sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Conselho de Escolas entrega propostas de revisão do Ensino Básico até final do ano lectivo


"O Conselho de Escolas conta apresentar algumas propostas em Abril/Maio", disse à agência Lusa o presidente do órgão consultivo do Ministério da Educação, Álvaro Almeida dos Santos.

Este será o tema dominante da reunião de plenário do Conselho, a realizar sexta-feira e na qual é esperada a ministra da Educação, Isabel Alçada, durante parte dos trabalhos.

As questões relativas à avaliação e carreira dos professores deverão também ser abordadas por serem temas directamente relacionados com a escola, mas o Conselho de Escolas "não vai imiscuir-se em nada que seja do âmbito sócio-profissional", matéria que diz respeito às organizações sindicais, disse Álvaro Almeida dos Santos.

"Não será um parecer formal, daremos apenas a nossa opinião", acrescentou. Segundo o presidente deste órgão, a reorganização do Ensino Básico está a ser estudada por um grupo de trabalho e poderá implicar uma redução do número de disciplinas.

Ainda nada está definido, mas de acordo com Álvaro Almeida dos Santos este nível de ensino poderá reorganizar-se em áreas de competências, áreas curriculares com disciplinas ou conjuntos de disciplinas.

"Se temos uma competência histórico-geográfica para desenvolver com os alunos, não precisamos de ter uma disciplina de História e outra de Geografia. Poderão juntar-se", exemplificou.

Álvaro Almeida dos Santos considera também necessária uma nova organização temporal, que pode resultar em alterações no número de horas de cada disciplina.

"Podemos ter um esquema diferente, mas são apenas hipóteses de trabalho", frisou.

"Em vez de termos ´x´ tempos de horas definidas por semana, podemos ter um modelo anual ou semestral para alcançar os objectivos. O importante é ser mais eficaz, proporcionar uma maior qualidade. Os caminhos poderão ser diferentes para lá chegar", avançou.

O importante, sublinhou, é que a nível do Ensino Básico se consigam desenvolver as oito competências-chave definidas pela União Europeia: comunicação na língua materna e em línguas estrangeiras, competência a Matemática e competências básicas em Ciências e Tecnologia, competência em Tecnologia Digital, Aprender a Aprender (ter competências para aprender sempre), competências sociais e cívicas, espírito de iniciativa e empreendedorismo, conscencialização da identidade cultural e a sua expressão.

"Isto é transversal a todo o currículo e é com estas competências que temos de trabalhar ao rever o ensino básico", declarou, indicando que o novo programa que está a ser testado para Língua Portuguesa e Matemática já vai ao encontro destes pressupostos.

Vídeo - Sistema Respiratório


Vídeo - Respiração


quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Relatório Internacional


Este estudo, realizado pela Data Angel, apresenta uma perspectiva não técnica do modo como os economistas encaram a literacia, considerada como um importante motor do crescimento económico e do desenvolvimento social equilibrado dos países.

As mudanças recentemente ocorridas na estrutura da economia mundial aumentaram significativamente a necessidade de uma população com competências de literacia, o que pressupõe um investimento elevado e sustentado nesta área.

Segundo o referido estudo, Portugal tem de desenvolver medidas para aumentar os níveis de literacia dos cidadãos, nomeadamente dos adultos, para manter a sua competitividade nos mercados europeu e mundial.

Entre as opções políticas consideradas determinantes para o aumento das competências de literacia no nosso país, o relatório destaca o alargamento da educação pré-escolar a todas as crianças de quatro e cinco anos e o Plano Nacional de Leitura (PNL), que dá especial importância à leitura diária com as crianças do pré-escolar e dos primeiros seis anos de escolaridade.

Encarado como um elemento crucial no esforço nacional para melhorar a oferta de competências de literacia no país, o PNL deve beneficiar, de acordo com o referido relatório, de apoio político e financeiro sustentado para que possa vir a ter um impacto significativo na melhoria das competências de literacia dos portugueses.

Para além do alargamento do tempo dedicado a tarefas de leitura nos primeiros anos de escolaridade, os peritos vêem como fundamental melhorar a prática pedagógica dos professores no que respeita à literacia.

Neste sentido, é importante desenvolver um conjunto mais amplo de instrumentos para o diagnóstico precoce de dificuldades de leitura dos alunos, definindo, simultaneamente, estratégias de intervenção para ultrapassar as dificuldades identificadas.

Um pilar considerado decisivo, pelos autores do estudo, para aumentar as competências de literacia em Portugal é o desenvolvimento da iniciativa Novas Oportunidades, destinada aos jovens em risco de abandonar o sistema educativo e aos adultos que necessitam de complementar a sua formação.

Assim, se a conclusão do ensino secundário é vista como um indicador determinante que maximiza a probabilidade de os estudantes atingirem um patamar mais elevado ao nível da literacia, o investimento na literacia dos adultos é baseado num argumento de ordem económica, na medida em que se reflecte na melhoria das condições no que respeita ao emprego, ao nível de vida e de saúde dos cidadãos.

Sem a aposta na melhoria da literacia dos adultos, a eficácia do PNL corre o risco de diminuir, já que as crianças que vivem em agregados familiares caracterizados por baixos níveis de escolaridade dos pais e pouca prática de leitura são menos receptivas aos incentivos criados pelo PNL.

De acordo com o relatório, o maior enfoque em programas de literacia dirigidos às famílias tem o potencial de melhorar, ao mesmo tempo, os níveis de competências de literacia de ambas as gerações.

Este estudo valoriza as reformas educativas em curso em Portugal, em particular o PNL, com o argumento de que este investimento se vai reflectir na capacidade de a economia criar riqueza, impedindo que, pelo contrário, o défice de literacia gere níveis indesejáveis de desigualdades com consequências negativas a nível social e económico.


Para mais informações, consultar:




quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Legislação


 

Publicado em Diário da República
 
― Despacho n.º 26104/2009. D.R. n.º 232, Série II de 2009-11-30da Presidência do Conselho de Ministros e Ministério da Educação
Renova as comissões de serviço dos seguintes titulares de cargos de direcção superior de 1.º grau dos serviços do Ministério da Educação: licenciado Edmundo Luís Mendes Gomes - GGF; licenciado José Joaquim Machado Courinha Leitão - DRELVT; Doutor José Lopes Cortes Verdasca - DREAlentejo; licenciado Luís Manuel da Silva Correia – DREAlgarve; doutorado Luís Manuel Marques Custódio - Gab. Coord. do Sistema de Informação do ME; intendente Paula Cristina da Graça Peneda - Gab. Coord. da Segurança Escolar do ME.
 
― Despacho n.º 26105/2009. D.R. n.º 232, Série II de 2009-11-30daPresidência do Conselho de Ministros e Ministério da Educação
Nomeia o licenciado António de Oliveira Leite para exercer o cargo de director regional de Educação do Norte.
 
― Anúncio n.º 9227/2009. D.R. n.º 232, Série II de 2009-11-30dosMinistérios do Trabalho e da Solidariedade Social e da Educação ― Agência Nacional para a Qualificação, I. P.
Listas de candidatos acreditados, por ordem alfabética e por NUT II e NUT III, na sequência do procedimento de acreditação de avaliadores externos no âmbito dos Centros Novas Oportunidades aberto pelo Aviso n.º 2473/2008, de 31 de Janeiro.
 
― Declaração n.º 414/2009. D.R. n.º 235, Série II de 2009-12-04do Ministério da Educação - Secretaria-Geral
Em cumprimento do estipulado no artigo 1.º da Lei n.º 26/94, de 19 de Agosto publica-se a listagem das transferências efectuadas pelos organismos do Ministério da Educação no 1.º semestre de 2009.
 
― Resolução n.º 25/2009. D.R. n.º 235, Série II de 2009-12-04da Presidência do Conselho de Ministros – Conselho de Ministros
Delega na Ministra da Educação a competência para a prática de todos os actos a realizar no âmbito dos procedimentos abertos através das Resoluções do Conselho de Ministros n.os 125/2008, de 21 de Agosto, 35/2009, de 11 de Maio, e 69/2009, de 20 de Agosto, adoptadas no âmbito do Plano Tecnológico da Educação.
 
― Despacho (extracto) n.º 26423/2009. D.R. n.º 235, Série II de 2009-12-04, dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social e da Educação - Agência Nacional para a Qualificação, I. P.
Formalização da alteração do âmbito de intervenção territorial do Centro Novas Oportunidades promovido pelo CIVEC.
 
 
 
Informações Gerais
 
― Regime de Fruta Escolar
A Portaria 1242/2009 de 12 de Outubro dos Ministérios da Agricultura do Desenvolvimento e das Pescas, da Saúde e da Educação aprova o Regime de Fruta Escolar (RFE) na sequência do Regulamento (CE) nº 288/2009 da Comissão de 7 de Abril.
Para mais informações: www.dgidc.min-edu.pt/
 
― 'Sábados Especiais': 2.º Encontro
O Gabinete de Acompanhamento à Educação Especial da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) e a Escola Secundária Alexandre Herculano, Escola de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos, organizam o 2.º Encontro do Programa 'Sábados Especiais'.
O Encontro vai ter lugar na escola Secundária Alexandre Herculano, no Porto, no próximo dia 12 de Dezembro.
Para mais informações: http://w3.dren.min-edu.pt
 
― Plano Tecnológico da Educação ― Inscrições até 15 de Dezembro de 2009
Todos os alunos matriculados, no presente ano lectivo, no 1.º ano do ensino básico terão acesso a um computador portátil, adaptado a este nível de ensino, para utilização no processo de aprendizagem, nomeadamente em ambiente de sala de aula.
Para mais informações: http://www.drel.min-edu.pt/
 
― Dispensa de serviço para formação - 2009/2010
Publicação de despachos da Senhora Ministra da Educação que concedem dispensa de serviço para formação - 2009/2010.
Para mais informações: www.gave.min-edu.pt/
 
― Relatório Internacional
O relatório intitulado “A Dimensão Económica da Literacia em Portugal: uma análise”, apresentado pelo seu coordenador, Scott Murray, na conferência realizada no dia 2 de Dezembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, conclui que é necessário dar continuidade às reformas educativas em curso em Portugal, para que o país possa manter a competitividade nos mercados internacionais.
Para mais informações: http://www.min-edu.pt/np3/np3/4458.html
 
― Prémio Fundação Ilídio Pinho 'Ciência na Escola' – 8.ª edição
Criado em 2002 com o objectivo de estimular o interesse dos alunos pelas ciências, o Prémio Fundação Ilídio Pinho 'Ciência na Escola' resulta de um Protocolo entre a Fundação Ilídio Pinho, o Ministério da Educação e o Banco Espírito Santo. Candidaturas até 8 de Janeiro de 2010.
Para mais informações: http://www.drel.min-edu.pt/
 

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Conectando Mundos



Conectando Mundos é uma proposta didáctica de Educação para a Cidadania Global desenvolvida por quatro Organizações Não Governamentais europeias: Ucodep (Itália), Intermón Oxfam (Espanha), Inizjamed (Malta) e CIDAC (Portugal).

Na edição de 2008/2009, participaram 84 escolas e 2958 alunos/as de todo o país na proposta didáctica "Conectando Mundos". Na presente edição gostaríamos de aumentar o número de professores/as e alunos/as de todo o país. Por isso, convidamos a DGIDC a divulgar esta proposta às escolas básicas e secundárias através do seu site.
Educar para a Cidadania Global representa educar para temas relevantes, com a intenção de que se produza uma transformação progressiva nos valores, atitudes e comportamentos dos nossos alunos e alunas, enquanto cidadãos conscientes da complexidade do mundo e participativos e comprometidos na construção de uma sociedade justa, equitativa e solidária.
A proposta didáctica é dinamizada através da plataforma online www.conectandomundos.orge permite a participação e o intercâmbio entre alunos/alunas e professores/professoras de diferentes realidades geográficas (Portugal, Malta, Itália, Espanha, Brasil, Cabo Verde, Tanzânia, República Dominicana, Quénia, etc.) e sócio-económicas, e de diferentes níveis de ensino (alunos dos 6 aos 17 anos).


Contamos com a participação da(s) sua(s) turma(s)!

Para participar é necessário preencher o formulário de inscrição on-line que se encontra no site www.conectandomundos.org a partir de dia 13 de Outubro e até dia 13 de Janeiro de 2010.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Legislação

Publicado em Diário da República
 
― Despacho n.º 25931/2009. D.R. n.º 230, Série II de 2009-11-26doMinistérios dos Negócios Estrangeiros e da Educação
Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (2010-2015).
 
― Edital n.º 1125/2009. D.R. n.º 230, Série II de 2009-11-26do Ministério da Educação ― Conselho Nacional de Educação
Designação de um representante das associações de estudantes do ensino secundário ao Conselho Nacional de Educação.
 
― Regulamento n.º 472/2009. D.R. n.º 230, Série II de 2009-11-26, doMinistério da Educação ― Conselho Nacional de Educação
Designação de um representante das associações de estudantes do ensino secundário ao Conselho Nacional de Educação.
 

 
Informações Gerais
 
― A conferência 'A Dimensão Económica da Literacia em Portugal: Umaanálise'
A conferência de apresentação do estudo “A Dimensão Económica da Literacia em Portugal: uma análise”, terá lugar no próximo dia 2 de Dezembro, pelas 10:30h, na Fundação Calouste Gulbenkian.
Para mais informaçõeswww.gepe.min-edu.pt/
 
― Convite às Escolas: Comemorações do Centenário da República
A Direcção Regional de Educação do Norte, em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República (CNCCR) e a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), organizou, no dia 27 de Novembro, uma reunião com Escolas e Agrupamentos de Escolas da região Norte para divulgação do Programa das Comemorações do Centenário da República –
República nas Escolas.
Para mais informações: www.dren.min-edu.pt/
 
― Formação no âmbito das AEC (online)
Divulgação das Acções de Formação no âmbito do Programa das Actividades de Enriquecimento Curricular no 1.º ciclo do ensino Básico.
Para mais informações: www.dgidc.min-edu.pt/
 
― Educação e Seus Desafios: Perspectivas Actuais
Ciclo de conferências que irá decorrer entre Novembro de 2009 e Maio de 2010.
Para mais informações: http://www.drel.min-edu.pt/
 
― “Inclusão – Um desafio entre o ideal e o real”
Conferência sobre o tema da Inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais “Inclusão – Um desafio entre o ideal e o real”, que vai ter lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, no dia 5 de Dezembro.
Para mais informações: http://www.centroaba.com/pt/


 

sábado, 12 de dezembro de 2009

Banco Europeu de Investimento disponível para investir em educação em Portugal

Albert Tuijnman, responsável do Banco Europeu do Investimento, declarou, esta manhã, a disponibilidade da instituição em apoiar programas para o desenvolvimento da literacia em Portugal.

Estas declarações surgem após a apresentação, que decorreu hoje, do relatório "A dimensão económica da literacia em Portugal", encomendado pelo Ministério da Educação, que revela o atraso português nesta área a necessidade de um maior investimento em projectos como o Plano Nacional de Leitura e o programa Novas Oportunidades.

O estudo, feito pela empresa de consultadoria internacional Data Angel Policy Research Incorporated, revela que só programas como estes poderão ajudar o país a aumentar os seus níveis de competitividade. "Se Portugal não obtiver um aumento rápido e substantivo do nível de literacia funcional de toda a sua população, o país terá dificuldades em reavaliar os seus objectivos económicos e sociais, e só transferências maciças da União Europeia evitarão um declínio relativo do seu nível de vida", revela o relatório.

João Salgueiro, economista e um dos comentadores do estudo, condera que o problema não está apenas na literacia mas na falta de empresas que queiram mão-de-obra qualificada. O economista defende que o Estado deve investir no sector produtivo em vez de aumentar os impostos.


sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Conteúdo - O Sistema Excretor


É formado pelos seguintes órgãos:

Rins
É o principal órgão que compõe o sistema excretor nos vertebrados, pois é o responsável pela filtragem sanguínea(chamada de diálise do sangue). Eles são dois, possuem um formato de feijão, com aproximadamente 12cm. Se localizam nos lados da coluna vertebral, na região do abdômen.
Em cada rim chega um ramo da artéria aorta, com sangue a ser filtrado. Após a filtração desse sangue, ele é jogado novamente na corrente sanguínea, por meio da veia cava inferior. Na filtragem ficam resíduos, a urina, que é levada pelos ureteres até a bexiga, onde será armazenada para posterior eliminação pela uretra (nohomem esse canal serve tanto para a liberação de urina quanto do esperma, nas mulheres existem estruturas separadas para as duas substâncias).
O rim é dividido em duas regiões, chamadas de Córtex renal e Medula Renal, respectivamente a parte mais externa e interna do rim. Na medula renal, existem estruturas chamadas de pirâmides de Malpighi, que se convergem na região central do rim, formando o bacinete. Dos bacinetes partem os ureteres. No córtex renal ficam estruturas microscópicas chamadas de néfrons, onde o sangue é efetivamente filtrado. Os tubos coletores recebem as excretas dos néfrons, levando-as até as pirâmides de Malpighi.
partes do rim - sistema excretor
Os néfrons são constituídos por uma estrutura chamada cápsula de Bowman, onde existem vários capilares sanguíneos. Dessa cápsula, sai o túbulo renal, que pode ser dividido em três partes: região proximal (próxima à capsula de Bowman), a alça de Henle e a região distal (mais distante da cápsula), chegando ao tubo coletor (ou duto coletor).
Conectada a cápsula de Bowman está a arteríola aferente (proveniente da artéria renal), que se ramifica nos capilares sanguíneos, chamados de Glomérulo de Malpighi. Aí é onde acontece grande parte da filtragem do sangue. Então esses capilares se juntam novamente, formando a arteríola eferente. Essa por sua vez, se ramificará, envolvendo todo o túbulo renal (capilares peritubulares), reabsorvendo algumas substâncias que passaram para dentro do néfron. Essas ramificações, novamente, se reúnem nas vênulas, que se ligam à veia renal e à veia cava inferior. Observe o esquema abaixo, para visualizar as estruturas.
partes de um néfron - sistema excretor

Resumindo, o sangue fará o seguinte percurso:

Aorta ; artéria renal ; arteríola aferente ; glomérulo de Malpighi ; arteríola eferente ; capilares peritubulares ; veia renal ; veia cava inferior.

O processo de formação da urina é chamado de diurese. Quando o sangue está excessivamente “sujo”, ou quando os rins não funcionam corretamente, são formados os cálculos renais, que são, literalmente, pedras constituídas por sais. Essas pedras podem causar lesões graves, por isso devem ser removidas por meio de medicamentos ou intervenção cirúrgica.
Ureteres
É o tubo que liga o bacinete de cada rim à bexiga urinária.
Bexiga
É um compartimento para o armazenamento temporário da urina. Como o sangue é filtrado a todo momento, os animais vertebrados (e nós humanos), teríamos que “fazer xixi” a todo momento. Para que isso não seja necessário, a bexiga armazena por um período toda a urina produzida. A capacidade média das bexigas é de 250mL. Ela é formada por músculos lisos (contração involuntária).
Uretra
Canal por onde a urina da bexiga é expelida para fora do corpo. Ao redor desse duto existem músculos, chamados de esfíncteres, que pressionam o canal, fechando-o. Quando urinamos, esses músculos relaxam, abrindo o caminho para a urina. Nos homens, esse canal é utilizado tanto para passagem de urina quanto de esperma. O ato de urinar é chamado de miccão.
Outros órgãos fazem também o papel de excretores, como a pele e pulmões. O suor tem função principal de resfriar o corpo, mas como contém sais minerais e água, não deixa de ser uma excreta também. Os pulmões também liberam água no ar expirado.

Conteúdo - O Sistema Excretor

O sistema urinário é composto pelas vias urinárias e pelos rins.
As vias urinárias compreendem os ureteres, a bexiga e a uretra. Os ureteres são tubos musculares que conduzem a urina dos rins à bexiga em jactos, através de contracções peristálticas. A bexiga, que pode reter até 600 ml de urina, é um órgão muscular, em forma de saco, que se expande à medida que a urina entra. A uretra é um tubo que se estende desde a bexiga ao meato urinário. Quando a bexiga está cheia, contrai-se, relaxando o esfíncter para o exterior, de modo que a urina sai. A urina é fabricada pelos rins, dois órgãos em forma de feijão, constituídos por três regiões distintas: uma camada exterior com aspecto granuloso - córtex; uma camada interna estriada radialmente - medula, que apresenta massas cónicas (as pirâmides de Malpighi); e uma cavidade para onde é enviada a urina - bacinete.
No córtex do rim existem mais de um milhão de pequenos tubos - nefrídios ou tubos uriníferos, aos quais está associada uma intensa rede de vasos sanguíneos. Cada tubo urinífero é constituído por:
- cápsula de Bowman, que contém um aglomerado de capilares sanguíneos (o glomérulo de Malpighi - conjunto de capilares proveniente da arteríola aferente), chamando-se corpúsculo de Malpighi ao conjunto constituído por cápsula/glomérulo;
- tubo contornado proximal, sinuoso e envolvido por uma densa rede de capilares;
- ansa de Henle, em forma de U;
- tubo contornado distal, sinuoso, envolvido por uma densa rede de capilares, que termina no tubo colector.
A formação da urina requer o movimento de moléculas entre os capilares, formados a partir da arteríola eferente que sai da cápsula de Bowman, e o nefrídio. O sangue entra na arteríola aferente, passando daí ao glomérulo. Pequenas moléculas movem-se do glomérulo para o interior das finas paredes da cápsula de Bowman. Este é o processo de filtração, pois as moléculas maiores e outros elementos do sangue não passam. Assim, o sangue que entra no glomérulo está dividido em duas porções: os componentes filtráveis - água, resíduos, pequenos nutrientes, sais; e os componentes não filtráveis - proteínas e outros elementos. Os elementos filtráveis formam o filtrado glomerular que contém pequenas moléculas dissolvidas, numa concentração semelhante à do plasma. O filtrado fica no interior da cápsula de Bowman e os componentes não filtráveis deixam o glomérulo pela arteríola eferente. A composição do filtrado altera-se à medida que passa pelo restante tubo urinífero, pois dá-se a reabsorção de substâncias deste tubo para o sangue, uma vez que as células que revestem este tubo têm numerosas microvilosidades, o que aumenta a superfície de absorção. Há componentes que são reabsorvidos - água, nutrientes, sais essenciais -, mas também há componentes que não são reabsorvidos - alguma quantidade de água, resíduos, sais em excesso. A contrapor a esta reabsorção, há secreção de substâncias, dos capilares para o tubo urinífero, que vão fazer parte da urina - ácido úrico, creatinina, iões H+, amónia, resíduos de medicamentos, aditivos alimentares, entre outros. Depois, a urina passa ao tubo colector, bacinete e uréter.

Vídeo - Dissecação de um Rim


Vídeo - Sistema Urinário


Vídeo - Função do Nefrónio


Powerpoint - Sistema Excretor


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Conteúdo - O Sistema Excretor



O sistema urinário participa da manutenção da homeostase através da eliminação de restos do metabolismo, de água e outras substâncias pela urina. O aparelho urinário tem a tarefa de separar do sangue as substâncias nocivas e de eliminá-las sob a forma de urina. É composto pelos rins, que filtram o sangue e são os verdadeiros órgãos activos no trabalho de selecção das substâncias de rejeição; dos bacinetes renais com os respectivos ureteres, que conduzem a urina até a bexiga; da bexiga, que é o reservatório da urina; da uretra, canal mediante o qual a urina é conduzida para fora. Juntamente com as substâncias de rejeição, o aparelho urinário filtra e elimina também água. A eliminação de água é necessária seja eporque as substâncias de rejeição estão dissolvidas no plasma, que é constituído, na sua maior parte, de água, seja porque também a quantidade de água presente no sangue e nos tecidos deve ser mantida constante.
O sistema urinário é formado por 2 rins, 2 ureteres, 1 bexiga e 1 uretra.







Os rins são os principais órgãos do sistema urinário. Situados na cavidade abdominal, na região lombar, um de cada lado da coluna vertebral e rodeados por um tecido gorduroso, os rins são órgãos em forma de feijão, de cor vermelha escura. Têm o tamanho de um ovo de galinha, medindo cerca de 11 cm de comprimento e 6 cm de largura. Pesam entre 115 e 155 gramas nas mulheres e entre 125 e 170 gramas nos homens. O lado côncavo está voltado para a coluna vertebral e é por esse lado que entram e saem os vasos sanguíneos, do qual a artéria renal e a veia renal são os mais importantes.
Os rins extraem os produtos residuais do sangue através de milhões de pequenos filtros, denominadas nefrónios, que são a unidade funcional dos rins. Dos nefrónios, os resíduos recolhidos são enviados através dos ureteres para a bexiga.
Os nefrónios estão sempre a funcionar? Sim, a sua actividade é contínua e permanente. Mais de 1000 litros de sangue passam através dos rins diariamente, o que significa que eles filtram todo o sangue do nosso organismo várias vezes por dia (porque no nosso corpo existem apenas 5 litros de sangue). Num período de 24 horas os nefrónios produzem cerca 180 litros de urina, mas em média, cada pessoa só excreta cerca de 1,5 litros por dia.



Dos rins, a urina viaja através de dois finos tubos chamados ureteres até a bexiga. Os ureteres medem aproximadamente de 8 a 10 polegadas de comprimento. Músculos nas paredes dos ureteres constantemente contraem e relaxam para forçar a urina dos rins para baixo. Se é permitido que a urina fique parada, ou volte para cima, uma infecção renal pode desenvolver-se. Pequenas quantidades de urina são despejadas na bexiga pelos ureteres a cada 10 a 15 segundos, aproximadamente.





A bexiga é um órgão muscular oco com formato de um balão. Ela se situa na sua pelve (parte inferior do abdómen) e é mantida no lugar por ligamentos inseridos noutros órgãos e nos ossos da pélvis. A bexiga armazena urina até que você esteja pronto para ir à casa de banho para esvaziá-la. Ela incha obtendo uma forma arredondada quando está cheia e fica diminuída quando vazia. Se o sistema urinário está ínteiro, a bexiga pode comportar até 500ml (2 copos) de urina confortavelmente por 2 a 5 horas.
Músculos circulares chamados esfíncteres ajudam a evitar que a urina vaze. Os músculos esfincterianos fecham-se como uma fita de borracha ao redor da abertura da bexiga na uretra, o tubo que permite que a urina passe para fora do corpo.
Nervos da bexiga informam quando é hora de urinar (esvaziar a bexiga). Ao passo que a bexiga vai ficando repleta de urina, pode-se perceber uma necessidade de urinar. A sensação de urinar torna-se mais forte à medida que a urina continua a encher e alcança o seu limite. Neste momento, nervos da bexiga enviam ao cérebro uma mensagem de que a bexiga está cheia, e sua urgência para esvaziar a bexiga intensifica-se.
Quando você urina, o cérebro sinaliza aos músculos da bexiga para se contraírem, espremendo a urina para fora da bexiga. Ao mesmo tempo, o cérebro sinaliza aos músculos do esfíncter para relaxarem. Quando estes músculos relaxam a urina sai da bexiga através da uretra. Quando todos os sinais ocorrem na ordem correcta, acontece o acto de urinar normalmente.
Uretra é a denominação dada ao canal condutor da urina, que parte da bexiga e termina na superfície exterior do corpo, no pénis ou vulva.
O nosso sangue contém muitas substâncias de que não necessitamos e algumas podem mesmo ser perigosas - água em excesso, sais minerais, células mortas ou alteradas e resíduos das actividades celulares. Por isso têm de ser eliminadas.
O que o organismo não assimila, isto é, os materiais inúteis ou prejudiciais ao seu funcionamento, deve ser eliminado. As nossas células produzem muitos resíduos que devem ser eliminados (excretados) do organismo. Esses resíduos são chamados excreções. A pele e o sistema urinário encarregam-se de eliminar de nosso organismo os resíduos das actividades das células e também as substâncias que estão em excesso no sangue, expelindo-os sob forma de suor (pela pele) e de urina (pelo sistema urinário).

Distúrbios alimentares e os sinais escondidos

Convém estar atento aos sinais. Os distúrbios alimentares, a anorexia, a bulimia, a obesidade, têm várias causas. A educação alimentar deveria merecer mais atenção. "As perturbações do comportamento alimentar têm causas variadas e complexas e podem manifestar-se pela recusa em comer, por preocupação constante com o peso e imagem corporal ou ainda por episódios de compulsão alimentar seguidos de indução do vómito ou toma de laxantes", adianta Rodrigo Marrecas de Abreu, licenciado em Nutrição e autor de O Grande Livro da Alimentação Infantil, em conjunto com a pediatra Graciete Bragança, em Outubro.

Espelho meu, espelho meu, haverá alguém mais belo do que eu? As preocupações com o corpo ganham importância na adolescência, durante o processo de crescimento. O que fazer em casos de anorexia e bulimia? "A intervenção nestes casos é complexa e não se pode colocar apenas ao nível da intervenção nutricional/alimentar. Diria mesmo que esta é uma das últimas etapas", explica o nutricionista responsável pela consulta de nutrição nas clínicas CUF, em Belém e Alvalade, onde tem vindo a acompanhar crianças obesas.

"Em primeiro lugar, é preciso perceber porque é que a criança/adolescente sente que está gorda/o, por que é que se preocupa tanto com a sua imagem corporal ou que contrapartidas retira do facto de sentir que é capaz de controlar o seu peso ou aquilo que come." Primeiro passo: pedir ajuda. "Os pais que suspeitem de uma situação de anorexia ou bulimia devem começar por procurar apoio psicológico para os seus filhos, de forma a entender as causas do problema."

Pais e escolas têm uma missão fundamental nos casos de distúrbios alimentares. "Se as crianças sentirem o amor dos seus pais e não se sentirem julgadas ou avaliadas sistematicamente por eles, serão crianças/adolescentes mais seguros. Isso é uma condição importante para evitar muitas das causas que levam à anorexia e bulimia", sublinha Rodrigo Abreu. Pais e escolas devem dar as mãos para ensinar o que é uma alimentação saudável: "Devem ter interesse na alimentação das crianças e procurar ensiná-las a comer de uma forma variada, equilibrada e prazerosa." "Saber comer é uma forma excelente de evitar problemas tão opostos como a anorexia ou a obesidade", sustenta.

Desvendar mitos e corrigir erros que persistem devem fazer parte da ementa. Segundo o nutricionista, educar para a alimentação é fundamental. "Dispomos de uma variedade enorme de alimentos e se não soubermos escolher há uma maior probabilidade de fazer escolhas menos adequadas. Para evitar tanto a anorexia como a obesidade, é fundamental que as crianças aprendam a comer, sabendo que não há alimentos bons ou maus - apenas alguns para comer mais e outros para comer menos."

Uma matéria que se pode tornar num tabu. "É importante que os pais estejam atentos ao padrão alimentar dos seus filhos e que, em caso de dúvida, procurem a ajuda do seu médico. Fechar os olhos ao problema por vergonha ou por pensar que só acontece aos outros pode comprometer irremediavelmente o sucesso do tratamento", alerta a pediatra Graciete Bragança, co-autora de O Grande Livro da Alimentação Infantil. Deve-se procurar ajuda. "As escolas desempenham um papel muito importante na promoção da saúde, informando sobre a importância de uma alimentação equilibrada para o bom desenvolvimento físico e intelectual. De igual modo, os jovens devem ser alertados para a existência deste tipo de doenças para que, por um lado, se possam defender e, por outro, ajudem na detecção precoce", sublinha.

Uma realidade que, por vezes, não é perceptível devido a uma sintomatologia que não é muito evidente. "Os jovens, e até mesmo as crianças que padecem deste tipo de distúrbio, acabam por adquirir estratégias de manipulação dos sintomas e conseguem mesmo desviar as atenções dos adultos sobre estes problemas", avisa a psicóloga Ercília Duarte, coordenadora do projecto Escola da Família, que procura reforçar a educação parental no concelho de Santa Maria da Feira. "Falar de distúrbios alimentares implica falar de uma espiral negativa de sentimentos em relação à imagem de si mesmo, que vêem e passam aos outros; implica falar de factores hereditários e vivências familiares e da forma como estes influenciam o 'sentir' do jovem/criança. Implica inevitavelmente falar do meio/grupo e respectivas crenças que os acompanham, da sociedade e dos conceitos de beleza que transmite e respira."

Um jovem precisa de se sentir integrado num grupo, que assume um papel determinante sobretudo na adolescência. "No entanto, ninguém é feliz com o outro sem que antes seja feliz consigo mesmo, por isso as discrepâncias de sentimentos muitas vezes leva o jovem a recorrer a tentativas erradas de modificar algo que pensa e sente ser um defeito que os outros criticam." Por isso, não se devem fechar os olhos aos distúrbios alimentares. "Para além de ser um assunto sério, é uma realidade que tem vindo a crescer de forma evidente, o que anuncia a necessidade de aumentar a atenção para com os jovens que se preocupam demasiado com a imagem que os outros têm de si", refere.

Para Ercília Duarte, a intervenção em casos de anorexia e bulimia tem de envolver todo o núcleo familiar, mais uma equipa multidisciplinar. "A primeira grande dificuldade é fazer o jovem entender que precisa de ajuda, o que muitas vezes é impensável, pois para eles o problema está nos outros e não em si mesmo. Num processo de intervenção, o primeiro passo é o reconhecimento do problema que tem de estar entendido e devidamente fundamentado, ou seja, como, porquê, quando começou e como poderá acabar." Reconhecido o problema é preciso colaboração de todas as partes, até porque o jovem precisa de "compreensão, tolerância, força, auto-estima, vontade, coragem e harmonia". "Tudo o que não precisa é de sentimento de culpa e de críticas que em nada o ajuda a restabelecer a auto-estima".

A escola tem também um papel importante, uma missão preventiva. "É habitual que os jovens, com distúrbios alimentares, apresentem alterações no comportamento e evidenciem maior preocupação com os alimentos e a sua composição nutricional e, por vezes, recorrem ao professor para fazer perguntas directas sobre os alimentos, pelo que um professor devidamente atento e sensibilizado conseguirá decifrar o intuito das perguntas efectuadas." É então necessário abordar o assunto e explicá-lo de forma clara. "Os jovens passam muito mais tempo na escola do que em casa, por isso, às vezes, é mais fácil detectar comportamentos inadequados na escola." E sempre que haja uma suspeita, os pais devem ser imediatamente avisados.