quarta-feira, 15 de julho de 2009

Ministra anuncia alterações ao modelo de avaliação

Um dia depois da divulgação do relatório da OCDE que sugere alterações estruturais no modelo de avaliação de desempenho dos professores, a ministra da Educação apresenta amanhã aos sindicatos as mudanças que pretende introduzir no sistema, anuncia a Federação Nacional dos Professores (Fenprof).
A eventual revisão do modelo em Julho foi acordada entre o Ministério da Educação e os sindicatos. Mais recentemente, na sequência de um relatório bastante crítico produzido pelo Conselho Científico para a Avaliação dos Professores, Maria de Lurdes Rodrigues já tinha admitido a possibilidade de adiar, pela terceira vez, a aplicação do modelo de avaliação original, aprovado em 2008, mantendo uma versão simplificada do mesmo.
Apesar de toda a contestação que tem marcado o processo de implementação de um novo sistema de avaliação dos professores, Maria de Lurdes Rodrigues recebeu hoje os elogios da directora de divisão da Educação da OCDE, Barbara Ischinger, que elogia a "coragem" da ministra em "levar a cabo esta tarefa tão difícil".
"Os esforços do Governo para introduzir um modelo de avaliação de professores com consequências são muito importantes e devem ser apoiados", lê-se no relatório da OCDE, pedido pelo Governo. Clix/Expresso
O documento faz, no entanto, várias recomendações para a alteração do modelo. Desde a eliminação dos resultados dos alunos como critério de avaliação dos professores, por causa da complexidade técnica inerente, à participação de avaliadores externos, de forma a garantir a justiça do processo.

Sem comentários: