domingo, 3 de janeiro de 2010

Formação


Em 2009/10, o GAVE, enquanto entidade formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, promove acções de formação para supervisores da classificação das Provas de Aferição e dos Exames Nacionais, classificadores de História B, professores-examinadores das Provas de Expressão Oral - Língua Estrangeira e formadores em avaliação educacional.
Supervisores da Classificação - Provas de Aferição e Exames Nacionais
A supervisão da classificação tem como principal objectivo aumentar a fiabilidade da classificação das Provas de Aferição e dos Exames Nacionais, promovendo padrões de qualidade na avaliação educacional, uma vez que se pretende garantir uma aplicação rigorosa dos critérios de classificação definidos.
Em 2010, são objecto de supervisão: a classificação das Provas de Aferição dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Língua Portuguesa e Matemática), dos Exames Nacionais do 3.º Ciclo do Ensino Básico (Língua Portuguesa e Matemática) e dos Exames Nacionais de Nível Secundário das disciplinas de Português, Matemática A e B, Biologia e Geologia, Física e Química A e História A.

Supervisores - mais informação 
Documentação para a candidatura à formação de supervisores da classificação - 2009/10 
Dispensa para formação - Despacho da Senhora Ministra da Educação 
Estatísticas relativas ao programa de formação de supervisores


Formação de Classificadores de História B
Considerando a importância da classificação das provas de avaliação externa das aprendizagens em condições de fiabilidade e a necessidade de reflexão sobre programas e práticas de avaliação, o GAVE promove a realização de uma acção de formação para classificadores de História B. A convergência destas duas vertentes - desenvolvimento do programa e avaliação - visa a introdução de um maior rigor nas classificações do exame da disciplina.
Esta acção de formação, que terá a duração de 28 horas presenciais (1,1 créditos), terá lugar em Lisboa, nas instalações do GAVE, entre os dias 20 e 23 de Janeiro, no seguinte horário: das 9.00 às 13.00 e das 14.30 às 17.30 horas.
Perfil do candidato à formação:
  • Professores do Quadro de Escola ou QZP;
  • Experiência de leccionação do programa;
  • Experiência como classificador.
Os candidatos a esta acção de formação (um por agrupamento de exames) devem remeter ao GAVE a ficha de pré-inscrição (preenchida e assinada pelo Director/a da sua Escola) e um CV síntese relativo aos últimos cinco anos de actividade profissional.
Dispensa para formação - Despacho da Senhora Ministra da Educação

Avaliação da Expressão Oral no Ensino Secundário - Línguas Estrangeiras
O GAVE tem vindo a desenvolver, nos últimos anos, um projecto experimental de avaliação da expressão oral em línguas estrangeiras, no âmbito do qual têm sido criados e experimentados, com a colaboração de professores em escolas do ensino secundário, instrumentos de avaliação estandardizada. O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas constitui um dos principais documentos orientadores, nomeadamente no que respeita à elaboração de categorias e descritores de nível de desempenho.
O reconhecimento da importância da oralidade no processo de ensino-aprendizagem encontra-se bem evidenciado na instituição, no âmbito dos Cursos Científico-humanísticos, de momentos formais de avaliação da componente da oralidade nas disciplinas de línguas estrangeiras, correspondente a um peso de 30% (Portaria n.º1322/2007, de 4 de Outubro), para além da obrigatoriedade de realização de uma prova oral de equivalência à frequência nas línguas estrangeiras.
No âmbito deste projecto, o GAVE irá promover, no ano lectivo de 2009/10, dois cursos de formação.
Mais informação sobre este projecto:
  • Disciplinas: Francês e Espanhol - para professores que frequentam, pela primeira vez esta acção de formação
  • Duração: 25 horas
  • N.º de créditos: 1 
Dispensa para formação: Despacho da Senhora Ministra da Educação
Formação de Professores-Examinadores [ficha de pré-inscrição] [minuta de contrato]

Sem comentários: