quinta-feira, 30 de abril de 2009

Matemática: Plano de Acção alargado ao 1º ciclo no próximo ano lectivo

O Plano de Acção para a Matemática, aplicado no 2º e 3º ciclos do básico, vai ser alargado ao 1º ciclo em 2009/2010, o mesmo ano lectivo em que arrancará a generalização do novo programa da disciplina, anunciou o Governo.

Segundo informação disponibilizada no site do Ministério da Educação, "os balanços intercalares que têm sido feitos dão conta do impacto positivo" deste plano, "quer ao nível das práticas lectivas, quer do trabalho entre professores". Assim, "irá ser dada continuidade a este trabalho, através da implementação de um novo Plano da Matemática, alargado aos três ciclos do ensino básico".

Os agrupamentos e escolas não agrupadas interessados em implementar o "Plano da Matemática II" deverão candidatar-se através de uma aplicação que estará disponível entre 1 de Junho e 30 de Junho de 2009.

O Plano de Acção para a Matemática foi lançado pelo ministério de Maria de Lurdes Rodrigues em Junho de 2006, com uma validade de três anos lectivos, com o intuito de melhorar os resultados dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos na disciplina.

No segundo ano de execução, por exemplo, este plano envolveu 395 mil alunos e 77.584 professores, dos quais 9036 são docentes de Matemática, mobilizando ainda um investimento de 2,6 milhões de euros.

Na página da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), o Governo anuncia ainda que "a generalização do novo Programa de Matemática do Ensino Básico iniciar-se-á no próximo ano lectivo de 2009/2010". "Nesta fase, a generalização está sujeita a candidatura por parte das escolas interessados em implementar o programa para os 1.º, 3.º, 5.º e 7.º anos de escolaridade", lê-se na página da DGIDC.

Lusa

Sem comentários: