sábado, 26 de julho de 2014

Resumo - Agricultura


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Manual - Avaliação Compreensiva - 6/7 anos


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Informática - TIC - Vídeo sobre Excel Básico - Aula 4 - Parte 1 de 2

Vídeo - Excel Básico - Aula 1 - Parte 1 de 3

Conteúdo - Úrano

- É o terceiro maior planeta do Sistema Solar.

- A atmosfera é composta, essencialmente, por hidrogénio, hélio, meta no e pequenas porções de outros gases.

- Caracteriza-se pelo facto do seu eixo de rotação estar muito inclinado sobre o plano da sua órbita e a sua rotação realiza-se, tal como Vénus e Plutão, em sentido inverso ao dos restantes planetas. Julga-se que a posição invulgar de Úrano resultou da colisão com um corpo do tamanho de um planeta, no início da história do Sistema Solar.

- Apresenta um sistema de anéis muito fino e difuso.

- O seu dia dura cerca de 17 horas e 24 minutos; demora cerca de 84 anos terrestres a dar uma volta completa ao Sol.

- Possui cerca de 21 satélites naturais, sendo Titânia e Oberon as duas maiores luas.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Powerpoint - Cubismo



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Conteúdo - Saturno

- É o segundo maior planeta do Sistema Solar. Apresenta-se visivelmente achatado nos pólos, como resultado da rotação muito rápida sobre o seu próprio eixo.

- A atmosfera é, principalmente, composta por hidrogénio com pequenas quantidades de hélio e metano.

- A característica mais notável de Saturno é o seu sistema de anéis. Estes foram observados, pela primeira vez, em 1610, por Galileu, ficando conhecido como a "jóia do Sistema Solar".

- Julga-se que os anéis podem ter sido formados a partir das luas que terão sido desfeitas pelo impacto de cometas e meteoróides. A composição exacta dos anéis não é conhecida, mas mostram que contêm uma grande quantidade de água. Podem ser compostos por icebergues e/ou bolas de gelo desde poucos centímetros até alguns metros de diâmetro.

- Tal como Júpiter, o seu dia dura cerca de 10 horas. Este planeta demora cerca de 29,5 anos terrestres para dar uma volta completa ao Sol.

- Possui, aproximadamente, 30 satélites naturais.

Higiene e Segurança no Trabalho - Manual sobre Sistemas Automáticos de Detecção de Incêndio


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Powerpoint - Os Sinais de Proibição


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quinta-feira, 24 de julho de 2014

Resumo - O Espaço Físico Português


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Exame Nacional do Ensino Secundário - Introdução à Economia 130 - 2ª Fase - 2006






Manual - Avaliação Compreensiva - 12 anos


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Conteúdo - Júpiter

- É o maior planeta do Sistema Solar. Se Júpiter fosse oco, caberiam mais de mil Terras no seu interior.

- A atmosfera é muito espessa, provavelmente atingindo todo o planeta, e é composta, principalmente, por hidrogénio e hélio (na mesma proporção que no Sol), com pequenas porções de metano, vapor de água e outros componentes. Estas características sugerem que Júpiter, mais do que um simples planeta, trata-se de uma estrela que não se chegou a formar completamente.

- Os padrões das nuvens mudam de hora para hora ou de dia para dia. A Grande Mancha Vermelha é uma tempestade complexa, com uma dimensão semelhante ao planeta Terra, que se move numa direcção anti-horária.

Tem um sistema de anéis, que é muito ténue e totalmente invisível visto da Terra. Demora quase dez horas a realizar uma volta completa em torno do seu eixo e 11,86 anos em torno do Sol.

- Possui cerca de 39 satélites naturais. Doze dos satélites mais pequenos julga-se terem sido capturados pela atracção gravítica de Júpiter. Os maiores, 10, Europa, Ganimedes e Calisto, devem ter sido originados aquando da formação do próprio planeta.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Powerpoint - Primeiras Civilizações



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Conteúdo - Marte

- É referido como o planeta vermelho. As rochas, o solo e o céu têm uma tonalidade vermelha ou rosa.

- A atmosfera é composta, principalmente, por dióxido de carbono com pequenas porções de outros gases (azoto, vapor de água, oxigénio, árgon, monóxido de carbono). Há evidências de que no passado uma atmosfera mais densa pode ter permitido que a água corresse no planeta.

- Características físicas muito parecidas com costas, vales fluviais, leitos com meandros, zonas de escorrência e vestígios de verdadeiras enxurradas sugerem a existência, no passado, de grandes rios. A superfície de Marte é muito acidentada, apresentando vulcões, os maiores do Sistema Solar, hoje presumivelmente extintos. Experiências biológicas, realizadas a bordo de sondas, descobriram actividade química inesperada e enigmática no solo marciano, mas não fornecem qualquer evidência clara da presença de micro-organismos vivos, no solo, perto dos locais onde poisaram.

- A temperatura média registada em Marte é de 63°C, com uma temperatura
máxima à superfície do 20°C e mínima de -140°C.

- Demora 687 dias a dar a volta completa em torno do Sol e o seu período de rotação é de 24 horas, 37 minutos e 23 segundos. Em torno de Marte, giram dois satélites naturais: Fobos e Deimos.

Powerpoint sobre Materiais utilizados em Drenagem


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Powerpoint - Regras de Segurança


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terça-feira, 22 de julho de 2014

Resumo - Acidentes do Litoral


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Comunicado do Ministério da Educação sobre a PACC

Ficou concluída a realização da Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades do ano escolar de 2013/2014, que, excecionalmente, contou apenas com a componente comum. A prova realizou-se em escolas por todo o País e, como previsto, será aplicada nos concursos de seleção e recrutamento de professores para o ano letivo de 2014/2015. Foi dado um passo importante na política do governo para a melhoria do ensino, em particular da escola pública, e para a dignificação da função docente.

O Ministério não pode deixar de lamentar, no entanto, alguns casos em que se registaram problemas - casos que, no entanto, não impediram a realização da prova. De 88 escolas em que a mesma estava prevista, apenas numa não foram concretizadas as condições para a sua realização, por insuficiências internas que a Inspeção Geral de Educação e Ciência está a verificar. Em cinco outras escolas, alguns manifestantes pretenderam, embora sem sucesso, pressionar os professores vigilantes e perturbar os candidatos. São incidentes que não dignificam a classe docente e sabemos bem que os professores não se revêm nessas atitudes. De facto, e a ter em conta os apelos feitos por alguns organizadores dessas manifestações, muitos deles seriam estranhos à profissão docente. Em duas outras escolas, registaram-se casos de candidatos que, depois de responderem à chamada e entrarem na sala, se recusaram a realizar a prova.

O Ministério lamenta também as tentativas de desinformação dos candidatos através de declarações falsas de dirigentes de alguns sindicatos que afirmaram que a prova estaria suspensa. Tal como havia sido reafirmado ontem pelo Ministério da Educação e Ciência, os pedidos de decretamento provisório de providências cautelares feitos ao TAC de Lisboa e aos TAF de Coimbra e de Beja foram indeferidos, e as correspondentes resoluções fundamentadas foram entregues pelo MEC ontem. Tudo isto é facilmente verificável nos processos, mas os referidos dirigentes sindicais continuaram a afirmar que a prova estava suspensa, perturbando os candidatos, sem sequer atender ao facto de que a difusão dessa falsidade poderia prejudicar gravemente os que queriam fazer a prova e que poderiam, inclusivamente, cancelar a sua presença com base nessa desinformação.

A legalidade da prova já tinha aliás sido definida por tribunais superiores, e mesmo considerada de interesse público: «Em juízo de ponderação entre o interesse público fundado no mérito subjetivo da docência pública […] e os interesses particulares dos candidatos […] traduzidos em ingressar nesta área da função pública, não surge a menor hesitação em concluir pela prevalência do interesse público materializado na realização de provas de avaliação, em critério de preferência alicerçado na seleção positiva da capacidade profissional dos futuros candidatos no concurso de ingresso de carreira». (TCA Sul)

O MEC regista e reconhece o profissionalismo de diretores, professores e funcionários que garantiram a realização da prova.

Os números globais provisórios são os seguintes:

Escolas - 88
Escolas onde se reuniram condições efetivas de realização da prova - 87
Candidatos inscritos - 4120
Presenças - 2745
Faltas - 1325

Das provas realizadas, 95% foram consideradas válidas

A Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades é parte fundamental de um conjunto de medidas tomadas pelo Ministério da Educação e Ciência para melhorar progressivamente a qualidade da docência, que é a componente central da qualidade do sistema educativo. Essas medidas, que enquadram também a obrigatoriedade de realização de exames de Português e de Matemática para admissão aos cursos de licenciatura de Educação Básica, o reforço curricular das condições de habilitação para a docência e ainda a formação contínua de professores, permitirão que, no momento em que se verifique uma renovação dos quadros docentes das escolas, o país venha a ter uma geração de professores altamente qualificada.

A prova realizou-se após o último dia de Exames Nacionais do Ensino Secundário, de modo a não interferir com a sua realização. Foi instituída em 2007, tendo entretanto sofrido algumas alterações no formato definido em 2009 e 2010. Nesta legislatura, a sua realização estava desde o início prevista no Programa de Governo, tendo sido assumida como uma prioridade para este Ministério desde o primeiro momento. Em setembro de 2013 foi aprovada em Conselho de Ministros, e em 18 de dezembro do mesmo ano a sua componente comum foi realizada em escolas por todo o País. Apesar de uma greve convocada por alguns sindicatos, a prova realizou-se em salas para as quais tinham sido atribuídos mais de 70% dos candidatos. Essas provas encontram-se já classificadas.

Após a realização da prova, o decretamento de Providências Cautelares pelos Tribunais Administrativos e Fiscais do Porto e do Funchal suspendeu os atos relacionados com o processo. No entanto, na sequência de recursos interpostos pelo MEC, o Tribunal Central Administrativo do Norte tornou sem efeito a sentença do TAF Porto a 28 de março de 2014, e o TCA Sul decidiu no mesmo sentido a 24 de abril.

Os acórdãos dos tribunais superiores vieram assim pôr termo a um litígio que prejudicou milhares de professores e sublinharam de forma muito clara que a legislação sobre a prova e a sua realização são do foro executivo do governo, assim como têm amplo fundamento na necessidade de valorização da função docente.

Notícia retirada daqui