segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Biografia - Agamenon Magalhães

Agamenon Magalhães (1894-1952) foi político brasileiro. Foi Deputado Estadual, Deputado Constituinte, Ministro do Trabalho, Ministro da Justiça, Interventor Federal e Governador de Pernambuco. Agamenon Magalhães (1894-1952) nasceu em Vila Bela, atual Serra Talhada, no sertão Pernambucano. Filho de Sérgio Nunes Magalhães e de Antônia de Godoy Magalhães. Fez o curso primário em sua cidade natal. 

Estudou dois anos no Seminário de Olinda e depois no Colégio Arquidiocesano. Ingressou na Faculdade de Direito do Recife, onde formou-se em 1916. Foi nomeado promotor público do município de São Lourenço da Mata, iniciando-se na política sob a orientação de Manuel Borba. Em 1922 participou da campanha em favor da candidatura de Nilo Peçanha à presidência da República. Foi aprovado para a cátedra do Ginásio Pernambucano, com a tese de Geografia Humana "O Nordeste Brasileiro, o Habitat e a Gens". Com 29 anos foi eleito deputado estadual e reeleito para mais um mandato. 

Em 1927 foi eleito para a Câmara Federal. Em 3 de maio de 1933, foi eleito para a Assembléia Nacional Constituinte. Foi o deputado mais destacado da bancada pernambucana, defendendo o sistema parlamentarista de governo, o desenvolvimento do crédito agrícola, a intensificação da produção de alimentos, a elaboração de uma legislação que desse maior facilidade de acesso à propriedade da terra aos agricultores. Defendia o sindicato único por categoria profissional e a subordinação do órgão ao Ministério do Trabalho. Com a promulgação da Constituição de 16 de julho de 1934, o presidente Getúlio Vargas recompôs o ministério e nomeou Agamenon para Ministro do Trabalho. 

Esse cargo foi ocupado, no início do governo, por Lindolfo Collor. No dia 7 de janeiro de 1937, Agamenon acumulou a pasta do Trabalho com a da Justiça e passou a influenciar a sucessão presidencial que era disputada entre Armando de Sales Oliveira, José Américo de Almeida e Plínio Salgado. Agamenon Magalhães foi nomeado interventor federal em Pernambuco, em dezembro de 1937. 

Nas eleições de 2 de dezembro de 1945, foi eleito Deputado Federal, acompanhado de uma forte bancada pernambucana. Ocupou a presidência da Comissão Constitucional e da Sub-Comissão da Ordem Econômica e Social, na legislatura que se seguiu à Constituinte. Em 1950, resolveu disputar as eleições para governador de pernambuco, concorrendo com João Cleofas de Oliveira. Foi eleito com uma pequena margem de votos. Agamenon Magalhães faleceu no Recife, de um enfarte fulminante, no dia 23 de agosto de 1952.

Biografia retirada de e-biografias

Sem comentários: