quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

UFCD - 0089 - Conceção e tratamento de imagens

0089 - Conceção e tratamento de imagens
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Conceção e tratamento de imagens
Código:
0089
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos

  • Conceber e tratar imagens.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Operacionalização
  • Programas de tratamento de imagem
  • Os menus
  • Paletas dos programas
  • Ferramentas de visualização
  • Formatos de ficheiros da imagem digital
  • Abertura de ficheiros
  • A gravação de ficheiros
  • Ampliação e redução de imagens
  • Alteração da resolução de imagens
  • Correcção de cor
  • O conceito de cor
  • Dimensões da cor: cor, saturação e brilho
  • Gama tonal, análise e correcção
  • Cor complementar
  • Cores primárias
  • Cores secundárias
  • A cor na imagem
  • Dominantes cromáticos/ Remição
  • Saturação / alterações
  • Retoque
  • O retoque na imagem
  • Ferramenta Rubber stamp
  • Ferramenta de subexposição
  • Ferramenta de sobreexposição
  • Ferramenta sponge
  • Ferramenta sharpen e blur
  • Cores e suas especificações
  • Paleta de cores
  • Paleta de brushes
  • Ferramentas de pintura
  • Os paths no programa de tratamento de imagem
  • Paths / criação e manipulação
  • Paths e selecção
  • Path a partir da selecção
  • Clipping path
    • Criação do path
    • Identificação do path
    • Especificações do clipping path
    • Formato de gravação correcto
Referenciais de Formação

213004 - Técnico/a de Desenho Gráfico
Histórico de Alterações

(*) 2008-05-14   Criação de UFCD.

Desenhos para colorir - Dia da Mãe


Higiene e Segurança no Trabalho - Manual de Segurança no Laboratório de Geotecnia


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Powerpoint - Locomoção dos Animais


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Olimpíadas Portuguesas de Geologia

Biografia - Henry Fane

Fane, Sir Henry
n: 26 de Novembro de 1778
m: 24 de Março de 1840

Entrou para o exército em 1792 num regimento de cavalaria, tendo sido promovido a tenente num regimento de infantaria nesse mesmo ano. Capitão em 1793, transferiu-se de novo para a cavalaria. Em 1793 e 1794 foi ajudante-de-campo do seu tio,  o conde de Westmorland, governador da Irlanda. Regressado ao seu regimento, o 4º regimento de "Dragoon Guards", foi promovido a major em 1795 e tenente-coronel em 1797.

Em 1802, sucedeu ao seu Pai, enquanto Membro do Parlamento por uma circunscrição pertencente à família Westmorland. Em 25 de Dezembro de 1804 transferiu-se para o 1º regimento de "Dragoon Guards," pertença do Rei de Inglaterra, sendo nomeado no primeiro dia do ano seguinte ajudante-de-campo do Rei, com a patente de coronel. Em Junho de 1808 foi enviado para o Estado-Maior da força expedicionária reunida em Cork, sob as ordens do futuro duque de Wellington, com o posto de Brigadeiro, sendo pela primeira vez nomeado para servir em campanha. Por ser o mais jovem dos generais britânicos, que participaram na expedição que desembarcou em Portugal em Agosto de 1808, foi nomeado comandante da Brigada Ligeira.  Na Roliça, comandou a guarda-avançada, tendo conseguido flanquear a direita francesa o que fez com a força francesa retirasse. Na batalha do Vimeiro a sua brigada defendeu, juntamente com a de Anstruther, a igreja e o cemitério dos ataques dos franceses comandados por Junot. Após a Convenção de Sintra, foi nomeado pelo general Moore general de uma brigada da divisão de Mackenzie Fraser. Participou em toda a campanha espanhola do exército britânico, tendo estado presente na batalha da Corunha.

Enviado novamente para a Península, na primavera de 1809, comandou uma das brigadas de cavalaria do exército britânico que expulsou Soult de Portugal, estando também presente na batalha de Talavera. Em 1810 promovido a major-general, e por ser o segundo oficial de cavalaria mais graduado, foi-lhe dado o comando da cavalaria do corpo independente de Hill, que estava estacionado no Alentejo. 

Fonte:
The Dictionary of National Biography, 
founded in 1882 by George Smith 
Oxford, Oxford University Press, 1998

Biografia retirada daqui

Biografia - Galileu Galilei



Infância de Galileu


Galileu Galilei, filho mais velho de Vicenzio Galilei, nasceu a 15 de Fevereiro de 1564, na cidade de Pisa. O seu pai era um brilhante músico, que adquiriu alguma notabilidade na sociedade italiana.

Em 1581, Galileu ingressou no curso de medicina, na Universidade de Pisa. Rapidamente verificou que o seu verdadeiro interesse era a Matemática, e mudou de curso. Galileu apercebeu-se de que a Ciência só poderia progredir se fossem realizadas experiências para provar as teorias. Assim afastar-se-iam do modelo de pensamento de Aristóteles, que apenas utilizava a lógica para chegar a conclusões.

Estudo do Pêndulo

Como fervoroso católico, Galileu assistia à missa na catedral de Pisa todos os domingos. Durante um sermão particularmente longo, reparou que, devido à corrente de ar, uma lamparina baloiçava. Este fenómeno despertou-o para o estudo do pêndulo, levando-o a concluir que, independentemente da distância percorrida pelo pêndulo, o tempo para completar o movimento é sempre o mesmo. Galileu não tinha nenhum cronómetro ou relógio que lhe permitisse medir o tempo das suas experiências, por isso controlou o tempo com as suas pulsações.

O estudo do pêndulo levou-o a concluir que a duração do movimento pendular não é afectada pelo peso do corpo suspenso, mas sim pelo tamanho do cordel que o suspende. Baseado nestas conclusões, Galileu desenvolveu o relógio de pêndulo, o mais preciso na época.

"De Motu"

Em 1589, Galileu regressou à Universidade de Pisa, quatro anos após a ter abandonado sem título. Como professor de Matemática, teve a oportunidade de desenvolver as suas ideias anti-aristotélicas, que culminaram com o livro de "De motu" (Sobre o movimento). O livro não foi publicado, pois Galileu apercebeu-se que a sua teoria sobre os objectos em queda livre não se apoiava em factos experimentais. Decidiu provar, então, que dois objectos de peso diferente caíam a velocidades iguais, ao contrário do que se pensava na época.

Numa manha de 1591, Galileu subiu ao cimo da torre de Pisa, com duas balas de canhão de pesos diferentes. Deixou-as cair a 150 metros do solo, onde se encontravam alguns colegas incrédulos. De facto, os dois projécteis chegaram ao solo quase ao mesmo tempo.

Plano Inclinado

Quando o contracto com a Universidade de Pisa terminou, Galileu mudou-se para Pádua. Aqui continuou a leccionar Matemática durante 18 anos, foram os anos mais felizes da sua vida, durante os quais realizou o maior número de descobertas.

Durante a sua estadia conheceu Marina Gamba, com quem teve uma relação, da qual nasceram três filhos. Nunca se casaram e Marina continuou em Pádua, quando Galileu se mudou para Florença. Com a experiência da torre de Pisa, Galileu não conseguiu compreender como os corpos caíam, ou se a velocidade se alterava durante a queda. Para as suas pesquisas utilizou planos inclinados - como a esfera levava mais tempo a terminar o percurso, poderia medir mais facilmente o tempo. Galileu utilizava um curioso instrumento de medição do tempo, que consistia num barril de água com um furo na base, o que permitia o esvaziamento gradual do conteúdo. Com estas experiências, Galileu chegou à conclusão que a velocidade média pode ser calculada, dividindo a "distância percorrida" pelo "tempo do percurso". Estas conclusões permitiram um grande desenvolvimento da balística.

Telescópio

Galileu fez o seu primeiro telescópio em 1609, a partir de outros modelos que ampliavam três vezes os objectos. O seu primeiro telescópio ampliava nove vezes, e no final desse ano construiu um que ampliava 20 vezes. Este telescópio permitiu-lhe observar a Lua, e discordar mais uma vez com as teorias de Aristóteles. Segundo este, a Lua era uma esfera perfeita e pura. Mas, Galileu descobriu que a Lua tinha crateras, fendas e altíssimas montanhas.

No princípio do ano de 1610, Galileu iniciou a observação de outros planetas, entre eles Júpiter. Descobriu os seus satélites, e chegou à conclusão que as luas gravitavam à volta de Jupiter, da mesma forma que a Lua gravitava à volta da Terra.

O estudo das fases de Vénus e da Lua veio provar que estes planetas giravam à volta do Sol, tal como Copérnico defendera. Devido a esta posição, Galileu foi chamado a Roma a um representante do Papa, onde foi obrigado a retirar o seu apoio a Copérnico.

A Inquisição


Em 1618, três cometas surgiram no firmamento e Galileu descreveu este fenómeno no livro "O Ensaiador". Esta obra explica a trajectória visível dos cometas a partir da teoria de Copérnico. Como consequência, o Papa Urbano VIII obrigou Galileu a escrever um outro livro, onde deveria apresentar os argumentos da teoria de Aristóteles e de Copérnico; mas a conclusão deveria ser que Aristóteles tinha a razão. Nove anos mais tarde, Galileu acabou o seu livro "Diálogo sobre dois sistemas capitais do Mundo". O livro provocou tal perturbação, que Galileu foi julgado por heresia. Os seus fiéis amigos convenceram o Papa a converter a sentença de morte em prisão perpétua. Galileu ficou sob prisão domiciliária e os seus livros foram proibidos. Inicialmente esta situação deixou Galileu deprimido e chegou mesmo a estar gravemente doente. Mas recuperou, e nos seus últimos anos fez importantes descobertas no campo da Mecânica.

A sua última obra - "Duas novas ciências" - lançou os alicerces para as descobertas de Isaac Newton. A obra foi publicada apenas na Holanda, país suficientemente afastado da influência da Igreja.

Galileu contraiu uma infecção na vista, que o cegou progressivamente. Mesmo assim, trabalhou até ao final da vida com a ajuda de assistentes. Morreu a 8 de Janeiro de 1642, durante o sono.

Glória Almeida

4ºAno - Estudo do Meio - Protocolo - Como fazer papel reciclado


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Postal Antigo - Grécia - Acrópole


Vídeo - Isto é Matemática T07E04 Ser ou Não Ser Proporcional

Vídeo - Vangelis - "Hymne"

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Manual - Produção de uva e fabrico do vinho - Controlo da Qualidade e Segurança em Cadeias de Produção Biológica


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EFA - STC - Exercício - Orçamentos Familiares - Sociedade, Tecnologia e Ciência


A elaboração do orçamento familiar mensal não é uma tarefa fácil, porque este envolve planejar, eleger prioridades e controlar o fluxo de caixa. Ou seja, a elaboração do orçamento familiar ajuda-o a entender os seus hábitos de consumo, garantindo a estabilidade das finanças no presente e visando prevenir o futuro. Os rendimentos e as despesas são considerados durante um período específico, são confrontados num orçamento e geralmente numa base mensal. Relativamente às despesas irregulares, estas são divididas numa base média mensal.
O orçamento deve ser feito com exactidão, honestidade e estimativas realistas.

Assim, a elaboração do orçamento familiar mensal deve seguir os seguintes passos:

1º Discriminar as despesas mensais regulares: renda, prestação do crédito habitação, seguros, custos de electricidade, água, gás, telefone, telemóvel, Internet, condomínio, alimentação, roupa, transporte, etc.

2º Discriminar as despesas eventuais, tais como férias presentes, reparações ou compras de grande valor (atribuir um determinado valor).

3º Discriminar as receitas, tais como rendas, juros de depósitos a prazo e salários (valor líquido recebido).

4º Fazer o balanceamento das receitas e despesas mensais (receitas – despesas).
Após ter elaborado o orçamento familiar, pondere se o que está feito é o certo, podendo pensar nos gastos que podem ser eliminados ou reduzidos.

1- Os rendimentos médios das famílias portuguesas variam em função das actividades profissionais. Explique e identifique essas diferenças.
2 – Existem diferentes formas de combater a evasão fiscal, sendo um dos males da economia portuguesa. Quais são essas formas.
3 - “Crédito significa ter dinheiro à disposição sempre que o próprio não consiga obter esse dinheiro no imediato, mas que saiba que pode pagá-lo mais tarde.”
Com base na afirmação atrás referida, que tipos de crédito existem e quais os organismos que os promovem.
4 - Elabore o seu orçamento familiar mensal (no Excel) e faça uma reflexão sobre as despesas que poderiam ser eliminadas ou reduzidas.

Curso básico de identificação de cogumelos silvestres


De 14 a 16 de dezembro decorre, ma sede da Liga para a Proteção da Natureza, em Lisboa, um curso básico de identificação de cogumelos silvestres.

Os objetivos do curso são:
• Fornecer bases de conhecimento para a identificação de cogumelos silvestres, explorando as espécies de cogumelos com menor grau de dificuldade na identificação;
• Proceder à colheita, manuseamento e acondicionamento de cogumelos silvestres de acordo com as boas práticas.

UFCD - 0088 - Digitalização de imagens

0088 - Digitalização de imagens
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Digitalização de imagens
Código:
0088
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos

  • Digitalizar imagens.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Conceitos base
  • Imagem digital
  • Resolução
  • Cor e teoria
  • Síntese aditiva
  • Síntese subtractiva
  • scanner e seu funcionamento
  • Sistemas de impressão e seu funcionamento
  • Tipos e modos de imagem digital
  • Operacionalização
  • Análise e classificação de originais
  • Scanner
  • Originais opacos
  • Transparências
  • Originais tramados
Referenciais de Formação

213004 - Técnico/a de Desenho Gráfico
Histórico de Alterações

(*) 2008-05-14   Criação de UFCD.

Powerpoint - Caracteristicas dos Animais


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Vídeo - O crescimento das raízes

Vídeo - Angiospérmicas

Vídeo - Árvore, o crescimento

Vídeo - Polinização - A importância das abelhas