sábado, 14 de novembro de 2009

ClassMarker – uma ferramenta online para criar e gerir os seus testes

Cada professor pode criar uma quantidade ilimitada de turmas e distribuir testes diferentes por essas turmas. Tem igualmente a possibilidade de colocar imagens nos testes, bem como definir um tempo-limite para a sua execução. Os tipos de testes são variados, como veremos de seguida.


Este projecto tem também uma componente paga, que envolve, essencialmente, as estatísticas globais por aluno.

Será sobre a área gratuita que nos iremos debruçar, de uma forma resumida, para que fique com uma ideia sustentada sobre as potencialidades do ClassMarker.

A partir de http://www.classmarker.com terá de fazer o seu registo e depois começar a construir os seus testes, perguntas e turmas.

Para criar um novo teste, deverá ir a My Tests – create new test. Poderá então colocar o nome desejado e clicar em add new test.

Pode dividir os testes em categorias da sua conveniência. Para criar essas categorias, terá de aceder, no menu lateral, a My Tests – Categories e no campo Add new category inserir o nome pretendido. Posteriormente, pode editar as designações dadas às suas categorias.

Para adicionar perguntas a cada teste, tem duas opções:
- adicionar perguntas já existentes, a partir do seu banco de perguntas – My Tests – nome do teste – view options – Enter new questions directly into this test;
- criar novas perguntas directamente para o teste.

Para criar perguntas a partir da base de dados, deverá ir a My Tests  – Question bank e clicar em add question. Existem vários tipos de perguntas:

MC (Multiple Choice) – Escolha múltipla com uma resposta certa
MR (Multiple Response) –  Escolha múltipla com mais que uma resposta certa
True/False – Verdadeiro/Falso
Free text – Texto livre
Punctuation – Pontuação
Essay – Ensaio

Quando são criadas as perguntas, exceptuando, claro, a modalidade ensaio, o professor estabelece à partida a(s) resposta(s) certas(s).

Em My Tests – Set default test settings tem a hipótese de escolher as opções por defeito para as suas perguntas. Por exemplo, se os alunos vêem os resultados dos testes após os terem realizado, o tempo disponível para responder a cada questão, quantas perguntas aparecem por página, quantos valores atribuir a cada resposta certa, entre outras situações.

Para criar uma nova turma, ir a My classes e clicar em Create new class. No passo seguinte, dê um nome à turma e clique em Create class.

Para distribuir um teste por uma turma, no menu lateral clique em Assign tests, abaixo do nome da turma para a qual quer enviar os testes.

Seguindo o procedimento anterior, em Administer learner pode enviar mensagens personalizadas para as suas turmas, além de ter as opções de ver, registar e apagar alunos.

O registo de alunos pode ser efectuado um a um ou em massa. Neste segundo caso, em My Classes – nome da turma – Administer learners no campo Register learners in a batch terá apenas de inserir o primeiro e último nome de cada aluno a registar.

Tem a opção de criar uma password única para todos ou, então, o próprio sistema pode automaticamente atribuir a cada aluno um nome de utilizador e uma palavra-passe.

Caso pretenda que sejam os seus alunos a fazerem a inscrição, o ClassMarker dá a hipótese de gerar códigos automáticos para depois serem distribuídos aos alunos que se vão registar numa determinada turma.

Sem comentários: