segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Terceira conferência internacional do Plano Nacional de Leitura

A terceira conferência internacional do Plano Nacional de Leitura (PNL) decorre na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, nos dias 22 e 23 de Outubro.

No dia 22 de Outubro, a sessão de abertura inclui a assinatura de um protocolo entre o PNL e o Observatório da Língua Portuguesa.

Durante esse dia, o programa prevê a realização de uma conferência com duas intervenções: a primeira refere-se à apresentação dos "Resultados de estudo PNL" e é da responsabilidade de José Morais (Universidade de Lisboa), a segunda, intitulada "Estudo Psicolinguístico: níveis de referência para a leitura e para a escrita", é proferida por Luísa Araújo (Universidade de Lisboa).

Segue-se um painel que incide sobre os projectos "Caminho das Letras" e "Biblioteca de Livros Digitais", apresentados respectivamente por Inês Sim-Sim (coordenadora nacional do Plano Nacional de Ensino de Português) e Carlos Correia (Universidade Nova de Lisboa).

Posteriormente, tem lugar a apresentação sobre "Como aplicar material pedagógico inovador à alfabetização", que tem como oradora Leonor Scliar Cabral (presidente de honra da International Society of Applied Psycholinguistics).

O segundo painel previsto inclui a apresentação dos resultados de estudo PNL sobre a "Promoção da leitura nas bibliotecas públicas", divulgado por José Neves (Observatório das Actividades Culturais).

Este painel prossegue com a exposição de temas como "Promoção da leitura: parcerias entre biblioteca municipal e bibliotecas escolares", a cargo de Cristina Valente (Biblioteca Municipal de Macedo de Cavaleiros), e "Biblioteca pública e bibliotecas escolares - leituras que aproximam", exposto por Dora Pereira (Biblioteca Municipal de Portimão).

O dia termina com a apresentação do Portal PNL por Carlos Correia (CITI - Universidade Nova de Lisboa).

No dia 23 de Outubro, decorre uma conferência sobre "BookStart" e apresentação do projecto "Crescer a Ler", com intervenções de Roland Marden (Booktrust) e de Luísa Tavares (Associação de Profissionais de Educação de Infância).

Seguidamente, tem lugar um painel que versa sobre o projecto "Ler+ dá saúde" e o projecto "aLer+", o primeiro dos quais apresentado por Rizério Salgado e Ana Resende (Unidade de Saúde Familiar de São Julião), e o segundo por Alexandra Marques (PNL) e Ana Bela Martins (Rede de Bibliotecas Escolares).

A sessão termina com a exposição do estudo "Avaliação externa do PNL - 3.º ano", apresentado por António Firmino da Costa (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia/Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa).

Esta conferência tem entrada livre.

Para mais informações, consultar a página do PNL .

domingo, 18 de outubro de 2009

Escola deve ter menos chumbos e garantir aprendizagem de qualidade

A presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) defendeu hoje uma nova forma de organização da escola pública, que em vez de chumbar os alunos com dificuldades se preocupe mais com uma aprendizagem de qualidade.

"Este sistema de percursos educativos que temos não serve nem o desenvolvimento do país nem os alunos. Se olharmos para o que se faz noutros países, as crianças têm mais apoios desde que começam a apresentar dificuldades", frisou Ana Maria Bettencourt. A responsável do CNE participava na conferência de abertura da cerimónia comemorativa do 30º aniversário do Instituto Politécnico de Setúbal, perante duas centenas de pessoas, sobre "Democratização da educação e pedagogia: questões e desafios".

"Temos um sistema de ensino público que se democratizou muito, que garantiu o acesso das pessoas, a construção de escolas magníficas e bons professores, mas temos uma organização muito diferente da que existe noutros países da Europa e em alguns da OCDE [Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económicos], como o Canadá e a Austrália", começou por dizer. "Ao contrário do que acontece nesses países, onde a retenção de alunos é residual, em Portugal temos alunos de 14 anos desde o 1º até ao 9º anos de escolaridade, com duplas e triplas retenções, alguns dos quais vão ficando pelo caminho", comparou.

A responsável do CNE começou por fazer um balanço positivo do trabalho desenvolvido no sentido da democratização do ensino após o 25 de Abril de 1974, mas defendeu que há novos desafios, que passam fundamentalmente pela qualidade da aprendizagem na escola. Para a presidente do Conselho Nacional de Educação, se é certo que os alunos têm de trabalhar mais nas salas de aula, também a escola pública terá que lhes proporcionar mais apoios para ultrapassarem eventuais dificuldades.

Ana Maria Bettencourt lembrou que no ensino privado em Portugal há menos retenções do que no público, justamente porque os alunos têm mais apoios. No ensino público, "há alunos que arrastam dificuldades a Matemática de ano para ano, vão chumbando sempre", exemplificou, argumentando: "Diz-se que isto é exigência. Mas não é. Exigência é fazer com que eles aprendam desde o princípio."

Ana Maria Bettencourt defendeu, por isso, uma maior responsabilização da escola pública, que, disse, "não pode estar à espera da ajuda das famílias, até porque muitas não podem ajudar os filhos, porque não andaram na escola ou porque não têm dinheiro para pagar explicações".

"Temos de conhecer bem as dificuldades do aluno e ter apoios mais individualizados para as ultrapassar", reforçou Ana Maria Bettencourt, reafirmando a ideia de que "a escola pública terá de se bastar a si própria".


Lusa

sábado, 17 de outubro de 2009

30% dos professores relataram agressões físicas

Quase três em cada dez docentes que contactaram a Linha SOS Professor nos últimos três anos lectivos admitiram ter sido vítimas de agressões físicas e mais de 40 por cento relataram episódios de agressão verbal.

De acordo com a Associação Nacional de Professores (ANP) foram recebidos 353 contactos entre 11 de Setembro de 2006 e 19 de Junho de 2009, dos quais 98 (27,8 por cento) relatando episódios de agressão física e 154 (43,6 por cento) agressões verbais. Indisciplina (29,5 por cento) e situações de maus relacionamentos (13,6 por cento) completam as quatro ocorrências mais denunciadas pelos docentes. Segundo a ANP, apenas 6,2 por cento dos professores vítimas apresentaram queixa na PSP ou GNR.

A Linha SOS Professores cessou a sua actividade no início do mês.

Professora atou alunos às carteiras para revelar fotos


Um professora colombiana atou os alunos às carteiras da sala para impedir que saíssem enquanto foi revelar umas fotografias, refere a agência EFE.

Segundo os pais dos alunos, a professora atou os cordões dos sapatos das crianças às carteiras da sala e fechou a porta à chave.

A professora Stella Legarda confessou e afirmou que prendeu e fechou os alunos na sala de aula apenas para garantir que ficavam quietos, enquanto revelava umas fotografias.

Iol

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Projecto Twist – a tua energia faz a diferença

O projecto “Twist - a tua energia faz a diferença” tem como principal objectivo sensibilizar toda a comunidade educativa para a necessidade de uma utilização mais racional da energia eléctrica e para os crescentes problemas resultantes das alterações climáticas.

Esta iniciativa é promovida pela EDP Serviço Universal e pela Sair da Casca – Consultoria em Desenvolvimento Sustentável, com o apoio do Ministério da Educação/ Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular e da Comissão Nacional da Unesco.

Cada escola pode participar com um grupo de twisters: quatro alunos do ensino secundário e um professor, os quais têm como missão desenvolver acções na escola cujo objectivo é identificar medidas que permitam tornar a escola mais eficiente do ponto de vista energético, sensibilizando e envolvendo toda a comunidade escolar.

Os grupos de “twisters” receberão formação directa dos responsáveis do projecto e serão acompanhados por monitores (alunos finalistas e recém-licenciados de várias universidades do país) que apoiarão o desenvolvimento de todas as acções ao longo do ano lectivo.

Serão atribuídos 3 prémios às escolas que apresentarem melhores projectos, no valor total de 100 000€. O valor dos prémios destina-se a implementar as medidas de eficiência energética propostas nos projectos premiados.

As inscrições decorrem até 23 de Outubro e deverão ser efectuadas através do cupão RSF distribuído nas escolas com os materiais do projecto.

Para mais Informações sobre este projecto consulte: www.twist.edp.pt

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Denuncia abusos e passa a ser alvo

Maria’ (nome fictício) não conseguiu ficar indiferente quando se apercebeu de que um menino, de 10 anos, aluno na sua escola, estava a ser alvo de maus tratos em casa. Denunciou o caso, foi ameaçada por familiares da criança, mas agora a polícia diz que não tem meios para a proteger. E a procuradora do Ministério Público, a quem a professora ontem recorreu para tentar encontrar uma solução, apresentou então uma outra solução a ‘Maria’: mudar de escola.

"Fiz o que estava correcto e sou eu que tenho de mudar de vida? Tenho de fugir como se tivesse cometido um crime?", questiona-se a professora, que não esconde a revolta.

‘Maria’ revive o dia 2 de Fevereiro vezes sem conta. Foi aí que teve a confirmação daquilo que suspeitava há alguns meses. Ao emprestar uma camisola à criança, a professora reparou naquilo que muitos outros docentes da escola faziam questão de não ver: o menino tinha nódoas negras e feridas por todo o corpo.

"Das nádegas até às dobras dos joelhos estava em carne viva. Não parava de sangrar. Ele contou que a mãe lhe batia sempre com o cinto e que não podia chorar porque senão ela batia-lhe mais. Ainda hoje aquela imagem não me sai da cabeça", contou ao CM a docente.

‘Maria’ levou o menino ao Hospital de S. João, no Porto, onde os médicos afirmaram desde logo que a criança só saía de lá para uma instituição. E foi mesmo isso que aconteceu, sendo o menor retirado à família.

A partir daí, ‘Maria’ nunca mais teve paz e um dia, à saída, da escola foi ameaçada por um homem armado. Pediu protecção policial em Fevereiro, mas só a teve em Abril. Tentou por várias vezes obter ajuda por parte da DREN, mas nunca obteve resposta. Na própria escola as colegas quase parecem que a recriminam pelo que fez.

"Cumpri o meu dever como pessoa e profissional e todos me abandonaram nesta luta. Não me arrependo. Sei que se não o fizesse aquele menino tinha morrido", afirma .

O acto da professora, que lecciona numa escola de Gondomar, levou ainda a que também a irmã do menino, de três anos, fosse retirada à família.

As escolas têm cada vez mais um papel de relevo na denúncia pública das situações de abusos a menores. Os professores têm vindo a ser alvo de diversas campanhas de sensibilização e os números revelam uma maior sensibilidade dos docentes para o problema. A parceria do trabalho dos professores com os elementos das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens em Risco tem dado frutos e muitas das queixas chegadas às autoridades policiais têm um denominador comum: são feitas por professores.

São aqueles que acompanham as crianças e jovens no seu dia a dia e que também, com mais facilidade, dada a formação que possuem, estão habilitados para verificar se os menores são alvo de maus tratos ou situações de abusos sexuais. A confissão do aluno ao professor é também frequente.

Para além de ‘Maria’, também o menino está a receber protecção policial. A criança está a viver numa instituição e a mãe foi proibida de o contactar. "Disse-me que nunca mais queria ver a mãe porque ela não gostava dele", contou a docente.

Já com a professora, o caso foi diferente. A mãe da criança e o padrasto estão sujeitos a termo de identidade e residência, mas não lhes foi aplicada qualquer medida de coacção que os impossibilite de se aproximarem da professora. Os processos de ameaças e maus tratos foram adensados num só caso, que será julgado em Gondomar.

Ao que tudo indica ‘Maria’ ficará sem protecção policial pois neste momento são poucas as pessoas a prestar esse serviço. Segundo o MP, existem casos mais graves a ser tratados.

Bastante abalada com a situação, a professora colocou a hipótese de aceitar a proposta de dar aulas noutra cidade, desde que lhe pagassem o alojamento. No entanto, o MP colocou logo de parte a hipótese.

No hospital os médicos ficaram em choque quando viram o estado em que o menino estava e admitiram que ele podia ter morrido.

São muitos os casos mediáticos de protecção de testemunhas em processo penal. Um dos casos mais recentes foi Carolina Salgado, ex--mulher de Pinto da Costa, que também deixou de ter segurança após os casos chegarem a julgamento. José Faria, que testemunhava contra Ferreira Torres no processo em que o ex-autarca de Marco de Canaveses foi absolvido, esteve igualmente sob forte protecção. Já perdeu a segurança policial.

Diversas testemunhas no caso ‘Noite Branca’ – o processo onde se investigaram quatro mortes na noite do Porto – também tiveram direito a protecção. A primeira foi a mulher de Berto ‘Maluco’, assassinado à porta de casa com várias rajadas de metralhadora. A sua identidade está protegida e, neste momento, vive rodeada de seguranças que garantem a sua integridade.

O processo Casa Pia foi dos primeiros casos que trouxe para a ribalta a protecção das testemunhas. Alguns dos jovens vítimas de abusos sexuais beneficiaram deste regime – prestado por elementos de um corpo especial da PSP – após terem ido depor como testemunhas.

O objectivo: evitar que fossem intimidados e que alguém os pressionasse para mudarem os depoimentos. Todos perderam a segurança quando a investigação terminou.

A última alteração legislativa, de 2008, estabeleceu novas condições para a protecção das testemunhas. Uma delas foi a possibilidade de alteração da residência, sempre que o perigo assim o justifique. "Sempre que ponderosas razões de segurança o justifiquem, estando em causa crime que deva ser julgado pelo tribunal colectivo ou pelo júri e sem prejuízo de outras medidas de protecção previstas neste diploma, a testemunha poderá beneficiar de medidas pontuais de segurança, nomeadamente da alteração do local físico de residência habitual", pode ler-se nº 1 do artigo 20º.

Diz a lei que cabe à autoridade judiciária competente solicitar a intervenção da Comissão de Programas Especiais de Segurança com vista à efectivação da medida.


Ana Isabel Fonseca/Tânia Laranjo

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Pedido de ajuda urgente de uma educadora

Eu sou a Andreia, tenho 22 anos, sou Educadorade Infância recém formada e moro em Lisboa. Até há pouco tempo a minha vida decorria normalmente e feliz até que me foi detectada Leucemia do tipo Mieloide Crónica. Poderei ficar totalmente curada se receber um transplante de medula óssea. Constatamos que tanto os meus pais como irmã não são compatíveis para o efeito, e... como tal procuro um dador.

Todos os esclarecimentos podem ser obtidos no site do CEDACE - CENTRO DE HISTOCOMPATIBILIDADE DO SUL
http://www.chsul.pt


O meu nome é Andreia Margarida Morais e Mota.
Poderá contactar-nos através do 966886302 ou motaandreia@hotmail.com

O possível dador não correrá qq risco. Ficar-lhe-ei eternamente grata se me puder ajudar! Caso não seja possível, agradeço na mesma a sua atenção e desejo-lhe toda a felicidade que eu gostaria de ter.

Um beijinho Andreia
Obrigada.

domingo, 11 de outubro de 2009

Protocolo de cooperação entre a DGIDC e a Fundação INATEL

A Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) e a Fundação INATEL, assinaram no dia 8 de Setembro de 2009, um protocolo de cooperação cujo objectivo é a realização do projecto Turismo Educativo Jovem, em 2010, que permita às alunas e aos alunos mais desfavorecidos, que frequentam o 9º e o 10º anos, a participação em campos de férias na Pascoa e no Verão por um período de seis dias, com actividades lúdico-pedagógicas, incluindo conteúdos curriculares.

Mais informações serão dadas a partir de Janeiro.

sábado, 10 de outubro de 2009

Ministra faz balanço "muito positivo" do programa Novas Oportunidades

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, fez um balanço "muito positivo" do programa Novas Oportunidades, considerando que "é importante para a qualificação do país" e também para os pais serem "mais exigentes" com o percurso escolar dos filhos.

"O balanço é muito positivo. É uma medida importante para a qualificação das pessoas, que já abrangeu quase um milhão de adultos, e é importante para o país, porque o esforço destas pessoas contribui para termos um país mais qualificado", afirmou a governante, após participar na cerimónia de entrega de diplomas referentes ao ano lectivo de 2008/09 no Centro Novas Oportunidades que funciona na escola secundária Júlio Dantas, em Lagos.

Maria de Lurdes Rodrigues acrescentou que os adultos que beneficiaram do programa Novas Oportunidades "passam também a ter outra relação com a escola, mais próxima, que lhes dá uma compreensão maior e lhes permite terem outra exigência para com os filhos que estão na escola".

"O segredo do programa Novas Oportunidades é não ser de ninguém, mas ser um movimento partilhado por todos e que está em todo o país. Os adultos podem encontrar hoje, perto dos seus trabalhos ou das suas casas, um Centro Novas Oportunidades que contribui para a sua qualificação", afirmou Maria de Lurdes Rodrigues, em declarações à Lusa.

A ministra da Educação sublinhou a importância do Centro de Novas Oportunidades da Escola Secundária Júlio Dantas, que "tem a característica de ter definidos públicos alvos", em parceria com instituições empregadoras locais públicas e privadas.

Maria de Lurdes Rodrigues deu como exemplo as corporações de Bombeiros do Algarve, cujos "comandantes receberam hoje o diploma do 12º ano", e elogiou todas as instituições participantes no programa, "que fazem um esforço para qualificar os seus empregados, apoiando-os de várias formas, como a maior flexibilidade de horários".

A responsável pela pasta da Educação do executivo liderado por José Sócrates frisou ainda a importância da escola secundária Júlio Dantas, "que iniciou agora o programa de modernização e tem feito um esforço para diversificar os públicos, oferecendo cursos profissionais e cursos de educação e formação e combatendo o abandono escolar".

"Tem feito um esforço notável na recuperação de alunos e agora também na qualificação de adultos", frisou a governante.

O director da Escola Secundária Júlio Dantas e do Centro Novas Oportunidades Terras do Infante, do estabelecimento de ensino, frisou a importância da entrega de diplomas aos comandantes de corporações de bombeiros do Algarve, explicando que agora passam a cumprir um requisito legal para poderem ser reconduzidos.

"A escola realizou um protocolo como governo civil de Faro para formação dos comandantes dos bombeiros voluntários e municipais do Algarve e, dos 12 comandantes, 10 realizaram a certificação de competências do 12º ano e sete estiveram presentes. A lei determina que os comandantes que cessassem funções e não tivessem 12º ano não poderiam ser reconduzidos e com a entrega do diploma isso está ultrapassado", afirmou Florivaldo Abundâncio.

O director adiantou que "o centro iniciou funções em 13 de Outubro de 2006 e já certificou ao nível do ensino básico 286 adultos e ao nível do secundário 39".

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

EDUCAR PARA CONSERVAR

Lembramos que o lema do Jardim Zoológico é EDUCAR PARA CONSERVAR, sendo que as propostas educativas, no âmbito da Educação Ambiental, prendem-se com a conservação da biodiversidade, com a valorização da vida animal e comportamentos.

O Jardim Zoológico participa assim na concretização de objectivos definidos internacionalmente numa estratégia global para a conservação da Natureza e este ano viu reconhecido pela DGIDC o seu programa educativo como Utilidade Educativa por desempenhar uma importante papel na educação pré escolar e nos ensinos básicos e secundário.

Este reconhecimento evidencia o paralelismo pedagógico entre os conteúdos veiculados pelo JZ e os curricula escolares, através de actividades diversas, enquanto elemento de ligação entre a escola e o mundo real, numa perspectiva de contextualização das aprendizagens desenvolvidas na sala de aula.








CONTACTO CENTRO PEDAGÓGICO
Estrada de Benfica, 158/160,
1549-004 Lisboa
Tel.: 217 232 960 · Fax: 217 232 961
E-mail: pedagogico@zoolisboa.pt
www.zoo.pt



quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Avaliação e certificação de manuais escolares


Enquadramento do processo de avaliação e certificação
O regime de avaliação e certificação de manuais escolares assenta num conjunto de princípios orientadores, de entre os quais se destacam a qualidade científico - pedagógica dos manuais escolares e sua conformidade com os objectivos e conteúdos do currículo nacional e dos programas e orientações curriculares. A avaliação e certificação de manuais será realizada por comissões constituídas por especialistas de reconhecida competência, ou por entidades especialmente acreditadas para o efeito, conforme disposto na Lei n.º 47/2006, de 28 de Agosto.

A Lei n.º 47/2006, de 28 de Agosto e o Decreto - Lei n.º 261/2007, de 17 de Julho, prevêem a avaliação e a certificação dos manuais escolares – avaliação e certificação prévia e avaliação de manuais escolares adoptados e em utilização – o que implica a adopção de metodologias que permitam operacionalizar e executar, em tempo útil, o conjunto de procedimentos do processo de avaliação e certificação de manuais escolares, a que se referem os normativos acima citados.

Até que todos os manuais escolares adoptados tenham sido objecto de avaliação e certificação, tal como está previsto no artigo 34.º da Lei n.º 47/2006, de 28 de Agosto, pode o Ministro da Educação, determinar a avaliação dos manuais escolares já adoptados e em utilização, referentes a qualquer ano de escolaridade e disciplina ou área curricular disciplinar. Esta disposição veio a ser reiterada pelo artigo 16.º do Decreto - Lei n.º 261/2007, de 17 de Julho.
Assim, o Despacho n.º 415/2008, de 4 de Janeiro, publicitado no Diário da República, 2.ª série – n.º 3, de 4 de Janeiro de 2008 veio fixar as condições de entrada em vigor do regime de avaliação e certificação dos manuais escolares, a partir do ano lectivo de 2008/2009.

Candidatura à avaliação e certificação de manuais escolares
1.– O que é o processo de avaliação e certificação de manuais escolares?
O processo de avaliação e certificação dos manuais escolares visa garantir a qualidade científica e pedagógica dos manuais escolares a adoptar, assegurar a sua conformidade com o Currículo Nacional e com os programas ou orientações curriculares em vigor e atestar que constituem instrumento adequado de apoio ao ensino e aprendizagem e à promoção do sucesso educativo.
2. – Quem se pode candidatar?

