terça-feira, 26 de setembro de 2017

EFA - STC - Texto - Arquitectura e Construção - Sociedade, Tecnologia e Ciência


A compra de uma casa exige uma atenção especial, afinal é a principal aquisição da vida da maioria das famílias.
As preocupações ambientais, os sistemas de segurança a decoração e arquitectura, são hoje em dia tidas em conta.
A minha casa ideal teria de ser pensada para reduzir ao mínimo o consumo e perdas de energia, para poder possibilitar contas de luz reduzidas, contribuir pouco para as emissões de gases com efeito de estufa devido ao baixo consumo energético. Seria, por isso, uma casa eco a dobrar, económica e ecológica.
Uma casa ergonómica seria verdadeiramente para mim a minha casa ideal, que visa o real conforto no amplo sentido de habitar, maior funcionalidade de “cada divisão” do lar, a pensar nas necessidades especiais da minha família. Sim, porque muitas vezes dizemos que, o homem faz a habitação mas a habitação também faz o homem.
Um bom enquadramento paisagístico, em zona verde e de preferência marítima (gostamos muito de praia), por forma a promover a sociabilidade entre pessoas e a promoção de actividades lúdicas. A consonância da minha habitação pessoal com essa paisagem pois é vulgar, ainda hoje, assistir-se a ofensas entre edificações e o meio em que se inserem. A título de exemplo podemos enumerar o “clássico” das arquitecturas nórdicas em zonas que não têm nada a ver com esse tipo de arquitectura.
Tem também como ideal a boa organização/distribuição do espaço interior, luminosidade e comodidade. Deverá ser a mais ampla e luminosa (luminosidade natural) possível fugindo o mais possível daquela definição física (com paredes) dos diversos espaços que a compõe.
Como lá em casa somos três e a família não tende a aumentar seria perfeito uma casa com 3 quartos, dois deles suites, o quarto da Inês teria um espaço de sala de estudo, um escritório, tudo isto no piso de cima. Em baixo, uma cozinha funcional, uma sala ampla multifacetada com vários recantos desnivelados, criados a pensar na sala de jantar, sala de estar e sala de televisão, uma casa de banho de serviço.
No exterior um grande jardim, com uma churrasqueira e piscina. Um anexo de apoio ao exterior com uma kitchenet, casa de banho completa, um mini ginásio e garagem.

Sem comentários: