quinta-feira, 12 de março de 2009
quarta-feira, 11 de março de 2009
CONCURSO DE PROFESSORES 2009
Para lugar de quadro concorrem ao concurso externo.
Podem concorrer a 2 grupos de recrutamento, desde que tenham qualificação profissional para ambos os grupos.
A colocação em contratação - necessidades transitórias - efectua-se na colocação nacional no início do ano escolar e na bolsa de recrutamento até 31 de Dezembro.
Após 31 de Dezembro, e caso pretendam nova colocação, estes candidatos poderão ser opositores
à Contratação de Escola .
Os candidatos do tipo Finalista não poderão ser opositores ao concurso, por força do Decreto- Lei n.º 20/2006, de 31 de Janeiro, com a redacção dada pelo Decreto-Lei n.º 51/2009, de 27 de Fevereiro.
Preferências
● As preferências manifestadas no momento do concurso são para colocação em quadro de Agrupamento ou Escola não Agrupada.
● As preferências para colocação em necessidades transitórias - bolsa de recrutamento - serão manifestadas mais tarde.
CONCURSO DE PROFESSORES 2009
Obrigatoriedade de concorrerem no concurso interno:
♦ À mudança de quadro – 2.ª Prioridade
♦ À mudança de grupo – 4.ª Prioridade
Se colocados em lugar de quadro de Agrupamento de Escolas ou de Escola não Agrupada, podem manifestar a intenção, se assim o desejarem, de serem opositores ao(s) destacamento(s):
♦ Condições Específicas (DCE) e/ou
♦ Aproximação à Residência Familiar (DAR)
Os professores não colocados no concurso interno mantêm-se como QZPs e concorrem a DACL para colocação em Agosto nas necessidades transitórias.
Estes professores, ainda não colocados, podem concorrer para escolas de um QZP que não aquele a que pertencem. Se não colocados são integrados na bolsa de recrutamento aguardando por colocação no Agrupamento de Escolas ou Escola não agrupada da última colocação.
Os professores não colocados em DACL nem através da bolsa de recrutamento e que não tenham manifestado preferências para colocação noutro QZP, serão, a partir de 31 de Dezembro, inseridos numa lista nominativa elaborada pela DGRHE, com vista à sua colocação em funções docentes, lectivas ou não lectivas.
CONCURSO DE PROFESSORES 2009
Este grupo de professores pode apresentar-se ao concurso interno:
♦ À mudança de quadro – 2.ª Prioridade
♦ À mudança de grupo – 4.ª Prioridade
Podem ainda manifestar a intenção, se assim o desejarem, de nas colocações em necessidades transitórias (Agosto) serem opositores ao(s) destacamento(s):
♦ Condições Específicas (DCE); e/ou
♦ Aproximação à Residência Familiar (DAR)
Manifestação de preferências de colocação
• 100 códigos de agrupamento ou escolas não agrupadas.
• 50 Concelhos
• 25 Quadros de Zona Pedagógica
Atenção que ao colocar um código de um concelho ou de um QZP está a concorrer em igual preferência para todos os Agrupamentos/Escolas não agrupadas do concelho ou do QZP
CONCURSO DE PROFESSORES 2009
- QUADROS DE ESCOLA CONVERTIDOS EM QUADROS DE AGRUPAMENTO OU DE ESCOLA NÃO AGRUPADA;
- QZPS OBRIGADOS A CONCORRER A QUADROS DE AGRUPAMENTO OU ESCOLA NÃO AGRUPADA;
- VAGAS DE QZPS SÃO TRANSFORMADAS EM VAGAS NEGATIVAS DE MODO A QUE SE EXTINGAM À MEDIDA QUE VAGAREM;
- CANDIDATOS TÊM QUE POSSUIR QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA OS GRUPOS A QUE CONCORREM;
- COLOCAÇÃO EM NECESSIDADES TRANSITÓRIAS - ANUAIS - FIM DAS CÍCLICAS – CRIAÇÃO DA BOLSA DE RECRUTAMENTO.
EDUCAÇÃO ESPECIAL
Podem concorrer aos grupos de recrutamento da Educação Especial todos os docentes detentores de uma qualificação profissional para a docência acrescida de uma formação na área da Educação Especial titulada pelos cursos constantes na Portaria n.º 212/2009, de 23 de Fevereiro.
A graduação profissional para estes grupos é a mesma que o docente tem para outro grupo de recrutamento.
CANDIDATOS AO GRUPO DE RECRUTAMENTO DE CÓDIGO 350 (ESPANHOL)
Também podem ser candidatos, com habilitação profissional, ao grupo de recrutamento código 350 (Espanhol) os seguintes docentes:
1– Candidatos titulares de uma qualificação profissional numa Língua estrangeira e/ou Português, que possuam na componente cientifica da sua formação, a variante Espanhol ou o Diploma Espanhol de Língua Estrangeira (DELE) nível C, do Instituto Cervantes.
2– Apenas poderão ser candidatos, os professores com qualificação profissional para os grupos de recrutamento 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330 e 340.
2005 - 2009 QUATRO ANOS DE MAIS E MELHOR EDUCAÇÃO
terça-feira, 10 de março de 2009
Ministério da Educação abre 2.600 novas vagas para professores
Valter Lemos, secretário de Estado da Educação, não esconde que «foi aberto caminho» para uma maior autonomia das escolas na gestão dos recursos humanos e que isso pode levar a que em 2013 a colocação de docentes já não se faça através de uma lista nacional ordenada por uma graduação.
O primeiro passo para que sejam as escolas a contratar directamente os professores será dado já este ano, com as escolas mais problemáticas – as 59 escolas, integradas em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) – a realizarem os seus concursos, com critérios próprios.
«O próximo Governo tem os instrumentos para que possa não haver concurso com lista de graduados em 2013», afirmou o governante, num encontro com jornalistas, sublinhando, porém, que essa será «uma opção política» sobre a qual a actual equipa ministerial não se quer pronunciar.
Apesar disso, Valter Lemos garante que o «Ministério da Educação tem de manter um fortíssimo apoio às escolas na colocação dos professores», assegurando seu «acompanhamento, fiscalização e garantia do sistema».
A grande novidade do concurso nacional deste ano é, contudo, a extinção dos Quadros de Zona Pedagógica (QZP), onde neste momento estão colocados cerca de 30 mil docentes.
«Os QZP mantêm os direitos que tinham. Há é uma oportunidade de passar para uma situação mais estável [para os Quadros de Escola]», garantiu Lemos.
Outra novidade é a criação de uma Bolsa de Recrutamento onde as escolas poderão, ao longo do ano lectivo, recrutar directamente docentes para necessidades especiais.
Espanhol e educação especial com mais vagas novas
A Educação Especial é o grupo onde o Ministério da Educação vai abrir mais vagas novas. Depois de, no concurso de 2006, terem sido criadas 2.200 vagas, este ano o Ministério vai contratar mais 937 professores, a maior parte dos quais para o 1.º ciclo.
Também para o 1.º ciclo, vão ser contratados professores de apoio pedagógico para todas as escolas. «Pela primeira vez, vai haver um ou mais professores para dar apoio educativo em cada escola», anunciou Valter Lemos.
Outro grupo onde a procura de docentes vai aumentar quase 200% é o de Espanhol – para o qual o Ministério vai abrir 220 novas vagas.
A necessidade de professores de Espanhol é tanta que o Governo já tem preparada uma portaria que prevê que os docentes de outras línguas que tenham tirado a variante ‘Espanhol’ na Universidade ou que possuam o nível C do Instituto Cervantes possam ser considerados habilitados para leccionar esta disciplina.
A necessidade de professores de novas tecnologias vai ainda levar à abertura de 645 vagas para o grupo de informática.
margarida.davim@sol.pt
Docente acusada de bater em mãe
A agressão terá acontecido no dia 23 de Fevereiro, depois de a aluna, de 19 anos, a frequentar o 11º ano, ser expulsa da aula. "Fui ao conselho executivo para resolver a situação mas ninguém me recebeu", conta a mãe, sob anonimato.
Quando a docente saiu, perguntou-lhe o que tinha contra a sua filha. "Disse que não tinha nada para falar comigo, que a minha filha devia calar-se porque tinha a nota ameaçada e virou-me costas", explica a mãe da aluna, adiantando: "Agarrei-lhe no braço e disse-lhe que ainda não me tinha respondido. Ela não gostou e deu-me um encontrão e um soco no peito. Para me defender levantei o cotovelo e ela começou a chorar e a dizer que eu lhe tinha batido."
A professora apresentou queixa na PSP por agressão. Diz que levou um soco num olho. A Mãe diz que a filha é perseguida desde 2006, quando se magoou numa aula de Educação Física. Acusa a escola de falta de apoio. A escola desmente e diz que o seguro escolar não foi accionado pois "não foram apresentados os documentos pedidos".
Cátia Vicente
Suspeita de abuso de poder na Educação
O inquérito, que corre na secção do DIAP de Lisboa – que investiga os crimes económicos e financeiros –, ainda não constituiu arguidos, mas já apreendeu dezenas de documentos, designadamente na sequência de uma busca ao ME no final do mês passado, que estão agora a ser analisados.
Em causa estão dois contratos, celebrados em 2005 e 2007, no âmbito dos quais João Pedroso recebeu uma pequena fortuna, apesar dos trabalhos pedidos ao advogado não terem sido cumpridos. Em causa estava a compilação de legislação dispersa sobre a Educação e a criação de um manual sobre direito da Educação, entre outros serviços.
O não-cumprimento do contratado levou a tutela a rescindir o contrato no final de 2008, exigindo a devolução de metade dos valores pagos.
Nos recibos passados por João Pedroso, a indicação da actividade exercida pelo advogado varia: em alguns é jurista, noutros é professor/jurista e até surge como professor/jurisconsulto.
O contrato de Pedroso com o Ministério da Educação já foi, aliás, motivo para a instauração de um inquérito pela Universidade de Coimbra, instituição na qual o irmão de Paulo Pedroso dá aulas em regime de exclusividade.
Ana Luísa Nascimento / Edgar Nascimento
segunda-feira, 9 de março de 2009
Escolas de risco vão escolher professores, diz ME
Segundo a edição desta quarta-feira do Público, o despacho, que prevê que os 35 estabelecimentos de ensino, com elevado número de alunos em risco de exclusão social e escolar, possam começar a recrutar directamente os docentes já este ano, «já está assinado», avança o Ministério da Educação (ME).
Até agora, as escolas só podiam recrutar directamente professores para substituições temporárias, para áreas técnicas e para projectos especiais, de enriquecimento curricular, sendo que a contratação da maioria do corpo docente seria feita através da tutela, uma medida vista como «altamente limitadora» para a autonomia dos estabelecimentos.
No lote de «medidas excepcionais para combater a insegurança, a indisciplina, o insucesso e o abandono escolares», anunciadas no âmbito do programa TEIP, estará, assim, a iniciativa, inédita no ensino básico em Portugal, destas escolas poderem escolher os seus professores.
domingo, 8 de março de 2009
25 da Abril nas escolas
Estas acções têm por objectivo desenvolver o interesse pela História de Portugal da 2.ª metade do século XX e aprofundar o seu conhecimento.
São realizadas pelos associados da A25A, protagonistas que desempenharam um papel relevante ou testemunharam importantes acontecimentos daquele período da história portuguesa.
As acções a dinamizar incidem, em particular, sobre as seguintes temáticas: guerra colonial; conspiração e acções militares que conduziram ao 25 de Abril de 1974; descolonização; e transição democrática (1974, 1976, 1982).
– Sítio da Associação 25 de Abril, em
Pó de pedra nos recreios
Desde há muito que na nossa comunidade educativa se tem debatido com um problema diferente mas de gravidade idêntica, a utilização no piso dos espaços de jogos e recreio de material inerte, pó de pedra.
Para a Confap este problema não é novidade. Certamente em várias escolas e jardins de infância espalhados pelo país este material inerte é aplicado nos espaços de jogos e recreio violando normas de higiene e segurança.
No seguimento de várias diligências que muitos encarregados de educação têm feito, somos abordados constantemente pela nossa comunidade educativa exigindo que sejam tomadas medidas para a erradicação imediata do pó de pedra. Na nossa reunião ordinária de 6 de Fevereiro, o conselho executivo da nossa Associação de Pais entendeu solicitar à Confap orientação para que a nossa Associação de Pais (e outras em que este inerte é aplicado) possa intervir junto do Agrupamento/Município e quiçá a Confap tomar atitude pública para que se faça jurisprudência sobre este assunto.
Para ficarem ao corrente transcrevemos excertos de respostas obtidas por encarregados de educação a questões colocadas:
Transcrição:
Exmo. Senhor Delegado de Saúde do Centro de Saúde da Feira,
Sou encarregada de educação e através da imprensa local tenho tomado conhecimento que tem visitado vários estabelecimentos de ensino do Município de Santa Maria da Feira.
O motivo deste meu e-mail é para saber se o Senhor Delegado de Saúde tem conhecimento da situação do piso em pó de pedra nos recintos de recreio em vários estabelecimentos de ensino (pré-escolar e 1º ciclo) e qual o parecer que sobre este assunto está a reportar às entidades competentes. Já agora quais as competências que o Delegado de Saúde tem para impedir a aplicação / mandar retirar este produto dos recintos de recreio das escolas e que mecanismos os encarregados de educação podem accionar.
Felizmente as escolas são frequentadas por muitas crianças saudáveis. Mas também há crianças asmáticas, alérgicas, portadoras de deficiência e este material contribui prejudicialmente para o seu bem estar. Mas, as saudáveis, estão sujeitas a sofrerem no futuro de doença chamada silicose. Muitas crianças já têm, no recreio das escolas, contacto com este material desde o Jardim de infância. Poderemos estar a falar de um contacto frequente 4, 5, 6, 7 anos...
Como encarregada de educação lamento que o pó de pedra continue a ser aplicado nos recreios das nossas escolas. Lamento que o nosso Município continue a ignorar os sucessivos alertas das Associações de Pais e encarregados de educação em geral, especialmente continue a ignorar o bem estar de todas as crianças.
Fico a aguardar notícias.
Melhores Cumprimentos
(Mãe identificada)
Ex.ma Senhora
Assunto: Pó de pedra nos recreios das escolas
Em resposta ao mail de V. Ex.ª sobre o assunto mencionado em epígrafe, informamos que:
- no âmbito do Programa de Saúde Escolar, está a ser levado a efeito, por esta Delegação de Saúde, a avaliação das condições de segurança, higiene e saúde dos estabelecimentos de educação e ensino. Tal avaliação inclui visita ao referido estabelecimento escolar e elaboração de respectivo relatório apontando as deficiências encontradas, o qual enviamos para a Ex.ma Câmara Municipal, entidade responsável pelos edifícios dos estabelecimentos de ensino que refere no seu mail;
- em todos os casos em que constatamos a existência de pó de pedra, entre outras deficiências, recomendamos que sejam corrigidas de modo a garantir um ambiente seguro e saudável para os alunos, pessoal docente, auxiliar e outro, que a frequentam;
- a correcção das deficiências é da total da responsabilidade da Câmara Municipal.
Com os melhores cumprimentos
Santa Maria da Feira, 29/01/09
A Adjunta do Delegado de Saúde
Ana Carolina Oliveira
Fim de transcrição
Sublinhado é de nossa responsabilidade.
Transcrição de troca de e-mail:
De: Goreti Silva @
Enviada: quinta-feira, 23 de Outubro de 2008 15:32
Para: icavaco
Assunto: Pó de pedra
Boa tarde,
Gostaria, caso seja possível, que me informassem o seguinte:
- produzem pó de pedra?
- se sim, a que fim se destina?
- que cuidados se deve ter no manuseamento desse material?
Desde já agradeço toda a atenção dispensada.
Cumprimentos,
Goreti Silva
From: Rui Rego [mailto:ruirego@
Sent: terça-feira, 28 de Outubro de 2008 10:31
To: Goreti Silva @
Subject: Pó de pedra
Bom dia,
Desde já agradecemos o seu contacto e em resposta à sua solicitação, passamos a informar:
o Sim somos produtores de pó de pedra na granulometria 0 a 4 mm.
o Este produto poderá ser aplicado, de uma forma genérica, na produção de misturas betuminosas como um dos seus componentes ou, aplicado sem qualquer tipo de tratamento em valas para protecção de infraestruturas.
o No seu manuseamento não são necessários cuidados especiais, este é um material inerte, no entanto a sua movimentação poderá originar poeiras em suspensão na atmosfera, cuja inalação deverá ser evitada. A exposição continua e inalação destas poeiras poderá dar origem, ao fim de alguns anos, a doenças do foro respiratório como por exemplo a silicose.
Espero ter ido ao encontro das suas dúvidas.
Com os melhores cumprimentos
Rui Rêgo – Dep. Qualidade, Ambiente e Segurança
Irmãos Cavaco S.A.
Rua Viana da Mota, 8 – Apartado 7
4524-909 Santa Maria da Feira
Portugal
De: Goreti Silva @
Enviada: terça-feira, 28 de Outubro de 2008 10:54
Para: Rui Rego @
Assunto: Pó de pedra
Bom dia,
Muito obrigada pela atenção dispensada ao meu mail e pela amabilidade que teve em me responder.
Sim. Veio de encontro aquilo que eu pretendia saber.
No entanto, tomo a liberdade para lhe colocar apenas mais uma questão:
Refere que - e passo a citar - 'a sua movimentação poderá originar poeiras em suspensão na atmosfera, cuja inalação deverá ser evitada. A exposição continua e inalação destas poeiras poderá dar origem, ao fim de alguns anos, a doenças do foro respiratório como por exemplo a silicose.
Acha ser este o material adequado a ser utilizado como piso de um recreio onde as crianças – com idades entre os 3 e os 10 anos - brincam, jogam à bola, correm, lancham, etc?
Cumprimentos,
Goreti Silva
From: Rui Rego [mailto:ruirego@
Sent: terça-feira, 28 de Outubro de 2008 17:35
To: Goreti Silva @
Subject: Pó de pedra
Boa tarde,
Conforme referi, a possibilidade do desenvolvimento de uma doença advêm de uma exposição contínua e prolongada às poeiras e, ao longo de vários anos. Situação que poderá ocorrer por exemplo em funcionários de pedreiras ou minas quando não são tomados os cuidados necessários no desempenho das suas funções.
A utilização no espaço que referiu, podendo não ser habitual, poderá ser uma solução construtiva da responsabilidade do engenheiro ou arquitecto da construção. Por exemplo, os campos de futebol pelados incluem, na composição do seu piso, pó de pedra.
Com os melhores cumprimentos
Rui Rêgo – Dep. Qualidade, Ambiente e Segurança
Irmãos Cavaco S.A.
Rua Viana da Mota, 8 – Apartado 7
4524-909 Santa Maria da Feira
Portugal
Fim de transcrição
Sublinhado e negrito são de nossa responsabilidade.
Queremos reforçar as palavras dos textos acima. As escolas são frequentadas por muitas crianças saudáveis mas também por crianças asmáticas, alérgicas, portadoras de deficiência e este material contribui prejudicialmente para o seu bem estar. Mas, as saudáveis, estão sujeitas a sofrerem no futuro de doença chamada silicose. Muitas crianças já têm, no recreio das escolas, contacto com este material inerte desde o Jardim de infância. Portanto estamos a falar de um contacto frequente.
Saudações Associativas
e-mail subscrito por todos elementos do Conselho Executivo
Elísio Paulo Pereira Amorim Barrros (presidente)
António Fernando Paiva da Silva (vice-presidente)
Américo Vicente Amorim Alves Pinto (secretário)
Marta Cristina Reis Leal (tesoureiro)
Maria Goreti Moreira da Silva (vogal)
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ASSOCIAÇÃO DE PAIS DA ESCOLA BÁSICA DO SOBRAL
– MOZELOS
sábado, 7 de março de 2009
Legislação
― Despacho n.º 5364/2009. D.R. n.º 33, Série II de 2009-02-17, da Presidência do Conselho de Ministros ― Gabinete do Primeiro-Ministro
Determina a concessão de tolerância de ponto aos trabalhadores que exercem funções públicas na Administração Central e nos institutos públicos no próximo dia 24 de Fevereiro de 2009.
― Despacho n.º 5395/2009. D.R. n.º 33, Série II de 2009-02-17, Parte C, do Ministério da Educação ― Gabinete da Ministra
Aprova a lista de investimentos considerados prioritários que respeitam às escolas identificadas no anexo i ao presente despacho, do qual faz parte integrante.
― Aviso n.º 3909/2009. D.R. n.º 34, Série II de 2009-02-18, do Ministério da Educação ― Inspecção-Geral da Educação
Prorrogação até 3 de Março de 2009 do período para a recepção de inscrições para o preenchimento de um posto de educador de infância na secção portuguesa da Escola Europeia de Bruxelas II, na Bélgica.
― Despacho normativo n.º 10/2009. D.R. n.º 35, Série II de 2009-02-19, do Ministério da Educação ― Gabinete do Secretário de Estado da Educação
Regulamentos do Júri Nacional de Exames e dos exames dos Ensinos Básico e Secundário.
Para publicação em Diário da República
― Despacho dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Educação - Gabinetes dos Secretários de Estado das Comunidades Portuguesas e Adjunto e da Educação
Aprova a rede oficial de cursos de ensino português na República da África do Sul, Namíbia e Suazilândia para o ano escolar de 2009. Fixa os horários a colocar a concurso a realizar pela Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação, bem como o total de horas de redução da componente lectiva de que beneficiam os docentes de apoio pedagógico no mesmo ano escolar.
― Portaria dos Ministérios das Finanças e da Administração Pública e da Educação
Extensão de encargos - Escolas públicas com 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário - sistema de videovigilância e um sistema de alarmes de intrusão.
Informações Gerais
― Enunciados dos Exames Nacionais de Matemática do 9.º Ano
Encontra-se já à venda o livro com os enunciados dos Exames Nacionais de Matemática do 9.º Ano, realizados entre 2005 e 2008, acompanhados dos respectivos Critérios de Classificação oficiais.
Para mais informações: www.eme.pt/
― Novo Estatuto Disciplinar ― Perguntas Mais Frequentes
A Lei n.º 58/2008, de 9 de Setembro, aprovou o Estatuto Disciplinar dos Trabalhadores que Exercem Funções Públicas, que entrou em vigor a 1 de Janeiro de 2009, substituindo o anterior Estatuto Disciplinar.
As Perguntas Mais Frequentes (FAQ), reunidas num único documento, procuram dar resposta às questões mais importantes levantadas pelo novo regime disciplinar.
Para mais informações: www.ige.min-edu.pt/
― Programa Bilateral Luso-Francês: candidaturas para Assistentes de Português em França
Decorrem até ao dia 25 de Fevereiro de 2009 as candidaturas para Assistentes de Português em França para o ano lectivo de 2009-2010, ao abrigo do Programa Bilateral Luso-Francês.
Para mais informações: www.gepe.min-edu.pt/np4/293.html
― Passatempo 'Vamos Gigglar'
A revista Giggle, o Plano Nacional de Leitura (PNL) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) convidam os alunos das escolas EB 2,3 e das EB 3/S a participar no passatempo 'Vamos Gigglar', através de reportagens, entrevistas ou artigos de opinião a publicar na revista.
Para mais informações: www.rbe.min-edu.pt/
― Escolas n'Os Dias da Música
As escolas de música do ensino artístico especializado e do ensino profissional vão participar na edição deste ano da iniciativa 'Os Dias da Música', promovida pelo Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Para mais informações: www.min-edu.pt/np3/3255.html
― Portal do Desporto Escolar
As notícias sobre o desporto escolar passam a estar disponíveis no Portal do Desporto Escolar, onde se poderão encontrar informações sobre base de dados, estatísticas, modalidades, calendário, projectos especiais, protocolos e actividade internacional.
Para mais informações: www.desportoescolar.min-edu.pt/
― Encontro de Partilha Interconcelhia RBE
Encontro de Partilha Interconcelhia RBE, a realizar na Escola Secundária Alves Redol, em Vila Franca de Xira, no próximo dia 25 de Fevereiro de 2009.
Para mais informações: www.rbe.min-edu.pt
― Primavera da Europa
Iniciativa dirigida às escolas e gerida pela plataforma European Schoolnet com o apoio da Comissão Europeia.
O prazo para a entrega de candidaturas é 31 de Maio de 2009.
Para mais informações:
sexta-feira, 6 de março de 2009
Formação para o novo acordo
"Parece-me que se está a começar, mais uma vez, pelo fim. Dizem que se quer experimentar o novo Acordo Ortográfico já no próximo ano lectivo, mas não basta dizer que vai haver umas escolas-piloto. Tem de haver uma formação para que o processo decorra dentro da normalidade", afirmou Mário Nogueira, sublinhando que até agora os professores não foram ouvidos: "O que sabemos é pelos jornais. Quando se introduz alguma coisa nova numa escola, a primeira coisa que se deve fazer é consultar os professores. Pois são eles que preparam os programas."
Estando tudo por definir, o secretário--geral da Fenprof apela ao Governo para que trate do assunto com ponderação, de forma a existir um período de adaptação: "Não pode ser tudo feito à última da hora, como é costume fazer-se em Portugal, especialmente na Educação, onde são as escolas que tentam descobrir uma forma de responder ao problema."
António Pinto Ribeiro, ministro da Cultura, estabeleceu recentemente um prazo de quatro meses para a entrada em vigor do Acordo Ortográfico. Além disso, sugeriu que os professores devem introduzir as novas regras de uma forma progressiva.
"Os professores vão precisar de formação específica, pois sempre foram preparados para uma determinada forma de escrever e agora deparam-se para um novo Acordo", ressalvou o secretário-geral da Fenprof, acrescentando que as ferramentas informáticas, por si só, não são suficientes para o processo de aprendizagem.
No Brasil, as escolas já estão a preparar a aplicação do novo Acordo Ortográfico, disponibilizando aos professores acções de formação sobre as novas regras.
André Pereira
quinta-feira, 5 de março de 2009
Professores a envelhecer
Segundo dados do Ministério da Educação, nos últimos anos tem-se assistido a uma renovação na qualificação dos docentes: o número de professores com uma licenciatura passou de 103 mil para 136 mil entre 2000 e 2007.
Quanto aos docentes doutorados ou com mestrado, os dados registavam 2546 em 99/00 e 5540 em 06/07, mais 117,5 por cento. Já segundo os dados da Caixa Geral de Aposentações, reformaram-se nos últimos três anos 13 462 professores.
Lusa
quarta-feira, 4 de março de 2009
200 mil ainda não têm o "Magalhães"
O atraso na entrega do 'Magalhães' está a causar ansiedade, angústia e até alguma cobiça nas crianças, por não compreenderem porque alguns colegas já o têm.
O alerta é do presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), Albino Almeida, para quem 'os atrasos nas entregas e à forma como estão a decorrer' levam a que a 'utilização do 'Magalhães' de forma cabal' fique adiada para o próximo ano lectivo.
Para evitar o ciúme das crianças, muitas escolas estão a optar por não trabalhar com o computador ou por fazê-lo em trabalhos de grupo, nos quais os alunos podem começar a adaptar-se à informática.