Podem candidatar-se à avaliação para a atribuição de certificação dos manuais escolares, os autores, os editores ou outras instituições legalmente habilitadas para o efeito, de acordo com o n.º 1 do artigo 5.º da Lei n.º 47/2006, de 28 de Agosto.
3. – Como se inicia o processo de candidatura?
O processo de candidatura inicia-se com a autorização da abertura do procedimento de avaliação para a certificação de manuais escolares e a fixação do prazo para apresentação de candidaturas pela Senhora Directora-Geral da DGIDC e consubstancia-se através da publicitação do(s) respectivo(s) aviso(s)/edital(ais) e regulamento no sítio oficial da Internet da DGIDC.
4. – Como se organiza a candidatura?
O processo de candidatura à avaliação e certificação de manuais escolares organiza-se de acordo com as condições definidas no artigo 6.º do Capítulo II do Regulamento para a avaliação e certificação de manuais escolares e de acordo com os normativos em vigor sobre a matéria.
5. - Quais os ciclos, as áreas curriculares disciplinares/disciplinas e os anos de escolaridade para os quais é aberta a candidatura para avaliação e certificação prévia de manuais escolares?
No ano de 2009, serão abertas candidaturas, para a avaliação e certificação prévia, para os manuais escolares a adoptar no ano lectivo de 2010/2011, a saber:
Candidaturas/Editais
A.- 1.º Ciclo do Ensino Básico
Área Curricular Disciplinar/Disciplina
Ano de escolaridade
Estudo do Meio (Edital)
1.º
Matemática (Edital)
1.º
Matemática (Edital)
3.º

B.- 2.º Ciclo do Ensino Básico
Área Curricular Disciplinar/Disciplina
Ano de escolaridade
Língua Estrangeira I (Inglês) (Edital)
5.º
Matemática (Edital)
5.º

C.- 3.º Ciclo do Ensino Básico
Área Curricular Disciplinar/Disciplina
Ano de escolaridade
Matemática (Edital)
7.º

6. - Como proceder à candidatura?
As candidaturas devem ser formalizadas on-line através do endereço a disponibilizar brevemente, mediante o preenchimento do formulário de candidatura e respectivos anexos. A validação da candidatura pressupõe o envio do(s) Termo(s) de Responsabilidade em suporte papel à DGIDC - sita na Av.ª 24 de Julho, n.º 140, 1399 - 025 LISBOA - por correio registado, dentro do prazo previsto para a candidatura e conforme consta do(s) aviso(s)/edital(ais) de abertura.
Deste processo deve constar o preenchimento, por cada manual escolar, do formulário de candidatura e dos respectivos anexos, bem como a apresentação de seis exemplares do manual escolar a avaliar e certificar, nos termos dos n.º 3 e 4 do artigo 6.º do Regulamento de Candidatura.
Formulário e anexos

a) Formulário “Pedido de Avaliação e Certificação de Manual Escolar”;

b) Anexo 1 “Declaração referente às características materiais”;
c) Anexo 2 “Atestado de revisão linguística e científica e de conformidade com as normas do sistema internacional de unidades e escrita”;
d) Anexo 3 “Documento comprovativo do pagamento da admissão à candidatura”;
e) Termo(s) de Responsabilidade.

7. - Qual o montante a pagar pela admissão à candidatura para avaliação e certificação de cada manual escolar?
O montante a pagar pela admissão à candidatura para a avaliação e certificação de cada manual escolar é fixado em €2.500,00 (dois mil e quinhentos euros) por cada manual escolar, tal como estipula o n.º 16 do Despacho n.º 29864/2007, de 30 de Novembro,publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 249, de 27 de Dezembro.
8. - Qual o prazo para apresentação das candidaturas?
O prazo para a apresentação de candidaturas à avaliação e certificação de manuais escolares decorre entre:
- os dias 1 de Outubro e 2 de Novembro de 2009, para as áreas curriculares disciplinares/disciplinas de Estudo do Meio do 1.º ano e de Matemática dos 1.º e 3.º anos de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico;

- os dias 15 de Outubro e 16 de Novembro de 2009, para as áreas curriculares disciplinares/disciplinas de Língua Estrangeira I (Inglês) do 5.º ano e de Matemática dos 5.º e 7.º anos de escolaridade dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico.
9. - Como é feita a apreciação, a avaliação e a certificação das candidaturas?
A apreciação de cada candidatura será efectuada, na primeira fase de selecção, pelos serviços competentes da DGIDC e, numa segunda fase, pelas entidades acreditadas como avaliadoras e certificadoras de manuais escolares e/ou pelas comissões de avaliação constituídas, respectivamente, nos termos do artigo 8.º do Decreto-Lei n.º 261/2007, de 17 de Julho e nos termos do artigo 9.º da Lei n.º 47/2006, de 28 de Agosto.

10. - Como posso conhecer os resultados da avaliação e da certificação dos manuais escolares?
Os resultados finais das candidaturas e do respectivo processo de avaliação e certificação são tornados públicos, mediante a divulgação da lista dos manuais escolares certificados na página de Internet da DGIDC.
11. - Onde posso obter mais informações?
Para informações complementares poderá contactar os serviços da DGIDC, através do endereço electrónico: avaliacaomanuais@dgidc.min-edu.pt ou pelos telefones: 21 3934586, 21 3934613 ou 21 3934616

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Novos Projectos Educativos TEIP


Está aberto até ao dia 15 de Outubro de 2009 um período de apresentação de novos projectos educativos TEIP visando garantir a continuidade das iniciativas de promoção do sucesso educativo já em curso nos 35 agrupamentos de escolas e escolas não integradas que participam no Programa TEIP2 desde 2006/07 (lista).
De acordo com o artigo 8º do referido despacho, os novos projectos deverão integrar-se num dossiê composto por:
1. Projecto educativo TEIP, cujos conteúdos se encontram fixados no artigo 7º do mesmo despacho;
2. As seguintes fichas preenchidas de acordo com as instruções que as acompanham:
A referida candidatura deverá ser enviada, em formato digital, para o endereço electrónicocandidaturas.teip@dgidc.min-edu.pt e deverá igualmente ser enviada em suporte papel para o Presidente da Comissão de Coordenação Permanente, Dr. Nelson Matias, Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, Av. 24 de Julho, nº 140 – 1399-025 Lisboa.
Como informação adicional, poderão aceder ao Moodle da DGIDC/TEIP e consultar o conjunto de documentos presentes em http://moodle.dgidc.min-edu.pt, numa secção específica de apoio às candidaturas, utilizando para isso o nome de utilizador e a palavra-chave já distribuída aos agrupamentos.
Contactos de apoio à apresentação das candidaturas ao Programa TEIP2:
· Telefone na DGIDC: 213 910 657
· Endereço electrónico na DGIDC: duvidas.candidaturas.teip@dgidc.min-edu.pt
· Consulta de documentos de apoio em: http://moodle.dgidc.min-edu.pt

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Projecto “Escola-Electrão”

Prazo de inscrição: 28 de Setembro e 23 de Outubro de 2009.

Os resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) constituem o tipo de resíduos com o maior crescimento na União Europeia. Cada cidadão europeu gera, em média, 14 quilogramas de REEE por ano, segundo a Comissão Europeia, embora outros estudos apontem para valores superiores.
Um dos problemas associado ao fluxo dos REEE é a presença de substâncias perigosas para o ambiente a saúde. Como exemplos, podem-se referir o arsénio, o amianto, o chumbo, o cádmio, o crómio, o mercúrio, o cloreto de polivinil e os clorofluorcarbonos, entre outros.
O problema é tão grave que em 2006 saiu uma directiva comunitária proibindo que os novos equipamentos contenham algumas das substâncias acima referenciadas.
O Projecto “Escola-Electrão”, promovido pela Amb3E (Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos), com a colaboração do Ministério da Educação, pretende sensibilizar os alunos e a comunidade escolar para o correcto encaminhamento dos Resíduos Eléctricos e Electrónicos (REEE), pelo efeito combinado de acções de divulgação e da participação num concurso inter-escolas.
Esta é a 2ª edição deste projecto, tendo a primeira edição, que decorreu no ano lectivo transacto, envolvido 413 escolas, com cerca de 285 000 alunos.
O projecto destina-se a todos os alunos do 2º ciclo e 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.
A candidatura a esta acção deverá ser efectuada até ao próximo dia 23 de Outubro de 2009, através do sítio da Amb3 http://www.escolaelectrao.pt, onde se encontra o respectivo regulamento, a ficha de candidatura, materiais didácticos para abordar esta temática e outras informações adicionais.
Respeitando a autonomia pedagógica das escolas, nomeadamente o seu Projecto Educativo, a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular convida as escolas a associar-se a esta iniciativa, que se enquadra no contexto da Educação Ambiental e do Desenvolvimento Sustentável que as escolas têm vindo a promover.


segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Concurso Escolar "A minha escola e a prevenção da infecção VIH/sida"

O concurso "A minha escola e a prevenção da infecção VIH" dinamizado pela Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida e pela Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular foi lançado publicamente a 2 de Dezembro de 2008, no Centro Cultural de Belém, e teve como objectivo estimular a realização de projectos de educação para a saúde na área da prevenção da infecção VIH nas escolas dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário. Na data em que findou o prazo para a recepção de inscrições, 28 de Fevereiro de 2009, contaram-se 216 candidaturas de escolas básicas e secundárias de todo o país. A 30 de Junho de 2009 terminou o prazo para envio dos relatórios das actividades realizadas pelas escolas no âmbito do concurso.


Foram consideradas válidas para avaliação 117 candidaturas - 79 do ensino básico e 38 do ensino secundário.

De acordo com os critérios previstos em regulamento, a análise dos projectos teve em consideração o desenvolvimento de trabalhos que informassem os alunos relativamente às características da infecção VIH/sida, às vias de transmissão, aos riscos para a saúde e às formas de prevenção. A apreciação do júri valorizou os trabalhos em que é incutida a prevenção dos comportamentos de risco e a adopção de estilos de vida saudáveis e que sublinham a importância da não discriminação e do respeito pelas pessoas que vivem com VIH. A avaliação teve ainda em conta a participação dos alunos, os meios utilizados, os públicos-alvo atingidos e o tempo de duração e execução do projecto segundo critérios de relevância, criatividade, tipo de divulgação e resultados.

Tendo em conta os critérios acima mencionados, o júri atribuiu os prémios às seguintes escolas:

ENSINO BÁSICO

1º Prémio Escola EB 2/3 João Afonso de Aveiro. Aveiro

2º Prémio Escola EB 2/3 Dr. João Barros, Figueira da Foz

3º Prémio Escola EB 2/3 Alexandre Herculano, Sra. da Guia, Santarém


Prémios de Mérito

Impacto na Comunidade Escola EB 2/3 D. Manuel I, Pernes - Santarém

Inovação Escola Secundária c/ 3º ciclo de Ponte de Lima

Coordenação do Projecto Escola EB 2/3 Evaristo Nogueira, S. Romão - Seia

ENSINO SECUNDÁRIO

1º Prémio Escola Profissional de Torredeita

2º Prémio Escola Secundária de Ermesinde

3º Prémio Escola Secundária Rainha Santa Isabel, Estremoz

Prémios de Mérito

Impacto na Comunidade Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, Portimão

Inovação Escola Secundária com 3º ciclo do Fundão

Coordenação do Projecto Escola Secundária c/ 3º ciclo D. Manuel I, Beja


domingo, 4 de outubro de 2009

Legislação


Publicado em Diário da República
Despacho n.º 20650/2009. D.R. n.º 178, Série II de 2009-09-14, dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social e da Educação
Cria grupo de trabalho com o objectivo de apresentar um diagnóstico das necessidades de formação de dupla certificação.
Decreto-Lei n.º 238/2009. D.R. n.º 180, Série I de 2009-09-16, do Ministério das Finanças e da Administração Pública
Estabelece ajustamentos procedimentais relativos à entrega de requerimentos para aposentação e determina a revisão oficiosa com efeitos retroactivos reportados a 1 de Janeiro de 2008, para actualização do factor tempo de serviço, de pensões de aposentação voluntária não dependente de incapacidade atribuídas de acordo com a Lei n.º 52/2007, de 31 de Agosto, procedendo à 32.ª alteração ao Estatuto da Aposentação.
Dispensa a obrigatoriedade de atestado médico para efeitos de comprovação da robustez física e do perfil psíquico exigidos para o exercício de funções profissionais, públicas ou privadas, e revoga o Decreto-Lei n.º 319/99, de 11 de Agosto.
Para publicação em Diário da República
― Despacho do Gabinete do Secretário de Estado da Educação
Reconhecimento das acções de formação contínua em educação e formação de adultos, realizadas por coordenadores e formadores
dos Centros Novas Oportunidades, no âmbito do Estatuto da Carreira Docente.
Informações Gerais
― Projecto Ler+, agir contra a Gripe
No âmbito do Projecto “Ler +, Agir contra a Gripe” foi produzido um livro sobre a prevenção da gripe intitulado «O Nuno escapa à Gripe A» e sugerem-se várias ACTIVIDADES que, neste ano lectivo, podem ser realizadas pelos educadores e professores em parceria com as equipas de saúde escolar.
Para mais informações: www.dgidc.min-edu.pt/
― Clowning: workshop para professores, formadores e estudantes
A Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos um workshop que pretende contribuir para a descoberta do 'clown' (o lado risível do ser humano) que existe em cada um de nós. O workshop decorre em horário pós-laboral e divide-se em três grupos de sessões que se realizam entre 22 de Setembro e 2 de Outubro.
Para mais informações: http://w3.dren.min-edu.pt/

sábado, 3 de outubro de 2009

Novas Oportunidades tem novo portal

O portal da Iniciativa Novas Oportunidades foi remodelado com o intuito de agregar toda a informação sobre educação e formação para jovens e adultos disponibilizada no âmbito desta iniciativa.

A nova página electrónica, em http://www.novasoportunidades.gov.pt/, agrega os diferentes sítios da Internet relacionados com a iniciativa Novas Oportunidades, tais como o da Agência Nacional de Qualificação (ANQ), o do Mundo das Profissões, o do Catálogo Nacional de Qualificações, o do SIGO, o da Bolsa de Avaliadores Externos e o do Guia de Acesso ao Secundário.

A resposta a perguntas frequentes sobre modalidades de educação e formação para jovens e adultos é uma das apostas deste novo portal.

Os utilizadores podem também encontrar um calendário de eventos e informação estatística actualizada.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Escolas que separam alunos garantem bons resultados

Duas escolas colocam estudantes com dificuldades em turmas específicas para combater o insucesso escolar. Mas apenas por seis semanas. E avisam que projecto deve ser explicado aos pais, o que não aconteceu na escola da Damaia

A separação de alunos por turmas segundo as suas dificuldades de aprendizagem já acontece em algumas escolas portuguesas, mas em nenhuma houve tanta polémica como na escola do primeiro ciclo José Ruy, na Damaia, onde os pais indignados acusam a direcção de fazer segregação por notas. Até porque nos outros projectos os estudantes ficam apenas seis semanas numa turma de apoio. Um factor importante, dizem os responsáveis que defendem a mobilidade destes alunos à medida que vão ultrapassando as suas dificuldades.
"A nossa experiência diz-nos que os alunos devem ser canalizados para essa aprendizagem efectiva de forma a que regressem à turma-mãe o mais depressa possível", indica Matias Alves, professor da Universidade Católica do Porto, que monitoriza o programa Fénix, na Póvoa do Varzim.
O projecto Fénix e o TurmaMais são os dois projectos mais conhecidos de separação dos alunos de acordo com as suas dificuldades nos estudos. Na Póvoa do Varzim e em Estremoz, respectivamente, os alunos são apoiados temporariamente para ultrapassarem os pontos fracos.
Em ambas as escolas, os pais foram ouvidos e fizeram parte da discussão do projecto. Uma explicação que ainda não terá chegado aos pais dos alunos da Damaia e que as associações de pais criticam.
A TurmaMais, que funciona há sete anos na Escola Secundária com 3.º Ciclo da Rainha Santa Isabel, em Estremoz, já conseguiu reduzir a taxa de insucesso escolar no 7.º ano. Antes do arranque do programa a taxa era de 38%, um ano depois era de 12% e tem vindo a baixar desde então.
Aqui, existe uma turma extra por onde passam todos os alunos do terceiro ciclo, dos melhores aos que têm notas mais baixas. "Os primeiros a ter aulas na TurmaMais são os alunos de nível quatro e cinco, depois são os que têm mais dificuldades, depois os de nível três e depois voltamos aos que têm mais dificuldades", explica Graça Figueira, uma das professoras da TurmaMais.
O projecto aplica-se a todas as disciplinas e começou de forma voluntária, tal como explica José Verdasca, director regional de educação e professor da Universidade de Évora, que monitoriza o programa. "No início só entravam na turma os alunos que os pais autorizavam", diz. Hoje, os alunos "pedem para ir para a TurmaMais porque querem trabalhar um bocadinho mais", conta Graça Figueira.
Na escola Rainha Santa Isabel, que estreou o modelo no ano lectivo passado, o reforço pedagógico acontece nas aulas de Matemática e Português. O apoio destina-se apenas aos estudantes com mais dificuldades. "Os alunos estão contentes e percebem que podem aprender como os outros", garante Luísa Moreira, presidente do conselho executivo da escola.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Mais de 500 casos de gripe A detectados em escolas

'Desde o início do ano lectivo, apenas os estabelecimentos de ensino das regiões do Alentejo, Algarve e da Madeira escaparam ao vírus. É no Norte que há mais casos entre alunos

Mais de 500 alunos foram infectados com gripe A desde que se iniciaram as aulas. Segundo dados que o DN recolheu junto de todas as regiões, serão já cem as escolas públicas e privadas e infantários com registo da doença. A região do País com mais casos é o Norte. Só na semana de 20 a 27 de Setembro foram registadas 328 situações de estudantes, das quais 159 em crianças com menos de 10 anos.
Na região de Lisboa e Vale do Tejo, desde o início do ano lectivo, os delegados de saúde tiveram conhecimento de, pelo menos, 104 situações. A zona com mais infectados é a do Oeste Norte - que inclui Caldas da Rainha, Alcobaça, Peniche, Óbidos Bombarral ou Nazaré -, tendo-se verificado casos de gripe pandémica em 51 alunos de 47 escolas. Destes, só 25% foram confirmados por testes laboratoriais, precisa o delegado local.
Também as escolas da Amadora têm registo de 20 doentes, de nove estabelecimentos de ensino. E o Cacém registou 11 situações, numa dezena de escolas.
Grande parte destes casos estão já resolvidos - ou seja, os alunos já não estão doentes - e não provocaram qualquer surto de gripe. Neste momento, segundo dados da Administração Regional de Saúde de Lisboa, há 42 casos de crianças ainda em quarentena, detectados em 27 estabelecimentos de ensino.
No Centro do País, o delegado regional teve conhecimento de 11 casos em seis escolas. Já no Alentejo e no Algarve não há qualquer caso confirmado da doença em escolas desde o início do ano lectivo, segundo explicaram ao DN os delegados regionais.
Nas regiões autónomas apenas a ilha de S. Miguel, nos Açores, regista casos em escolas. Há 50 alunos infectados com o vírus H1N1, 43 deles na escola da Maia e os restantes noutros dois estabelecimentos de ensino.
Os delegados de saúde das várias localidades têm acompanhado estes casos de perto e aconselhado as escolas sobre os procedimentos a tomar. Nem todas as situações são confirmadas através de testes, tal como acontece para a maioria das situações de gripe A desde meados de Agosto.
Nenhum estabelecimento de ensino foi até agora encerrado no País. Apenas a escola da Lagoa, em S. Miguel, com cinco casos confirmados da doença, suspendeu as aulas de uma das turmas até ao final da semana.
Segundo António Diniz, da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, o encerramento de escolas só deve ser feito em situações excepcionais e decidido caso a caso. "Só faz sentido se servir para cortar cadeias de transmissão", explica. "Ou seja, se isso servir para manter as crianças em casa de forma a estas não contagiarem outras. Se a escola fechar, mas as crianças ficarem a brincar na rua, não resolve nada."
Na última semana, foram detectados no País mais 1530 casos de gripe A. O número, ontem divulgado pela Direcção- Geral da Saúde, representa um decréscimo do ritmo de novas infecções, que nas semanas anteriores foram sempre superiores às duas mil.
Ao longo da semana passada, 21 doentes de gripe estiveram internados em hospitais, seis deles em unidades de cuidados intensivos. Contudo, a maioria dos novos casos diagnosticados não registou gravidade, garante a Direcção-Geral da Saúde.
No entanto, foi na última semana que se registaram os primeiros casos de morte entre portugueses infectados. Dois homens, um de 49 anos, internado desde Agosto no Curry Cabral, em Lisboa, e que tinha sido até então saudável e um outro, transplantado renal, que se encontrava em estado grave no Hospital de Santo António, no Porto.

DN

EDITAL 2009/2010 - Alargamento de prazo de apresentação de Projectos


Por razões de ordem técnica, o prazo para apresentação de Projectos a desenvolver, no presente ano lectivo, na área da Promoção e Educação para a Saúde, será alargado até ao próximo dia 2 de Outubro (6ª feira).

A DGIDC/NESASE convida Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas – Estabelecimentos de Ensino públicos – a apresentar os Projectos a desenvolver no presente ano lectivo, na área da Promoção e Educação para a Saúde. A apresentação de projectos decorre de 18 de Setembro a 02 de Outubro de 2009.

Mais se informa que, com base no Projecto apresentado, durante o mês de Junho de 2010, será colocado on-line uma ficha de avaliação onde constará também a calendarização das actividades realizadas.