quarta-feira, 22 de julho de 2009

Lista de Escolas que têm vagas em aberto para Professores Bibliotecários


Lista de Agrupamentos / Escolas não Agrupadas que abriram procedimento externo para bibliotecários (todas as informações sobre o concurso devem ser solicitadas junto da escola responsável pelo mesmo)


120996 - Agrupamento de escolas Visconde de Chanceleiros - 23/07/2009
121265 - Agrupamento de escolas da Marateca e Poceirão - 22/07/2009
121435 - Agrupamento de escolas de Almargem do Bispo - 21/07/2009
121605 - Agrupamento de escolas Dr. António Torrado - 24/07/2009
121617 - Agrupamento de escolas Aquilino Ribeiro - 20/07/2009
130000 - Agrupamento de escolas de Alvito - 24/07/2009
130140 - Agrupamento de escolas de Portel - 17/07/2009
130291 - Agrupamento de escolas de Nisa - 22/07/2009
135021 - Agrupamento de escolas de Beja - 27/07/2009
135033 - Agrupamento de escolas de Castro Verde - 20/07/2009
135069 - Agrupamento de escolas de S. Teotónio - 21/07/2009
135112 - Agrupamento de escolas da Vidigueira - 22/07/2009
135161 - Agrupamento de escolas de Mourão - 20/07/2009
135239 - Agrupamento de escolas do Crato - 23/07/2009
135264 - Agrupamento de escolas de Fronteira - 20/07/2009
135306 - Agrupamento de escolas de Montargil - 16/07/2009
135318 - Agrupamento de escolas de Cristóvão Falcão - 27/07/2009
135343 - Agrupamento de escolas de Torrão - 21/07/2009
135392 - Agrupamento de escolas de Ourique - 27/07/2009
135409 - Agrupamento de escolas de Pias - Serpa - 24/07/2009
135471 - Agrupamento de escolas de Moura - 20/07/2009
135537 - Agrupamento de escolas n.º 1 de Évora - 22/07/2009
135562 - Agrupamento de escolas n.º 4 de Évora - 27/07/2009
135574 - Agrupamento de escolas de Estremoz - 27/07/2009
145075 - Agrupamento de escolas Neves Júnior - 21/07/2009
145129 - Agrupamento de escolas de Estombar - 23/07/2009
145257 - Agrupamento de escolas de Algoz - 21/07/2009
145269 - Agrupamento de escolas de Armação de Pera - 24/07/2009
145270 - Agrupamento de escolas de S. Bartolomeu de Messines - 04/08/2009
145300 - Agrupamento de escolas Diamantina Negrão - 24/07/2009
145324 - Agrupamento de escolas D. Manuel I - 22/07/2009
145452 - Agrupamento de escolas Dr. Alberto Iria - 22/07/2009
145506 - Agrupamento de escolas Dr. Garcia Domingues - 24/07/2009
150009 - Agrupamento de escolas de Baguim - 15/07/2009
150034 - Agrupamento de escolas de Milheirós de Poiares - 21/07/2009
150101 - Agrupamento de escolas do Marão - 15/07/2009
150174 - Agrupamento de escolas de Torre de Dona Chama - 17/08/2009
150198 - Agrupamento de escolas de Sudeste do Concelho de Baião - 23/07/2009
150253 - Agrupamento de escolas de Braga Oeste - 23/07/2009
150320 - Agrupamento de escolas de Gonçalo Sampaio - 22/07/2009
150423 - Agrupamento de escolas Adriano Correia de Oliveira - 21/07/2009
150460 - Agrupamento de escolas de Vila Cova - 24/07/2009
150514 - Agrupamento de escolas de Fermentões - 20/07/2009
150563 - Agrupamento de escolas de Paços de Brandão - 22/07/2009
150629 - Agrupamento de escolas de Pedome - 15/07/2009
150710 - Agrupamento de escolas de Gonçalo Nunes - 24/07/2009
150721 - Agrupamento de escolas de Oeste da Colina - 22/07/2009
150794 - Agrupamento de escolas de Cerva - 21/07/2009
150800 - Agrupamento de escolas Bernardino Machado - 23/07/2009
150812 - Agrupamento de escolas Professor Abel Salazar - 23/07/2009
150824 - Agrupamento de escolas de Alpendurada - 24/07/2009
150861 - Agrupamento de escolas de Lordelo - 21/07/2009
150885 - Agrupamento de escolas de Moure - 27/07/2009
150897 - Agrupamento de escolas de Prado - 02/09/2009
150939 - Agrupamento de escolas de Vale do Tamel - 21/07/2009
150940 - Agrupamento de escolas de Cávado Sul - 21/07/2009
151014 - Agrupamento de escolas de Egas Moniz - 22/07/2009
151026 - Agrupamento de escolas das Taipas - 17/08/2009
151038 - Agrupamento de escolas de D. Afonso Henriques - 24/07/2009
151040 - Agrupamento de escolas de Pevidém - 24/07/2009
151063 - Agrupamento de escolas de Gil Vicente - 20/07/2009
151087 - Agrupamento de escolas Monsenhor Elísio Araújo - 03/08/2009
151105 - Agrupamento de escolas À Beira-Douro - 27/07/2009
151117 - Agrupamento de escolas de Paços de Ferreira - 21/07/2009
151154 - Agrupamento de escolas de Coronado e Covelas - 22/07/2009
151178 - Agrupamento de escolas de Corga do Lobão - 20/07/2009
151180 - Agrupamento de escolas do Vale do Âncora - 27/07/2009
151191 - Agrupamento de escolas do Mogadouro - 22/07/2009
151208 - Agrupamento de escolas de Freixo de Espada à Cinta - 22/07/2009
151221 - Agrupamento de escolas do Baixo Barroso - 22/07/2009
151257 - Agrupamento de escolas de Vale D´Este - 21/07/2009
151294 - Agrupamento de escolas de Canedo - 24/07/2009
151350 - Agrupamento de escolas de Fiães - 20/07/2009
151361 - Agrupamento de escolas de Sá Couto - 21/07/2009
151373 - Agrupamento de escolas de Anes de Cernache - 03/08/2009
151385 - Agrupamento de escolas de Eugénio de Andrade - 16/07/2009
151397 - Agrupamento de escolas de Júlio Dinis - 07/09/2009
151415 - Agrupamento de escolas de Ramalho Ortigão - 24/07/2009
151464 - Agrupamento de escolas de Lousada Este - 21/07/2009
151476 - Agrupamento de escolas de Eiriz - 28/07/2009
151506 - Agrupamento de escolas de Leonardo Coimbra - 16/07/2009
151567 - Agrupamento de escolas Frei Bartolomeu dos Mártires - 23/07/2009
151646 - Agrupamento de escolas de Couto Mineiro do Pejão - 24/07/2009
151660 - Agrupamento de escolas Doutor Ferreira de Almeida - 22/07/2009
151683 - Agrupamento de escolas de São João da Madeira - 20/07/2009
151725 - Agrupamento de escolas de Real - 21/07/2009
151750 - Agrupamento de escolas de Briteiros - 23/07/2009
151828 - Agrupamento de escolas de Carrazeda de Ansiães - 22/07/2009
151841 - Agrupamento de escolas de Vila Flor - 21/07/2009
151853 - Agrupamento de escolas de Armamar - 23/07/2009
151877 - Agrupamento de escolas de Souselo - 27/07/2009
151907 - Agrupamento de escolas de Resende - 27/07/2009
151932 - Agrupamento de escolas de Tabuaço - 24/07/2009
151956 - Agrupamento de escolas Santa Bárbara - Fânzeres - 15/07/2009
151968 - Agrupamento de escolas de Gondomar - 17/07/2009
151993 - Agrupamento de escolas de Jovim e Foz do Sousa - 15/09/2009
152055 - Agrupamento de escolas Dr. Vieira de Carvalho, Moreira da Maia, Maia - 22/07/2009
152110 - Agrupamento de escolas Irmãos Passos - 27/07/2009
152158 - Agrupamento de escolas do Cerco - 20/07/2009
152171 - Agrupamento de escolas Gomes Teixeira - 23/07/2009
152195 - Agrupamento de escolas Manoel de Oliveira - 21/07/2009
152249 - Agrupamento de escolas Dr. Flávio Gonçalves - 31/07/2009
152250 - Agrupamento de escolas Cego do Maio, Póvoa de Varzim - 16/07/2009
152274 - Agrupamento de escolas Campo Aberto, Beiriz - 21/07/2009
152298 - Agrupamento de escolas da Agrela e Vale do Leça - 20/07/2009
152304 - Agrupamento de escolas de São Martinho - 21/07/2009
152365 - Agrupamento de escolas de Alfena - 21/07/2009
152389 - Agrupamento de escolas Afonso Betote - 22/07/2009
152420 - Agrupamento de escolas do Olival - 27/07/2009
152432 - Agrupamento de escolas de Oliveira do Douro - 22/07/2009
152547 - Agrupamento de escolas D. António Ferreira Gomes - 29/07/2009
152584 - Agrupamento de escolas de Valdevez - 28/07/2009
152640 - Agrupamento de escolas de Arcozelo - 22/07/2009
152651 - Agrupamento de escolas de António Feijó - 27/07/2009
152675 - Agrupamento de escolas de Barroselas - 23/07/2009
152717 - Agrupamento de escolas Gomes Monteiro, Boticas - 22/07/2009
152730 - Agrupamento de escolas Dr. Francisco Gonçalves Carneiro - 22/07/2009
152821 - Agrupamento de escolas de Valpaços - 22/07/2009
152869 - Agrupamento de escolas de Diogo Cão - 27/07/2009
152882 - Agrupamento de escolas de Arões - 27/07/2009
152894 - Agrupamento de escolas das Marinhas - 20/07/2009
152900 - Agrupamento de escolas Oliveira Júnior - 21/07/2009
152912 - Agrupamento de escolas Santos Simões - 21/07/2009
152924 - Agrupamento de escolas de Abação - 28/07/2009
152936 - Agrupamento de escolas Amadeo de Souza Cardoso - 20/07/2009
152948 - Agrupamento de escolas da Sé - 31/07/2009
160003 - Agrupamento de escolas de Albergaria-a-Velha - 24/07/2009
160040 - Agrupamento de escolas do Caramulo - 21/07/2009
160064 - Agrupamento de escolas de Ferreira de Aves - 22/07/2009
160106 - Agrupamento de escolas de Valongo do Vouga - 20/07/2009
160118 - Agrupamento de escolas de Aguada de Cima - 21/07/2009
160167 - Agrupamento de escolas de Ovar Sul - 23/07/2009
160179 - Agrupamento de escolas de Gândara-Mar - Tocha - 24/09/2009
160180 - Agrupamento de escolas de Finisterra-Febres - 02/09/2009
160192 - Agrupamento de escolas de Góis - 23/07/2009
160209 - Agrupamento de escolas de Mira - 21/07/2009
160260 - Agrupamento de escolas de Loriga - 24/07/2009
160313 - Agrupamento de escolas da Caranguejeira - 17/07/2009
160337 - Agrupamento de escolas de Maceira - 22/07/2009
160350 - Agrupamento de escolas de Santa Catarina da Serra - 27/07/2009
160428 - Agrupamento de escolas de Lageosa - 15/07/2009
160441 - Agrupamento de escolas de Vil de Soito - 20/07/2009
160532 - Agrupamento de escolas de Vouzela - 27/07/2009
160556 - Agrupamento de escolas Rainha Santa Isabel - 03/08/2009
160568 - Agrupamento de escolas de Oliveira do Bairro - 15/07/2009
160581 - Agrupamento de escolas de Vila de Rei - 22/07/2009
160593 - Agrupamento de escolas do Mundão - 27/07/2009
160647 - Agrupamento de escolas de S. Vicente da Beira - 21/07/2009
160660 - Agrupamento de escolas Verde Horizonte - 23/07/2009
160842 - Agrupamento de escolas de Fornos de Algodres - 27/07/2009
160908 - Agrupamento de escolas de Agueda - 22/07/2009
160970 - Agrupamento de escolas da Gafanha da Encarnação - 24/07/2009
160982 - Agrupamento de escolas da Gafanha da Nazaré - 21/07/2009
161020 - Agrupamento de escolas da Murtosa - 27/07/2009
161044 - Agrupamento de escolas de Florbela Espanca - 22/07/2009
161100 - Agrupamento de escolas de Pedro Álvares Cabral - 21/07/2009
161111 - Agrupamento de escolas de Afonso de Paiva - 23/07/2009
161159 - Agrupamento de escolas Pêro da Covilhã - 15/07/2009
161251 - Agrupamento de escolas de Alice Gouveia - 22/07/2009
161263 - Agrupamento de escolas da Pedrulha - 22/07/2009
161305 - Agrupamento de escolas de Eugénio de Castro - 23/07/2009
161380 - Agrupamento de escolas da Zona Urbana Figueira da Foz - 23/07/2009
161410 - Agrupamento de escolas de Miranda do Corvo - 27/07/2009
161470 - Agrupamento de escolas de Midões - 20/07/2009
161548 - Agrupamento de escolas do Sabugal - 22/07/2009
161585 - Agrupamento de escolas de Pinhel - 20/07/2009
161597 - Agrupamento de escolas de Gouveia - 27/07/2009
161731 - Agrupamento de escolas Gomes Eanes de Azurara - 22/07/2009
161743 - Agrupamento de escolas de Mortágua - 22/07/2009
161779 - Agrupamento de escolas de Oliveira de Frades - 01/01/1900
161792 - Agrupamento de escolas de Santa Comba Dão - 20/07/2009
161858 - Agrupamento de escolas de Grão Vasco - 27/07/2009
161860 - Agrupamento de escolas do Infante D. Henrique - 27/07/2009
161871 - Agrupamento de escolas de Viso - 20/07/2009
170008 - Agrupamento de escolas de Atouguia da Baleia - 16/07/2009
170010 - Agrupamento de escolas de Campelos - 22/07/2009
170033 - Agrupamento de escolas de Freixianda - 23/07/2009
170070 - Agrupamento de escolas do Bom Sucesso - 22/07/2009
170112 - Agrupamento de escolas da Ericeira - 01/01/1900
170124 - Agrupamento de escolas de Constância - 17/07/2009
170148 - Agrupamento de escolas do Barreiro - 21/07/2009
170203 - Agrupamento de escolas de Porto Alto - 28/07/2009
170227 - Agrupamento de escolas do Monte da Caparica - 23/07/2009
170288 - Agrupamento de escolas da Praia do Ribatejo - 20/07/2009
170318 - Agrupamento de escolas Rio de Mouro - Padre Alberto Neto - 27/07/2009
170331 - Agrupamento de escolas de Samora Correia - 27/07/2009
170343 - Agrupamento de escolas de Minde - 16/07/2009
170367 - Agrupamento de escolas Educor - 05/08/2009
170410 - Agrupamento de escolas de Santa Iria - 06/08/2009
170446 - Agrupamento de escolas de Pernes - 24/07/2009
170460 - Agrupamento de escolas da Golegã, Azinhaga e Pombalinho - 22/07/2009
170483 - Agrupamento de escolas de Alcanena - 22/07/2009
170513 - Agrupamento de escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva - 22/07/2009
170525 - Agrupamento de escolas do Concelho de Ferreira do Zêzere - 22/07/2009
170549 - Agrupamento de escolas do Cadaval - 15/07/2009
170586 - Agrupamento de escolas Alfha - 15/07/2009
170630 - Agrupamento de escolas de José Relvas - 16/07/2009
170689 - Agrupamento de escolas de São João do Estoril - 24/07/2009
170707 - Agrupamento de escolas de Santo António - Parede - 27/07/2009
170719 - Agrupamento de escolas José Cardoso Pires - 16/07/2009
170732 - Agrupamento de escolas de Cascais - 20/07/2009
170768 - Agrupamento de escolas Matilde Rosa Araújo - 21/07/2009
170770 - Agrupamento de escolas Dr. Vasco Moniz - 01/01/1900
170781 - Agrupamento de escolas Póvoa de D. Martinho - 22/07/2009
170800 - Agrupamento de escolas de Vialonga - 21/07/2009
170811 - Agrupamento de escolas Pedro Jacques de Magalhães - 21/07/2009
170835 - Agrupamento de escolas de Vale de Milhaços - 22/07/2009
170860 - Agrupamento de escolas Dr. António Augusto Louro - 27/07/2009
170963 - Agrupamento de escolas do Maxial - 17/07/2009
171062 - Agrupamento de escolas de Sesimbra - Castelo Poente - 17/07/2009
171116 - Agrupamento de escolas de Camarate - D. Nuno Álvares Pereira - 20/07/2009
171128 - Agrupamento de escolas de Bucelas - 16/07/2009
171141 - Agrupamento de escolas de Portela e Moscavide - 21/07/2009
171153 - Agrupamento de escolas de Belém-Restelo - 27/07/2009
171190 - Agrupamento de escolas Fernando Pessoa - 24/07/2009
171207 - Agrupamento de escolas D. Nuno Álvares Pereira - 27/07/2009
171219 - Agrupamento de escolas António Sérgio - 27/07/2009
171256 - Agrupamento de escolas Luísa Todi - 24/07/2009
171268 - Agrupamento de escolas O Rouxinol - 29/07/2009
171270 - Agrupamento de escolas Terras de Larus - 21/07/2009
171281 - Agrupamento de escolas Paulo da Gama - 20/07/2009
171311 - Agrupamento de escolas de D. Pedro II - 30/07/2009
171360 - Agrupamento de escolas Marquesa de Alorna - 01/09/2009
171372 - Agrupamento de escolas Francisco Arruda - 20/07/2009
171426 - Agrupamento de escolas de Pataias - 23/07/2009
171451 - Agrupamento de escolas D. Francisco Manuel de Melo - 23/07/2009
171463 - Agrupamento de escolas Sophia de Mello Breyner Andresen - 16/07/2009
171487 - Agrupamento de escolas de Carnaxide e Valejas - 24/07/2009
171499 - Agrupamento de escolas Professor Armando Lucena - 20/07/2009
171505 - Agrupamento de escolas de Mafra - 22/07/2009
171517 - Agrupamento de escolas Padre Francisco Soares - 23/07/2009
171529 - Agrupamento de escolas Aristides de Sousa Mendes - 24/07/2009
171530 - Agrupamento de escolas Maria Alberta Menéres - 20/07/2009
171542 - Agrupamento de escolas D. Fernando II - 22/07/2009
171657 - Agrupamento de escolas Zarco - 23/07/2009
171669 - Agrupamento de escolas da Damaia - 24/07/2009
171694 - Agrupamento de escolas de Damião de Góis - 23/07/2009
171785 - Agrupamento de escolas Quinta de Marrocos - 27/07/2009
171827 - Agrupamento de escolas de Paço de Arcos - 23/07/2009
171864 - Agrupamento de escolas do Forte da Casa - 20/07/2009
171888 - Agrupamento de escolas Professor Agostinho da Silva - 24/07/2009
171906 - Agrupamento de escolas Avelar Brotero - 22/07/2009
171967 - Agrupamento de escolas D. João II - 22/07/2009
171979 - Agrupamento de escolas Conde de Oeiras - 17/07/2009
171980 - Agrupamento de escolas de São Julião da Barra - 21/07/2009
172029 - Agrupamento de escolas n.º 1 de Loures - 27/07/2009
172054 - Agrupamento de escolas de Santo António dos Cavaleiros - 20/07/2009
172091 - Agrupamento de escolas de Sacavém e Prior Velho - 27/07/2009
172108 - Agrupamento de escolas da Apelação - 31/07/2009
172224 - Agrupamento de escolas D. Pedro IV - 20/07/2009
172236 - Agrupamento de escolas Egas Moniz - 27/07/2009
172248 - Agrupamento de escolas Ruy Belo - 27/07/2009
172261 - Agrupamento de escolas Frei Gonçalo de Azevedo - 21/07/2009
172303 - Agrupamento de escolas Mães D'Água - 21/07/2009
172339 - Agrupamento de escolas Gil Vicente - 24/07/2009
172352 - Agrupamento de escolas Alfredo da Silva - 22/07/2009
330012 - EBI/JI da Barranha - 21/07/2009
330693 - EBI Martinlongo - 22/07/2009
330772 - EBI/JI de São Vicente de Pereira Jusã - 24/07/2009
330875 - EBI/JI do Couço - 15/07/2009
331016 - EBI/JI de Távora - 31/07/2009
346883 - EB2,3/S de Albufeira - 23/07/2009
400075 - ES de D. Duarte - 17/07/2009
400130 - ES Damião de Góes - 20/07/2009
400245 - ES de Homem Cristo - 21/07/2009
400294 - ES de José Falcão - 20/07/2009
400440 - ES José Belchior Viegas - 22/07/2009
400567 - ES Santo André - 20/07/2009
400579 - ES de Benavente - 03/08/2009
400592 - ES da Lourinhã - 22/07/2009
400671 - ES/3 Abade de Baçal - 22/07/2009
400816 - ES da Amadora - 23/07/2009
400956 - ES/3 Augusto Gomes - 27/07/2009
401080 - ES/3 de Campo Maior - 22/07/2009
401122 - ES/3 de Carlos Amarante - 30/07/2009
401160 - ES/3 de Casquilhos - 21/07/2009
401171 - ES/3 Castêlo da Maia - 22/07/2009
401237 - ES/3 D. Dinis - 20/07/2009
401262 - ES/3 D. Egas Moníz - 27/07/2009
401389 - ES/3 Diogo de Macedo - 21/07/2009
401493 - ES/3 do Dr. José Macedo Fragateiro - 21/07/2009
401559 - ES/3 Dr. Manuel Gomes de Almeida - 23/07/2009
401626 - ES Emidio Navarro - 22/07/2009
401705 - ES/3 de Fernando Namora - 23/07/2009
401729 - ES/3 de Fernão Mendes Pinto - 15/07/2009
401742 - ES/3 Ferreira de Castro - 21/07/2009
401845 - ES/3 Garcia de Orta - 22/07/2009
402060 - ES/3 Lousada - 20/07/2009
402229 - ES/3 Miguel Torga - 29/07/2009
402242 - ES/3 de Miraflores - 15/07/2009
402266 - ES/3 de Monte da Caparica - 15/07/2009
402280 - ES/3 Montemor O Novo - 21/07/2009
402424 - ES/3 Paredes - 22/07/2009
402606 - ES/3 da Quinta do Marquês - 20/07/2009
402710 - ES/3 Romeu Correia - 24/07/2009
402734 - ES/3 de Santa Maria do Olival - 20/07/2009
402886 - ES/3 da Sé - 21/07/2009
403040 - ES/3 de Vila Nova de Paiva - 20/07/2009
403131 - ES/3 Valpaços - 22/07/2009
403374 - ES/3 Paços de Ferreira - 22/07/2009
403702 - ES/3 Mirandela - 21/07/2009
404391 - EP de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão - 21/07/2009
404640 - ES/3 Alpendurada - 23/07/2009

Formação Cívica - Ficha de Trabalho sobre a Amizade


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terça-feira, 21 de julho de 2009

Governo rejeita Bom para todos

O Ministério da Educação (ME) rejeitou esta terça-feira uma proposta da Fenprof para que a avaliação de desempenho não produza efeitos este ano e todos os professores sejam classificados com Bom. Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof, alegou que "com toda a confusão que foi esta avaliação, seria uma atitude responsável do ME que todos fossem avaliados com Bom e este fosse considerado um período experimental, evitando prejuízos graves para a vida dos docentes".

Mas no final da reunião de ontem entre Governo e Fenprof, o secretário de Estado Adjunto e da Educação, Jorge Pedreira, afirmou que 'o ME está indisponível' para aceitar a proposta da estrutura sindical: 'Acordámos há um ano que os efeitos negativos da avaliação seriam suspensos neste ciclo. Trata-se aqui apenas dos efeitos positivos e entendemos que não há nenhuma razão para que não se produzam. Todas as recomendações vão no sentido de aproveitar o trabalho realizado nas escolas'.

Desta forma, os professores avaliados de forma negativa não são penalizados, como ficou estipulado no memorando de entendimento. Já os que tiverem Muito Bom ou Excelente podem ganhar lugares nas listas graduadas para efeitos de concurso, bem como receber prémios e outros benefícios, algo que a Fenprof não aceita.

O ME rejeitou também uma proposta da Fenprof de adiar para 18 de Dezembro o prazo limite para as escolas definirem o calendário do próximo ciclo avaliativo de dois anos escolares, até 2011. Para Mário Nogueira, o prazo de 30 de Outubro proposto pelo ME é uma forma de 'condicionar o próximo Governo' que seria assim confrontado com um processo de avaliação já em andamento, uma vez que as eleições legislativas são a 27 de Setembro. Para a Fenprof trata-se também de um 'desrespeito pelas escolas, que terão de fazer trabalho o qual poderá ser para deitar fora'.

Pedreira responde assim. 'Se quiséssemos condicionar o próximo Governo teriamos revisto o modelo de avaliação com a ambição de torná-lo definitivo. Não podiamos era deixar as escolas na incerteza', disse, lamentando que os sindicatos não tenham apresentado 'nenhuma proposta para enriquecer o regime transitório de avaliação'.

Mário Nogueira afirmou que não fazia sentido 'propor mudanças a um modelo que assenta nos mesmos pressupostos injustos que provocaram uma enorme contestação'. Para o dirigente sindical, 'o ME tem tudo decidido e só reuniu com os sindicatos porque a lei obriga'. 'A única coisa que podemos fazer é esperar pelas eleições de 27 de Setembro. Assim que soubermos quem é o próximo primeiro-ministro vamos tentar suspender este modelo de avaliação', disse.

O ME deverá agora aprovar legislação para prorrogar o regime simplificado por mais um ciclo avaliativo de dois anos. Resta saber o que fará o próximo Governo.

Bernardo Esteves

Gripe A: professores vão dar aulas em casa se a pandemia atingir escolas

Professores e alunos em casa não equivalem a dias santos na escola. Se os estabelecimentos de ensino fecharem ou grande parte dos funcionários faltarem ao trabalho devido à gripe A, os conselhos executivos vão ter que encontrar formas de "manter as actividades escolares consideradas essenciais". Colocar os docentes "em teletrabalho e distribuir actividades aos alunos por e-mail" são duas das medidas previstas para os planos de contingência das escolas numa epidemia.

As orientações da Direcção- -Geral da Saúde (DGS) para creches, jardins de infância, escolas e outros estabelecimentos de ensino sugerem formas alternativas para manter as aulas em dois cenários: quando fecharem para evitar a propagação do vírus ou quando a epidemia provocar um elevado absentismo nos funcionários. Em ambos os casos, os pais podem vir a assumir o papel de educadores, através de "estratégias de informação e envolvimento que lhes permitam apoiar a realização de trabalhos escolares em casa".

As escolas são apontadas como o grande perigo para a criação de focos de contágio e de cadeias de transmissão do vírus. O H1N1 tem afectado mais os jovens e o contacto próximo nos estabelecimentos de ensino é um desafio para as autoridades. Assim, dentro das escolas, as orientações agora divulgadas impõem uma verdadeira revolução nos hábitos de higiene.

Usar e deitar fora. Aumentar as reservas de produtos de limpeza, fazer uma avaliação dos equipamentos para lavar as mãos e reparar deficiências, "preferencialmente antes do início das aulas", instalar toalhetes de papel nas casa de banho, colocar nas paredes soluções de limpeza à base de álcool nas salas sem lavatório. A DGS vai mais longe e diz mesmo que "chupetas, brinquedos que possam ser levados à boca, copos, pratos e talheres não devem ser partilhados".

Estes hábitos de higiene serão ensinados às crianças através de desenhos, mas, nas idades mais jovens, evitar que levem as mãos e os brinquedos à boca é uma tarefa impossível. Por isso, nas creches e nos jardins de infância, "os brinquedos devem ser higienizados com detergente doméstico e passados por água limpa no final da sua utilização".

São 43 as tarefas que integram a lista da DGS para as instituições seguirem na criação dos seus planos de contingência. Até ao início do ano lectivo, em Setembro, as escolas vão ter que pensar em tudo e encontrar soluções para os vários cenários possíveis durante uma epidemia: do reforço das escalas de limpeza de espaços e superfícies de trabalho ao transporte dos alunos, passando pela alimentação.

Se os estudantes forem obrigados a permanecer em casa, "sempre que a escola forneça alimentação, é muito importante prever soluções alternativas para a manutenção deste serviço, em particular para as crianças carenciadas". O que terá de ser pensado com as autarquias. Os contactos dos pais serão integrados numa base de dados e cada escola terá de fazer reuniões de esclarecimento para funcionários, encarregados de educação e alunos.

Os responsáveis das escolas vão ter que contactar os fornecedores e perceber se eles estão preparados para responder ao "fornecimento de refeições, os transportes escolares ou os materiais escolares" em situação de crise. Caso uma destas áreas seja afectada, aconselha-se a criação de "reservas de água engarrafada e alimentos não perecíveis". Sempre que um caso de infecção é detectado, o aluno tem que ser imediatamente retirado do contacto com os outros. Deve "ser prevista a existência de uma sala para o eventual isolamento de alunos que evidenciem sinais de gripe, durante a permanência na escola, até que os pais sejam contactados", refere a DGS. E este espaço não pode ser utilizado para qualquer outro fim.

As regras para a utilização desta sala de isolamento devem ser definidas previamente. "Idealmente, deve dispor de janela, a fim de poder ser ventilada para o exterior, mantendo a porta fechada, bem como de dispositivo dispensador de solução anti--séptica de base alcoólica para desinfecção das mãos", enumera a DGS. Depois de utilizada, terá de ser limpa e arejada.

Questionado pelo i sobre como estas medidas serão aplicadas e se está previsto um reforço dos orçamentos das escolas, o Ministério da Educação remeteu todos os esclarecimentos sobre a gripe para o Ministério da Saúde. Ontem foram divulgados mais dez casos positivos de gripe A, passando para um total de 140. A maioria dos doentes já regressou à sua vida normal. Rute Araújo

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Ministra da Educação promete reforçar rede de Centros Novas Oportunidades

A rede de Centros Novas Oportunidades vai ser reforçada com mais 50 unidades, respondendo à elevada procura do programa de valorização escolar, que precisa de "tempo" para gerar efeitos no emprego, revelou à agência Lusa a ministra da Educação.

Maria de Lurdes Rodrigues comentava os resultados da primeira avaliação ao Programa Novas Oportunidades, que são apresentados hoje num seminário em Lisboa. O elevado tempo que as pessoas estão à espera para serem chamadas, encaminhadas e avaliadas para entrar nos cursos, assim como a desadequação entre a certificação e os ganhos laborais, em termos de um trabalho melhor ou mais bem pago, são algumas das fragilidades apontadas na avaliação externa, segundo o coordenador da equipa que a realizou, Roberto Carneiro.

Quase 900 mil portugueses já se inscreveram nas Novas Oportunidades desde 2006, registando-se uma média de 20 mil novas inscrições por mês de acordo com o ex-ministro da Educação, Roberto Carneiro.

Reagindo às conclusões, a actual titular da pasta, Maria de Lurdes Rodrigues, avançou, sem precisar datas e locais, que vão ser criados "muito em breve" mais 50 Centros Novas Oportunidades, no quadro de um novo concurso público já aberto e "tirando partido" da rede de escolas e centros de formação profissional existente.

Além disso, "serão redimensionadas equipas" e ampliadas as actividades dos centros por "mais dois anos".

Uma resposta, diz, "à procura absolutamente extraordinária" do programa que "revela o anseio de formação".

Maria de Lurdes Rodrigues entende que "é preciso tempo" para que a certificação escolar concedida pelo Programa Novas Oportunidades tenha "efeitos na empregabilidade, na competitividade". "Precisamos que o tecido empresarial também se adeqúe às novas qualificações", sustentou.

No entanto, ressalvou, citando os resultados da avaliação externa, que os adultos "procuram a formação de forma desinteressada, não esperam encontrar, de imediato, melhores empregos".

Maria de Lurdes Rodrigues reconheceu que é necessário melhorar a flexibilidade dos horários de trabalho, para facilitar o acesso das pessoas às acções de formação, e aumentar o universo de entidades empregadoras, para que trabalhadores possam frequentar o programa.

Respondendo às críticas de facilitismo do Novas Oportunidades, a ministra assinalou que "o testemunho" dos beneficiários, dos técnicos e dos avaliadores externos "rejeita essa hipótese".

Maria de Lurdes Rodrigues apresentou o Novas Oportunidades como um programa que permite "adquirir novas e mais competências" em termos de literacia, línguas, ciência e tecnologia e tecnologias da informação, e destacou de "positivo" o facto de estar "próximo das pessoas", tendo superado, "em muito", qualquer "expectativa".

"Alargou muito os horizontes do País, na possibilidade de recuperação dos níveis de qualificação", frisou.

domingo, 19 de julho de 2009

Professor em fúria tenta matar aluno

Um professor de uma escola católica britânica foi detido após ter tentado matar um aluno e ter agredido outros dois durante uma aula. O adolescente, Jack Waterhouse, de 14 anos, foi hospitalizado em estado grave.

Tudo se passou na Escola Católica Romana de Todos os Santos, em Mansfield, em plena sala de aula, quando, a dada altura, Peter Harvey, de 49 anos, que lecciona a disciplina de Ciências, se envolveu numa acesa discussão com o aluno, acabando por perder o controlo e tentar matá-lo, alegadamente com uma arma.

Durante a aula o docente terá ainda agredido dois outros estudantes – um rapaz e uma rapariga – com um objecto contundente. Ao que parece, estes terão tentado defender o colega. Quando os paramédicos chegaram ao local, depararam-se com o adolescente envolto numa poça de sangue. A vítima foi então transportada para o hospital com múltiplas lesões cerebrais, tendo sido transferida para outra unidade de saúde após o seu estado se ter agravado. Os outros dois jovens sofreram ferimentos ligeiros.

O caso está a ser investigado e o suspeito, considerado um bom professor, a ser interrogado pela polícia local.

Paulo Madeira com agências

sábado, 18 de julho de 2009

Primeira escola a concluir avaliação vai penalizar docentes que não entregaram objectivos individuais

A Escola Secundária de Odivelas terá sido a primeira escola do país a concluir o processo de avaliação de desempenho dos professores. E a primeira a tomar uma decisão sobre o que fazer com os professores que não entregaram os objectivos individuais: não avaliá-los.

Manuel Grilo, do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, afecto à Federação Nacional de Professores, disse ao PÚBLICO que vai apoiar juridicamente os 50 docentes que na semana passada ficaram a saber que não fazem parte da lista dos professores avaliados. “O caso vai para tribunal.”

Um professor que não seja avaliado não progride na carreira e é prejudicado do ponto de vista salarial. “Sem fixação de objectivos individuais não há avaliação, não há progressão na carreira e o tempo de serviço não é contado para efeitos de concurso. Isto é absolutamente claro e incontroverso”, disse, em Março, Jorge Pedreira, secretário de Estado adjunto e da Educação, na Assembleia da República.

Na altura, a equipa ministerial remeteu para os conselhos executivos os eventuais processos disciplinares aos docentes que não entregarem os objectivos individuais — uma das primeiras etapas do contestado modelo de avaliação e que, um pouco por todo o país, foi boicotado por milhares de docentes que se recusaram a dar esse passo. “A lei é para ser cumprida”, sublinhou Jorge Pedreira.

Mário Furtado, professor da Secundária de Odivelas contactado pelo PÚBLICO, diz que a direcção da escola emitiu para 50 dos cerca de 190 docentes do estabelecimento de ensino um despacho onde informa que por não terem entregue os objectivos as suas fichas de avaliação foram arquivadas no processo individual.

“É uma maneira de dizer que não seremos avaliados”, algo que já lhes tinha sido dito, verbalmente, na secretaria da escola. Segundo este professor, os colegas que entregaram os objectivos estão, nesta altura, a receber as suas classificações.

Luís Farinha, outro docente que faz parte da lista dos não avaliados, diz que o grupo de 50 vai agora pedir à escola que explique as razões pelas quais estes professores não constam da lista.

Mário Furtado explica que não entregou os objectivos individuais porque contesta o modelo de avaliação: “Não é pedagógico nem para os alunos nem para os professores, é punitivo, não é formativo”.

De resto, sublinha que vários juristas já esclareceram que a avaliação começa não com a entrega dos objectivos individuais, mas com a entrega da ficha de auto-avaliação. E esta, nota, os professores da Secundária de Odivelas entregaram dentro do prazo “porque a lei assim o obriga”.

Esta é a primeira escola a concluir o processo de avaliação que surgiu do “segundo simplex”, sublinha o dirigente do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa.

O PÚBLICO tentou esta tarde por diversas vezes chegar à fala com a direcção da Secundária de Odivelas mas ninguém se mostrou disponível para comentar. O modelo de avaliação de desempenho original nunca chegou a ser aplicado integralmente, tendo sido adoptado nos dois últimos anos lectivos regimes simplificados.

Andreia Sanches

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Legislação


Despacho n.º 15151/2009. D.R. n.º 128, Série II de 2009-07-06, da Presidência do Conselho de Ministros ― Gabinete do Primeiro-Ministro
Declara de utilidade pública a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola EB 1 com Jardim-de-Infância da Portela de Sintra.
Despacho n.º 15154/2009. D.R. n.º 128, Série II de 2009-07-06, da Presidência do Conselho de Ministros ― Gabinete do Primeiro-Ministro
Declara de utilidade pública a Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos da Escola e Jardim-de-Infância EB 1 n.º 2 da Tapada das Mercês.
Aviso n.º 11875/2009. D.R. n.º 128, Série II de 2009-07-06, do Ministério da Educação ― Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação
Aviso de publicitação das listas definitivas de ordenação, de exclusão e colocação ao concurso de educadores de infância e de professores dos ensinos básico e secundário para o ano escolar de 2009-2010.
Cria o sistema de formação e de certificação em competências TIC (tecnologias de informação e comunicação) para docentes em exercício de funções nos estabelecimentos da educação pré-escolar e dos ensinos básicos e secundário.
Portaria n.º 743-A/2009. D.R. n.º 132, Suplemento, Série I de 2009-07-10, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Aprova o Regulamento do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público para a Matrícula e Inscrição no Ano Lectivo de 2009-2010.
Despacho n.º 15717/2009. D.R. n.º 132, Série II de 2009-07-10, dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Educação
Aprova a rede oficial de cursos de Língua e Cultura Portuguesas da Europa para o ano escolar de 2009-2010. Fixa os horários a colocar a concurso a realizar pela Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação, bem como o total de horas de redução da componente lectiva por país de que beneficiam os docentes de apoio pedagógico.
Despacho n.º 15770/2009. D.R. n.º 132, Série II de 2009-07-10, do Ministério da Educação ― Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Educação
Constitui a comissão de avaliação e certificação dos manuais escolares da disciplina de Língua Portuguesa dos 3.º e 4.º anos de escolaridade.
Despacho n.º 15771/2009. D.R. n.º 132, Série II de 2009-07-10, do Ministério da Educação - Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Educação
Constitui a comissão de avaliação e certificação dos manuais escolares da disciplina de História dos 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade.
Despacho n.º 15772/2009. D.R. n.º 132, Série II de 2009-07-10, do Ministério da Educação ― Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Educação
Repristina o n.º 3 do anexo xvi do despacho n.º 16872/2008, de 7 de Abril, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 119, de 23 de Junho de 2008.
Para publicação em Diário da República
― Despacho do Gabinete do Secretário de Estado da Educação
Republicação do Despacho n.º 17932/2008, de 3 de Julho, que regula o apoio financeiro no âmbito do ensino especializado da Música.
Informações Gerais
― IV Congresso Ibérico da Didáctica da Geografia
A Associação de Professores de Geografia, o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa e o Grupo de Didáctica da Associação de Geógrafos Espanhóis vão organizar o IV Congresso Ibérico da Didáctica da Geografia, no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, na Faculdade de Letras de Lisboa, nos dias 6 e 7 de Novembro de 2009.
Para mais informações: www.dgidc.min-edu.pt/
― Mobilidade de Docentes - Ano Escolar 2009/2010
Calendário - Destinatários e Próximas Etapas dos concursos para as necessidades transitórias.
Para mais informações: http://www.dgrhe.min-edu.pt
― Definição de linhas orientadoras para a sessão de júri de certificação do processo RVCC
O roteiro metodológico “A sessão do júri de certificação: momentos, actores, instrumentos” pretende contribuir para o reforço da qualidade e do rigor técnico da etapa de certificação, nomeadamente da realização da sessão de júri de certificação.
Para mais informações: http://www.min-edu.pt/np3/3935.html
― Concurso escolar “quem mais ordena o território”
O Concurso escolar 'quem mais ordena o território' destina-se aos alunos do Ensino Básico e do Ensino Secundário e, ainda, do Ensino Superior – Curso de Geografia.
Para mais informações: www.dgidc.min-edu.pt/
― Newsletter RBE
Foi publicada a Newsletter n.º 5 da REB (Rede de Bibliotecas Escolares).
Para mais informações: www.rbe.min-edu.pt/
― Nova fase de alargamento do programa dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária
O programa dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP2) vai ter uma nova fase de alargamento, até ao dia 17 de Julho.
Para mais informações: http://www.min-edu.pt/np3/3946.html
― Abertura de período extraordinário para apresentação de candidaturas ao POPH
Vai decorrer, entre os dias 15 de Julho e 18 de Setembro de 2009, o período extraordinário para apresentação de candidaturas ao POPH, no âmbito das Tipologias de Intervenção 1.2. e 8.1.2. - Cursos Profissionais, e 1.3. e 8.1.3.– Cursos de Educação e Formação de Jovens.
Para mais informações: www.poph.qren.pt
― Concurso Express@tem. AЯTE
A exposição virtual de todos os trabalhos e a apresentação dos trabalhos premiados, podem ser consultados em: www.dgidc.min-edu.pt/
― Boletim Informativo da Inspecção Geral da Educação
Pode ser consultado em: http://www.ige.min-edu.pt/
― Conferência Internacional Educação Inclusiva ― Impacto dos Referenciais Internacionais nas Políticas, nas Práticas e na Formação
Encontram-se abertas as inscrições para a Conferência Internacional Educação Inclusiva – Impacto dos Referenciais Internacionais nas Políticas, nas Práticas e na Formação, promovida pela Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. Esta conferência decorrerá nos dias 4 e 5 de Setembro, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.
Para mais informações: www.dgidc.min-edu.pt/
― Concurso: Faz Portugal Melhor!
Concurso dirigido a alunos do ensino básico e secundário promovido pelo jornal online Ciência Hoje e pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva.
Para mais informações: http://www.cienciahoje.pt/30150

A avaliação de professores deve prosseguir e ser consolidada

1 - Tendo em vista a melhoria do sistema de avaliação dos professores, no seguimento da assinatura do Memorando de Entendimento estabelecido com a Plataforma Sindical dos Professores, em Abril de 2008, o Ministério da Educação solicitou a diversas entidades independentes a elaboração de estudos e pareceres sobre o processo de avaliação em curso no nosso País. Estes elementos são da maior importância como base para a avaliação da experiência desenvolvida nas nossas escolas.

2 - Os estudos e pareceres do Conselho Científico para a Avaliação de Professores, da consultora Deloitte e da OCDE, agora disponíveis, sublinham, unanimemente, a importância da avaliação dos docentes para o seu próprio desenvolvimento profissional e para a promoção do respectivo mérito, mas também para a disseminação de boas práticas e para a melhoria do serviço público de educação.



3 - Os estudos sublinham que o sistema de avaliação de desempenho adoptado em Portugal é adequado, apresentando os seguintes pontos fortes:

é um sistema integral, que incide sobre a generalidade dos aspectos do trabalho dos docentes;
a avaliação é interna à escola, tendo em conta o contexto específico respectivo;
a avaliação é conduzida sob a responsabilidade do director;
recorre a uma pluralidade de fontes de informação e a diferentes avaliadores;
inclui uma componente de avaliação por pares mais qualificados.
estabelece a observação de aulas como factor fundamental para a avaliação da vertente pedagógica e do desenvolvimento profissional;


O estudo da OCDE apoia ainda expressamente a manutenção de quotas para as classificações superiores até à plena maturidade de uma cultura de avaliação.



O estudo da Deloitte, que incidiu sobre o impacto do sistema de avaliação no trabalho dos docentes, considera que, tal como foi aplicado neste período avaliativo, é exequível e perfeitamente compatível com um exercício de qualidade da profissão docente.



4 - Estes estudos e pareceres, para além de sublinharem os diversos méritos do sistema de avaliação adoptado em Portugal, assinalam alguns aspectos onde se poderão vir a justificar alterações, desenvolvendo e respeitando todo o trabalho já realizado, em particular pelas escolas. As sugestões de melhoria incidem em particular nos seguintes aspectos:

Necessidade de desenvolver um programa de formação para os avaliadores, tanto para os directores como para os professores titulares;
Necessidade de reforçar a avaliação de desempenho para efeitos de desenvolvimento profissional;
Necessidade de reforçar a articulação entre a avaliação externa das escolas e a avaliação de desempenho do pessoal docente.


Quanto à consideração dos resultados dos alunos e do abandono escolar para a avaliação de desempenho individual dos docentes, os estudos convergem no reconhecimento da sua relevância, bem como da necessidade do trabalho técnico preparatório a realizar nesse sentido, recomendando que estes factores sejam ponderados através da avaliação da escola.



5 - Os estudos e pareceres recolhidos preconizam um período transitório de consolidação da experiência em curso e de análise mais alargada dos seus resultados, até que seja possível introduzir novas correcções ou ajustamentos. A OCDE recomenda expressamente que a avaliação de professores em Portugal prossiga e que seja consolidada, reconhecendo que o modelo tem muitos pontos fortes e que é uma boa base para futuros desenvolvimentos.



6 - Face a esta recomendação, e sendo necessário clarificar o regime em vigor no próximo ano lectivo, que se inicia já no próximo mês de Setembro, o Governo entende que a solução mais adequada é, neste momento, prorrogar a vigência do actual regime transitório, sem qualquer modificação precipitada, até que estejam reunidas as condições técnicas e negociais necessárias para a introdução das alterações que se revelem mais adequadas.



7 - Relembramos que o actual regime transitório contendo os elementos valorizados pelos vários estudos, consiste numa avaliação feita ao nível de cada escola com respeito pela sua autonomia, sob responsabilidade do director e com o envolvimento do conselho pedagógico e de outros professores mais experientes. Esta avaliação incide sobre o cumprimento de objectivos profissionais relacionados com as actividades lectivas e não lectivas, com a formação e o desenvolvimento profissional, bem como com as práticas e desempenhos pedagógicos através da observação de aulas (condição obrigatória para a obtenção das classificações de mérito). A avaliação é hoje um adquirido em todas as escolas. Foi organizada por milhares de professores avaliadores que desenvolveram competências em procedimentos de avaliação. Participaram no processo de avaliação mais de 100.000 professores que entregaram os seus objectivos e que obterão a sua classificação até ao final do presente ano.



8 - Temos, portanto, um novo ponto de partida para futuros desenvolvimentos. As escolas e os professores estão mais preparados e capacitados para continuar a melhorar o processo da sua avaliação de desempenho, que é essencial para a melhoria do serviço público de educação.

Avaliação de professores simplificada prolongada por tempo indefinido

Aplicar exactamente o mesmo modelo de avaliação que esteve em vigor nos últimos dois anos. Ou seja, uma versão simplificada do que inicialmente foi aprovado pelo Governo. É esta, no essencial, a proposta que a ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues tinha para anunciar aos sindicatos que hoje estiveram reunidos com a governante, em Lisboa.

“Estou chocado”, foi a reacção de Mário Nogueira, secretário-geral da Federação Nacional de Professores (Fenprof). Nogueira admite mesmo que a Fenprof pode não voltar à mesa das negociações.

Lurdes Rodrigues explicou aos jornalista que apesar da sua proposta ser manter o “modelo simplex” que vigorou até agora, a porta está aberta para receber, já a partir de segunda-feira, propostas dos sindicatos que possam melhorar a maneira como os professores serão avaliados no próximo ciclo de avaliação, que se prolonga pelos próximos dois anos.

O secretário de Estado, Jorge Pedreira, explicou ainda que o modelo simplificado vigorará até que o modelo original aprovado em Janeiro de 2008, seja revisto, o que não deverá acontecer nesta legislatura. E admitiu que as regras poderão até alterar-se a meio do ciclo de avaliação, que termina em 2012.

Lurdes Rodrigues citou vários estudos, nomeadamente o da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), para dizer que em nenhum se concluiu que o essencial da avaliação dos professores, que tanta polémica tem dado, deva ser suspenso. “A OCDE recomenda expressamente que a avaliação não seja interrompida”, disse.

De resto, algumas das recomendações serão acatadas numa futura revisão do modelo, como a criação de um programa de formação de avaliadores e uma maior articulação entre a avaliação externa das escolas e a dos docentes.


A ministra da Educação propôs aos sindicatos manter o modelo simplificado de avaliação dos professores no próximo ano lectivo, mas com alterações ainda não reveladas, disse fonte sindical.

"A ministra fez uma proposta no sentido do processo simplificado continuar com alterações que possam ser propostas quer pelas organizações sindicais quer pelos estudos" sobre o modelo de avaliação docente português feitos pelo Conselho Científico para a Avaliação dos Professores, pela OCDE e pela consultora Delloite, explicou aos jornalistas Lucinda Manuela, dirigente da FNE, à saída de uma reunião com a ministra Maria de Lurdes Rodrigues.

Só hoje ao fim do dia o ministério enviará [aos sindicatos] a proposta concreta de alteração que só segunda-feira começará a ser negociada entre as suas partes, acrescentou Lucinda Manuela.

A dirigente sindical explicou ainda que hoje a ministra ouviu os sindicatos sobre as conclusões do relatório da OCDE, conhecidas na quarta-feira, tendo-lhes dito que "era preciso mais tempo para introduzir alterações mais significativas" no modelo de avaliação dos professores.

Sindicatos de professores e ministério reuniram hoje para iniciar a revisão do modelo de avaliação docente.

O modelo de avaliação de desempenho original nunca chegou a ser aplicado integralmente, tendo sido adoptado nos dois últimos anos lectivos regimes simplificados.

Em Junho, a ministra da Educação pediu um parecer ao Conselho Científico para a Avaliação dos Professores sobre se deveria ser adoptado no próximo ciclo avaliativo o modelo integral com alterações ou o regime simplificado deste ano.


Público

quinta-feira, 16 de julho de 2009

2ª Fase dos Exames Nacionais


2.ª Fase / 2.ª Chamada
Português - 639 - Prova V1 - Prova V2 - Critérios
Português - 239 - Prova - Critérios
Português Língua Não Materna - 28 - 739 - Prova - Critérios
Português Língua Não Materna - 29 - 839 - Prova - Critérios
Alemão - 501 - Prova - Critérios
Francês - 517 - Prova - Critérios - Critérios Braille
Espanhol - 547 - Prova - Critérios
Inglês - 550 - Prova - Critérios
Desenho A - 706 - Prova - Critérios
Economia A - 712 - Prova V1 - Prova V2 - Critérios
Física e Química A - 715 - Prova V1 - Prova V2 - Critérios
Geografia A - 719 - Prova V1 - Prova V2 - Critérios
Aplicações Informática B - 703 - Prova V1 - Prova V2 - Critérios
História A - 623 - Prova - Critérios
História da Cultura e das Artes - 724 - Prova - Critérios
Biologia e Geologia - 702 - Prova V1 - Prova V2 - Critérios
Matemática Aplicada às Ciências Sociais - 835 - Prova - Critérios - Critérios Braille
História B - 723 - Prova - Critérios
Geometria Descritiva A - 708 - Prova - Critérios
Latim A - 732 - Prova - Critérios
Alemão - 701 - Prova - Critérios
Francês - 817 - Prova - Critérios
Inglês - 850 - Prova - Critérios
Espanhol - 747 - Prova - Critérios
Literatura Portuguesa - 734 - Prova Critérios
Matemática A - 635 - Prova V1 - Prova V2 - Critérios - Critérios Braille
Matemática B - 735 - Prova - Critérios

Sociedade Portuguesa de Matemática critica duas questões do exame de hoje

A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) criticou duas das questões do exame de Matemática A do 12º ano realizado hoje de manhã.

Num parecer enviado à comunicação social, a SPM lamenta que “a formulação da questão 4.1 seja de tal modo dúbia que permita várias interpretações que levam a soluções distintas”. A SPM acrescenta que este erro é típico de enunciados que na tentativa exagerada de contextualizar problemas abstractos se tornam extremamente imprecisos do ponto de vista matemático”.

Também a questão 4.2 “usa uma expressão particularmente infeliz”, diz a SPM. No enunciado afirma-se “Uma resposta correcta a esta questão é...”, mas “na realidade existe uma e uma só resposta correcta, pelo que deveria figurar 'A resposta correcta a esta questão é... '"

No geral, a SPM considera que o grau de dificuldade do exame da segunda fase é “mais elevado do que o da primeira fase, pelo que é mais apropriado à exigência que deveria existir neste grau de escolaridade".

Em termos de dificuldade, a Associação de Professores de Matemática (APM) considerou a “prova acessível à generalidade dos alunos que estudaram ao longo do ano lectivo, mas com um nível de exigência que reclama dos examinados um trabalho cuidado e persistente". A APM frisa também que “ a prova era realizável no tempo previsto” e que as questões apresentadas eram “diversificadas”.

Público

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1392070

Portal das Escolas










PORTAL DAS ESCOLAS


O Portal das Escolas será o sítio web de referência das escolas em Portugal, em que professores, alunos, pais e encarregados de educação encontrarão os principais serviços em linha relacionados com a vida nas escolas.




O Portal foi construído com uma lógica modular e os serviços serão disponibilizados de forma gradual.


Na primeira fase, o Portal dirige-se aos professores e centra-se num dos objectivos centrais do Plano Tecnológico da Educação, a saber, a utilização de recursos educativos digitais no ensino.

Será possível aos professores acederem a conteúdos já existentes, mas também contribuírem para o enriquecimento do repositório com conteúdos da sua autoria.

O Portal das Escolas será a maior rede colaborativa da educação em Portugal, fomentando a produção, a partilha e a utilização de conteúdos digitais pela comunidade docente.

Todas as escolas do País estarão presentes no Portal com informação relevante para o público em geral, como a sua história, a sua localização, os seus contactos, os seus órgãos de gestão e a sua oferta educativa.


https://www.portaldasescolas.pt/

Mário Nogueira não participa em reunião porque ministério “desrespeitou” negociação

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) não está hoje representada pelo seu secretário-geral na reunião com o Ministério da Educação sobre o modelo de avaliação de desempenho, por considerar que o Governo “desrespeitou” o processo negocial.

“Esta não é uma reunião negocial, o ministério vai apenas entregar o projecto de alteração que não foi enviado com antecedência aos sindicatos. Para isso não é necessário ir o secretário-geral. Quando for negociado estarei presente”, afirmou Mário Nogueira aos jornalistas à porta do Ministério da Educação.

O sindicalista considerou ainda um “grande desrespeito” a mudança sistemática do local da reunião nos últimos dias e o facto de o ministério ter marcado unilateralmente um encontro com todas as organizações.

Segundo Mário Nogueira, a delegação da Fenprof vai entregar à tutela um documento com as suas “preocupações” sobre o concurso de professores deste ano, válido para os próximos quatro anos lectivos.

“Queremos perceber como é possível um concurso em que ingressaram nos quadros 396 professores e que ainda há 38 mil lugares de contratados. Uma entidade empregadora não pode precisar de 38 mil pessoas e tê-las todas a contrato”, afirmou.

À porta do ministério, na Av. 5 de Outubro, em Lisboa, estão concentradas várias dezenas de professores que não foram colocados, a exigir um novo concurso já no próximo ano.

Sindicatos de professores e ministério estão hoje reunidos para iniciar a revisão do modelo de avaliação docente, com os representantes dos docentes a defenderem um “corte radical” com o actual sistema e o Executivo a recusar adoptar um novo modelo.

A Fenprof convocou para a mesma hora um protesto de professores e educadores, tendo apelado à participação de professores que não foram colocados no concurso de recrutamento.

Lusa

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Ministra anuncia alterações ao modelo de avaliação

Um dia depois da divulgação do relatório da OCDE que sugere alterações estruturais no modelo de avaliação de desempenho dos professores, a ministra da Educação apresenta amanhã aos sindicatos as mudanças que pretende introduzir no sistema, anuncia a Federação Nacional dos Professores (Fenprof).
A eventual revisão do modelo em Julho foi acordada entre o Ministério da Educação e os sindicatos. Mais recentemente, na sequência de um relatório bastante crítico produzido pelo Conselho Científico para a Avaliação dos Professores, Maria de Lurdes Rodrigues já tinha admitido a possibilidade de adiar, pela terceira vez, a aplicação do modelo de avaliação original, aprovado em 2008, mantendo uma versão simplificada do mesmo.
Apesar de toda a contestação que tem marcado o processo de implementação de um novo sistema de avaliação dos professores, Maria de Lurdes Rodrigues recebeu hoje os elogios da directora de divisão da Educação da OCDE, Barbara Ischinger, que elogia a "coragem" da ministra em "levar a cabo esta tarefa tão difícil".
"Os esforços do Governo para introduzir um modelo de avaliação de professores com consequências são muito importantes e devem ser apoiados", lê-se no relatório da OCDE, pedido pelo Governo. Clix/Expresso
O documento faz, no entanto, várias recomendações para a alteração do modelo. Desde a eliminação dos resultados dos alunos como critério de avaliação dos professores, por causa da complexidade técnica inerente, à participação de avaliadores externos, de forma a garantir a justiça do processo.