quarta-feira, 11 de novembro de 2009

4º Encontro Internacional - Saúde Escolar



                          4º Encontro Internacional

                                    Saúde Escolar


Com o Alto Patrocínio da Exmª Sr. Dra. Maria Cavaco Silva realiza-se nos dias 20 e 21 de Novembro o 4º Encontro Internacional de Saúde Escolar, no M'AR DE AR Muralhas Hotel, em Évora, organizado pela Associação Portuguesa de Saúde Escolar e Universitária (APSEU).
 


Comemoração dos 20 anos da Convenção dos Direitos da Criança,dentro do encontro internacional a decorrer em 20 e 21 de Novembro em Évora, onse serão reunidos trabalhos de crianças de todo o mundo.
 
Toda a informação no site www.apseu.org 
 
Atalho para o programa: http://www.apseu.org/forum.pdf

Campanha de Troca de Lâmpadas


Considerando o sucesso que a iniciativa “Campanha de Troca de Lâmpadas” teve junto das escolas, e para corresponder aos pedidos de diversas escolas que não tiveram ainda a oportunidade de participar nesta Campanha, a DGIDC e a EDP decidiram prolongar o período de inscrição na Campanha de Troca de Lâmpadas.


Desta forma, as escolas que ainda não tiveram oportunidade de se inscrever na Campanha de Troca de Lâmpadas têm agora a possibilidade de o fazer, até ao dia 13 de Novembroatravés do preenchimento da ficha de inscrição disponível em:http://area.dgidc.min-edu.pt/troca_lampadas/login.asp


Em http://www.amb3e.pt/ pode encontrar-se informação sobre o processo de reciclagem de lâmpadas.
O Ministério da Economia e Inovação e o Ministério da Educação, com o apoio do Fundo de Apoio à Inovação e da EDP estão a promover uma acção nacional de distribuição gratuita de 2,5 milhões de lâmpadas eficientes *.

Esta acção insere-se no Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética e promove a substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras.

A Campanha de Troca de Lâmpadas dirige-se às comunidades educativas das escolas básicas dos 2º e 3º ciclos.


Na sequência da inscrição cada escola irá organizar, entre 15 de Outubro e 30 de Novembro, actividades de sensibilização para a eficiência energética para o que serão distribuídos:


  • A quantidade de lâmpadas solicitadas
  • 1 rolo com 10 cartazes
  • Sacos plásticos (1 por cada 4 lâmpadas)
  • Folha A5 com autocolantes (1 por cada 4 lâmpadas)
  • Folhetos trípticos ( 1 por cada 4 lâmpadas)
Cada lâmpada incandescente pode ser trocada por 4 lâmpadas economizadoras de energia de 11W, havendo também para distribuição lâmpadas de 8W, 14W, 15W e 17W.

O resultado das actividades de sensibilização para a eficiência energética desenvolvidas em cada escola, documentado através de textos, fotos ou vídeos, deverá ser submetido aqui até 1 semana após a realização dessas actividades.



*oferta limitada ao stock existente

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Projecto Pensarápido


Numa altura em que nos encontramos na área das tecnologias, é de todo o interesse investigar e apresentar propostas no âmbito das tecnologias educativas.

Este projecto surge neste contexto. Pretende-se de uma forma global que os alunos possuam uma ferramenta de estudo interactiva e apelativa.

O projecto consiste num ambiente gráfico onde os alunos das diferentes escolas podem interagir (trabalho cooperativo em rede) e podem responder a questões relacionadas com os conteúdos que estão a ser leccionados na componente lectiva (curricular).

Cria-se desta forma um espaço alternativo para ocupação do tempo livre dos alunos.

Participantes
- Nível de escolaridade: 3º e 4º anos de escolaridade
- Número de turmas / alunos: Conforme número de inscrições

Objectivos
- Criar condições para o desenvolvimento de um espaço interdisciplinar;
- Fomentar o trabalho em rede e dinamizar relações de convívio, camaradagem e respeito mútuo;
- Permitir aos alunos acessos a recursos informáticos;
- Promover a interacção das escolas com o meio e o mundo;
- Motivar os alunos através do uso das novas tecnologias contribuindo para a promoção do sucesso escolar;
- Incentivar nos alunos o gosto pelo estudo, promovendo aprendizagens activas, interessantes e promissoras;
- Criar condições de acessibilidade cultural e tecnológico;
- Desenvolver um espaço virtual de cariz lúdico-didáctico;
- Utilizar de forma adequada a Língua Portuguesa em diferentes situações de comunicação.

Recursos
- Computadores;
- Ligação à Internet.

Para mais informações aceda ao Portal de Tecnologias Educativas – Educ@TIC

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A LISTA DE COISAS QUE NÃO SABEMOS


Os Três Reis Magos:
O árabe Baltazar: trazia incenso, significando a divindade do Menino Jesus.
O indiano Belchior: trazia ouro, significando a sua realeza.
O etíope Gaspar: trazia mirra, significando a sua humanidade.


As Sete Maravilhas do Mundo Antigo:
1 - As Pirâmides do Egipto
2 - As Muralhas e os Jardins Suspensos da Babilónia
3 - O Mausoléu de Helicarnasso (ou o Túmulo de Máusolo em Éfeso)
4 - A Estátua de Zeus, de Fídias
5 - O Templo de Artemisa (ou Diana)
6 - O Colosso de Rodes
7 - O Farol de Alexandria.

As 7 Notas Musicais
A origem é uma homenagem a São João Baptista, com seu hino :
Ut queant laxis (dó) Para que possam
Re sonare fibris ressoar as
Mira gestorum maravilhas de teus feitos
Fa mulli tuorum com largos cantos
Sol ve polluit apaga os erros
La bii reatum dos lábios manchados
Sancti Ioannis Ó São João

Os Sete Pecados Capitais
Eles só foram enumerados no século VI, pelo papa São Gregório Magno (540-604), tomando como referência as cartas de São Paulo
Gula - Avareza - Soberba - Luxúria - Preguiça - Ira - Inveja


As Sete Virtudes
Para combater os pecados capitais
Temperança - Generosidade - Humildade - Castidade - Disciplina - Paciência - Caridade

Os Sete dias da Semana e os "Sete Planetas"
Os dias, nos demais idiomas - com excessão da língua portuguesa - mantém os nomes dos sete corpos celestes conhecidos desde os babilónios:
Domingo dia do Sol
Segunda dia da Lua.
Terça dia de Marte
Quarta dia de Mercúrio
Quinta dia de Júpiter
Sexta dia de Vénus
Sábado dia de Saturno

As Sete Cores do Arco-Íris
Na mitologia grega, Íris era a mensageira da deusa Juno. Como descia do céu num facho de luz e vestia um xale de sete cores, deu origem à palavra arco-íris. A divindade deu origem também ao termo íris, do olho.
Vermelho - Laranja - Amarelo - Verde - Azul - Anil - Violeta

Os Dez Mandamentos:
1º Amar a Deus sobre todas as coisas
2º Não tomar o Seu Santo Nome em vão
3º Guardar os sábados
4º Honrar pai e mãe
5º Não matar
6º Não pecar contra a castidade
7º Não furtar
8º Não levantar falso testemunho
9º Não desejar a mulher do próximo
10º Não cobiçar as coisas alheias

Os Doze Meses do Ano
Janeiro: Homenagem ao Deus Janus, protector dos lares
Fevereiro: Mês do festival de Februália (purificação dos pecados) em Roma;
Março: Em homenagem a Marte, Deus guerreiro;
Abril: Derivado do latim Aperire (o que abre). Possível referência à primavera no Hemisfério Norte;
Maio: Acredita-se que se origine de Maia, deusa do crescimento das plantas;
Junho: Mês que homenageia Juno, protetora das mulheres;
Julho: No primeiro calendário romano, de 10 meses, era chamado de quintilis (5º mês). Foi rebatizado por Júlio César;
Agosto: Inicialmente nomeado de sextilis (6º mês), mudou em homenagem a César Augusto;
Setembro: Era o sétimo mês. Vem do latim septem;
Outubro: Na contagem dos romanos, era o oitavo mês;
Novembro: Vem do latim novem (nove);
Dezembro: Era o décimo mês.

Os Doze Apóstolos
Simão Pedro - Tiago (o maior) - João - Filipe - Bartolomeu - Mateus - Tiago (o menor) - Simão - Judas Tadeu - Judas Iscariotes - André - Tomé
Após a traição de Judas Iscariotes, os outros onze apóstolos elegeram Matias para ocupar o seu lugar.

Os Doze Profetas do Antigo Testamento
Isaías - Jeremias - Jonas - Naum - Baruque - Ezequiel - Daniel - Oséias - Joel - Abdias - Habacuque - Amos

Os Quatro Evangelistas e a Esfinge
Lucas representado pelo touro
Marcos representado pelo leão
João representado pela águia
Mateus representado pelo anjo

Os Quatro Elementos e os Signos
Terra Touro - Virgem - Capricórnio
Água Câncer - Escorpião - Peixes
Fogo Carneiro - Leão - Sagitário
Ar Gémeos - Balança - Aquário

As Musas da Mitologia Grega
a quem se atribuía a inspiração das ciências e das artes
1 - Urânia astronomia
2 - Tália comédia
3 - Calíope eloqüência e epopéia
4 - Polímnia retórica
5 - Euterpe música e poesia lírica
6 - Clio história
7 - Érato poesia de amor
8 - Terpsícore dança
9 - Melpômene tragédia

Os Sete Sábios da Grécia Antiga:
1 - Sólon, 2 - Pítaco, 3 - Quílon, 4 - Tales de Mileto, 5 - Cleóbulo, 6 - Bias, 7 - Períandro

Os Múltiplos de Dez
Os prefixos usados em Megabytes, Kilowatt, milímetro...
Yotta Y = 1024 = 1.000.000.000.000.000.000.000.000
Zetta Z = 1021 = 1.000.000.000.000.000.000.000
Exa E = 1018 = 1.000.000.000.000.000.000
Peta P = 1015 = 1.000.000.000.000.000
Tera T = 1012 = 1.000.000.000.000
Giga G = 109 = 1.000.000.000
Mega M = 106 = 1.000.000
Kilo k = 103 = 1.000
Hecto h = 102 = 100
Deca da = 101 = 10
Uni = 100 = 1
Deci d = 10-1 = 0,1
Centi c = 10-2 = 0,01
Mili m = 10-3 = 0,001
Micro µ = 10-6 = 0,000.0001
Nano n = 10-9 = 0,000.000.001
Pico p = 10-12 = 0,000.000.000.001
Femto f = 10-15 = 0,000.000.000.000.001
Atto a = 10-18 = 0,000.000.000.000.000.001
Zepto z = 10-21 = 0,000.000.000.000.000.000.001
Yocto y = 10-24 = 0,000.000.000.000.000.000.000.001
Exa deriva da palavra grega "hexa" que significa "seis"
Penta deriva da palavra grega "pente" que significa "cinco"
Tera do grego "téras" que significa "monstro"
Giga do grego "gígas" que significa "gigante"
Mega do grego "mégas" que significa "grande"
Hecto do grego "hekatón" que significa "cem"
Deca do grego "déka" que significa "dez"
Deci do latim "decimu" que significa "décimo"
Mili do latim "millesimu" que significa "milésimo"
Micro do grego "mikrós" que significa "pequeno"
Nano do grego "nánnos" que significa "anão"
Pico do italiano "piccolo" que significa "pequeno"
Femto do dinamarquês "femten" que significa "quinze"
Atto do dinamarquês "atten" que significa "dezoito"
zepto e zetta derivam do latim "septem" que significa "sete"
yocto e yotta derivam do latim "octo" que significa "oito"

Conversão entre unidades:
cavalo-vapor 1 cv = 735,5 Watts
horsepower 1 hp = 745,7 Watts
polegada 1 in (1??) = 2,54 cm
pé 1 ft (1?) = 30,48 cm
jarda 1 yd = 0,9144 m
angström 1 Å = 10-10 m
milha marítima =1852 m
milha terrestre 1mi = 1609 m
tonelada 1 t = 1000 kg
libra 1 lb = 0,4536 kg
hectare 1 ha = 10.000 m2
metro cúbico 1 m3 = 1000 l
minuto 1 min = 60 s
hora 1 h = 60 min = 3600 s
grau Celsius 0 ºC = 32 ºF = 273 K (Kelvin)
grau fahrenheit =32 + 1,8 x ºC

Os Dez Números Arábicos
Os símbolos tem a ver com os ângulos:
o 0 não tem ângulos
o número 1 tem 1 ângulo
o número 2 tem 2 ângulos
o número 3 tem 3 ângulos
etc...

As Datas de Casamento:
1 ano Bodas de Algodão
2 anos Bodas de Papel
3 anos Bodas de Trigo ou Couro
4 anos Bodas de Flores e Frutas ou Cera
5 anos Bodas de Madeira ou Ferro
10 anos Bodas de Estanho ou Zinco
15 anos Bodas de Cristal
20 anos Bodas de Porcelana
25 anos Bodas de Prata
30 anos Bodas de Pérola
35 anos Bodas de Coral
40 anos Bodas de Rubi ou Esmeralda
45 anos Bodas de Platina ou Safira
50 anos Bodas de Ouro
55 anos Bodas de Ametista
60 anos Bodas de Diamante ou Jade
65 anos Bodas de Ferro ou Safira
70 anos Bodas de Vinho
75 anos Bodas de Brilhante ou Alabastre
80 anos Bodas de Nogueira ou Carvalho

Os Sete Anões:
Dunga - Zangado - Atchin - Soneca - Mestre - Dengoso - Feliz

Você Sabia?
1 Durante a Guerra de Secessão, quando as tropas voltavam para o quartel após uma batalha sem nenhuma baixa, escreviam numa placa imensa: "O Killed" (zero mortos). Daí surgiu a expressão " O.K." para indicar que tudo está bem.
2 Nos conventos, durante a leitura das Escrituras Sagradas, ao referirem-se a São José, diziam sempre " Pater Putativus", (ou seja: "Pai Suposto") abreviando em P.P. Assim surgiu o hábito, nos países de colonização espanhola, de chamar os " José" de "Pepe".
3 Cada rei no baralho representa um grande Rei/Imperador da história: Espadas: Rei David (Israel) - Paus: Alexandre Magno (Grécia/Macedónia) - Copas: Carlos Magno (França) - Ouros: Júlio César (Roma)
4 No Novo Testamento, no livro de São Mateus, está escrito " é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no Reino dos Céus ". O problema é que São Jerónimo, o tradutor do texto, interpretou a palavra " kamelos" como camelo, quando na verdade, em grego, "kamelos" são as cordas grossas com que se amarram os barcos. A ideia da frase permanece a mesma, mas qual parece mais coerente?
5 Quando os conquistadores ingleses chegaram a Austrália, assustaram-se ao ver uns estranhos animais que davam saltos incríveis. Imediatamente chamaram um nativo (os aborígenes australianos eram extremamente pacíficos) e perguntaram qual o nome do bicho. O índio repetia " Kan Ghu Ru", e portanto adaptaram-no ao inglês, "kangaroo" (canguru ). Depois, os linguistas determinaram o significado, que era muito claro: os indígenas queriam dizer: "Não te entendo".
6 A parte do México conhecida como Yucatán vem da época da conquista, quando um espanhol perguntou a um indígena como eles chamavam esse lugar e o índio respondeu " Yucatán". Mas o espanhol não sabia que ele estava informando "Não sou daqui".
7 Existe uma rua no Rio de Janeiro, no bairro de São Cristóvão, chamada "PEDRO IVO". Quando um grupo de estudantes foi tentar descobrir quem foi esse tal de Pedro Ivo, descobriram que na verdade a rua homenageava D. Pedro I, que quando foi Rei de Portugal, foi aclamado como "Pedro IV" (quarto). Pois bem, algum dos funcionários da Prefeitura, ao pensar que o nome da rua fora grafado errado, colocou um "O" no final do nome. O erro permanece até hoje. Acredite se quiser...

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Matemática: Portugal precisa de mais investimento em professores e mais horas de ensino


Autor dos programas de Matemática do ensino secundário, Jaime Carvalho e Silva assume funções a 1 de Janeiro, sendo o primeiro português eleito secretário-geral da maior associação mundial dedicada à educação da Matemática, que engloba 85 países.

“Suspeito que vai haver falta de professores de Matemática em Portugal e que isso se começará a sentir já este ano”, disse o docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em declarações à agência Lusa.

Na sua opinião, “há 20 anos que não há qualquer investimento na formação inicial dos professores de Matemática em Portugal”.

“Devia haver um forte investimento, os professores do ensino primário são generalistas, a partir do 2º Ciclo há formação específica e vão faltar professores de Matemática em todas as áreas”, prognosticou.

A par da qualidade da formação dos docentes, há que disponibilizar mais horas para o ensino da Matemática, “uma área considerada difícil, por ser uma disciplina acumulativa (aprendizagem implica solidificação de conhecimentos anteriores) e pelo carácter de abstracção que implica”, disse.

“Em Portugal temos poucas horas para aprender Matemática nas escolas, é preciso mais, mas infelizmente não tem havido, à semelhança de outros países, a sensibilidade necessária para dar mais espaço horário à Matemática”, criticou.

O Investigador de Análise e História e Metodologia da Matemática do Centro de Matemática da Universidade de Coimbra (CMUC) está consciente de que a questão “levanta o problema do rearranjo das disciplinas escolares”, mas considera que “entre o 5º e o 9º anos de escolaridade há uma multidão de disciplinas”.

Alguns dos problemas com que se depara a Matemática estão relacionados com a cultura e com a língua.

“A nível internacional, a língua franca é o inglês e todos os estudos são publicados em inglês, mas a maior parte dos professores de Matemática em Portugal não domina a língua”, sustentou.

Essa é uma das razões que leva o futuro secretário-geral da ICMI a querer organizar um congresso de Matemática dos países de língua portuguesa, dento de dois anos.

“Além da língua, há uma cultura comum e problemas associados a essa cultura, como o de se considerar que a formação científica não é importante e que conseguimos improvisar o que será necessário”, disse, ressalvando que essa corrente não é específica destes países.

domingo, 8 de novembro de 2009

Programa das Actividades no Museu da Luz


O Museu da Luz apresenta o seu Programa de Actividades para o ano 2009/2010.
O Programa destina-se ao público escolar e abrange actividades lúdicas e pedagógicas que potenciam a vocação educativa e dinamizadora do Museu da Luz.
Ao mesmo tempo, procura-se cultivar sensibilidades para a valorização e divulgação do espaço envolvente (aldeia da Luz e barragem de Alqueva) através de acções recreativas regulares e pontuais.
Contactos:
Museu da Luz
Largo da Igreja de Nª Srª da Luz
7240-100 Luz Mourão
T: 266 569 257
F: 266 569 264
infomuseudaluz@edia.pt
www.museudaluz.org.pt

sábado, 7 de novembro de 2009

XV Edição das Olimpíadas do Ambiente


As Olimpíadas do Ambiente, actualmente na sua XV Edição, são um dos maiores projectos de educação ambiental em Portugal, tendo envolvido directamente até ao momento 364.100 jovens de todo o país.
O projecto constitui uma sólida opção para motivar a integração dos conceitos e práticas ambientais no ensino formal nas escolas portuguesas.
Esta iniciativa, com valor reconhecido por diversas entidades, quer públicas quer privadas, tem uma larga abrangência na comunidade escolar nacional, sendo destinada a alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, a alunos do Ensino Secundário e a professores do ensino público, particular e cooperativo de todo o território nacional.
As inscrições de candidatura aos projectos que têm como tema central os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, estão abertas até 31 de Dezembro de 2009, com as seguintes iniciativas a desenvolver:
Modalidade Ambiente à Prova,
Modalidade Ambiente e Cidadania,
Modalidade Ambiente e Arte.

Para mais informações visite o site da Escola Superior de Biotecnologia.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Programa Green Cork na Escola II


Eu, Condómino da Terra
Por mais que se tente retalhar e dividir o Planeta, traçar mapas, rasgar fronteiras, delinear territórios e denominar proprietários de áreas delimitadas por linhas imaginárias ou geograficamente bem definidas, a verdade é que no Globo existem bens impossíveis de dividir, impossíveis de reter dentro desta ou daquela fronteira, dentro desta ou daquela parede, bens que circulam livremente pelo globo, que todos os seres humanos usam e dos quais beneficiam; são eles o ar (atmosfera), a água (hidrosfera) e a Biodiversidade.
Não sendo possíveis de dividir a atmosfera, a hidrosfera e a biodiversidade, estas constituem assim partes comuns a todos os seres humanos, isto é o Condomínio da Terra; cada ser humano é um condómino na medida em que usufrui destes bens.
Urge, pois, que cada um de nós seja um condómino responsável mediante o desenvolvimento de atitudes que cuidem dos bens comuns que ainda restam e dos quais diariamente todos nós usamos. Desta forma, a participação em programas que visem a Conservação da Natureza, revela-se um instrumento de acção e sensibilização vital para a salvaguarda do futuro daqueles a quem vamos passar o testemunho da gestão deste espaço comum.
O Programa Green Cork na Escola surge como mais um projecto que permite a participação das crianças e dos jovens no zelar pelo espaço que também é seu, contribuindo activamente para a sua conservação.
O programa “Green Cork na Escola II” dá continuidade ao programa de recolha de rolhas de cortiça usadas implementado no ano lectivo anterior e propõe, para este ano, o desenvolvimento de actividades sob o tema: Eu Condómino da Terra.
Este programa destina-se a ser desenvolvido pela da população escolar, mediante o acompanhamento de um ou vários professores responsáveis.
Propõe-se a continuação da recolha de rolhas de cortiça usadas, apostando, este ano, num maior envolvimento da comunidade escolar; dos pais e familiares, dos vizinhos, do bairro, das Juntas de Freguesia, dos Municípios, dos cafés e restaurantes locais e de outras entidades que manifestem interesse em colaborar.
Paralelamente à actividade de recolha de rolhas de cortiça propõe-se:
  • Uma actividade de exploração;
  • Uma acção local de cuidar das partes comuns.
Objectivos
  • Estimular atitudes mais conscientes e responsáveis relativamente à Natureza;
  • Desenvolver a consciência de pertença como Condómino da Terra, num sistema planetário global pelo qual todos somos responsáveis;
  • Fomentar, enquanto Condómino da Terra, a tomada de consciência do dever de cuidar do espaço e dos bens de que cada um usufrui;
  • Contribuir para a redução de resíduos enviados para aterro sanitário ou incineração;
  • Defender a rolha de cortiça como produto plenamente ecológico;
  • Contribuir para a plantação de espécies autóctones através do retorno da recolha de rolhas.
COMO ADERIR?
As escolas interessadas em participar no programa Green Cork na Escola II deverão proceder à sua inscrição até 15 de Dezembro, através do preenchimento do formulário de inscrição.
As inscrições deverão ser enviadas para greencork@quercusancn.pt
Para além dos dados relativos à escola inscrita, e dos participantes, cada inscrição deverá conter um breve resumo das actividades que a escola pretende desenvolver (ver sugestões de actividades).

PRAZOS ESTIPULADOS:
Fase 1: de 1 de Outubro a 30 de Novembro de 2009
  • Inscrição e apresentação de projecto.
Fase 2: De 2 de Dezembro a 31 de Maio de 2010
  • Desenvolvimento do projecto no terreno.
Fase 3: de 1 de Junho a 30 de Junho de 2010
  • Apresentação de relatório final, no caso dos projectos a dois anos será nesta data apresentado o relatório intermédio.
As acções desenvolvidas deverão ser comunicadas para: greencork@quercusancn.pt
Todas as inscrições e relatórios de actividades recebidas pelo projecto Green Cork serão enviados à respectiva Direcção Regional de Educação, para conhecimento.

O que fazer às rolhas recolhidas?
As rolhas recolhidas pelos alunos, professores e demais elementos da comunidade educativa das escolas aderentes devem ser colocadas dentro dos recipientes “Rolhinhas”. Os Rolhinhas são contentores/caixas que os alunos envolvidos na campanha devem criar, com recurso a materiais usados que, com imaginação, será fácil decorar, tornando-o original e apelativo.
A entrega das rolhas recolhidas é da responsabilidade dos professores envolvidos na campanha. Para o efeito deverão dirigir-se a um dos seguintes locais de recolha: hipermercados Continente, centros comerciais Dolce Vita, núcleos regionais da Quercus e alguns Agrupamentos de Escuteiros do CNE (Corpo Nacional de Escutas).
DIVULGAÇÃO
A informação fornecida pelas Escolas participantes sobre a Campanha Green Cork na Escola será divulgada pela Quercus no site do Projecto Green Cork http://greencork.wordpress.com/
Materiais de divulgação da Quercus para as Escolas:


PROPOSTAS DE ACTIVIDADES
As actividades sugeridas constituem meros exemplos; em vez disso poderão ser desenvolvidas outras actividades que mais se adequem às necessidades locais, e às possibilidades de cada escola promotora.
As actividades propostas deverão de ser adaptadas em função do nível de ensino dos participantes e da matéria leccionada.
A Escola poderá optar por desenvolver o projecto num ano lectivo apenas ou poderá prolongar o seu desenvolvimento até dois anos lectivos.

I – ACTIVIDADE DE RECOLHA DE ROLHAS DE CORTIÇA
Consultar Link abaixo com a descrição pormenorizada de cada actividade.

II – ACTIVIDADE DE EXPLORAÇÃO
Consultar Link abaixo com a descrição pormenorizada de cada actividade.
III – ACÇÃO LOCAL DE CUIDAR DAS PARTES COMUNS
PROPOSTAS DE ACÇÕES DE CUIDAR DAS PARTES COMUNS:
  1. Poluição do Rio
  2. Lixo em espaço público
  3. Arborizar um espaço
  4. Implementar um plano de redução de água e energia
  5. Implementar um centro de trocas na escola
  6. Proteger uma espécie
  7. Um jardim de aromáticas
  8. Compostagem doméstica
Consultar Link abaixo com a descrição pormenorizada de cada actividade.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Concurso escolar de produção de vídeo sobre a gripe


O concurso está aberto até 22 de Dezembro e destina-se a estudantes do 7º ao 12º anos (inclusive).

O objectivo é produzir um vídeo que informe e motive os cidadãos sobre a gripe e a sua prevenção. Pode ser divertido, mas tem que ser inteligente. Poderá ser uma animação, ter a forma de mini-documentário, spot informativo, vídeo-clip, etc.

Cada equipa pode apresentar um máximo de 3 trabalhos a concurso.

Cada vídeo deverá ter um mínimo de 60 segundos e um máximo de 70 segundos.

Os vídeos poderão ser realizados utilizando qualquer tipo de equipamento que produza imagens em movimento: câmara de vídeo, câmara fotográfica digital (sequências de fotos), câmara de telemóvel, animação feita no computador, etc.

Inscreve já a tua equipa. Terás acesso ao menu de gestão. Podes enviar o(s) vídeo(s) posteriormente




Consulta o REGULAMENTO aqui


quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Debater as AECs e Componente de Apoio à Família

      Debate sobre as AEC e CAF

      Actividades de Enriquecimento Curricular
              Componente de Apoio à Família.

Dia 7 de Novembro| Sábado
Centro Cultural de Juvenil de Santo Amaro - Laranjeiro 

15h00
  
    Oradoras:
     Dr.ª Emília Bigotte - presidente da Federação Distrital de Coimbra das Associações de Pais e representante da CONFAP na CAP das AEC

     Dr.ª Helena Arcanjo - professora do 1.º Ciclo, membro do Conselho Nacional da FENPROF
  • Debate aberto à Comunidade Educativa(pais, professores, educadores, auxiliares de educação, autarcas, técnicos municipais)
A questão é pertinente. O que é um ATL? E a CAF?
A CAF surgiu como apêndice no despacho do ME das AECs no 1.º ciclo. Mas as APs há muito que faziam ATL para apoio às crianças e aos pais.
Não é a mesma coisa?
Deve a CAF apenas ser um apoio prestado pela entidades promotoras das AECs?
E sendo as CAF um apoio previsto pelo despacho, não tem de ser gratuito?
E as APs que não são entidades promotoras de AECs que serviço prestam aos sócios? ATL ou CAF?
Este é um grande e oportuno tema para reflexão no debate de 7 de Novembro!
Inscreve-te!
Ficha de Inscrição - necessária para efeitos logísticos de sala e cafetaria



Apoio:
Câmara Municipal de Almada
Organização: 
FERSAP - 20 Anos com os Pais na Educação

Formação para o Novo Programa de Português do Ensino Básico


Divulga-se a versão actualizada das turmas de Formação do Novo Programa de Português do ensino básico.
Recorda-se que a sessão se realiza no próximo dia 5 de Novembro. 
Turmas:
DREN (Lista actualizada - 03/11/2009)DREC (Lista actualizada - 03/11/2009)
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Margarida Moreira deixa DREN


Margarida Moreira já não é directora regional de Educação do Norte. A dirigente já tinha enviado uma carta às escolas da Região Norte, dando conta que já comunicara a decisão de abandonar o cargo à ministra da Educação. Para o seu lugar foi escolhido António Leite, até agora director-adjunto da DREN.

Na carta, Margarida Moreira fala do fim de um ciclo, manifestando--se “grata e orgulhosa” pelos sete anos à frente da DREN. Fernando Charrua, professor suspenso por ter comentado a licenciatura de José Sócrates, considerou “tardia” a substituição. João Dias da Silva, da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação, referiu-se a António Leite como alguém com quem se pode dialogar”, ao invés de Margarida Moreira, uma pessoa que “tomou posições desajustadas”.

CM

Vendiam droga à porta da escola


Dois jovens foram apanhados pela GNR a vender droga perto de escolas. Num caso, um menor de 15 anos foi identificado junto à Escola Secundária de Lagoa, onde estuda. No outro, um rapaz de 20 anos foi detido próximo da Escola Básica de Estoi. Aqui, um terceiro jovem, também de 15 anos, foi igualmente identificado por ter com ele quatro doses de haxixe.

Em Lagoa, a situação aconteceu ao início da tarde de segunda-feira. Uma patrulha apeada do posto da GNR local detectou o adolescente e identificou-o. O rapaz ainda tentou desfazer-se do haxixe mas foram-lhe apreendidas “41 doses individuais,” explica a GNR em comunicado enviado ontem.

Já em Estoi, o jovem de 20 anos foi detido por uma equipa do programa Escola Segura, na sexta-feira passada. Tinha droga suficiente para “50 doses individuais de haxixe”, refere a Guarda. O estupefaciente estava escondido num maço de tabaco e, além do haxixe, foi-lhe também apreendida uma navalha. Foi presente ontem ao Tribunal Judicial de Faro, ficando com termo de identidade e residência, mas o processo passou a comum.

Fonte da GNR referiu ao CM que, ao ser detido, o rapaz confessou que estava a vender a droga a alunos da Escola Básica de Estoi. O comunicado enviado à Comunicação Social, de resto, explica que na altura da detenção estava junto ao suspeito um outro jovem, de 15 anos, estudante na escola. Este tinha com ele quatro doses individuais de haxixe, que teria acabado de comprar e que lhe foram apreendidas. Foi identificado pelos militares da Guarda.

João Mira Godinho

Bloco propõe avaliação sem quotas de mérito


O Governo não pretende suspender a avaliação de professores, quando muito apenas “aperfeiçoar” o actual modelo. As palavras de Jorge Lacão, ministro dos Assuntos Parlamentares, proferidas ontem de manhã, colheram críticas de sindicatos de professores e oposição parlamentar. O ministro afirmou mesmo que uma união entre os partidos da Oposição para suspender o actual modelo poderá criar uma “querela jurídico-institucional”.

Para amenizar o efeito das afirmações de Lacão, líder parlamentar do PS, Francisco Assis, disse à tarde que deve haver “abertura de espírito” dos socialistas, porque no Parlamento “nada se poderá fazer sem o mínimo de consenso”.

Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof, considera que as palavras de Lacão foram uma “tremenda irresponsabilidade” e que do que “as escolas precisam é que os focos de incêndio que ainda existem sejam apagados”. Já João Dias da Silva, da FNE, afirma que “compete ao Governo assumir a condução do processo de pacificação nas escolas” e que tal deverá passar primeiro pela revisão do Estatuto da Carreira Docente. Num ponto as duas estruturas sindicais são irredutíveis: a carreira de professor não pode estar dividida entre titular e não-titular.

Quem já apresentou uma proposta alternativa de modelo de avaliação foi o Bloco de Esquerda, pela voz da deputada Ana Drago. O BE defende um modelo “não centrado apenas no desempenho individual” e “onde os resultados dos alunos não contam”, pois cada escola está integrada num contexto diferenciado. Ana Drago exemplificou: “É totalmente diferente a situação de um professor que dá aulas numa pequena aldeia do interior da Guarda ou de Bragança ou numa escola do centro de Lisboa.” O projecto dos bloquistas defende que os objectivos devem ser definidos por cada escola e que não pode existir quotas de professores, “porque não há quotas para o mérito”.

A FNE já solicitou uma reunião à ministra da Educação, Isabel Alçada, mas ainda não há data prevista para o encontro. A Fenprof ainda não requisitou qualquer encontro com a nova equipa ministerial.


O secretário de Estado adjunto e da Educação, Alexandre Ventura, presidiu ao Conselho Científico para a Avaliação dos Professores, tendo manifestado algumas posições críticas ao modelo. Os sindicatos estão expectantes.


As escolas tiveram de adiar para o fim do 1.º período os prazos para a avaliação dos professores. Os sindicatos defendem que os resultados da avaliação não devem contar para a graduação profissional.

"NOVA ATITUDE NÃO PASSO DE ENCENAÇÃO", Pedro Duarte, PSD

"[Jorge Lacão] está em contradição entre o anúncio feito pelo primeiro-ministro há uns dias de que haveria um novo ciclo e disponibilidade para dialogar e para ouvir opiniões diferentes. Esta aparente nova atitude não passou de uma encenação, esta atitude do Governo só tem contribuído para bloquear as escolas."

"DECLARAÇÕES FRAGILIZAM MINISTRA", Nuno Magalhães, CDS-PP

"Jorge Lacão atravessou--se no meio de um processo negocial que será conduzido pela ministra da Educação com declarações extremadas, que não são um bom augúrio para a própria ministra e fragilizam a sua posição. O CDS--PP quer pacificar um sector que há quatro anos e meio anda em permanente convulsão."

"URGENTE RECONHECER NULOS OS EFEITOS", Miguel Tiago, PCP

"É urgente reconhecer como nulos os efeitos que já foram repercutidos nas escolas e nos professores e suspender o processo, para que seja possível renegociação. Não é para que os professores fiquem sem avaliação, é para que se aplique a avaliação que era aplicada antes."

Edgar Nascimento