Os pais dos alunos da Escola Básica Nº 1 das Paivas, no Seixal, preparam um abaixo-assinado contra a violência levada a cabo por um aluno, de dez anos, que está suspenso. Perante as sucessivas ameaças e agressões a professores, colegas e funcionários, os encarregados de educação pretendem que ‘Miguel’ seja retirado da escola, de forma a atenuar o clima de pânico que se vive.
"Ele agarrou-se ao pescoço do meu filho, começou a abaná-lo e a dizer que ele [Ricardo] tinha de lutar com ele. O Ricardo, apesar de só ter nove anos, é grande, mas começou a chorar. O outro bateu-lhe e mandou-o ir ter com a mamã", relatou Débora Maria, considerando que ‘Miguel’ devia ser retirado da escola.
Além deste episódio, "já ameaçou levar uma pistola para as instalações, agarrou o pescoço a uma professora e bate constantemente nos outros alunos", conforme confidenciou a mãe de outra criança, mantendo o anonimato com medo de represálias: "Ele vive no bairro da Jamaica onde há alguns problemas".
‘Miguel’ não é caso único na escola: "No início do ano lectivo houve outro aluno, de sete anos, que andava a bater nos colegas", conta outra mãe.
A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens do Seixal identificou o caso em 2003 e arquivou-o em 2005, tendo encaminhado o processo para o Ministério Público. Em breve serão aplicadas medidas de protecção à criança.
André Pereira
Sem comentários:
Enviar um comentário