quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Biografia - Isaac Newton

A vida de Newton pode ser dividida em três períodos. O primeiro sua juventude de 1643 até sua graduação em 1669. O segundo, de 1669 a 1687, foi o período altamente produtivo em que ele era professor Lucasiano em Cambridge. O terceiro período viu Newton como um funcionário do governo bem pago em Londres, com pouco interesse pela matemática, mas atuante como presidente da Sociedade Real.

Isaac Newton nasceu em 4 de janeiro de 1643 (ano da morte de Galileu) em Woolsthorpe, Lincolnshire, Inglaterra. Embora tenha nascido no dia de Natal de 1642, a data dada aqui é no calendário Gregoriano, que adotamos hoje, mas que só foi adotada na Inglaterra em 1752. Newton veio de uma família de agricultores, mas seu pai morreu antes de seu nascimento. Ele foi criado por sua avó. Um tio o enviou para o Trinity College, Cambridge, em Junho de 1661.

O objetivo inicial de Newton em Cambridge era o direito. Em Cambridge, estudou a filosofia de Aristóteles (384aC-322ac), Descartes (René Descartes, 1596-1650), Gassendi (Pierre Gassendi, 1592-1655), e Boyle (Robert Boyle, 1627-1691), a nova álgebra e geometria analítica de Viète (François Viète, 1540-1603), Descartes, e Wallis (John Wallis, 1616-1703); a mecânica da astronomia de Copérnico e Galileu, e a óptica de Kepler o atraíram. O talento de Newton emergiu com a chegada de Isaac Barrow (1630-1677), para a cadeira Lucasiana de matemática em Cambridge.

Seu gênio científico despertou quando uma epidemia de peste (a peste negra, varíola, hoje erradicada) fechou a Universidade no verão de 1665, e ele retornou a Lincolnshire. Só em Londres, a peste vitimou mais 70.000 pessoas. Lá, em um período de menos de dois anos, Newton que ainda não tinha completado 25 anos, iniciou a revolução da matemática, óptica, física e astronomia.

Durante sua estada em casa, lançou a base do cálculo diferencial e integral, muitos anos antes de sua descoberta independente por Leibniz (Gottfried Wilhelm von Leibniz, 1646-1716). O "método dos fluxions", como ele o chamava, estava baseado na descoberta crucial de que a integração de uma função é meramente o procedimento inverso da diferenciação. Seu livro De Methodis Serierum et Fluxionum foi escrito em 1671, mas só foi publicado quando John Colson o traduziu para o inglês em 1736.

Com a saída de Barrow da cadeira Lucasiana em 1669, Newton, com apenas 27 anos, foi nomeado para sua posição, por indicação do anterior, por seus trabalhos em cálculo integral, onde Newton havia feito progresso em um método geral de calcular a área delimitada por uma curva.

O primeiro trabalho de Newton como professor Lucasiano foi em óptica. Ele havia concluído durante os dois anos de peste que a luz branca não é um entidade simples, como acreditavam todos desde Aristóteles. Embora o fato de que a luz solar produzisse várias cores ao passar por um prisma fosse conhecido, Giambattista della Porta, em seu De Refracione, publicado em Nápoles em 1558, usava a concepção de Aristóteles para dizer que as cores apareciam por modificação da luz. A aberração cromática (anéis coloridos em volta da imagem) de uma lente de telescópio convenceu Newton do contrário. Quando ele passava um feixe de luz solar por um prisma de vidro, um espectro de cores se formava, mas ao passar a luz azul por um segundo prisma, sua cor não mudava.

Newton argumentou que a luz branca era na verdade uma mistura de diferentes tipos de raios que eram refratados em ângulos ligeiramente diferentes, e que cada tipo de raio diferente produz uma cor espectral diferente. Newton concluiu, erroneamente, que telescópios usando lentes refratoras sofreriam sempre de aberração cromática. Ele então propôs e construiu um telescópio refletor, com 15 cm de comprimento.

Newton colocou um espelho plano no tubo, a 45°, refletindo a imagem para uma ocular colocada no lado. O telescópio de Newton gerava imagens nove vezes maior do que um refrator quatro vezes mais longo. Os espelhos esféricos construídos naquela época produziam imagens imperfeitas, com aberração esférica.

Newton foi eleito membro da Sociedade Real em 1672, após doar um telescópio refletor. Ainda em 1672, Newton publicou seu primeiro trabalho científico sobre luz e cor, no Philosophical Transactions of the Royal Society . Seu livro, Opticks, só foi publicado em 1704, tratando da teoria da luz e cor e com (i) investigações da cor em folhas finas (ii) anéis de interferência de Newton e (iii) difração da luz.

Seu trabalho mais importante foi em mecânica celeste, que culminou com a Teoria da Gravitação Universal. Em 1666 Newton tinha versões preliminares de suas três leis do movimento. Ele descobriu a lei da força centrípeta sobre um corpo em órbita circular.

O cometa brilhante que apareceu em 1664 foi observado por Adrien Auzout no Observatoire de Paris, Christian Huygens (1629-1695) na Holanda, Johannes Hevelius em Danzig, e Robert Hooke na Inglaterra. Qual seria sua órbita? Tycho Brahe tinha suporto circular, Kepler dizia que era em linha reta, com a curvatura devido à órbita da Terra, mas as observações indicavam que a órbita fosse intrinsecamente curva, e Johannes Hevelius propôs que fosse elíptica. Em 1665 o francês Pierre Petit, em sua Dissertação sobre a Natureza dos Cometas, propôs pela primeira vez que suas órbitas fossem fechadas, e que os cometas de 1618 e 1664 poderiam ser o mesmo cometa. Vinte anos mais tarde Halley especulou sobre o problema da gravitação em relação aos cometas. Sem conseguir resolver o problema, em agosto de 1684 ele propôs o problema a Newton. Newton disse que já havia resolvido o problema muitos anos antes, e que todos os movimentos no sistema solar poderiam ser explicados pela lei da gravitação. Um cometa na constelação de Virgem em 1680 tinha uma órbita claramente curva. Em 1682 um cometa ainda mais brilhante, que mais tarde levaria o nome de Halley, teve sua órbita bem determinada por Halley, usando a teoria de Newton.

A idéia genial de Newton em 1666 foi imaginar que a atração gravitacional da Terra era contrabalançada pela força centrípeta da Lua. Com sua lei para a força centrípeta e a terceira Lei de Kepler, Newton deduziu a lei da atração gravitacional. Em 1679 Newton provou que a Lei das Áreas de Kepler é uma conseqüência da força centrípeta, e também que a órbita é uma elipse, para um corpo sob uma força central em que a dependência radial varia com o inverso do quadrado da distância ao centro.

Halley persuadiu Newton a escrever um trabalho completo sobre sua nova física e sua aplicação à astronomia, e em menos de 2 anos Newton tinha escrito os dois primeiros volumes do Principia, com suas leis gerais, mas também com aplicações a colisões, o pêndulo, projéteis, fricção do ar, hidrostática e propagação de ondas. Somente depois, no terceiro volume, Newton aplicou suas leis ao movimento dos corpos celestes. Em 1687 é publicado o Philosophiae naturalis principia mathematica ou simplesmente Principia, como é conhecido.

O Principia é reconhecido como o livro científico mais importante já escrito. Newton analisou o movimento dos corpos em meios resistentes e não resistentes sob a ação de forças centrípetas. Os resultados eram aplicados a corpos em órbita, e queda-livre perto da Terra. Ele também demonstra que os planetas são atraídos pelo Sol pela Lei da Gravitação Universal, e generalizou que todos os corpos celestes atraem-se mutuamente.

Newton explicou uma ampla gama de fenônemos até então não correlatos: a órbita excêntrica dos cometas; as marés e suas variações; a precessão do eixo da Terra e o movimento da Lua perturbado pela gravidade do Sol.

Newton já explicava que o movimento de três corpos sob uma força central só pode ser resolvido por aproximação, que a Lei da Gravitação Universal trata os corpos como pontos, e que os planetas não são pontos, nem ao menos esféricos, que o movimento das marés introduz perturbações no cálculo das órbitas, as quais precisam ser calculadas por aproximações. Depois de sofrer um colapso nervoso em 1693, Newton abandonou a pesquisa para uma posição no governo em Londres, tornando-se Guardião da Casa da Moeda Real (1696) e Mestre (1699).

Em 1703 foi eleito presidente da Sociedade real, e foi re-eleito a cada ano até sua morte. Foi agraciado com o título de cavalheiro (Sir) em 1708 pela Rainha Anne, o primeiro cientista a receber esta honra.

Morreu em 31 de março de 1727 em Londres, Inglaterra.

Powerpoint - Os animais


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Desenhos para colorir - Verão


Biografia - Rowland Hill

1º Visconde Hill de Hawkestone e Harwicke, Barão Hill de Almaraz e de Hawkestone e Barão Hill de Harwicke

n: 11 de Agosto de 1772 em Hawkstone (Inglaterra)
m: 10 de Dezembro de 1842 em Hardwicke Grange (Inglaterra)

Alistou-se no exército em 1790, tendo estudado durante dois anos na Academia Militar de Estrasburgo. Participou na ocupação de Toulon em 1793, sendo promovido a Major, e na campanha do Egipto em 1801 como tenente coronel do 90º regimento, onde foi ferido. Promovido a Brigadeiro em 1803 e a Major General em 1805, participou na ocupação do Hanover durante a campanha no norte da Alemanha desse ano. Comandante de uma Brigada estacionada na Irlanda, dirigido-a na campanha de Portugal de 1808, participando na batalha do Vimeiro. Fez a campanha da Corunha, sob as ordens de Moore, tendo regressado a Portugal com Wellington. Participou nas campanhas de 1809, tendo estado presente na passagem do Douro e libertação do Porto, assim como na Batalha de Talavera. A partir de 1810 comandou um corpo formado pela 2ª Divisão e pela Divisão portuguesa, cobrindo o flanco direito do exército, no Alto Alentejo, mostrando ser o mais capaz dos generais de Wellington.
Tendo regressado a Inglaterra devido a um ataque de malária, entregou o comando do seu corpo a Beresford, que quase o destruiu na batalha de Albuera. Retomou o comando em Maio de 1811, dirigindo as forças aliadas na Extremadura espanhola. Em 28 de Outubro de 1811 destruíu a divisão Gerard do corpo de Soult em Arroyo dos Molinos, enquanto o exército principal sitiava a praça de Cidade Rodrigo.

Em 1812 foi promovido a Tenente General, sendo-lhe dada a Ordem do Banho, entrando também no Parlamento britânico. Nas campanhas desse ano continuou a comandar a principal força de cobertura do exército aliado, contra qualquer tentativa de ataque pelo sul das forças do marechal Soult.

Fonte:
David Chandler,
Dictionary of the Napoleonic Wars, 
Londres, Arms & Armour Press, 1979. 

Biografia retirada daqui

Postal Antigo - França - Ansouis (Provence) - Castelo do Séc. XIII - Cozinha


Biografia - Aaron Copland



Compositor popular norte-americano nascido no Brooklyn, Nova York, considerado por muitos o maior compositor americano do século XX e que se tornou particularmente conhecido por trabalhos que refletiam vários aspectos da vida na América. De uma família de judeus russos, desde jovem mostrou talento para compositor e iniciou seus estudos musicais ainda na adolescência. Estudou piano em Paris (1921) e tornou-se o primeiro americano a ser aluno em tempo integral com Nadia Boulanger. São desse período, inspirado no jazz, Music for the Theater (1925), Piano Concerto (1926), Piano Variations (1930), Short Symphony (1933) e Statements for Orchestra (1933-1935). Suas obras de maior sucesso foram os balés inspirados no folclore americano, como Billy the Kid (1938), Rodeo (1942) e Appalachian Spring (1944) e as obras orquestrais, como El Salón México (1936), The Second Hurricane (1937) e Outdoor Overture (1938), além de as trilhas de filmes como Of Mice and Men (1939), Our Town (1940) e The Heiress (1948). O compositor também contribuiu para a execução mais difundida das obras dos compositores compatriotas, através de festivais e da formação de organizações. Seus últimos trabalhos refletiram uma variedade de influências, neoclássicas na sua maioria, mas após o seu retorno a Nova York passou a demonstrar interesse na produção de música essencialmente americana.

Biografia retirada de NetSaber

Vídeo - Isto é Matemática T06E10 A Confiança Nas Sondagens

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

UFCD - 0070 - Afinação do módulo de colagem

0070 - Afinação do módulo de colagem
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Afinação do módulo de colagem
Código:
0070
Carga Horária:
50 horas
Pontos de crédito:
4,50
Objetivos

  • Afinar módulo de colagem.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Afinação do módulo de colagem da cobertura
  • Aquecimento da cola
  • Módulo de colocação do tranchefile, talagarça e forro do lombo
Referenciais de Formação

213003 - Operador/a Gráfico/a de Acabamentos
Histórico de Alterações

(*) 2008-05-14   Criação de UFCD.

EFA - STC - Exercício - Cuidados básicos de saúde - Sociedade, Tecnologia e Ciência

Conhecer as causas de morte é importante para hierarquizar os cuidados básicos.






Será a obesidade a nova epidemia do século XXI?










Consulte: 



Tenha em consideração as linhas gerais da política proposta pelo Governo nesta área.



1. Reflicta sobre os seus comportamentos ao longo da vida.

2. Esboce uma campanha de propaganda destinada a incutir determinados hábitos saudáveis junto de um público-alvo previamente definido.

EFA - STC - Exercício - Comportamentos saudáveis e medidas de segurança e prevenção de riscos, em contexto profissional - Sociedade, Tecnologia e Ciência

1Compare o código do trabalho de 2003 com o recente código do trabalho de 2009 explicitando com que versão se sente mais protegido no âmbito dos acidentes e das doenças profissionais. 



2. Explicite o conceito de “doença profissional” recorrendo ao site da Segurança Social.








Justifique a preferência da generalidade da população por empregos no sector dos serviços.




4. Interprete as condições dos contratos de trabalho (por exemplo, salariais, de acidentes de trabalho, de rescisão, etc.) relacionando-as com as ocupações profissionais e os vínculos contratuais dos trabalhadores.



5. (*) Explore as diferenças existentes nos sistemas de protecção social (público e privado) relativamente aos modos de accionamento e actuação em situações de doença profissional nas várias categorias socioprofissionais e aprofunde o conhecimento das melhores opções para uma assistência mais adequada. 

6. Leia o Manual de Higiene e Segurança no Trabalho referindo-se aos aspectos com maior interesse para a sua actividade. (Caso não tenha emprega imagine uma actividade profissional).

7. Refira-se ao interesse de alguns símbolos e sinais relacionados com prevenção e segurança no trabalho (de perigo, de proibição, de obrigação, de emergência, químicos, mecânicos, radiações, biológicos, eléctricos).

8. Refira-se à importância das regras de segurança no trabalho, em particular, interpretando a informação relativa a procedimentos de intervenção em situações de emergência e de manipulação de materiais perigosos.

EFA - STC - Exercícios - Clima e a Água - Sociedade, Tecnologia e Ciência


Dentro do domínio da "Estabilidade e Mudança: da sociedade ao Universo" vamos trabalhar o clima e a sua influência no ciclo da água.
Seguem-se alguns exemplos de temáticas que podem ser trabalhadas.
Nota: Não se esqueçam que têm que trabalhar pelo menos um tipo III

Sociedade
Tipo I – Identificar vários agentes que participam na emissão e medição dos níveis de dióxido de carbono.
Tipo II – Compreender a introdução de medidas como o “poluidor-pagador”, no contexto de transição para uma sociedade de risco.
Tipo III – Explorar o facto de o volume de emissão CO2 variar consoante os grupos socio-profissionais, as regiões/países e os modos de produção.

Tecnologia
Tipo I – Identificar o papel da evolução tecnológica na redução das emissões de CO2(eficiência energética das indústrias, edifícios e transportes, energias alternativas, etc.).
Tipo II – Compreender as relações entre evolução tecnológica e medidas de prevenção e controlo das emissões poluentes para a atmosfera.
Tipo III – Explorar a necessidade da progressiva substituição dos combustíveis fósseis por energias alternativas no controlo das emissões de CO2.

Ciência
Tipo I – Identificar as principais fases no ciclo do carbono e reconhecer os diferentes tipos de correlação estatística.
Tipo II – Compreender a acção do CO2 na atmosfera e nos oceanos e suas consequências no equilíbrio do ciclo do carbono, relacionar aumento de emissões de CO2 com aumento da temperatura (correlação positiva) e aumento da temperatura com a diminuição das calotes polares (correlação negativa).
Tipo III – Explorar as relações entre clima e concentração atmosférica de CO2 (efeito de estufa) ao longo da história, incluindo a influência da interferência humana no ambiente desde a era pré-industrial e fundamentar as conclusões recorrendo à análise estatística para estabelecer correlações e produzir extrapolações).

EFA - STC - Exercícios - Aquecimento Global - Sociedade, Tecnologia e Ciência


O modelo económico seguido pelas sociedades dos países industrializados tem criado uma enorme diversidade de actividades que são responsáveis pela produção e emissão de gases poluentes para a atmosfera. Estas emissões, cada vez mais intensas, têm provocado impactes muito significativos ao nível dos mecanismos reguladores do clima do planeta.

• Qual a importância das actividades humanas nas alterações climáticas?
• Que impactes podem resultar do aumento do efeito de estufa?


Sugestões de Exploração:

► Em que consiste o efeito de estufa?

► Refira o fenómeno, que devido às actividades humanas, pode amplificar o efeito de estufa.

► Faça uma pesquisa rápida na Net, e refira qual a temperatura média nos últimos dois séculos. Tem vindo a aumentar em que razão?

► Qual o gás presente na atmosfera que contribui mais para o efeito de estufa?

► Indique as actividades humanas que mais contribuem para o aumento do efeito de estufa. (Faça uma pesquisa na Net para retirar dados que apõem a resposta)

► Relacione a variação da concentração do CO2 na atmosfera com a variação da temperatura no planeta.

► Com base nos dados fornecidos, sugira algumas consequências que podem ocorrer face às previsíveis alterações dos padrões climáticos do planeta.

► Faça uma previsão relativa aos problemas que podem surgir em países como a Holanda, Maldivas e Itália (Veneza) se houver uma subida do nível das águas do mar superior a um metro.

► Sugira, medidas que podem ser tomadas no sentido de evitar o aquecimento global, referindo o papel da evolução tecnológica na redução das emissões de gases com efeito de estufa

EFA - STC - Exercício - Teorias de Malthus - Sociedade, Tecnologia e Ciência


A teoria Malthusiana refere que a evolução população humana desta está limitada pela produção de meios de subsistência. Esta última depende dos recursos naturais disponíveis no planeta e da capacidade produtiva (tecnologia) dos homens. Malthus refere que a população cresce sempre mais depressa do que a produção de meios de subsistência.

Porquê? Porque a população progride geometricamente, enquanto a produção cresce de forma aritmética. O resultado é que, quando a população atinge o número limite que o planeta pode sustentar, o seu crescimento será limitado por “fome, pragas e guerras”.
Este argumento esteve aliás na base dos primeiros movimentos a favor da divulgação dos métodos contraceptivos, no século passado, pois só controlando o crescimento da população se poderia evitar estas catástrofes.

Malthus desenvolveu esta teoria com base em dados empíricos e históricos. De facto estima-se que até ao início da actividade agrícola (à cerca de 10.000 anos) o planeta não conseguiria sustentar mais de 10.000.000 de humanos. Com a “revolução agrícola” passou a poder suportar até cerca de 800.000.000. De facto, estima-se que no ano 1000 a população humana seria de cerca de 300.000.000. A partir daí e durante toda a idade média e renascimento, o crescimento global da população não passou de 0.1% ao ano em média, tendo chegado a 1750 (altura do inicio da revolução industrial) com cerca de 800.000.000 habitantes na terra.
Após a revolução industrial, a capacidade de sustentação da vida humana foi largamente aumentada e a população cresceu. Em 1800 já éramos 1 milhão. Em 1930 2 milhões. O ano de 1960 trouxe o 3º milhão, em 1974 o 4ºmilhão. Em 1990 chegámos aos 5 milhões e actualmente estamos perto dos 6 milhões. Nunca a população cresceu tão depressa.
Se Malthus tiver razão, vai chegar uma altura em que a Terra não consegue sustentar tanta gente.




Os dados demográficos da tabela são referentes ao número total de habitantes do planeta, em determinados anos.


a) Elabore em Excel um gráfico a partir dos valores fornecidos na tabela.

b) Identifique no gráfico a revolução agrícola e a revolução industrial. Que conclusões pode retirar?

EFA - STC - Exercício - Ambiente e Sustentabilidade - Sociedade, Tecnologia e Ciência


A delapidação dos recursos naturais não renováveis e a degradação do meio ambiente, resultantes de níveis de produção não justificáveis pelas necessidades de consumo, estão a pôr em risco a sobrevivência do planeta, pelo que se deverá rever as questões relacionadas com o aumento populacional, com desperdícios e com os excessos de produção.
Embora existam inúmeras ameaças globais que afectam o equilíbrio do nosso planeta, não devemos descurar condicionantes específicas dos diversos países.
Só com um desenvolvimento global é possível implementar políticas eficazes que progressivamente eliminem as práticas lesivas do ambiente, substituindo-as por outras mais ecológicas. A consciência da interdependência dos problemas ambientais a resolver exige medidas articuladas e globais e instrumentos e mecanismos legais internacionais, a serem respeitados por todos e que imponham compromissos de gestão equitativa e sustentada dos recursos naturais, em especial dos designados bens comuns.

Sugestão de Exploração:
Discutir a importância que um organismo internacional, como a ONU, pode ter na resolução de problemas ambientais globais, nomeadamente no controlo da emissão de gases com efeito de estufa pelos diferentes países (Protocolo de Quioto).

EFA - STC - Exercício - Ambiente e Sustentabilidade - Sociedade, Tecnologia e Ciência


A realização da 1ª Conferência Mundial das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, em Estocolmo, em1972, assinalou o início da defesa pela protecção do Ambiente a nível mundial. Desta conferência resultou uma Declaração através da qual os participantes se comprometeram a desenvolver esforços para a preservação do Ambiente. Foi ainda decidido nesta conferência desenvolver o programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA), lançado definitivamente em 1974, que teve como objectivos principais a difusão de informação ambiental a nível internacional, e o desenvolvimento de instrumentos para a protecção do ambiente. A partir daí ido lugar várias outras reuniões para debater estas questões a nível internacional, entre as quais se destacam, pela sua importância, a Cimeira do Rio, 1992, e a Cimeira de Joanesburgo, sobre o desenvolvimento sustentável, em 2002. Estas conferências, foram extremamente úteis para o lançamento e sedimentação do debate sobre os problemas ambientais, e para o desenvolvimento de estratégias internacionais de protecção ao ambiente. Inicialmente abordadas de forma mais isolada, as questões ambientais têm vindo a ser (cada vez mais) integradas nos sectores, económico e social, concretizando a aplicação do princípio do desenvolvimento Sustentável.

(in manual técnico de ambiente, Inovinter)



1- O Núcleo gerador Ambiente e sustentabilidade tem como objectivo aprofundar os seus conhecimentos nos principais domínios de intervenção ambiental, nomeadamente as preocupações associadas a cada um desses domínios.
Refira quais os principais domínios de intervenção ambiental referidos no referencial de competências chave na área de competências chave Sociedade Tecnologia e Ciência.

2- O Núcleo gerador associa o conceito de ambiente com o conceito de sustentabilidade. O que se entende por desenvolvimento sustentável.


3- A Cimeira do Rio adoptou uma declaração final – conhecida como a Declaração do Rio – que definiu os princípio fundamentais de integração do Ambiente nas políticas de desenvolvimento. Esta Cimeira foi ainda responsável pela adopção de várias convenções e declarações de princípios. Quais?


4- Um dos grandes instrumentos de gestão ambiental actuais foi também criado na Cimeira do Rio. Por tudo isto a Cimeira do Rio é considerada por muitos, até à data, como marco histórico mais importante em termos de concertação mundial em matéria de gestão e da protecção do ambiente. Qual foi o instrumento de gestão criado nesta Cimeira?

5- Qual o objectivo desse instrumento de gestão?



Contactos úteis:

PNUD Brasil: http://www.pnud.org.br

Sistema de Informação Documental sobre Direito do Ambiente-SIDDAMB: http://www.diramb.gov.pt

Direcção Geral do Ambiente da Comissão Europeia: http://ec.europa.eu/enviroment

Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável: http://www.desenvolvimentosustentável.pt

Agencia Europeia do Ambiente: http://www.eea.eu.in

Instituto do Ambiente: http://www.iambiente.pt

Cimeira de Joanesburgo: http://www.johannesburgsummit.org/

Cimeira do Rio: http://www.un.org/esa/earthsummit/

UNEP: http://www.unep.org/

Programa das NU para o Desenvolvimento Sustentável: http://www.un.org/esa/sustdev/csdgen.htm

GAIA: http://gaia.central.fct.unl.pt/ecoportal/index.php

Ministério do Ambiente: http://www.dga.min-amb.pt/pls/ia/homepage

Vídeo - A Locomoção dos Animais



Video - Diversos tipos de Locomoção dos Animais

Vídeos - Várias formas de locomoção no Reino Animal



Vídeo - 10 Animais Mais Perigosos do Mundo