhecidos os resultados dos exames nacionais do Secundário. “Menos investimento, menos trabalho e menos estudo” do lado dos alunos, comentou a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, a propósito dos resultados no exame de Matemática A, realizado por 38.303 estudantes.

A média dos alunos internos (os que frequentam as aulas todo o ano lectivo, que são a maioria) desceu de 14 para 11,7 e a percentagem de retenções mais do que duplicou (de sete para 15 por cento), o que, segundo a ministra, se deve à difusão, pela comunicação social, “da ideia de que os exames eram fáceis”.

Em conferência de imprensa, o secretário de Estado Valter Lemos alargou o leque de responsáveis, juntando a Sociedade Portuguesa de Matemática e “partidos e pessoas com responsabilidades políticas”. “É um desincentivo ao estudo e ao trabalho”, sublinhou.


http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1390758&idCanal=58

Não se registaram saltos como no ano passado, quando as médias do exame de Matemática A subiram de 10 para 14 valores, nem novidades como a registada também em 2008 com os resultados da totalidade dos alunos (internos e externos) no exame de Português B a descerem, pela primeira vez em 12 anos de exames nacionais, abaixo dos 10 valores e os chumbos a treparem para oito por cento. Este ano, as reprovações baixaram para metade, de oito para quatro por cento (a Matemática, pelo contrário, duplicaram) e a média a Português dos alunos internos e externos subiu de 9,7 para 11.1. Mas ao longo do dia foram muitos os estudantes a dar conta de que, afinal, se passara algo de que não estavam à espera com este exame que tinham intitulado de “muito fácil”, quando da sua realização no passado dia 16. Sobretudo entre os bons estudantes, as notas ficaram muito aquém do que estavam à espera. Foi a segunda surpresa do dia.

Questionado pelo PÚBLICO, o assessor de imprensa do Ministério da Educação informou ao princípio da noite de que não tinham sido ali recebidas quaisquer reclamações ou pedidos de esclarecimento. Uma professora correctora indicou, pelo contrário, que tem conhecimento de vários relatórios enviados ao Gabinete de Avaliação Educacional pelos docentes que corrigiram o exame de Português B, dando conta de dúvidas e objecções tanto em relação a algumas questões da prova, como aos critérios de correcção.

Citação infeliz
Esta docente, que pediu o anonimato, corrigiu 45 exames. A sangria foi quase total na pergunta B do grupo 1, onde se pede o seguinte: “Comente a opinião a seguir transcrita [da autoria de António Mega Ferreira], sobre a teoria do fingimento poético em Pessoa ortónimo, referindo-se a poemas relevantes para o tema em análise. “É na poesia ortónima que o Pessoa 'restante’, o que não cabe nos heterónimos laboriosamente inventados, se afirma e 'normaliza’: é então que ele 'faz’ de si e os seus poemas são 'chaves’ para compreender o seu extraordinário universo literário”.

“Não posso dizer que trate de uma armadilha, de um buraco intencional, mas escolheram uma citação muito infeliz. Só podia baralhar os alunos”, comenta. Mesmo os bons estudantes que, embora em muito menor grau, partilham de duas características comuns ao universo dos alunos: “Pouca riqueza de vocabulário” e “grande dificuldade em interpretar, decifrar, sentidos implícitos”. Outro ponto negro do exame: o grupo III, onde se pedia “uma reflexão sobre o significado da liberdade, partindo da perspectiva exposta” no excerto de um texto de José Jorge Letria sobre direitos e deveres. “Demasiadamente amplo”, aponta a docente, que chocou, prova a prova, como a maior das “dispersões”. “Desde o ano passado que mudou qualquer coisa nos exames de Português”, frisa. O exame de Português B é o que foi realizado por mais estudantes: 64.993.

As médias ontem divulgadas confirmam que é nas áreas das Ciências que se registam “maiores dificuldades”, sublinhou o ME. A Biologia e Geologia registou-se uma descida de 10,5 para 9,5 valores (alunos internos e externos), e a média de Física e Química voltou também a descer. Há quatro anos que se mantém negativa. Pior do que os 8,4 obtidos nesta disciplina, só o quatro que os alunos internos tiveram como média numa das provas de Inglês. À frente das melhores notas volta a estar um dos exames de Espanhol (16,5), Para além de Biologia e Geologia e Física e Química A, dos 27 exames realizados houve mais dois com médias inferiores a 10: Geometria Descritiva A (9,8) e Latim A (9,8). Em 2008 tinham sido seis as provas com médias negativas.


Público


segunda-feira, 6 de julho de 2009

LISTAS DEFINITIVAS DE COLOCAÇÃO/NÃO COLOCAÇÃO


EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
100 - Educação Pré-Escolar Colocação Não Colocação
1º CICLO DO ENSINO BÁSICO
110 - 1º Ciclo do Ensino BásicoColocaçãoNão Colocação
2º CICLO DO ENSINO BÁSICO
200 - Português e Estudos Sociais-História Colocação Não Colocação

210 - Português e Francês Colocação Não Colocação
220 - Português e Inglês Colocação Não Colocação
230 - Matemática e Ciências da Natureza Colocação Não Colocação
240 - Educação Visual Tecnológica Colocação Não Colocação
250 - Educação Musical Colocação Não Colocação
260 - Educação Física Colocação Não Colocação
290 - Educação Moral e Religiosa Católica Colocação Não Colocação
3º CICLO DO ENSINO BÁSICO
300 - Português Colocação Não Colocação
310 - Latim e Grego Colocação Não Colocação
430 - Economia e Contabilidade Colocação Não Colocação
500 - Matemática Colocação Não Colocação
510 - Fisica e Quimica Colocação Não Colocação
520 - Biologia e Geologia Colocação Não Colocação
530 - Educação Tecnológica Colocação Não Colocação
540 - Electrotecnia Colocação Não Colocação
550 - Informática Colocação Não Colocação
560 - Ciências Agro-Pecuárias Colocação Não Colocação
600 - Artes Visuais Colocação NÃO COLOCAÇÃO
620 - Educação Física Colocação Não Colocação
EDUCAÇÃO ESPECIAL
910 - Educação Especial 1 Colocação Não Colocação
920 - Educação Especial 2 Colocação Não Colocação
930 - Educação Especial 3 Colocação Não Colocação

Listas já disponiveis

http://www.dgrhe.min-edu.pt/Portal/
WebForms/Docentes/Listas/Listas_Def_2009_Col_nCol.aspx

Concurso de Docentes


Link: Concurso de Docentes

Listas disponibilizadas durante a tarde

http://dre.pt/pdf2sdip/2009/07/128000000/2620026201.pdf


http://www.dgrhe.min-edu.pt/Portal/Default.aspx?opcao=dgrhe

Link para consultar colocações 2009

https://servicos.dgrhe.min-edu.pt/ConsultaCandidatos/Default.aspx