quinta-feira, 16 de julho de 2009

Sociedade Portuguesa de Matemática critica duas questões do exame de hoje

A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) criticou duas das questões do exame de Matemática A do 12º ano realizado hoje de manhã.

Num parecer enviado à comunicação social, a SPM lamenta que “a formulação da questão 4.1 seja de tal modo dúbia que permita várias interpretações que levam a soluções distintas”. A SPM acrescenta que este erro é típico de enunciados que na tentativa exagerada de contextualizar problemas abstractos se tornam extremamente imprecisos do ponto de vista matemático”.

Também a questão 4.2 “usa uma expressão particularmente infeliz”, diz a SPM. No enunciado afirma-se “Uma resposta correcta a esta questão é...”, mas “na realidade existe uma e uma só resposta correcta, pelo que deveria figurar 'A resposta correcta a esta questão é... '"

No geral, a SPM considera que o grau de dificuldade do exame da segunda fase é “mais elevado do que o da primeira fase, pelo que é mais apropriado à exigência que deveria existir neste grau de escolaridade".

Em termos de dificuldade, a Associação de Professores de Matemática (APM) considerou a “prova acessível à generalidade dos alunos que estudaram ao longo do ano lectivo, mas com um nível de exigência que reclama dos examinados um trabalho cuidado e persistente". A APM frisa também que “ a prova era realizável no tempo previsto” e que as questões apresentadas eram “diversificadas”.

Público

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1392070

Sem comentários: