segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Higiene e Segurança no Trabalho - Higiseg

Biografia - Francisco Taranco

n:  
m: 26 de Janeiro de 1808 no Porto (Portugal)

Em 1769 foi transferido para a Luisiana às ordens do conde O'Reilly, com o posto de cadete, regressando a Espanha no ano seguinte.
Em 1772 voltou à América, onde se manteve até 1783. Em 1793 era comandante do regimento de Soria, encarregado de apoiar as forças do general Ricardos no Rossilhão. Nessa campanha salientou-se na acção de Pla del Rey onde defendeu a sua posição contra forças quatro vezes superiores.

Em 1794, já brigadeiro, era o responsável pelo flanco direito da linha espanhola en Espolla (Gerona), tendo atacado o flanco esquerdo francês no campo de Cantallops com êxito. Participou na campanha do Alentejo em 1801, sendo promovido, em 1802, a tenente general e nomeado capitão-general da Galiza.

Em 1807 comandou as forças que invadiram o Entre Douro e Minho ocupando o Porto, em nome da antiga Rainha da Etrúria, e futura rainha da Lusitânia Setentrional, como previa o tratado de Fointainebleau de Outubro desse mesmo ano. Morreu no Porto em Janeiro de 1808.

Bibliografia:
Enciclopedia Universal Ilustrada Europeo-Americana, vol. LVII, Bilbao, Espasa-Calpe
Arquivo Histórico Militar, 1.ª Divisão, 14.ª Secção, Caixa 1, n.º 63, «Ofício de Gonçalo Pereira Caldas para o conde de Sampaio, conselheiro de governo, de 28 de Janeiro de 1808»

Postal Antigo - Andorra - Grande Lado de Pessons (1998)


Biografia - Carlos Maria Trindade

Carlos Maria Trindade nasceu em 1954. Ingressa no Conservatório de Lisboa onde faz os seus estudos de piano e composição.

Em 1971 forma os Soft Thud com Paulo Pedro Gonçalves. Em 1979 é um dos fundadores dos Corpo Diplomático que chegam a editar o álbum "Música Moderna". Depois do fim do grupo, formam os Heróis do Mar, em Setembro de 1980.

Em 1982 é editado pela Vimúsica o single "Princesa". O álbum "Tédio" chega a estar previsto mas não é editado devido à falência da editora.

Em 1986 produz o álbum "Spleen" dos Rádio Macau. Nos anos seguintes, produz o álbum "Circo de Feras" dos Xutos & Pontapés e os dois primeiros álbuns dos Delfins. Os Heróis do Mar terminam a sua carreira em 1989.

Em 1991 é editado o álbum "Mr. Wollogallu" de Carlos Maria Trindade e Nuno Canavarro. Ainda nesse ano, substitui Tozé Brito no lugar de A&R nacional da Polygram.

Em 1994, Carlos Maria Trindade produz discos de Issabary e  de Paulo Bragança. É convidado para substituir Rodrigo Leão nos Madredeus, abandonado o cargo de A&R.

Em 1996 é editado o álbum "Deep Travel" que incluí temas como "Sky and Soul", com a participação da cantora Natacha Atlas, e "Urban Monks" (o primeiro single). Produz o álbum "Love?" dos Santos & Pecadores.

Carlos Maria Trindade e Paulo Bragança participam na compilação "Onda Sonora - Red Hot + Lisbon" com o tema "A Névoa".

Produz o álbum "Fado Curvo" de Mariza (2003) que inclui dois temas da sua autoria, "O Deserto" e "Fado Curvo".

Colabora com Anabela no disco  "Aether" de 2005. Um dos temas de Carlos Maria Trindade é incluído no disco de duetos de Teresa Salgueiro.

É editado o disco "Música nAIVE"  (2006) dos No Data, projecto de Carlos Maria Trindade com Luis Bethoven.

DISCOGRAFIA
Princesa/Em Campo Aberto (Single, Vimúsica, 1982)
Mr. Wollogallu (com Nuno Canavarro) (CD, União Lisboa, 1991)
Deep Travel (CD, União Lisboa, 1996)

Colectâneas
Onda Sonora (1998) - A Névoa (com Paulo Bragança)
Noites Longas (1998) - Sky and Soul (Leaving Mouraria Mix)

NO RASTO DE...
É teclista dos Madredeus desde 1994.

Biografia retirada de Anos80

Conteúdo - Gottfried Wilhelm Leibniz - O Argumento Ontológico de Leibniz - Contexto Histórico


A história da filosofia atribui a Anselmo de Cantuária, ainda no período da Renascimento do século XII, no âmbito das Escolas de Catedral, a primeira formulação de um Argumento ontológico. Tal Argumento pretende demonstrar a existência de Deus de maneira A priori, ou seja,  a partir da mera compreensão lógica do conceito de Deus,  deve-se concluir a necessidade de sua existência. Podemos entender o argumento ontológico como um salto do campo da lógica (conceito de Deus) para o campo da ontologia (existência de Deus). Ao longo da história da Filosofia moderna e Filosofia contemporânea, muitos pensadores dedicaram-se a formular definições sobre 'Deus' e produzir novas maneiras de demonstrar sua existência. Dentre muitos, destacam-se René Descartes, Alvin Plantinga, Kurt Gödel e, especialmente, Leibniz.

Biografia - Abu Ja'far Mohamed [ou Muhammad] ibn Musa al-Khwarizmi

(Brilhante matemático e astrónomo )
780 - 850

Brilhante matemático e astrónomo persa-muçulmano nascido provavelmente na região de Khwarizm, sul do mar de Aral, na Ásia central, descobridor do Sistema de Numeração Decimal e dos dez símbolos, que hoje são conhecidos como algarismos indo-arábicos, e introdutor desses numerais e dos conceitos da álgebra na matemática européia. O Califa al-Mamum ocupava o trono do Império Árabe e decidiu transformar seu reino em um grande centro de ensino onde se pudesse dominar todas as áreas do conhecimento, originando a primeira época áurea da ciência islâmica. E para atingir esse objetivo, contratou e trouxe para Bagdá os grandes sábios muçulmanos daquela época. Entre esses sábios estava al-Khowarizmi, o maior matemático árabe de todos os tempos. Vivendo sob os califados de al-Mamun e al-Mutasim, de sua vida anterior a Bagdá pouco se sabe, porém escreveu principalmente sobre astronomia, geografia e matemática. Da importância de sua obra também se originou a palavra álgebra (al-jabr = reunir). Seu extraordinário trabalho sobre matemática elementar Kitab Al-jabr w'al-mukabalah (A arte de reunir desconhecidos para igualar ao conhecido, 820), uma compilação de regras para solução aritmética de equações lineares e de segundo grau, baseado nos trabalhos de Diofante, foi traduzido no século XII para o latim e quando deu origem ao termo álgebra. Encarregado de traduzir para o árabe os livros de matemática vindos da Índia, numa dessas traduções o matemático se deparou com aquilo ainda hoje é considerado, a maior descoberta no campo da matemática: O Sistema de Numeração Decimal. Ele ficou tão impressionado com a utilidade daqueles dez símbolos, que hoje são conhecidos como: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, que escreveu um livro explicando como funciona esse sistema. Este importante trabalho (825) foi preservado numa tradução latina Algoritmi de numero Indorum (975), um texto sobre a arte hindu de calcular, obra que divulgou os símbolos e o sistema numérico indo-arábico. Este livro introduziu bibliograficamente na Europa, o sistema numérico dos hindus, que passou a ser conhecido como algarismos arábicos, além de importantes conceitos algébricos. Deste texto surgiu o termo algorítmo. Também compilou tabelas astronômicas, baseadas no Sind-hind, versão árabe do original sânscrito Brahma-siddhanta, no século VII da era cristã, e morreu em Bagdá. O termo algarismo vem de al-Khowarizmi, usado para denominar os símbolos de 0 a 9, uma homenagem a esse matemático árabe que mostrou a humanidade a utilidade desses dez e magníficos símbolos.

Notícia retirada daqui

Conteúdo - A tentar perder peso? Erros a evitar - Deixar de comer doces


As pessoas pensam que deixar de comer doces e viver apenas de sopas e legumes é fundamental para perder peso mais rápido, mas pode perder esses quilos extra, desfrutando de bolos, de vez em quando. Guarde sempre um dia (de batota) em que pode comer o seu lanche favorito sem se sentir culpado. É bom para manter uma dieta equilibrada que contém variedade e não faz com que sinta que está a perder alguma coisa.

Desenhos para colorir - Primavera


UFCD - 0020 - Fotolitos

0020 - Fotolitos
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Fotolitos
Código:
0020
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos

  • Estudar e analisar fotolitos.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Estudo e análise de fotolitos
  • Saídas e análise de fotolitos
Referenciais de Formação

213001 - Operador/a de Pré-Impressão
Histórico de Alterações

(*) 2008-05-14   Criação de UFCD.

domingo, 8 de outubro de 2017

Conteúdo - Autismo - A Tríade do Autismo


Lorna Wing definiu o autismo como uma síndrome que apresenta comprometimentos em três importantes domínios do desenvolvimento humano: a comunicação, a sociabilização e a imaginação. A isto, ela deu o nome de tríade.

Desvios qualitativos da comunicação
Caracterizada pela dificuldade em utilizar com sentido todos os aspectos da comunicação verbal e não verbal. Isto inclui gestos, expressões faciais, linguagem corporal, ritmo e modulação na linguagem verbal.
Portanto, dentro da grande variação possível na severidade do autismo, poderemos encontrar uma criança sem linguagem verbal e com dificuldades na comunicação por qualquer outra via - isto inclui ausência de uso de gestos ou um uso muito precário dos mesmos; ausência de expressão facial ou expressão facial incompreensível para os outros e assim por diante - como podemos, igualmente encontrar crianças que apresentam linguagem verbal, porém esta é repetitiva e não comunicativa.
Muitas das crianças que apresentam linguagem verbal repetem simplesmente o que lhes foi dito. Este fenómeno é conhecido com ecolalia imediata. Outras crianças repetem frases ouvidas há horas, ou até mesmo dias antes (ecolalia tardia).
É comum que crianças com autismo e inteligência normal repitam frases ouvidas anteriormente e de forma perfeitamente adequada ao contexto, embora, geralmente nestes casos, o tom de voz soe estrando e pedante.

Desvios qualitativos na sociabilização
Este é o ponto crucial no autismo e o mais fácil de gerar falsas interpretações. Significa a dificuldade em relacionar-se com os outros, a incapacidade de compartilhar sentimentos, gostos e emoções e a dificuldade na discriminação entre diferentes pessoas.
Muitas vezes a criança que tem autismo aparenta ser muito afectiva por aproximar-se das pessoas, abraçando-as e mexendo, por exemplo, no seu cabelo ou mesmo beijando-as quando na verdade ela adopta indiscriminadamente esta postura, sem diferenciar pessoas, lugares ou momentos. Esta aproximação, usualmente, segue um padrão repetitivo e não contém nenhum tipo de troca ou compartilhamento.
A dificuldade de sociabilização, que faz com que a pessoa que tem autismo tenha uma pobre consciência da outra pessoa, é responsável, em muitos casos, pela falta ou diminuição da capacidade de imitar, que é um dos pré-requisitos cruciais para a aprendizagem, e também pela dificuldade de se colocar no lugar de outro e de compreender os factos a partir da perspectiva do outro.
Pesquisas mostraram que mesmo nos primeiros dias de vida um bebé típico prefere olhar para rostos do que para objectos. Através das informações obtidas pela observação do rosto dos pais, o bebé aprende e encontra motivação para aprender. Já o bebé com autismo dirige a sua atenção indistintamente para pessoas e para objectos, e a sua incapacidade em perceber pessoas faz com que perca oportunidades de aprendizagem, refletindo-se num atraso do desenvolvimento.

Desvios qualitativos na imaginação
Caracteriza-se por rigidez e inflexibilidade e estende-se às várias áreas do pensamento, linguagem e comportamento da pessoa. Isto pode ser exemplificado por comportamentos obsessivos e ritualísticos, compreensão literal da linguagem, falta de aceitação das mudanças e dificuldades em processos criativos.
Esta dificuldade pode ser percebida por uma forma de brincar desprovida de criatividade e pela exploração peculiar de objectos e brinquedos. Uma criança que tem autismo pode passar horas a fio explorando a textura de um brinquedo. Em crianças que têm autismo e têm inteligência preservada, pode-se perceber a fixação em determinados assuntos, na maioria dos casos incomuns em crianças da mesma idade , como calendários ou animais pré-históricos, o que é confundido às vezes com nível de inteligência superior.
As mudanças de rotina, como de casa, dos móveis, ou até mesmo de percurso, costumam perturbar bastante algumas dessas crianças.

Espectro do Autismo
O Autismo não é uma condição de "tudo ou nada"; ao contrário, é visto como um continuum que vai do grau leve ao severo. Existe uma grande associação entre autismo e défice cognitivo, desde o leve até o severo, sendo que considera-se que a gravidade do défice cognitivo não está necessariamente associado à gravidade do autismo.
A palavra autismo actualmente pode ser associada a diversas síndromes. Os sintomas variam amplamente, o que explica por que actualmente refere-se ao autismo como um espectro de transtornos.
Dentro deste espectro encontramos sempre a tríade de comprometimentos que confere uma característica comum a todos eles. Alguns são diagnosticados simplesmente como autismo, traços autísticos, etc, ou síndrome de Asperger (considerado por muitos como o autismo com inteligência normal). Além destes, existem diversas síndromes identificáveis geneticamente ou que apresentam quadros diagnósticos característicos, que também estão englobadas no espectro do autismo.

Fonte: Ama.org

UFCD - 0019 - Métodos e técnicas de tratamento de imagens

0019 - Métodos e técnicas de tratamento de imagens
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Métodos e técnicas de tratamento de imagens
Código:
0019
Carga Horária:
50 horas
Pontos de crédito:
4,50
Objetivos

  • Identificar e aplicar técnicas de tratamento de imagens.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Correcção de gama tonal
  • Definição de altas luzes
  • Definição das zonas de sombra
  • Definição de tons intermédios
  • Brilho e contraste
Referenciais de Formação

213001 - Operador/a de Pré-Impressão
Histórico de Alterações

(*) 2008-05-14   Criação de UFCD.

sábado, 7 de outubro de 2017

EFA - STC - Links - Sites sobre Ambiente - Sociedade, Tecnologia e Ciência













  • A B C da Energia

















  • Conforto térmico

















  • Ecocasa

















  • Eu não faço lixo

















  • O Tempo…

















  • Quercus

















  • Simulador de potência

















  • Sociedade ponto verde
  • Vídeo - Isto é Matemática T04E13 O Sudoku

    Biografia - Peter Debye

    (1884 - 1966) Físico e químico holandês naturalizado americano, nascido em Maastrich, pesquisador em estrutura molecular e física-química. Estudou em Munique, onde se doutorou (1910). Lecionou física em Zurique, Utrech, Göttingen e Leipzig e foi nomeado diretor do Instituto Kaiser Wilhelm ( 1935). Foi diretor do Instituto Max Planck, Berlim (1936-1940), quando, pressionado pelo Nazismo durante a II Guerra, transferiu-se para os EEUU, indo trabalhar na Cornell University (1940-1952), em Ithaca, Nova Iorque, sendo chefe do departamento (1950-1952). Ganhou o Prêmio Nobel de Química (1936) por suas investigações da estrutura molecular com o emprego de raios X. Foi agraciado com a National Medal of Science (1966).

    Notícia - Humanos de há 1,5 milhões tinham um pé semelhante ao dos homens modernos

    Pegadas descobertas no Quénia mostram que antepassados do Homo Sapiens que viveram há 1,5 milhões de anos tinham pés e uma maneira de andar idêntica à dos humanos actuais.

    Um estudo de uma equipa internacional a publicar hoje na revista Science mostra pegadas atribuídas ao Homo Erectus, que reflectem o estilo, o peso e a altura dos homens modernos.

    David Braun, um arquéologo da Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul e um dos autores do estudo, disse à revista Scientific American que esta descoberta “deixa-nos compreender que eles eram provavelmente tão capazes de andar direitos como nós”.

    As pegadas foram encontradas perto do Lago Turkana e representam “a prova mais antiga de uma anatomia do pé essencialmente moderna”, refere o estudo.

    Não se trata, no entanto, da pegada humana mais antiga conhecida. Em 1978, foram descobertos em Laetoli, na Tanzânia, vestígios de pegadas do Australopithecus afarensis, datadas de há 3,7 milhões de anos, refere a BBC.

    Matthew Bennett, da Universidade de Bournemouth, no Reino Unido, disse à mesma estação que existe uma grande diferença entre umas e outras pegadas.

    [As pegadas descobertas agora] dão-nos o diagnóstico de uma maneira moderna de andar e isso não existia nas pegadas de Laetoli”, afirmou.

    O cientista referiu que os ossos correspondentes às pegadas não foram encontrados, porque os carnívoros gostam de comer as mãos e os pés.

    “Sem a carne, muitos ossos pequenos não são preservados. Por isso sabemos tão pouco sobre a evolução das mãos e dos pés dos nossos antepassados”, disse.


    Público

    Biografia - Albert Taviel

    Taviel, Albert-Louis-Valentin
    Barão do Império francês
    n: 17 de Junho de 1767, Saint-Omer (França)
    m: 16 de Novembro de 1831, Paris (França)

    Tendo estudado na Escola de Artilharia de Metz, é oficial em 1784, servindo na Córsega em 1793 e 1794, e posteriormente nos Exércitos franceses que combatem na fronteira Norte. Em 1798 é comandante da artilharia do Exército da Helvécia. Em 1801 é Director do parque de artilharia do Exército de Itália, e em 1803 do parque de Saint-Omer, sendo general de Brigada em 1805.
    Em 1807 é nomeado Comandante da Artilharia do 1º Corpo de Observação da Gironda, regressando assim ao serviço de campanha. Regressado a França, é nomeado Inspector-Geral da Artilharia em 1810, e feito Barão do Império em 1811. Dirige o cerco à praça de Figueras com êxito, o que lhe vale o posto de general de Divisão em Julho desse ano. Transferido para a Alemanha em 1812, participa na campanha de 1813, estando presente nas batalhas de Lutzen, Bautzen e Leipzig. Durante os Cem Dias é governador de Belfort, só entregando a fortaleza após a abdicação de Napoleão Bonaparte. 

    A Restauração nomeia-o novamente Inspector-Geral da Artilharia.

    Fonte:
    Jean Tulard e outros,
    Histoire et Dictionnaire du Consulat et de l'Empire, 
    Paris, Laffont, 1995. 

    Powerpoint - Microsoft Office PowerPoint 2007


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    Postal Antigo - Andorra - Bonitas paisagens de Andorra (1970)


    Biografia - Carlos Paião

    Carlos Manuel de Marques Paião nasceu em Coimbra no dia 1 de Novembro de 1957.

    Em 1978 concorre ao Festival da Canção de Ílhavo onde obtém dois prémios, entre os quais o de melhor intérprete. Outro dos seus temas a concurso fica em 4º lugar.

    É rejeitado por duas vezes na Valentim de Carvalho. Na última das vezes a sua mãe tinha pedido a Manuel Paião, primo direito do seu pai e conhecido compositor, que averiguasse se ele tinha talento ou se deveria concluir o curso de medicina que frequentava. Manuel Paião contactou Mário Martins mas o seu assessor disse que apenas tinha algum talento como letrista mas que não valia a pena. Como a resposta não era inteiramente conclusiva, Mário Martins decidiu ouvir as canções tendo ficado agradavelmente surpreendido com o que ouviu.

    Carlos Paião participou numa das meias-finais do Festival da Canção de 1980 com "Amigos, Eu Voltei" mas não consegue chegar à final.

    Mário Martins leva a Amália Rodrigues uma cassete com canções de Carlos Paião. Amália gostou tanto que quis logo gravar alguns das canções. Escreve "Canção do Beijinho" para Herman José que se torna um dos grandes sucessos desse ano chegando a disco de Ouro.

    Em 1981 concorre com três canções ao Festival RTP da Canção mas só "Play-Back" é que é apurada. Grava um single com os outros dois temas ("Souvenir de Portugal" e "Eu Não Sou Poeta") que é editado um mês antes do Festival. A canção "Play-Back" acaba por vencer o Festival da Canção mas fica em penúltimo lugar no Festival da Eurovisão.

    Em Novembro de 1981 é editado um novo single com os temas "Pó de Arroz" e "Gá-gago".

    Carlos PaiãoEm 1982 escreve "Trocas e Baldrocas" para Cândida Branca Flôr que fica em segundo lugar no Festival RTP da Canção desse ano.

    O máxi-single "O Senhor Extra-Terrestre", de Amália Rodrigues, com dois originais de Carlos Paião é editado em Fevereiro de 1982.

    Carlos Paião lança com bastante sucesso um single com os temas "Marcha do Pião-das-Nicas" e "Telefonia (Nas Ondas do Ar)". Ainda nesse ano é editado o seu álbum de estreia, "Algarismos", com canções como "Zero a Zero" , "Canção dos Cinco Dedos" e "Meia Dúzia".

    Em dueto com Cândida Branca Flôr concorre ao Festival RTP da Canção de 1983 com o tema  "Vinho do Porto (Vinho de Portugal)". O tema fica em 4º lugar.

    Acaba o curso de Medicina em Novembro de 1983. Participa no programa "O Foguete" da RTP em conjunto com António Sala e Luís Arriaga.

    Em 1984 colabora com Herman José no programa "Hermanias" onde escreve as canções da personagem "Serafim Saudade". Neste ano são lançados os singles "Discoteca" e "Cinderela".

    Carlos Paião colabora entretanto com Cândida Branca Flôr na recolha de canções para o disco "As Cantigas da Minha Escola".

    No início de 1985 é editada a compilação "O Melhor de Carlos Paião". Em Junho aparece um novo single com o tema "Versos de Amor".

    O disco com as músicas e letras de Serafim Saudade é editado em 1985. Carlos Paião canta com o "verdadeiro artista" no tema "Prás Sogras que Encontrei na Vida".

    Participa no World Popular Song Festival of Tokio, realizado em 26 e 27 de Outubro de 1985, com o tema "Lá Longe, Senhora".

    Em Dezembro é editado o single  "Arco Íris", tema do concurso apresentado por Carlos Ribeiro.

    Em 1986 escreve a canção "Bamos Lá Cambada", interpretada por José Estebes, que foi o hino não oficial da selecção portuguesa de futebol, no Mundial do México. Participa também na peça de teatro televisivo "O Carnaval Infernal".

    Um novo single, com os temas "Cegonha" e "Lá Longe, Senhora", é editado em Dezembro de 1986.

    Carlos Paião morre em 26 de Agosto de 1988 num trágico acidente de automóvel ocorrido na A1.

    O disco que estava a preparar, "Intervalo", foi editado em Setembro de 1988, na data prevista inicialmente para o seu lançamento. O tema em maior destaque foi "Quando as Nuvens Chorarem" em dueto com Dina.

    José Alberto Reis participou no Festival da Canção de 1989 com "Palavras Cruzadas", uma composição da autoria de Carlos Paião. Com outra das canções deixadas por Carlos Paião, "Sol Maior", representou Portugal num certame realizado em Xangai.

    A compilação "O Melhor de Carlos Paião" foi reeditada em 1991 no formato de duplo-álbum

    O álbum "Histórias" de António Sala, editado em 1993, inclui o tema "Pecado Capital" de Carlos Paião. Nesse ano é editada também a caixa "Carlos Paião" com os dois álbuns de originais e com um terceiro registo com "Os Singles".

    O duplo CD "Letra e Música: 15 anos depois", editado em 2003, inclui 37 temas da autoria de Carlos Paião, entre eles o inédito "Caminhar".

    Em 2006 é editada uma compilação com alguns dos temas escritos para outros artistas e algumas versões dos seus temas.

    Carlos Paião escreveu para nomes tão diferentes como Herman José, Joel Branco, Cândida Branca Flôr, Amália Rodrigues, Nuno da Câmara Pereira, Peter Peterson, Trio Odemira, Octávio de Matos, Alexandra, Rodrigo, Lenita Gentil, António Mourão, Ana, Carlos Quintas ou Pedro Couceiro.

    DISCOGRAFIA
    Algarismos (LP, EMI, 1982)
    O Melhor de Carlos Paião (Compilação, EMI, 1985)
    Intervalo (LP, EMI, 1988)
    O Melhor de Carlos Paião (Compilação, EMI, 1991) 2CD
    Os Singles (Compilação, EMI, 1993)
    Letra e Música: 15 anos depois (Compilação, EMI, 2003)
    Perfil (Compilação, Som Livre, 2007)

    SINGLES
    "Souvenir" de Portugal/Eu Não Sou Poeta (Single, EMI, 1981)
    Play Back/Playback (versão inglesa) (Single, EMI, 1981)
    Pó de Arroz/Gá-gago (Single, EMI, 1981)
    Marcha do 'Pião-das-Nicas'/Telefonia (Nas Ondas do Ar) (Single, EMI, 1982)
    Meia Dúzia/Zero a Zero (Single, EMI, 1982)/
    Vinho do Porto (Vinho de Portugal)/Instrumental (Single, EMI, 1983) (com Cândida Branca-Flôr)
    O Foguete/Instrumental (Single, 1983) (com António Sala e Luís Arriaga)
    Discoteca/Tenho Um Escudo À Minha Frente (Single, EMI, 1984)
    Cinderela/A Razão (Single, EMI, 1984)
    Versos de Amor/Os Namorados (Single, EMI, 1985)
    Arco Íris/Lobo do Mar (Single, EMI, 12/1985)
    Cegonha/Lá Longe Senhora  (Single, EMI, 12/1986)
    Quando as Nuvens Chorarem/Perfume (Single, EMI, 1988)
    Só Porque Somos Latinos (Single, EMI, 1988)
    Mar de Rosas (Single, EMI, 1988)

    COMPILAÇÕES SE
    Pó de Arroz - Colecção Caravela (Compilação, EMI, 1996)
    Cinderela - Colecção Caravela (Compilação, EMI, 1997) 
    Play-Back - Colecção Caravelas (Compilação, EMI, 2004)
    Grandes Êxitos (Compilação, EMI, 2006)

    Biografia retirada de Anos80


    Conteúdo - Gottfried Wilhelm Leibniz - Princípios


    Leibniz admitia uma série de "causas eficientes" a determinar o agir humano dentro da cadeia causal do mundo natural. Essa série de causas eficientes dizem respeito ao corpo e seus atos. Contudo, paralela a essa série de causas eficientes, há uma segunda série, a das causas finais. As causas finais poderiam ser consideradas como uma infinidade de pequenas inclinações e disposições da alma, presentes e passadas, que conduzem o agir presente. Há, como em Nietzsche, uma infinidade imensurável de motivos para explicar um desejo singular. Nesse sentido, todas as escolhas feitas tornam-se determinantes da ação. Cai por terra a noção de arbitrariedade ou de ação isolada do contexto. Parece também cair por terra a noção de ação livre, mas não é o que ocorre. Leibniz acredita na ação livre, se ela for ao mesmo tempo "contingente, espontânea e refletida".

    A contingência: a contingência opõe-se à noção de necessidade, não à de determinação. A ação é sempre contingente, porque seu oposto é sempre possível.

    A espontaneidade: e ação é espontânea, quando o princípio de determinação está no agente, não no exterior deste. Toda ação é espontânea e tudo o que o indivíduo faz depende, em última instância, dele próprio.

    A reflexão: qualquer animal pode agir de forma contingente e espontânea. O que diferencia o animal humano dos demais é a capacidade de reflexão que, quando operada, caracteriza uma ação como livre. Os homens têm a capacidade de pensar a ação e saber por que agem.

    As mônadas: a contribuição mais importante de Leibniz para a metafísica é a sua teoria sobre as mônadas, expostas em sua obra Monadologia. As mônadas equivalem para a realidade metafisica, o que os átomos equivalem para os fenômenos físicos. As mônadas são os elementos máximos do universo. As mônadas são "formas substanciais do ser com as seguintes propriedades: elas são eternas, indecompostas, individuais, sujeita às suas próprias leis, sem interação mútua, e cada uma refletindo o próprio universo dentro de uma harmonia preestabelecida (historicamente um exemplo importante de pampsiquismo). Mônadas são centros de forças; substância é força, enquanto o espaço, extensão e movimento são meros fenómenos.

    A essência ontológica das mônadas é sua simplicidade irredutível. Assim como os átomos, as mônadas não possuem nenhuma matéria ou caráter espacial. Elas ainda se diferenciam dos átomos por sua completa mútua independência, assim as interações entre as mônadas são só aparentes. Em vez disso por força do principio da harmonia preestabelecida, cada mônada, segue uma instrução pré-programada, peculiar para si, assim uma mônada sabe o que fazer em cada situação. Essas "instruções" podem ser análogas às leis cientificas que governam as partículas subatômicas. Pelo princípio dessas instruções intrínsecas, cada mônada é como um pequeno espelho do universo. Mônadas não são necessariamente "diminutas": o ser humano, por exemplo, é constituído por uma mônada, na qual o tema do livre-arbítrio é problematizado. Deus, também, é uma mônada, e a existência de Deus pode ser inferida através da harmonia que se prevalece diante de todas as mônadas; Deus através de sua razão e vontade se afigura o universo através da harmonia preestabelecida.

    As mônadas são referidas e problematizadas por outras correntes filosóficas por:
    -Problematização das interações entre a mente e a extensão, como abordado no sistema de Descartes.
    -Falta de individualização inerente no sistema de Espinoza, da qual representa as criaturas individuais como meros acidentes.
    -A monadologia parece arbitrária, até mesmo excêntrica.