segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Avaliação e certificação de manuais escolares

Enquadramento do processo de avaliação e certificação






O regime de avaliação e certificação de manuais escolares assenta num conjunto de princípios orientadores, de entre os quais se destacam a qualidade científico - pedagógica dos manuais escolares e sua conformidade com os objectivos e conteúdos do currículo nacional e dos programas e orientações curriculares. A avaliação e certificação de manuais será realizada por comissões constituídas por especialistas de reconhecida competência, ou por entidades especialmente acreditadas para o efeito, conforme disposto na Lei n.º 47/2006, de 28 de Agosto.

A Lei n.º 47/2006, de 28 de Agosto e o Decreto - Lei n.º 261/2007, de 17 de Julho, prevêem a avaliação e a certificação dos manuais escolares – avaliação e certificação prévia e avaliação de manuais escolares adoptados e em utilização – o que implica a adopção de metodologias que permitam operacionalizar e executar, em tempo útil, o conjunto de procedimentos do processo de avaliação e certificação de manuais escolares, a que se referem os normativos acima citados.

Até que todos os manuais escolares adoptados tenham sido objecto de avaliação e certificação, tal como está previsto no artigo 34.º da Lei n.º 47/2006, de 28 de Agosto, pode o Ministro da Educação, determinar a avaliação dos manuais escolares já adoptados e em utilização, referentes a qualquer ano de escolaridade e disciplina ou área curricular disciplinar. Esta disposição veio a ser reiterada pelo artigo 16.º do Decreto - Lei n.º 261/2007, de 17 de Julho.
Assim, o Despacho n.º 415/2008, de 4 de Janeiro, publicitado no Diário da República, 2.ª série – n.º 3, de 4 de Janeiro de 2008 veio fixar as condições de entrada em vigor do regime de avaliação e certificação dos manuais escolares, a partir do ano lectivo de 2008/2009.

Candidatura à avaliação e certificação de manuais escolares
1.– O que é o processo de avaliação e certificação de manuais escolares?
O processo de avaliação e certificação dos manuais escolares visa garantir a qualidade científica e pedagógica dos manuais escolares a adoptar, assegurar a sua conformidade com o Currículo Nacional e com os programas ou orientações curriculares em vigor e atestar que constituem instrumento adequado de apoio ao ensino e aprendizagem e à promoção do sucesso educativo.
2. – Quem se pode candidatar?

Podem candidatar-se à avaliação para a atribuição de certificação dos manuais escolares, os autores, os editores ou outras instituições legalmente habilitadas para o efeito, de acordo com o n.º 1 do artigo 5.º da Lei n.º 47/2006, de 28 de Agosto.
3. – Como se inicia o processo de candidatura?
O processo de candidatura inicia-se com a autorização da abertura do procedimento de avaliação para a certificação de manuais escolares e a fixação do prazo para apresentação de candidaturas pela Senhora Directora-Geral da DGIDC e consubstancia-se através da publicitação do(s) respectivo(s) aviso(s)/edital(ais) e regulamento no sítio oficial da Internet da DGIDC.
4. – Como se organiza a candidatura?
O processo de candidatura à avaliação e certificação de manuais escolares organiza-se de acordo com as condições definidas no artigo 6.º do Capítulo II do Regulamento para a avaliação e certificação de manuais escolares e de acordo com os normativos em vigor sobre a matéria.
5. - Quais os ciclos, as áreas curriculares disciplinares/disciplinas e os anos de escolaridade para os quais é aberta a candidatura para avaliação e certificação prévia de manuais escolares?
No ano de 2009, serão abertas candidaturas, para a avaliação e certificação prévia, para os manuais escolares a adoptar no ano lectivo de 2010/2011, a saber:
Candidaturas/Editais
A.- 1.º Ciclo do Ensino Básico
Área Curricular Disciplinar/Disciplina
Ano de escolaridade
Estudo do Meio (Edital)
1.º
Matemática (Edital)
1.º
Matemática (Edital)
3.º


B.- 2.º Ciclo do Ensino Básico
Área Curricular Disciplinar/Disciplina
Ano de escolaridade
Língua Estrangeira I (Inglês) (Edital)
5.º
Matemática (Edital)
5.º

C.- 3.º Ciclo do Ensino Básico
Área Curricular Disciplinar/Disciplina
Ano de escolaridade
Matemática (Edital)
7.º

6. - Como proceder à candidatura?

As candidaturas devem ser formalizadas on-line através do endereçohttp://area.dgidc.min-edu.pt/certificacao_manuais - as editoras que já se encontram registadas na “Base de Dados de Manuais Escolares”, no processo de apreciação e adopção de manuais escolares, não necessitam de se registar, mantendo-se o utilizador e a palavra - chave já utilizada - mediante o preenchimento do formulário de candidatura e respectivos anexos. A validação da candidatura pressupõe o envio do(s) Termo(s) de Responsabilidade em suporte papel à DGIDC - sita na Av.ª 24 de Julho, n.º 140, 1399 - 025 LISBOA - por correio registado, dentro do prazo previsto para a candidatura e conforme consta do(s) aviso(s)/edital(ais) de abertura. Deste processo deve constar o preenchimento, por cada manual escolar, do formulário de candidatura e dos respectivos anexos.
Deverão ser enviados à entidade acreditada ou à DGIDC, consoante a opção seleccionada,seis exemplares de cada manual escolar a submeter à avaliação e certificação, na versão do aluno ou na versão do professor, nos termos dos editais respectivos e dos n.º 3 e 4 do artigo 6.º do Regulamento de Candidatura.
Formulário e anexos

a) Formulário “Pedido de Avaliação e Certificação de Manual Escolar”;

b) Anexo 1 “Declaração referente às características materiais”;

c) Anexo 2 “Atestado de revisão linguística e científica e de conformidade com as normas do sistema internacional de unidades e escrita”;

d) Anexo 3 “Documento comprovativo do pagamento da admissão à candidatura”;

e) Termo(s) de Responsabilidade.

7. - Qual o montante a pagar pela admissão à candidatura para avaliação e certificação de cada manual escolar?
O montante a pagar pela admissão à candidatura para a avaliação e certificação de cada manual escolar é fixado em €2.500,00 (dois mil e quinhentos euros) por cada manual escolar, tal como estipula o n.º 16 do Despacho n.º 29864/2007, de 30 de Novembro,publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 249, de 27 de Dezembro.
8. - Qual o prazo para apresentação das candidaturas?
O prazo para a apresentação de candidaturas à avaliação e certificação de manuais escolares decorre entre:
- os dias 1 de Outubro e 9 de Dezembro de 2009, para as áreas curriculares disciplinares/disciplinas de Estudo do Meio do 1.º ano e de Matemática dos 1.º e 3.º anos de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico;

- os dias 15 de Outubro e 9 de Dezembro de 2009, para as áreas curriculares disciplinares/disciplinas de Língua Estrangeira I (Inglês) do 5.º ano e de Matemática dos 5.º e 7.º anos de escolaridade dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico.
9. - Como é feita a apreciação, a avaliação e a certificação das candidaturas?
A apreciação de cada candidatura será efectuada, na primeira fase de selecção, pelos serviços competentes da DGIDC e, numa segunda fase, pelas entidades acreditadas como avaliadoras e certificadoras de manuais escolares e/ou pelas comissões de avaliação constituídas, respectivamente, nos termos do artigo 8.º do Decreto-Lei n.º 261/2007, de 17 de Julho e nos termos do artigo 9.º da Lei n.º 47/2006, de 28 de Agosto.

10. - Como posso conhecer os resultados da avaliação e da certificação dos manuais escolares?
Os resultados finais das candidaturas e do respectivo processo de avaliação e certificação são tornados públicos, mediante a divulgação da lista dos manuais escolares certificados na página de Internet da DGIDC.
11. - Onde posso obter mais informações?
Para informações complementares poderá contactar os serviços da DGIDC, através do endereço electrónico: avaliacaomanuais@dgidc.min-edu.pt ou pelos telefones: 21 3934586, 21 3934613 ou 21 3934616

domingo, 25 de outubro de 2009

Manuais escolares acessíveis a alunos com necessidades educativas especiais

A DGIDC, através do seu Centro de Recursos para a Educação Especial, assegura, anualmente, a adaptação e distribuição de manuais escolares dos ensinos básico e secundário, em formatos acessíveis.


Os manuais escolares podem ser requisitados online em:

http://sitio.dgidc.min-edu.pt/PressReleases/Paginas/Requisicaoonlinedemanuais.aspx


O acesso é feito através do número de utilizador e palavra-chave da escola, atribuídos pelo GEPE. Neste endereço está igualmente disponível o Catálogo de Manuais Escolares.


De forma a garantir uma resposta adequada às necessidades dos alunos que necessitam destes manuais, os Centros de Recursos TIC para a Educação Especial vão passar a assegurar um acompanhamento de proximidade em estreita coordenação com os professores de educação especial.

sábado, 24 de outubro de 2009

Legislação

Publicado em Diário da República

― Portaria n.º 884/2009. D.R. n.º 188, Série II de 2009-09-28, dos Ministérios das Finanças e da Administração Pública e da Educação
Extensão de encargos - aquisição de serviços informáticos de consulta de conteúdos históricos de comunicação social a disponibilizar a alunos e professores através do Portal das escolas do Ministério da Educação.

― Despacho n.º 21666/2009. D.R. n.º 188, Série II de 2009-09-28, do Ministério da Educação - Gabinete do Secretário de Estado da Educação
Define as regras da realização do período probatório previsto no Estatuto da Carreira Docente.

― Despacho n.º 21771/2009. D.R. n.º 189, Série II de 2009-09-29, do Ministério da Educação - Gabinete do Secretário de Estado da Educação
Fixa o apoio financeiro a atribuir aos estabelecimentos de educação pré-escolar da rede pública para aquisição de material didáctico, no ano lectivo de 2009-2010.

― Decreto-Lei n.º 269/2009. D.R. n.º 190, Série I de 2009-09-30, do Ministério das Finanças e da Administração Pública
Estabelece a possibilidade de prorrogação excepcional do prazo legal de mobilidade de trabalhadores em funções públicas e, no contexto do regime de avaliação do desempenho, admite nomeadamente o recurso à ponderação curricular nos casos em que não tenha ocorrido no ano de 2008.

― Decreto-Lei n.º 270/2009. D.R. n.º 190, Série I de 2009-09-30, do Ministério da Educação
Procede à nona alteração ao Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 139-A/90, de 28 de Abril, à terceira alteração ao Decreto-Lei n.º 20/2006, de 31 de Janeiro, e à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 104/2008, de 24 de Junho.

― Decreto-Lei n.º 272/2009. D.R. n.º 191, Série I de 2009-10-01, da Presidência do Conselho de Ministros
Estabelece as medidas específicas de apoio ao desenvolvimento do desporto de alto rendimento e procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 393-A/99, de 2 de Outubro, que regula os regimes especiais de acesso e ingresso no ensino superior.

― Resolução do Conselho de Ministros n.º 109/2009. D.R. n.º 192, Série I de 2009-10-02, da Presidência do Conselho de Ministros
Cria a Rede Interministerial de Tecnologias de Informação e Comunicação e aprova normas para a identificação, autenticação e assinatura electrónicas de cidadãos perante a Administração.

― Despacho n.º 22020/2009. D.R. n.º 192, Série II de 2009-10-02, do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social - Gabinete do Ministro
Fixação dos montantes a atribuir a bolsas de material de estudo para o ano escolar de 2009-2010.

― Despacho n.º 22025/2009. D.R. n.º 192, Série II de 2009-10-02, do Ministério da Educação - Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Educação
Altera o despacho n.º 415/2008, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 3, de 4 de Janeiro de 2008.

― Decreto Regulamentar n.º 27/2009. D.R. n.º 193, Série I de 2009-10-06, do Ministério da Educação
Procede à primeira alteração ao Decreto Regulamentar n.º 3/2008, de 21 de Janeiro, que estabelece o regime da prova de avaliação de conhecimentos e competências prevista no artigo 22.º do Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

― Decreto-Lei n.º 281/2009. D.R. n.º 193, Série I de 2009-10-06, do Ministério da Saúde
Cria o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância.

― Despacho n.º 22238/2009. D.R. n.º 194, Série II de 2009-10-07, do Ministério da Educação ― Gabinete do Secretário de Estado da Educação
Aprovação do Regulamento da Prova do Domínio Perfeito da Língua Portuguesa.

― Despacho n.º 22317/2009. D.R. n.º 195, Série II de 2009-10-08, do Ministério da Educação ― Gabinete da Ministra
Designa os peritos para integrarem as equipas de avaliação, a constituir no âmbito da Inspecção-Geral de Educação, no ano escolar de 2009-2010.

― Despacho n.º 22315/2009. D.R. n.º 195, Série II de 2009-10-08, dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social e da Educação ― Agência Nacional para a Qualificação,
I. P.
Extinção do procedimento de autorização para criação de 44 centros novas oportunidades aberto pelo aviso n.º 10265/2009, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 104, de 29 de Maio de 2009.


Para publicação em Diário da República

― Portaria dos Ministérios das Finanças e da Administração Pública e da Educação
Alteração à Portaria n.º 551/2009, de 26 de Maio.

― Portaria dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social e da Educação
Cria os cursos de português para falantes de outras línguas, assim como as regras a que obedece a sua leccionação e certificação.


Informações Gerais

― EDITAL 2009/2010 - Educação para a Saúde
Por razões de ordem técnica, o prazo para apresentação de Projectos a desenvolver, no presente ano lectivo, na área da Promoção e Educação para a Saúde, foi alargado até ao próximo dia 2 de Outubro.
Para mais informações: www.dgidc.min-edu.pt/

― Deliberação n.º 13/CD/2009 - POPH candidaturas à tipologia de intervenção 2.2 - cursos EFA
Foi alargado o âmbito das acções a abranger nas candidaturas às Tipologias de Intervenção 2.2 – Cursos e Educação e Formação de Adultos, nos termos da Deliberação n.º 13/CD/2009.
Para mais informações: http://www.poph.qren.pt/

― Protocolo de cooperação entre a DGIDC e a Fundação INATEL
A Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) e a Fundação INATEL, assinaram um protocolo de cooperação cujo objectivo é a realização do projecto Turismo
Educativo Jovem, em 2010.
Para mais informações: www.dgidc.min-edu.pt/

― 'Astronomia Artística': os astros e a arte em concurso
Astronomia Artística é um concurso dirigido a alunos do ensino básico e secundário que pretende incentivar a produção artística em torno da Astronomia.
Para mais informações: http://w3.dren.min-edu.pt/

― Prémio Infante D. Henrique
No âmbito do projecto do Prémio Infante D. Henrique, a decorrer em várias escolas do 2.º e 3.º ciclos de Ensino Básico e do Ensino Secundário, terá lugar no próximo dia 1 de Outubro.
Para mais informações: www.dgidc.min-edu.pt/

― Novos Projectos Educativos TEIP
Os agrupamentos e as escolas que integram o Programa TEIP2 desde 2006/07 deverão apresentar até ao dia 15 de Outubro, a reformulação dos seus projectos ou os novos projectos TEIP para que as iniciativas em curso possam continuar a beneficiar dos apoios do Programa.
Para mais informações: www.dgidc.min-edu.pt/

― Rock in Rio Escola Solar
“Rock in Rio Escola Solar” - 2.ª edição do Concurso assenta na Criatividade e no Desenvolvimento Sustentável.
Para mais informações: http://www.drealentejo.pt/

― PORTUGAL TECNOLÓGICO 2009
O Ministério da Educação participou na mostra PORTUGAL TECNOLÓGICO, que decorreu entre os dias 7 e 10 de Outubro de 2009, na FIL, Parque das Nações, em Lisboa, pavilhão 1.
Para mais informações: www.dgidc.min-edu.pt/

― Avaliação e certificação de manuais escolares
Encontram-se abertas as candidaturas para atribuição de certificação de manuais escolares a submeter a processo de adopção no próximo ano lectivo de 2010/2011.
Para mais informações: www.dgidc.min-edu.pt/

― Mês Internacional da Biblioteca Escolar
Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, este ano subordinado ao tema School Libraries: The Big Picture.
Para mais informações: http://www.iasl-online.org/events/islm/

― Seminário do Dia Mundial da Alimentação
No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, a DGIDC / NESASE e a DGS / PCO vão organizar, em parceria, um Seminário destinado a profissionais da educação e da saúde.
Para mais informações: www.dgidc.min-edu.pt/

― Projecto Twist
Tem como principal objectivo sensibilizar toda a comunidade educativa para a necessidade de uma utilização mais racional da energia eléctrica e para os crescentes problemas resultantes das alterações climáticas.
Para mais informações: www.dgidc.min-edu.pt/

― Programa Parlamento dos Jovens 2009/2010 - Convite à participação das Escolas (Inscrições até 30 de Outubro de 2009)
Os regulamentos e calendário, bem como a indicação de algumas pistas para a abordagem dos temas, estarão disponíveis na internet a partir do dia 8 de Setembro de 2009.
Para mais informações: http://www.drel.min-edu.pt/

― Manuais escolares acessíveis a alunos com necessidades educativas especiais
A Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), através do seu Centro de Recursos para a Educação Especial, assegura, anualmente, a adaptação e distribuição de manuais escolares dos ensinos básico e secundário, em formatos acessíveis.
Para mais informações: www.dgidc.min-edu.pt/

― Programa Eco-Escolas
As inscrições no Programa Eco-Escolas, para este ano lectivo, decorrerão até 20 de Outubro.
Para mais informações: http://www.abae.pt/programa/EE/inscricao.php

― Programa da Microsoft distingue Escola Básica de Várzea de Abrunhais
A Escola Básica de Várzea de Abrunhais, em Lamego, foi uma das 31 escolas seleccionadas pela Microsoft para integrar a rede mundial do programa Escolas Inovadoras.
Para mais informações: www.dren.min-edu.pt/

― Gabinete Museológico e Documental da RTP
O Gabinete Museológico e Documental da RTP inaugura um espaço museológico a partir de 16 de Outubro de 2009.
Para mais informações: www.drec.min-edu.pt/

Escola onde Isabel Alçada estagiou destaca “profissionalismo”


Um olhar fugidio pelo registo do professor de Isabel Alçada merece uma observação imediata: "Um caso exemplar!", diz Luís Fernando Costa, director da Escola EB 2,3 Fernando Pessoa (Olivais), quando confrontado com a ausência de faltas da então estagiária, que, entretanto, foi dirigente sindicalista e agora é ministra da Educação.

Esta é apenas mais uma das qualidades que o responsável junta às retidas nos anos de trabalho com Isabel Alçada. O retrato é quase perfeito. " É simpática", "com sensibilidade", "dialogante" e "boa profissional", enumera Luís Fernando Costa a partir da mesma sala em que conheceu uma outra faceta da nova ministra. "Dei com a Isabel a ralhar com um aluno. Fiquei surpreso porque a imagem destoava do normal, mas, quando era preciso, a professora simpática também punha ordem", lembra o responsável.

Mas também na luta pelos profissionais da área Isabel Alçada deixou uma marca. Na qualidade de dirigente do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, "esteve sempre ligada a questões pedagógicas e a acções de formação", recorda Luís Costa, que se cruzou pela primeira vez com Isabel Alçada na Escola Fernando Pessoa em 1980, era a ministra membro do Conselho Directivo, embora o seu percurso no estabelecimento tenha começado em 1976, aos 26 anos. Ao todo, foram oito anos a leccionar numa escola onde, se pudessem votar para ministro, as funcionárias mais antigas garantem que "seria nela", mas onde os actuais alunos apenas reconhecem Alçada como a autora de ‘Uma Aventura’.

Foi ainda na escola Fernando Pessoa que Isabel Alçada conheceu Ana Maria Magalhães, com quem criou estes livros de aventura. O novo cargo, garantiu ao CM Ana Maria Magalhães, não vai impedir Isabel Alçada de escrever. "Quando avizinhámos que poderia vir a ser ministra adiantámos o trabalho durante o Verão e entregámos o novo livro na semana passada. Geralmente entregamos em Dezembro. Agora, a partir de Janeiro voltaremos a escrever", contou a escritora.

A colecção ‘Uma Aventura’, das autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, foi iniciada em 1982 e tornou-se um sucesso da literatura juvenil portuguesa. As aventuras das gémeas Teresa e Luísa e dos amigos Pedro, Chico e João fizeram as delícias dos mais jovens e a colecção já vendeu mais de seis milhões de exemplares. O sucesso de ‘Uma aventura’ chegou entretanto à televisão, com a adaptação das histórias para uma série televisiva e em breve vai chegar ao grande ecrã. Em Dezembro estreia nos cinemas o filme ‘Uma Aventura na Casa Assombrada’.

Dos 24 ministros que desde 1974 tiveram a pasta da Educação, 18 eram professores universitários, três militares e outros três licenciados, mas ninguém como Isabel Alçada contava com experiência de ensino no Secundário. Pelo Ministério passaram, em tempo de República, históricos como Magalhães Lima, António Sérgio, Ricardo Jorge e Duarte Pacheco. Isabel Alçada fez Filosofia na Faculdade de Letras da Clássica de Lisboa, tal como Sottomayor Cardia, que foi ministro no 1º Governo Constitucional e se doutorou muito depois, em 1992. Em termos femininos é a 4ª e terceira consecutiva na lista aberta por Manuela Ferreira Leite em 1993.

Quatro livros da colecção ‘Uma Aventura’ são recomendados pelo Plano Nacional de Leitura.

Em Março do próximo ano, será lançado o 52.º livro, com a publicação de ‘Uma Aventura no Pulo do Lobo’.

Cada livro da colecção ‘Uma Aventura’ custa 5,50 euros.

"VAMOS CONTINUAR A ESCREVER": Ana Maria Magalhães Co-autora de ‘Uma Aventura’
Correio da Manhã – Como vê a nomeação de Isabel Alçada para ministra da Educação?

Ana Maria Magalhães – O eng.º José Sócrates não poderia ter escolhido melhor. Ela é uma pessoa que conhece bem a escola, é inteligente, muito calma e corajosa. Aposta sempre no diálogo.

– Com a entrada de Isabel Alçada para o Governo, as aventuras ficarão suspensas?

– Não. Os leitores podem estar descansados, porque não vamos deixar de escrever. A partir de Janeiro vamos começar a trabalhar.

– Os fãs podem esperar ‘Uma Aventura no Governo’?

– No Governo não... coitadas das crianças. Na semana passada, entregámos o livro ‘Uma Aventura no Pulo do Lobo’, que será lançado em Março. Ainda temos de definir o próximo.

Artista entre pares, aplaudido por praticamente todos, o nome de Gabriela Canavilhas à frente do Ministério da Cultura é visto como uma lufada de ar fresco num sector que, legislatura após legislatura, tem vindo a ser esquecido. É a própria pianista quem acredita agora que aquele que foi sempre o parente pobre do Governo poderá passar a receber mais verbas.

Ana Patrícia Dias/Janete Frazão/J.V./D.

Professora é presa por roubar dinheiro do almoço aos alunos


Angela Strube, professora norte-americana de 30 anos, foi presa na semana passada, sendo acusada de ter roubado o dinheiro do almoço de vários alunos, segundo reportagem do jornal «Murfreesboro Post», diz o G1.

De acordo com a polícia, Angela teria retirado, pelo menos, cerca de 338 euros que estavam guardados dentro de envelopes e que estavam destinados ao lanche escolar.

O caso começou a ser investigado no passado dia 14 de Setembro, quando o diretor Chade Fletcher notou que faltava dinheiro do almoço da escola e denunciou o caso à polícia.

O porta-voz da polícia, Kyle Evans, referiu que a professora admitiu que roubou o dinheiro do lanche escolar.

A professora foi suspensa pela direcção do estabelecimento de ensino, sem direito a receber o ordenado.

Lusa

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Ciclo de Debates Fersap

Ciclo de Debates
          FERSAP

                                          



     Que escola tivemosQue escola temosQue escola queremos?
  • Participa! Dá a tua opinião!
    Debate dia 24 de Outubro 2009
                   14.30 horas
  Oficina da Juventude, em Miratejo
Destinatários: 
Comunidade educativa

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Concurso ROCK IN RIO ESCOLA SOLAR


Criatividade e Desenvolvimento Sustentável
“Ser criativo para, através de projectos sustentáveis, melhorar, de forma directa ou indirecta a qualidade de vida de comunidades locais carenciadas”

O concurso “Rock in Rio Escola Solar” enquadra-se na Década das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e no Ano Europeu da Criatividade e pretende envolver alunos/professores/escolas/autarquias em projectos sustentáveis que contribuam para melhorar a qualidade de vida das comunidades locais.

Os projectos devem conjugar benefícios sociais como, por exemplo, a integração de minorias e de idosos na vida da comunidade, a melhoria das acessibilidades para pessoas com deficiência, com as outras vertentes do desenvolvimento sustentável como, por exemplo, a defesa do património natural, a preservação, requalificação e (re)organização de espaços verdes, a promoção e utilização de energias renováveis, a eficiência energética, a utilização racional da água e outros recursos naturais, entre muitos outros.

O concurso é dirigido a alunos dos 2, e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.

As inscrições dos projectos a concurso decorrem até 31 de Outubro e deverão ser efectuadas através do site oficial do Rock in Rio, em www.rockinrio-lisboa.sapo.pt - onde também está disponível o regulamento e a ficha de inscrição.

Esta iniciativa é promovida pela Better World e pela SICEsperança, em parceria com a Agência para a Energia (ADENE), com o apoio do Ministério da Educação/ Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, do Gabinete do Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico, do Instituto da Segurança Social I.P. e do Patrocinador Social do Rock in Rio-Lisboa.

Link: Concurso ROCK IN RIO ESCOLA SOLAR

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Prémios eLearning


Pelo nono ano consecutivo, a European Schoolnet organiza o concurso dos Prémios eLearning, para premiar a excelência e a melhor utilização das tecnologias na educação. As escolas e instituições de formação de professores são convidadas a participar, inscrevendo-se em http://elearningawards.eun.org/register para poderem apresentar os seus melhores projectos de uso das TIC no ensino e na aprendizagem. Os vencedores em cada categoria, seleccionados por um júri internacional de peritos, ganharão milhares de euros em prémios pecuniários e em equipamentos TIC. A data limite para participar nos Prémios eLearning é o dia 23 de Outubro de 2009.
Mais informação em ELEARNING AWARDS 2009

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Seminário Metodologias e Matérias para o Ensino do Português como Língua Não Materna


Divulga-se o Seminário Metodologias e Matérias para o Ensino do Português como Língua Não Materna, que se realizará em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, nos dias 29 e 30 de Outubro. Este evento será dinamizado pelo ILTEC e pela Associação de Professores de Português e contará com o apoio da DGIDC.

Para mais informações, poderá consultar o sítio na internet www.iltec.pt


Seminário Metodologias e Materiais para o Ensino do Português como Língua Não Materna (PLNM)

Nos dias 29 e 30 de Outubro de 2009 realizar-se-á um seminário dedicado ao tema Metodologias e Materiais para o Ensino do Português como Língua Não Materna (PLNM) promovido pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC) e pela Associação de Professores de Português (APP).

O Seminário, que terá lugar no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, contará com a presença de especialistas nacionais e estrangeiros sobre o ensino de Língua Não Naterna e centrar-se-á em dois grandes temas:

Metodologias de Ensino de uma Língua Não Materna (1.º dia).
Materiais de Ensino de uma Língua Não Materna (2.º dia).
Para consultar o programa, clique aqui.

O seminário está creditado pela CCPFC em 0,6 créditos.
Beneficiários: professores dos grupos 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330 e 340

Inscrição

Público em geral: €35
Sócios da APP: €30
Para proceder à inscrição ou obter mais informações contacte-nos através do endereço divling@iltec.pt.
O pagamento pode ser efectuado  por transferência bancária no MULTIBANCO para o NIB do ILTEC - 0018 0001 00201331624 53; o comprovativo desta transferência deverá ser enviado, com a devida identificação, por correio electrónico (para o endereço indicado acima), ou para o fax do ILTEC, com o número 21 355 06 71.

Todos os participantes receberão uma brochura com os conteúdos do Seminário (conferências, participação em mesas redondas, etc.).

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Terceira conferência internacional do Plano Nacional de Leitura

A terceira conferência internacional do Plano Nacional de Leitura (PNL) decorre na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, nos dias 22 e 23 de Outubro.

No dia 22 de Outubro, a sessão de abertura inclui a assinatura de um protocolo entre o PNL e o Observatório da Língua Portuguesa.

Durante esse dia, o programa prevê a realização de uma conferência com duas intervenções: a primeira refere-se à apresentação dos "Resultados de estudo PNL" e é da responsabilidade de José Morais (Universidade de Lisboa), a segunda, intitulada "Estudo Psicolinguístico: níveis de referência para a leitura e para a escrita", é proferida por Luísa Araújo (Universidade de Lisboa).

Segue-se um painel que incide sobre os projectos "Caminho das Letras" e "Biblioteca de Livros Digitais", apresentados respectivamente por Inês Sim-Sim (coordenadora nacional do Plano Nacional de Ensino de Português) e Carlos Correia (Universidade Nova de Lisboa).

Posteriormente, tem lugar a apresentação sobre "Como aplicar material pedagógico inovador à alfabetização", que tem como oradora Leonor Scliar Cabral (presidente de honra da International Society of Applied Psycholinguistics).

O segundo painel previsto inclui a apresentação dos resultados de estudo PNL sobre a "Promoção da leitura nas bibliotecas públicas", divulgado por José Neves (Observatório das Actividades Culturais).

Este painel prossegue com a exposição de temas como "Promoção da leitura: parcerias entre biblioteca municipal e bibliotecas escolares", a cargo de Cristina Valente (Biblioteca Municipal de Macedo de Cavaleiros), e "Biblioteca pública e bibliotecas escolares - leituras que aproximam", exposto por Dora Pereira (Biblioteca Municipal de Portimão).

O dia termina com a apresentação do Portal PNL por Carlos Correia (CITI - Universidade Nova de Lisboa).

No dia 23 de Outubro, decorre uma conferência sobre "BookStart" e apresentação do projecto "Crescer a Ler", com intervenções de Roland Marden (Booktrust) e de Luísa Tavares (Associação de Profissionais de Educação de Infância).

Seguidamente, tem lugar um painel que versa sobre o projecto "Ler+ dá saúde" e o projecto "aLer+", o primeiro dos quais apresentado por Rizério Salgado e Ana Resende (Unidade de Saúde Familiar de São Julião), e o segundo por Alexandra Marques (PNL) e Ana Bela Martins (Rede de Bibliotecas Escolares).

A sessão termina com a exposição do estudo "Avaliação externa do PNL - 3.º ano", apresentado por António Firmino da Costa (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia/Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa).

Esta conferência tem entrada livre.

Para mais informações, consultar a página do PNL .

domingo, 18 de outubro de 2009

Escola deve ter menos chumbos e garantir aprendizagem de qualidade

A presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) defendeu hoje uma nova forma de organização da escola pública, que em vez de chumbar os alunos com dificuldades se preocupe mais com uma aprendizagem de qualidade.

"Este sistema de percursos educativos que temos não serve nem o desenvolvimento do país nem os alunos. Se olharmos para o que se faz noutros países, as crianças têm mais apoios desde que começam a apresentar dificuldades", frisou Ana Maria Bettencourt. A responsável do CNE participava na conferência de abertura da cerimónia comemorativa do 30º aniversário do Instituto Politécnico de Setúbal, perante duas centenas de pessoas, sobre "Democratização da educação e pedagogia: questões e desafios".

"Temos um sistema de ensino público que se democratizou muito, que garantiu o acesso das pessoas, a construção de escolas magníficas e bons professores, mas temos uma organização muito diferente da que existe noutros países da Europa e em alguns da OCDE [Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económicos], como o Canadá e a Austrália", começou por dizer. "Ao contrário do que acontece nesses países, onde a retenção de alunos é residual, em Portugal temos alunos de 14 anos desde o 1º até ao 9º anos de escolaridade, com duplas e triplas retenções, alguns dos quais vão ficando pelo caminho", comparou.

A responsável do CNE começou por fazer um balanço positivo do trabalho desenvolvido no sentido da democratização do ensino após o 25 de Abril de 1974, mas defendeu que há novos desafios, que passam fundamentalmente pela qualidade da aprendizagem na escola. Para a presidente do Conselho Nacional de Educação, se é certo que os alunos têm de trabalhar mais nas salas de aula, também a escola pública terá que lhes proporcionar mais apoios para ultrapassarem eventuais dificuldades.

Ana Maria Bettencourt lembrou que no ensino privado em Portugal há menos retenções do que no público, justamente porque os alunos têm mais apoios. No ensino público, "há alunos que arrastam dificuldades a Matemática de ano para ano, vão chumbando sempre", exemplificou, argumentando: "Diz-se que isto é exigência. Mas não é. Exigência é fazer com que eles aprendam desde o princípio."

Ana Maria Bettencourt defendeu, por isso, uma maior responsabilização da escola pública, que, disse, "não pode estar à espera da ajuda das famílias, até porque muitas não podem ajudar os filhos, porque não andaram na escola ou porque não têm dinheiro para pagar explicações".

"Temos de conhecer bem as dificuldades do aluno e ter apoios mais individualizados para as ultrapassar", reforçou Ana Maria Bettencourt, reafirmando a ideia de que "a escola pública terá de se bastar a si própria".


Lusa

sábado, 17 de outubro de 2009

30% dos professores relataram agressões físicas

Quase três em cada dez docentes que contactaram a Linha SOS Professor nos últimos três anos lectivos admitiram ter sido vítimas de agressões físicas e mais de 40 por cento relataram episódios de agressão verbal.

De acordo com a Associação Nacional de Professores (ANP) foram recebidos 353 contactos entre 11 de Setembro de 2006 e 19 de Junho de 2009, dos quais 98 (27,8 por cento) relatando episódios de agressão física e 154 (43,6 por cento) agressões verbais. Indisciplina (29,5 por cento) e situações de maus relacionamentos (13,6 por cento) completam as quatro ocorrências mais denunciadas pelos docentes. Segundo a ANP, apenas 6,2 por cento dos professores vítimas apresentaram queixa na PSP ou GNR.

A Linha SOS Professores cessou a sua actividade no início do mês.

Professora atou alunos às carteiras para revelar fotos


Um professora colombiana atou os alunos às carteiras da sala para impedir que saíssem enquanto foi revelar umas fotografias, refere a agência EFE.

Segundo os pais dos alunos, a professora atou os cordões dos sapatos das crianças às carteiras da sala e fechou a porta à chave.

A professora Stella Legarda confessou e afirmou que prendeu e fechou os alunos na sala de aula apenas para garantir que ficavam quietos, enquanto revelava umas fotografias.

Iol

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Projecto Twist – a tua energia faz a diferença

O projecto “Twist - a tua energia faz a diferença” tem como principal objectivo sensibilizar toda a comunidade educativa para a necessidade de uma utilização mais racional da energia eléctrica e para os crescentes problemas resultantes das alterações climáticas.

Esta iniciativa é promovida pela EDP Serviço Universal e pela Sair da Casca – Consultoria em Desenvolvimento Sustentável, com o apoio do Ministério da Educação/ Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular e da Comissão Nacional da Unesco.

Cada escola pode participar com um grupo de twisters: quatro alunos do ensino secundário e um professor, os quais têm como missão desenvolver acções na escola cujo objectivo é identificar medidas que permitam tornar a escola mais eficiente do ponto de vista energético, sensibilizando e envolvendo toda a comunidade escolar.

Os grupos de “twisters” receberão formação directa dos responsáveis do projecto e serão acompanhados por monitores (alunos finalistas e recém-licenciados de várias universidades do país) que apoiarão o desenvolvimento de todas as acções ao longo do ano lectivo.

Serão atribuídos 3 prémios às escolas que apresentarem melhores projectos, no valor total de 100 000€. O valor dos prémios destina-se a implementar as medidas de eficiência energética propostas nos projectos premiados.

As inscrições decorrem até 23 de Outubro e deverão ser efectuadas através do cupão RSF distribuído nas escolas com os materiais do projecto.

Para mais Informações sobre este projecto consulte: www.twist.edp.pt

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Denuncia abusos e passa a ser alvo

Maria’ (nome fictício) não conseguiu ficar indiferente quando se apercebeu de que um menino, de 10 anos, aluno na sua escola, estava a ser alvo de maus tratos em casa. Denunciou o caso, foi ameaçada por familiares da criança, mas agora a polícia diz que não tem meios para a proteger. E a procuradora do Ministério Público, a quem a professora ontem recorreu para tentar encontrar uma solução, apresentou então uma outra solução a ‘Maria’: mudar de escola.

"Fiz o que estava correcto e sou eu que tenho de mudar de vida? Tenho de fugir como se tivesse cometido um crime?", questiona-se a professora, que não esconde a revolta.

‘Maria’ revive o dia 2 de Fevereiro vezes sem conta. Foi aí que teve a confirmação daquilo que suspeitava há alguns meses. Ao emprestar uma camisola à criança, a professora reparou naquilo que muitos outros docentes da escola faziam questão de não ver: o menino tinha nódoas negras e feridas por todo o corpo.

"Das nádegas até às dobras dos joelhos estava em carne viva. Não parava de sangrar. Ele contou que a mãe lhe batia sempre com o cinto e que não podia chorar porque senão ela batia-lhe mais. Ainda hoje aquela imagem não me sai da cabeça", contou ao CM a docente.

‘Maria’ levou o menino ao Hospital de S. João, no Porto, onde os médicos afirmaram desde logo que a criança só saía de lá para uma instituição. E foi mesmo isso que aconteceu, sendo o menor retirado à família.

A partir daí, ‘Maria’ nunca mais teve paz e um dia, à saída, da escola foi ameaçada por um homem armado. Pediu protecção policial em Fevereiro, mas só a teve em Abril. Tentou por várias vezes obter ajuda por parte da DREN, mas nunca obteve resposta. Na própria escola as colegas quase parecem que a recriminam pelo que fez.

"Cumpri o meu dever como pessoa e profissional e todos me abandonaram nesta luta. Não me arrependo. Sei que se não o fizesse aquele menino tinha morrido", afirma .

O acto da professora, que lecciona numa escola de Gondomar, levou ainda a que também a irmã do menino, de três anos, fosse retirada à família.

As escolas têm cada vez mais um papel de relevo na denúncia pública das situações de abusos a menores. Os professores têm vindo a ser alvo de diversas campanhas de sensibilização e os números revelam uma maior sensibilidade dos docentes para o problema. A parceria do trabalho dos professores com os elementos das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens em Risco tem dado frutos e muitas das queixas chegadas às autoridades policiais têm um denominador comum: são feitas por professores.

São aqueles que acompanham as crianças e jovens no seu dia a dia e que também, com mais facilidade, dada a formação que possuem, estão habilitados para verificar se os menores são alvo de maus tratos ou situações de abusos sexuais. A confissão do aluno ao professor é também frequente.

Para além de ‘Maria’, também o menino está a receber protecção policial. A criança está a viver numa instituição e a mãe foi proibida de o contactar. "Disse-me que nunca mais queria ver a mãe porque ela não gostava dele", contou a docente.

Já com a professora, o caso foi diferente. A mãe da criança e o padrasto estão sujeitos a termo de identidade e residência, mas não lhes foi aplicada qualquer medida de coacção que os impossibilite de se aproximarem da professora. Os processos de ameaças e maus tratos foram adensados num só caso, que será julgado em Gondomar.

Ao que tudo indica ‘Maria’ ficará sem protecção policial pois neste momento são poucas as pessoas a prestar esse serviço. Segundo o MP, existem casos mais graves a ser tratados.

Bastante abalada com a situação, a professora colocou a hipótese de aceitar a proposta de dar aulas noutra cidade, desde que lhe pagassem o alojamento. No entanto, o MP colocou logo de parte a hipótese.

No hospital os médicos ficaram em choque quando viram o estado em que o menino estava e admitiram que ele podia ter morrido.

São muitos os casos mediáticos de protecção de testemunhas em processo penal. Um dos casos mais recentes foi Carolina Salgado, ex--mulher de Pinto da Costa, que também deixou de ter segurança após os casos chegarem a julgamento. José Faria, que testemunhava contra Ferreira Torres no processo em que o ex-autarca de Marco de Canaveses foi absolvido, esteve igualmente sob forte protecção. Já perdeu a segurança policial.

Diversas testemunhas no caso ‘Noite Branca’ – o processo onde se investigaram quatro mortes na noite do Porto – também tiveram direito a protecção. A primeira foi a mulher de Berto ‘Maluco’, assassinado à porta de casa com várias rajadas de metralhadora. A sua identidade está protegida e, neste momento, vive rodeada de seguranças que garantem a sua integridade.

O processo Casa Pia foi dos primeiros casos que trouxe para a ribalta a protecção das testemunhas. Alguns dos jovens vítimas de abusos sexuais beneficiaram deste regime – prestado por elementos de um corpo especial da PSP – após terem ido depor como testemunhas.

O objectivo: evitar que fossem intimidados e que alguém os pressionasse para mudarem os depoimentos. Todos perderam a segurança quando a investigação terminou.

A última alteração legislativa, de 2008, estabeleceu novas condições para a protecção das testemunhas. Uma delas foi a possibilidade de alteração da residência, sempre que o perigo assim o justifique. "Sempre que ponderosas razões de segurança o justifiquem, estando em causa crime que deva ser julgado pelo tribunal colectivo ou pelo júri e sem prejuízo de outras medidas de protecção previstas neste diploma, a testemunha poderá beneficiar de medidas pontuais de segurança, nomeadamente da alteração do local físico de residência habitual", pode ler-se nº 1 do artigo 20º.

Diz a lei que cabe à autoridade judiciária competente solicitar a intervenção da Comissão de Programas Especiais de Segurança com vista à efectivação da medida.


Ana Isabel Fonseca/Tânia Laranjo

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Pedido de ajuda urgente de uma educadora

Eu sou a Andreia, tenho 22 anos, sou Educadorade Infância recém formada e moro em Lisboa. Até há pouco tempo a minha vida decorria normalmente e feliz até que me foi detectada Leucemia do tipo Mieloide Crónica. Poderei ficar totalmente curada se receber um transplante de medula óssea. Constatamos que tanto os meus pais como irmã não são compatíveis para o efeito, e... como tal procuro um dador.

Todos os esclarecimentos podem ser obtidos no site do CEDACE - CENTRO DE HISTOCOMPATIBILIDADE DO SUL
http://www.chsul.pt


O meu nome é Andreia Margarida Morais e Mota.
Poderá contactar-nos através do 966886302 ou motaandreia@hotmail.com

O possível dador não correrá qq risco. Ficar-lhe-ei eternamente grata se me puder ajudar! Caso não seja possível, agradeço na mesma a sua atenção e desejo-lhe toda a felicidade que eu gostaria de ter.

Um beijinho Andreia
Obrigada.

domingo, 11 de outubro de 2009

Protocolo de cooperação entre a DGIDC e a Fundação INATEL

A Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) e a Fundação INATEL, assinaram no dia 8 de Setembro de 2009, um protocolo de cooperação cujo objectivo é a realização do projecto Turismo Educativo Jovem, em 2010, que permita às alunas e aos alunos mais desfavorecidos, que frequentam o 9º e o 10º anos, a participação em campos de férias na Pascoa e no Verão por um período de seis dias, com actividades lúdico-pedagógicas, incluindo conteúdos curriculares.

Mais informações serão dadas a partir de Janeiro.

sábado, 10 de outubro de 2009

Ministra faz balanço "muito positivo" do programa Novas Oportunidades

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, fez um balanço "muito positivo" do programa Novas Oportunidades, considerando que "é importante para a qualificação do país" e também para os pais serem "mais exigentes" com o percurso escolar dos filhos.

"O balanço é muito positivo. É uma medida importante para a qualificação das pessoas, que já abrangeu quase um milhão de adultos, e é importante para o país, porque o esforço destas pessoas contribui para termos um país mais qualificado", afirmou a governante, após participar na cerimónia de entrega de diplomas referentes ao ano lectivo de 2008/09 no Centro Novas Oportunidades que funciona na escola secundária Júlio Dantas, em Lagos.

Maria de Lurdes Rodrigues acrescentou que os adultos que beneficiaram do programa Novas Oportunidades "passam também a ter outra relação com a escola, mais próxima, que lhes dá uma compreensão maior e lhes permite terem outra exigência para com os filhos que estão na escola".

"O segredo do programa Novas Oportunidades é não ser de ninguém, mas ser um movimento partilhado por todos e que está em todo o país. Os adultos podem encontrar hoje, perto dos seus trabalhos ou das suas casas, um Centro Novas Oportunidades que contribui para a sua qualificação", afirmou Maria de Lurdes Rodrigues, em declarações à Lusa.

A ministra da Educação sublinhou a importância do Centro de Novas Oportunidades da Escola Secundária Júlio Dantas, que "tem a característica de ter definidos públicos alvos", em parceria com instituições empregadoras locais públicas e privadas.

Maria de Lurdes Rodrigues deu como exemplo as corporações de Bombeiros do Algarve, cujos "comandantes receberam hoje o diploma do 12º ano", e elogiou todas as instituições participantes no programa, "que fazem um esforço para qualificar os seus empregados, apoiando-os de várias formas, como a maior flexibilidade de horários".

A responsável pela pasta da Educação do executivo liderado por José Sócrates frisou ainda a importância da escola secundária Júlio Dantas, "que iniciou agora o programa de modernização e tem feito um esforço para diversificar os públicos, oferecendo cursos profissionais e cursos de educação e formação e combatendo o abandono escolar".

"Tem feito um esforço notável na recuperação de alunos e agora também na qualificação de adultos", frisou a governante.

O director da Escola Secundária Júlio Dantas e do Centro Novas Oportunidades Terras do Infante, do estabelecimento de ensino, frisou a importância da entrega de diplomas aos comandantes de corporações de bombeiros do Algarve, explicando que agora passam a cumprir um requisito legal para poderem ser reconduzidos.

"A escola realizou um protocolo como governo civil de Faro para formação dos comandantes dos bombeiros voluntários e municipais do Algarve e, dos 12 comandantes, 10 realizaram a certificação de competências do 12º ano e sete estiveram presentes. A lei determina que os comandantes que cessassem funções e não tivessem 12º ano não poderiam ser reconduzidos e com a entrega do diploma isso está ultrapassado", afirmou Florivaldo Abundâncio.

O director adiantou que "o centro iniciou funções em 13 de Outubro de 2006 e já certificou ao nível do ensino básico 286 adultos e ao nível do secundário 39".

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

EDUCAR PARA CONSERVAR

Lembramos que o lema do Jardim Zoológico é EDUCAR PARA CONSERVAR, sendo que as propostas educativas, no âmbito da Educação Ambiental, prendem-se com a conservação da biodiversidade, com a valorização da vida animal e comportamentos.

O Jardim Zoológico participa assim na concretização de objectivos definidos internacionalmente numa estratégia global para a conservação da Natureza e este ano viu reconhecido pela DGIDC o seu programa educativo como Utilidade Educativa por desempenhar uma importante papel na educação pré escolar e nos ensinos básicos e secundário.

Este reconhecimento evidencia o paralelismo pedagógico entre os conteúdos veiculados pelo JZ e os curricula escolares, através de actividades diversas, enquanto elemento de ligação entre a escola e o mundo real, numa perspectiva de contextualização das aprendizagens desenvolvidas na sala de aula.








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