Na edição de 2008/2009, participaram 84 escolas e 2958 alunos/as de todo o país na proposta didáctica 'Conectando Mundos'.
O Conectando Mundos é uma proposta didáctica de Educação para a Cidadania Global desenvolvida por quatro Organizações Não Governamentais europeias: Ucodep (Itália), Intermón Oxfam (Espanha), Inizjamed (Malta) e CIDAC (Portugal).
Educar para a Cidadania Global representa educar para temas relevantes, com a intenção de que se produza uma transformação progressiva nos valores, atitudes e comportamentos dos nossos alunos e alunas, enquanto cidadãos conscientes da complexidade do mundo e participativos e comprometidos na construção de uma sociedade justa, equitativa e solidária.
A proposta didáctica é dinamizada através da plataforma onlinehttp://www.conectandomundos.org/pt e permite a participação e o intercâmbio entre alunos/alunas e professores/professoras de diferentes realidades geográficas (Portugal, Malta, Itália, Espanha, Brasil, Cabo Verde, Tanzânia, República Dominicana, Quénia, etc.) e socio-económicas, e de diferentes níveis de ensino (alunos dos 6 aos 17 anos).
Conectando Mundos - 'Sonhos de Andorinha'
Finalidade
Ao educar para a uma cidadania global, o Conectando Mundos pretende fomentar a transformação progressiva nos valores, atitudes e comportamentos dos nossos alunos e alunas, enquanto cidadãos conscientes da complexidade do mundo e participativos na construção de uma sociedade mais justa, equitativa e solidária. (para conhecer melhor leia o artigo da Revista Noesis nº 75 (AQUI) )
Público-alvo
Turmas do ensino básico, secundário e profissional cujos alunos têm idades compreendidas entre os 6 e 17 anos.
Serão, posteriormente, formadas equipas constituídas por aproximadamente 15 turmas, agrupando alunos da mesma idade provenientes de diferentes regiões e países (Portugal, Espanha, Itália, Malta, Brasil, Cabo Verde, Tanzania, República Dominicana, Quénia..).
Porquê trabalhar as MIGRAÇÕES E DESENVOLVIMENTO?
As migrações, apesar de sempre terem existido, são também uma consequência lógica deste modelo social e económico injusto que rege o mundo em que vivemos.
Enquanto abrimos cada vez mais as fronteiras à livre circulação de bens e capitais económicos, maior entraves colocamos à livre circulação de pessoas. E não só fechamos fronteiras, fechamos também mentalidades:
- através de mensagens preconceituosas,
- através do medo face à diferença,
- através da concepção da identidade como algo uniforme e excludente,
- através da homogeneização cultural...
A partir de uma perspectiva humana e integrada na concepção de cidadania global, abordamos as causas e as consequências que o processo migratório tem na vida das pessoas e no seu meio envolvente e desafiamos atitudes e compromissos, tanto a nível pessoal como colectivo.
Queremos construir um espaço comum de respeito e enriquecimento mútuo, em que há igualdade de deveres e direitos, aproximação e acolhimento, interculturalidade, valorizando a riqueza da diferença e da diversidade.
Objectivos
· Conhecer e analisar, de forma crítica, os processos migratórios: as causas e as consequências na vida das pessoas e no seu contexto.
· Potenciar o interesse e a curiosidade pela investigação em torno do tema das migrações de desenvolvimento no contexto próximo, partilhar as principais ideias com outros alunos/as e poder retirar conclusões à escala global.
· Fomentar acções e atitudes individuais e colectivas transformadoras que contribuam para a construção de uma sociedade aberta, diversa e solidária, baseada no respeito recíproco entre pessoas de diferentes proveniências.
Actividades
- Curso on-line para professores e professoras(de 18 de Janeiro a 4 Fevereiro de 2010, de acordo com a sua disponibilidade). Durante as 3 semanas, os professores/as acedem à plataforma on-line de forma a familiarizar-se com o ambiente virtual, com os objectivos e conteúdos da proposta e com a actividade que vai ser desenvolvida com os alunos e alunas da faixa etária que lecciona. Nesta altura, terão acesso aos materiais de apoio (guia didáctico e documentação de referência) e poderão estabelecer contacto com os outros professores/as que realizarão a actividade.
- Actividades com os alunos e alunas (6 semanas de trabalho entre 8 de Fevereiro e 21 de Março de 2010). As turmas inscritas no Conectando Mundos vão interagir e trabalhar em conjunto através da Internet. Cada faixa etária irá dispor de uma proposta específica que suscita momentos de reflexão, debate e iniciativa, tanto com os colegas da turma como com os colegas virtuais. Estará ainda ao dispor dos participantes um conjunto de ferramentas de comunicação. Se quiser conhecer o que foi feito na edição passada visite a página http://www.conectandomundos.org/pt e o blog de professores/as portugueses participanteshttp://conectandomundospt.blogspot.com.
- Encontro de professores e professoras (Abril). Os professores e professoras participante poderão participar no Encontro Nacional destinado à partilha de experiências.
O cronograma rigoroso está relacionado com a participação simultânea de escolas e turmas de diferentes países cujos calendários escolares são bastante diferentes.
Porquê participar?
- Permite integrar a perspectiva de cidadania global nos projectos educativos das escolas/turmas e na programação das aulas de diferentes áreas curriculares e não curriculares.
- Potencia atitudes e valores que permitem conhecer e entender melhor a realidade envolvente e, desta forma, participar activamente na construção de um mundo mais sustentável.
- Permite que o conhecimento seja construído através de processos participativos e colaborativos de ensino-aprendizagem.
- Oferece novas metodologias de trabalhos às escolas relacionadas com autilização das Tecnologias da Informação e Conhecimento.
- Permite consolidar uma educação para a cidadania global.
- Inclui a diversidade cultural, linguística e social como um recurso para a participação e aprendizagem.
- Torna o ambiente educativo um espaço dinâmico, proporcionando aos alunos e alunas uma forma diferente de conhecer.
Contamos com a participação da(s) sua(s) turma(s)!
Para participar é necessário preencher o formulário de inscrição on-line que se encontra no site www.conectandomundos.org a partir de dia 13 de Outubro e até dia 18 de Dezembro.
--
CIDAC
Rua Pinheiro Chagas, 77-2º Esq.
1069-069 Lisboa
Tel.(+351)21.317.28.60
Fax.(+351)21.317.28.70
Sem comentários:
Enviar um comentário