sábado, 2 de janeiro de 2010

Projecto Por uma Cidadania Global


O Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais lançou, com o apoio do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, o projecto Atua! Por uma Cidadania Global. O projecto dirige-se a estudantes do ensino secundário e profissional, entre os 15 e os 18 anos, e deverá envolver cerca de 1500 estudantes, de todos os distritos do país, na discussão sobre questões da actualidade internacional e do desenvolvimento, preparando, assim, futuros cidadãos interventivos, conscientes da sua capacidade de acção e do papel da sociedade civil na resolução de problemas globais.



As actividades incluem a realização de 20 ateliers em escolas secundárias e profissionais (abrangendo todos os distritos do país) e de um Encontro Nacional de jovens “Por uma Cidadania Global”. Partindo dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, as questões em debate deverão abranger temas que, cada vez mais, se colocam como desafios globais, mas que têm implicações muito directas a nível local e cujas soluções podem partir das comunidades escolares. Paz e Democracia, Desenvolvimento e Cooperação Internacional, Migrações Internacionais, são algumas das temáticas em discussão.



Além da organização dos Ateliers em escolas de todos os distritos do país, o projecto aposta numa plataforma de informação e discussão online. O website www.atua.com.pt é um portal informativo, onde os utilizadores – incluindo os professores – podem aceder a informação essencial sobre cada um dos temas em discussão, manter-se actualizados relativamente ao que se passa no mundo e descobrir como intervir.

Sem comentários: