sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Programa Green Cork na Escola II


Eu, Condómino da Terra
Por mais que se tente retalhar e dividir o Planeta, traçar mapas, rasgar fronteiras, delinear territórios e denominar proprietários de áreas delimitadas por linhas imaginárias ou geograficamente bem definidas, a verdade é que no Globo existem bens impossíveis de dividir, impossíveis de reter dentro desta ou daquela fronteira, dentro desta ou daquela parede, bens que circulam livremente pelo globo, que todos os seres humanos usam e dos quais beneficiam; são eles o ar (atmosfera), a água (hidrosfera) e a Biodiversidade.
Não sendo possíveis de dividir a atmosfera, a hidrosfera e a biodiversidade, estas constituem assim partes comuns a todos os seres humanos, isto é o Condomínio da Terra; cada ser humano é um condómino na medida em que usufrui destes bens.
Urge, pois, que cada um de nós seja um condómino responsável mediante o desenvolvimento de atitudes que cuidem dos bens comuns que ainda restam e dos quais diariamente todos nós usamos. Desta forma, a participação em programas que visem a Conservação da Natureza, revela-se um instrumento de acção e sensibilização vital para a salvaguarda do futuro daqueles a quem vamos passar o testemunho da gestão deste espaço comum.
O Programa Green Cork na Escola surge como mais um projecto que permite a participação das crianças e dos jovens no zelar pelo espaço que também é seu, contribuindo activamente para a sua conservação.
O programa “Green Cork na Escola II” dá continuidade ao programa de recolha de rolhas de cortiça usadas implementado no ano lectivo anterior e propõe, para este ano, o desenvolvimento de actividades sob o tema: Eu Condómino da Terra.
Este programa destina-se a ser desenvolvido pela da população escolar, mediante o acompanhamento de um ou vários professores responsáveis.
Propõe-se a continuação da recolha de rolhas de cortiça usadas, apostando, este ano, num maior envolvimento da comunidade escolar; dos pais e familiares, dos vizinhos, do bairro, das Juntas de Freguesia, dos Municípios, dos cafés e restaurantes locais e de outras entidades que manifestem interesse em colaborar.
Paralelamente à actividade de recolha de rolhas de cortiça propõe-se:
  • Uma actividade de exploração;
  • Uma acção local de cuidar das partes comuns.
Objectivos
  • Estimular atitudes mais conscientes e responsáveis relativamente à Natureza;
  • Desenvolver a consciência de pertença como Condómino da Terra, num sistema planetário global pelo qual todos somos responsáveis;
  • Fomentar, enquanto Condómino da Terra, a tomada de consciência do dever de cuidar do espaço e dos bens de que cada um usufrui;
  • Contribuir para a redução de resíduos enviados para aterro sanitário ou incineração;
  • Defender a rolha de cortiça como produto plenamente ecológico;
  • Contribuir para a plantação de espécies autóctones através do retorno da recolha de rolhas.
COMO ADERIR?
As escolas interessadas em participar no programa Green Cork na Escola II deverão proceder à sua inscrição até 15 de Dezembro, através do preenchimento do formulário de inscrição.
As inscrições deverão ser enviadas para greencork@quercusancn.pt
Para além dos dados relativos à escola inscrita, e dos participantes, cada inscrição deverá conter um breve resumo das actividades que a escola pretende desenvolver (ver sugestões de actividades).

PRAZOS ESTIPULADOS:
Fase 1: de 1 de Outubro a 30 de Novembro de 2009
  • Inscrição e apresentação de projecto.
Fase 2: De 2 de Dezembro a 31 de Maio de 2010
  • Desenvolvimento do projecto no terreno.
Fase 3: de 1 de Junho a 30 de Junho de 2010
  • Apresentação de relatório final, no caso dos projectos a dois anos será nesta data apresentado o relatório intermédio.
As acções desenvolvidas deverão ser comunicadas para: greencork@quercusancn.pt
Todas as inscrições e relatórios de actividades recebidas pelo projecto Green Cork serão enviados à respectiva Direcção Regional de Educação, para conhecimento.

O que fazer às rolhas recolhidas?
As rolhas recolhidas pelos alunos, professores e demais elementos da comunidade educativa das escolas aderentes devem ser colocadas dentro dos recipientes “Rolhinhas”. Os Rolhinhas são contentores/caixas que os alunos envolvidos na campanha devem criar, com recurso a materiais usados que, com imaginação, será fácil decorar, tornando-o original e apelativo.
A entrega das rolhas recolhidas é da responsabilidade dos professores envolvidos na campanha. Para o efeito deverão dirigir-se a um dos seguintes locais de recolha: hipermercados Continente, centros comerciais Dolce Vita, núcleos regionais da Quercus e alguns Agrupamentos de Escuteiros do CNE (Corpo Nacional de Escutas).
DIVULGAÇÃO
A informação fornecida pelas Escolas participantes sobre a Campanha Green Cork na Escola será divulgada pela Quercus no site do Projecto Green Cork http://greencork.wordpress.com/
Materiais de divulgação da Quercus para as Escolas:


PROPOSTAS DE ACTIVIDADES
As actividades sugeridas constituem meros exemplos; em vez disso poderão ser desenvolvidas outras actividades que mais se adequem às necessidades locais, e às possibilidades de cada escola promotora.
As actividades propostas deverão de ser adaptadas em função do nível de ensino dos participantes e da matéria leccionada.
A Escola poderá optar por desenvolver o projecto num ano lectivo apenas ou poderá prolongar o seu desenvolvimento até dois anos lectivos.

I – ACTIVIDADE DE RECOLHA DE ROLHAS DE CORTIÇA
Consultar Link abaixo com a descrição pormenorizada de cada actividade.

II – ACTIVIDADE DE EXPLORAÇÃO
Consultar Link abaixo com a descrição pormenorizada de cada actividade.
III – ACÇÃO LOCAL DE CUIDAR DAS PARTES COMUNS
PROPOSTAS DE ACÇÕES DE CUIDAR DAS PARTES COMUNS:
  1. Poluição do Rio
  2. Lixo em espaço público
  3. Arborizar um espaço
  4. Implementar um plano de redução de água e energia
  5. Implementar um centro de trocas na escola
  6. Proteger uma espécie
  7. Um jardim de aromáticas
  8. Compostagem doméstica
Consultar Link abaixo com a descrição pormenorizada de cada actividade.

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