segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Biologia do 12º ano – Kits experimentais de Biologia Molecular – Fórum de acompanhamento

No âmbito da colaboração estabelecida entre a DGIDC e a Ordem dos Biólogos deu-se início ao processo de distribuição, pelas escolas com ensino secundário em que haja oferta da disciplina de Biologia no 12º ano do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, de kits experimentais de Biologia Molecular – Kits Biogénius.

Estes Kits experimentais de Biologia Molecular permitem a realização, em contexto de sala de aula, de actividades experimentais que exigem equipamentos muito específicos e dispendiosos e que assumem grande pertinência no âmbito do programa de Biologia do 12º ano, na sua Unidade 2 – Património Genético.

Foram já enviados exemplares destes Kits para as Direcções Regionais de Educação, a fim de que estas entidades promovam a distribuição desse equipamento pelas escolas com ensino secundário da sua área de jurisdição.

Até à presente data produziu-se cerca de metade do total de Kits, prevendo-se que a produção dos restantes esteja concluída até ao final do presente ano, altura em que haverá uma nova distribuição.

Atendendo à especificidade destes Kits experimentais de Biologia Molecular, e consequente necessidade de proporcionar aos professores que leccionam Biologia do 12º ano, o apoio necessário à sua aplicação em sala de aula, foi criado um fórum de acompanhamento, que vimos agora divulgar.

Neste espaço dedicado aos professores que leccionam Biologia do 12º ano que irão trabalhar com os Kits Biogénius, são proporcionados:

· Um fórum de diálogo a fim de promover a partilha de experiências entre professores, bem como o seu acompanhamento na abordagem de temáticas no âmbito da Biologia Molecular, nomeadamente a realização de actividades experimentais que envolvam os Kits Biogénius, que contará com elementos da DGIDC e da Ordem dos Biólogos, nomeadamente o Professor Doutor José Matos, Vice-Presidente da Ordem dos Biólogos e investigador do INETI pertencente à equipa responsável pela concepção dos Kits Biogénius;

· Um espaço “notícias” que poderá ser utilizado para dar a conhecer as iniciativas de professores, de escolas, ou de outras entidades que se relacionem com este equipamento e com a área da Biologia Molecular;

· Um espaço onde seja possível carregar e descarregar documentos, nomeadamente guias experimentais e materiais de apoio aos professores no âmbito da Biologia Molecular.

· Foram ainda convidados a participar neste fórum professores que já realizaram formação relativa aos Kits de Biologia Molecular pela Ordem dos Biólogos e que, por conseguinte, poderão assumir um papel importante na dinamização desse espaço de partilha de informação, de materiais e de práticas.

As inscrições dos professores neste fórum de acompanhamento poderão ser feitas mediante o endereço: http://moodle.dgidc.min-edu.pt/course/view.php?id=373

Após a inscrição devem solicitar a senha de acesso à disciplina através do e-mail: silvia.castro@dgidc.min-edu.pt

Sem comentários: