sábado, 12 de dezembro de 2009

Banco Europeu de Investimento disponível para investir em educação em Portugal

Albert Tuijnman, responsável do Banco Europeu do Investimento, declarou, esta manhã, a disponibilidade da instituição em apoiar programas para o desenvolvimento da literacia em Portugal.

Estas declarações surgem após a apresentação, que decorreu hoje, do relatório "A dimensão económica da literacia em Portugal", encomendado pelo Ministério da Educação, que revela o atraso português nesta área a necessidade de um maior investimento em projectos como o Plano Nacional de Leitura e o programa Novas Oportunidades.

O estudo, feito pela empresa de consultadoria internacional Data Angel Policy Research Incorporated, revela que só programas como estes poderão ajudar o país a aumentar os seus níveis de competitividade. "Se Portugal não obtiver um aumento rápido e substantivo do nível de literacia funcional de toda a sua população, o país terá dificuldades em reavaliar os seus objectivos económicos e sociais, e só transferências maciças da União Europeia evitarão um declínio relativo do seu nível de vida", revela o relatório.

João Salgueiro, economista e um dos comentadores do estudo, condera que o problema não está apenas na literacia mas na falta de empresas que queiram mão-de-obra qualificada. O economista defende que o Estado deve investir no sector produtivo em vez de aumentar os impostos.


Sem comentários: