segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Biografia - Gabriela Schaaf


Nasceu em 1960 em Basileia, na Suiça, filha de pai suíço e mãe italiana, mas veio viver para o Porto em 1971.

Ainda estudante no Colégio Alemão, encontra José Calvário no Aeroporto de Lisboa a quem revela que adorava cantar. É convidada pelo maestro para uma audição. Nesse dia gravaria os três temas do álbum "Hoje Há Conquinhas Amanhã, Não Sabemos" da Banda do Casaco.

Em 1978 obtém grande sucesso com o single "Põe os Teus Braços à Volta de Mim". No ano seguinte, fica em segundo lugar no Festival da Canção com "Eu Só Quero".

No verão de 1979 é gravado, em Zurique, o álbum "Video". O primeiro single é "Amor É Mais" mas o temaGabriela Schaaf mais popular foi "Homem Muito Brasa".

Depois do Festival RTP da Canção surgiu a oportunidade de sair de Portugal. Nessa tomada de decisão também pesou algum desencanto com o meio artístico e a vontade de viajar. Vai viver para Zurique, na Suiça, onde faz teatro amador, trabalha em publicidade e faz traduções.

Depois de algumas peripécias nas Caraíbas vai para Nova Iorque. Para sobreviver dá aulas de português e alemão. Aproveita para ter lições de canto e dança, incluindo de "jam-session" com o pianista Peter Allen.

O álbum "Outra Vez" foi gravado em Nova Iorque, em Junho de 1982. O disco, com produção de Jerry Marotta e de Nuno Rodrigues, inclui temas como "O Meu Mais-Que-Tudo", "Leva-Me Ao Cinema", "Outra Vez", "A Ilusão", "Taxi Girl Do Meu Coração", "Posta-Restante", "Axe", "Long Time", "Telefona P'ra Semana (O Aluno Exemplar)" e "Pequenos Nadas".

Regressa a Portugal em 1985. Apesar de desejar gravar um novo disco e de dar espectáculos acalentava o desejo de se dedicar mais a sério ao mundo da moda, uma actividade que a fascinava.

Actua no Festival da Canção de 1986 onde interpreta o tema "Cinza e Mel". Em Novembro desse ano é lançado um máxi-single com  os temas "Only a Fool" e "Same Mistake". O disco foi gravado no Landsdown Studios, em Bath, pequena localidade a Oeste de Londres.

Volta para Zurique, em 1988, onde ainda vive. 

Em 1997 é lançado, na série Caravela, o disco "Põe os Teus Abraços à Volta de Mim" que inclui temas gravados entre 1978 e 1982.

Em 1998 revelou à coluna "O Que é Feito de?" do jornal "O Independente" que estava a preparar um disco para ser lançado em Portugal. 

DISCOGRAFIA
Video (LP, EMI, 1979)
Outra Vez (LP, EMI, 1982)

SINGLES
Põe os Teus Braços à Volta de Mim/Cai Boca, Cai Beijo (Single, Decca, 1978)
Eu Só Quero/Eu Só Quero (Instrumental) (Single, Decca, 1979)
O Amor é Mais (Single, EMI, 1979)
Homem Muito Brasa (Single, EMI, 1980)
Leva-me Ao Cinema/Taxi Girl do Meu Coração (Single, EMI, 1982)
Only a Fool (Máxi, Polygram, 1986).

COMPILAÇÕES SE
Põe os Teus Braços à Volta de Mim - Colecção Caravela (Compilação, EMI, 1997)

COMENTÁRIOS
Outro disco que comprei à data do lançamento (Video - Gabriela Schaaf) e que é hoje uma raridade nunca reeditada. Este álbum de estreia é a primeira grande demonstração do génio da dupla António A. Pinho/Nuno Rodrigues como escritores de canções pop, em actividade paralela à Banda do Casaco. Tem um tema disco fantástico ("O Amor é Mais"), canções muito simples, tiques new wave, bossa nova... E a voz inconfundível de Gabriela Schaaf, de quem ainda hoje sou fã e que, infelizmente, nunca mais gravou nada a partir de 1986. Aqui, também podia ter escolhido os singles "Teu Ponto Final", de Lara Li, ou "Qualquer Dia, Quem Diria", de Concha - dois outros exemplos da arte Pinho/Rodrigues no mesmo ano.

Rodrigo Affreixo em declarações ao Público (2002) a própósito da festa "Super Cock"

NO RASTO DE...
Tem uma produtora, a "Look and Listen" e vende a voz para a rádio e televisão.

Sem comentários: