domingo, 30 de novembro de 2008

Página web "Aprender Español"

A colega Silva Aguiar coloca-nos à disposição um sítio na Internet dedicado ao ensino do Espanhol e convida todos os colegas, que ainda não o tenham feito, a visitar este espaço. Apela ainda à colaboração de outros professores de Espanhol que estejam interessados em enviar materias, notícias das suas escolas, etc.

Aceder ao sítio: http://www.espanhol.home.sapo.pt/

sábado, 29 de novembro de 2008

Avaliação: são só duas folhinhas...

Exma. Senhora

Directora Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo

Maria Leonor Teixeira da Costa Lopes Varela, Professora Titular do Quadro de Escola da Escola Secundária de Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa, grupo 330, nomeada avaliadora, por delegação de competências, perante os esclarecimentos dados pela Senhora Ministra da Educação, ao Canal "SIC Notícias", sobre a avaliação de Professores, vem solicitar informações sobre os seguintes pontos:

Enquanto avaliadora

A requerente tem sete avaliandos, distribuídos por dois grupos de docência. Já todos entregaram os respectivos objectivos individuais. Se os Professores têm apenas que entregar "duas folhinhas com os objectivos", como qualquer funcionário de uma qualquer empresa, pretende a requerente saber se deverá suspender todas as actividades subsequentes, nomeadamente:

As sete reuniões com os sete avaliandos, para discussão dos objectivos individuais com o Conselho Executivo; A marcação das sete observações de aula previstas para o primeiro período; A marcação das sete reuniões para análise e discussão dos respectivos planos de aula. A análise crítica dos sete planos de aula para verificação sobre se
enformam o espírito de:

· O Projecto Educativo;
· O Plano Anual de Actividades;
· Os programas das respectivas disciplinas e níveis de escolaridade (em
média dois por avaliando, alguns dos quais a requerente nunca leccionou,
o que perfaz, em média 14 conteúdos programáticos diferentes);
· A Planificação Anual das respectivas disciplinas e níveis;
· A Planificação Trimestral das respectivas disciplinas e níveis;
· A Planificação das Unidades didácticas das respectivas disciplinas e
níveis;
A marcação das sete reuniões subsequentes, para discussão dos resultados da observação das respectivas aulas.

Enquanto avaliada

A requerente já discutiu os seus Objectivos individuais com
· A Avaliadora
· A Avaliadora e o Conselho Executivo.


Deverá, agora, suspender:
· A elaboração escrita entrega do Plano de Aula assistida?
· A entrega do mesmo?
· A assistência da aula?
· A elaboração do Portfólio de onde constam:
1. O Projecto Educativo da escola;
2. O Plano Anual de Actividades;
3. Os programas das disciplinas e níveis que lecciona:
4. A Planificação Anual das disciplinas e níveis que lecciona;
5. A Planificação Trimestral das disciplinas e níveis que lecciona;
6. A Planificação das Unidades didácticas das disciplinas e níveis que lecciona;
7. As grelhas de avaliação por que vai ser avaliada;
8. A redacção da reflexão crítica de todas as aulas que deu até ao momento;
9. A redacção da reflexão crítica de todas as leituras que fez até ao momento,
10. A análise dos resultados anteriores dos alunos, para verificação do cumprimento da taxa final de sucesso escolar.
11. Não constam as taxas de abandono escolar, por terem sido consideradas desprezíveis nesta Escola?
· Obviamente, a reunião marcada para discussão da observação da aula assistida?

Mais se solicitam esclarecimentos sobre
Se esta suspensão tem efeitos apenas para o presente período lectivo ou para todo o ano;
A verificar-se ao longo do ano, como deverá a requerente proceder
À avaliação dos sete avaliandos;
À sua própria avaliação.

Carta Aberta


Link: Carta Aberta

Falso professor em livro

A vida de António Raposo, falso professor de Portalegre que leccionou e dirigiu escolas durante 30 anos sem habilitações, foi ontem lançada em livro, em Lisboa. A obra é da autoria do jornalista freelancer Ricardo Santos e foi desenvolvida nos últimos cinco meses .

"Não é desculpa para nada, nem justificação para tudo. É a história de vida de um homem que cometeu erros e está a pagar por isso", disse o autor de ‘António Raposo - O Professor Sem Diploma’.

O jornalista disse ainda que o livro pode servir de "retrato dos 34 anos do País em democracia e um paradigma de uma sociedade que em determinada altura fez escolhas, nem sempre as mais acertadas, mesmo que desempenhadas com mérito e reconhecimento".

Recorde-se que o Tribunal de Portalegre condenou António Raposo a 18 meses de prisão, com pena suspensa por igual período, depois de provado o crime de usurpação de funções.
CM

Francês - Sitografia

Information sur des sites francophones utiles pour les professeurs et les cours de français.


Instituições

http://www.deb.min-edu.ptdepartamento/ do Ensino Básico.

http://www.des.min-edu.pt/Departamento do Ensino Secundário.

http://www.ambafrance-pt.org/Ambassade de France au Portugal.

http://www.clemi.org/Centre de Liaison de l'enseignement des moyens d'information.

http://www.edufrance.fr edufrance.

http://www.ciep.fr/Centre International d'Etudes Pédagogiques.

http://www.cndp.fr/Centre National de Documentation Pédagogique.

http://www.fle.fr/Site professionnel des centres de FLE.

http://www.fle.fr/Centre National des Œuvres Universitaires et Scolaires.Associações

http://www.apm.pt/Associação de Professores de Matemática.

http://www.aprofgeo.pt/Associação de Professores de Geografia.

http://www.aph.pt/Associação de Professores de História.

http://homepage.esoterica.pt/apevt Associação de Professores de Educação Visual e Tecnológica.

http://www.app.pt/Associação de Professores de Português.

http://www.souffle.asso.fr/Souffle (Association de Centres de Formation en FLE).

http://www.fipf.org/Fédération Internationale des Professeurs de Français.

http://www.siap.no.sapo.pt/Secretariado Inter-Associações de Professores.

http://www.fiplv.org/Fédération Internationale des Professeurs de Langues Vivantes.

http://www.ifp-lisboa.com/Institut Franco-Portugais de Lisbonne.

http://www.imultimedia.pt/ifporto/Institut Franco-Portugais du Porto.Médias

http://www.tv5.org tv5/.

http://www.m6.fr m6/.

http://www.tf1.fr tf1/.

http://www.france2.fr/France 2.

http://www.france3.fr/France 3.

http://www.france5.fr/France 5.

http://www.rtbf.be/Télévision Française de Belgique.

http://www.tsr.srg.ssr.ch/Télévision de Suisse Romande.

http://www.radio-france.fr radio-france/.

http://www.rfi.fr/Radio France Internationale.

http://www.rfo.fr/Radio-France Outremer.

http://www.radio-canada.ca/Radio Canada.

http://www.blogger.com/Portail Médias.Editores Pedagógicos

http://www.arealeditores.pt/AREAL Editores.

http://www.asa.pt/ASA Editora.

http://www.portoeditora.pt/PORTO Editora.

http://www.te.pt/TEXTO Editora.

http://www.cle-inter.com/CLE International.

http://www.didierfle.com/Didier.

http://www.fle.hachette-livre.fr/Hachette.


Úteis
Centre Collégial de Développment de Matériel Didactique Cet centre (subventioné par le Ministére de l'Education du Quebec) produit des documents, des logiciels éducatifs et du matérial informatisé conçus à l'intention du personel enseignant et des élèves aux parcours variés.

ÉDUFLE.NET Est un site coopératif où tous les acteurs du Français Langue Étrangère sont invités à partager expériences et ressources pédagogiques.


La Francophonie à l'HonneurDes informations intéressantes et un aperçu de toutes les manifestations d'ordre scientifique et culturel programmées sur le territoire français.

L'Année SenghorSite de la responsabilité de L'Organization Internationale de la Francophonie.

!The Funny BoneClassic humor site featuring Internet greeting cards.

Apelo à greve a 100%

Falhou a ronda de negociações entre a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, e os representantes sindicais para viabilizarem o modelo de avaliação dos professores, entretanto simplificado. Dirigentes sindicais apelam à greve a 100% para quarta-feira.

Maria de Lurdes Rodrigues garante, em comunicado, que 'este modelo protege os professores, dando-lhes condições mais vantajosas face à generalidade dos funcionários públicos, que não adquirem automaticamente condições de progressão com classificação isenta de quotas'.

Salienta, ainda, que 'neste período transitório existe uma vantagem adicional para os professores, que decorre da não aplicação de efeitos das classificações negativas'.

Entendimento diferente sobre a avaliação têm os sindicatos. No braço-de-ferro entre Governo e professores, Mário Nogueira, secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), reclama a demissão da ministra. Por sua vez, o secretário-geral da Federação Nacional dos Sindicatos de Educação (FNE), João Dias da Silva, espera para quarta-feira a realização da maior greve de sempre.

Para o secretário de Estado da Educação, Jorge Pedreira, as negociações falharam por responsabilidade dos sindicatos. Jorge Pedreira refere que 'os professores não deram nenhuma contribuição, dizendo que se não houver suspensão não há possibilidade de negociação'. Acrescentou que os sindicatos 'já não falam de nada do que estava a ser negociado', exigindo agora negociar 'a categoria de avaliação do professor titular e a existência de quotas'.

Mário Nogueira confirmou que, os sindicatos defendem também a revisão do estatuto de carreira docente e o abandono pelo Governo da medida que visa aplicar um sistema de quotas nas escolas. 'Os professores são um corpo especial da administração pública e, por isso, não se pode aplicar o regime geral', disse.

O dirigente sindical defende a demissão da ministra de Maria de Lurdes Rodrigues', acrescentando que a ministra possui 'a obsessão de que quem não está com o seu modelo está de má-fé'.

O QUE ESTÁ EM CAUSA

AULAS ASSISTIDAS

GOVERNO: Passam de três para duas e depende agora da vontade do docente. Mas são imperativas para obter Excelente e Muito Bom.

SINDICATOS: Era uma medida muito contestada pelos professores, que vêem assim as suas pretensões parcialmente satisfeitas.

NOTAS DOS ALUNOS

GOVERNO: Os resultados escolares dos alunos deixam de ter influência na avaliação dos professores depois das alterações anunciadas pela ministra da Educação.

SINDICATOS: Este ponto era um dos mais contestados pelos sindicatos e não só. Temia-se um inflacionamento das notas dos alunos. Para o Governo foi sempre um ponto inquestionável. Até anteontem.

AVALIADORES

GOVERNO: Divisão da carreira em titulares e não-titulares definiu que só os primeiros podem ser avaliadores.

SINDICATOS: Contestam a forma como foi feita a divisão. É um ponto fulcral que o Governo não alterou.

SIMPLIFICAÇÃO

GOVERNO: Ministério promete simplificar fichas de avaliação e prescindir de reuniões entre avaliadores e avaliados.

SINDICATOS: O excesso de burocracia era uma das principais queixas. Mas o Governo ainda não concretizou de que modo irá simplificar.

ÁREA CIENTÍFICA DOS AVALIADORES
GOVERNO: Outra mudança: o professor pode exigir ser avaliado por alguém da sua área disciplinar.

SINDICATOS: Uma queixa recorrente. Mas os sindicatos já disseram que não haverá docentes que cheguem para a tarefa.

QUOTAS

GOVERNO: Há um limite para as notas máximas. O Governo não mudou este parâmetro.

SINDICATOS: É o outro ponto essencial para que o braço-de-ferro termine.

REDUÇÃO DE HORÁRIOS

GOVERNO: A ministra da Educação prometeu reduzir a carga horária dos professores avaliadores.

SINDICATOS: Pediam redução horária para os avaliados. E alertam para perigo de mudar horários a meio do ano lectivo.
CM


Direcções regionais pressionam escolas

O Ministério da Educação está a impor antes do inicio da negociação os procedimentos de um decreto que ainda não existe", afirmou o porta-voz da Plataforma Sindical dos Professores, Mário Nogueira, que falava aos jornalistas em Lisboa, durante uma manifestações de professores contra o processo de avaliação.

De acordo com um documento distribuído aos jornalistas pelos sindicatos, o Agrupamento de Escolas de Seia, por exemplo, está já a perguntar aos professores se desejam ser avaliados por um docente do seu grupo de recrutamento, se desejam ser avaliados pelo coordenador do seu departamento - portanto, se desejam ser avaliados na componente cientifico-pedagógica - e se o professor deseja ser observado em três aulas.

Segundo Mário Nogueira, as Direcções Regionais de Educação estão há cerca de três dias a reunir-se com conselhos executivos e a dizer-lhes que têm de avançar com procedimentos "que nem sequer começaram a ser negociados".

Por isso, defende que a negociação do Ministério da Educação "não existe, é um simulacro e uma farsa". Nesse contexto, os professores dizem que em cima da mesa está apenas a suspensão do modelo. JN

Professora do Porto agredida a soco, estalada e pontapé por aluno

Uma professora da Escola EB 2,3 de Jovim, Gondomar, foi esta sexta-feira agredida a murro, estalada e pontapé por um aluno de 16 anos, tendo recebido tratamento hospitalar.


A agressão terá ocorrido em retaliação por a professora o ter levado à presença do Conselho Executivo, por alegado comportamento incorrecto.

Segundo a agência Lusa, a professor sofreu lesões numa perna e num olho e foi assistida no Hospital de São João, no Porto.

Em declarações à televisão regional Porto Canal, a docente, que exerce há 28 anos, contou que chamou a atenção do aluno quando este se encontrava no perímetro escolar a proferir palavrões."Chamei-o à atenção e ele insultou-me. A partir daí, disse que teria que ir comigo ao Conselho Executivo (CE). Ele resistiu e acabou por ir, enquanto eu fui dar a minha aula", afirmou.

"Finda a aula, e ao passar junto à porta de acesso à sala do CE, ele viu-me, começou a correr para mim desenfreado e agrediu-me com murros, estalos e pontapés, além de partir os óculos", acrescentou. JN

Fenprof pede demissão da ministra após reunião tensa no Ministério

Não houve acordo entre a Fenprof e o Ministério de Educação sobre o modelo simplificado de avaliação dos professores. À saída da reunião com Maria de Lurdes Rodrigues, Mário Nogueira pediu abertamente a demissão da ministra e apelou a "todos os professores com 'P' grande para aderirem à greve geral marcada para a próxima quarta-feira".

A reunião entre o líder sindical e a governante terá sido das mais tensas deste processo, a avaliar pelas declarações prestadas por Mário Nogueira aos jornalistas após uma reunião de 45 minutos, no Ministério de Educação.

"A ministra da Educação acusou a Fenprof de estar de má fé e incentivar os professores à desobediência, apenas por não estar de acordo com este modelo de avaliação. Estamos extremamente preocupados porque os interesses das escolas deixaram de ser uma prioridade", disse.

"Se a senhora ministra não tem capacidade, nem coragem, nem vontade política para apresentar outro modelo de avaliação que se demita", frisou.

Mário Nogueira apelou, assim, a todos os "professors com 'P' grande para aderirem à greve geral dos professores marcada para a próxima quarta-feira. "Todas as leis são para cumprir, mas, quando não são adequadas e produzem instabilidade, é evidente que têm de ser substituídas", reiterou Mário Nogueira.

Também a Federação Nacional dos Sindicatos da Educação mantém a greve de professores agendada para a próxima quarta-feira, depois da reunião com o Ministério da Educação ter terminado sem acordo quando ao processo de avaliação dos docentes. JN

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Greve dia 3 de Dezembro - Posição de Ponte de Lima


Caros colegas,
É com enorme prazer que vos envio este mail a relatar o que se passou na minha escola (Secundária de Ponte de Lima),no dia 20 de Novembro de 2008.

No final das reuniões de departamento (onde soubemos que o Pedagógico subscreveu amoção assinada por 164 dos 169 docentes, pedindo a suspensão do processo de avaliação) houve uma reunião geral de professores (RGP) para se debater o tema daavaliação e do ECD. A adesão foi grande e a reunião contou com a presença da quase totalidade dos professores da escola. Foi com enorme orgulho que soubemos quenenhum colega havia entregue os objectivos individuais (a data de entrega era 1de Novembro) nem tão pouco acedido à malfadada aplicação da DGRHE. Entretanto,documentos como o Projecto Educativo e Regulamento Interno, terão que ser revistos graças ao famoso despacho dominical da sra. ministra, pelo que logo que estejam aprovados é possível que surjam novos prazos para a entrega dos OI's. Ficou assente marcar uma nova RGP logo que isso aconteça para tentarmos tomar uma posição comum. Avaliadores e Avaliados estão do mesmo lado e todos entendemos que a união faz a força.

Relativamente à greve geral de dia 3 de Dezembro, após algum debate (pois o $$$ faz falta a toda a gente mas este mês até recebemos o subs. de férias), os presentes, UNANIMEMENTE, afirmaram que irão fazer greve, mas mais do que isso, pretendemos ir todos à escola nesse dia e ficar do lado de fora do portão. Será lindo, os alunos lá dentro e os professores cá fora!!!! Pretendemos contactar as restantes escolas do concelho, no sentido de também eles tomarem a mesma posição, fazerem maioritariamente (ou TOTALMENTE) greve e irem à escola nesse dia. Pretendemos depois, marchar até ao centro da vila onde supostamente encontraremos os colegas das restantes escolas concelhias e manifestarmo-nos TODOS contra esta política educativa.

E é nesse sentido que vos envio este email, para que divulguem e tentem mobilizar os colegas das vossas escolas e de escolas vizinhas a fazerem o mesmo que nós pretendemos fazer!!! Seria lindo, algo inédito, se no país, num dia de greve (onde muitas vezes, para não dizer todas, optamos por ficar em casa) nos mais variados concelhos do país, as escolas fechassem pois todos tinhamos aderido à greve, e todos em conjunto marchassemos para o centro dos concelhos!!!

Vamos contactar a PSP, a Câmara Municipal e o Governo Civil a informar a nossa intenção (pois julgo ser necessário avisar as autoridades), tal como os orgãos da comunicação social para divulgarem o evento.

A concretizar-se pelo país fora, esta acção seria a machadada final no triunvirato da 5 de Outubro. Mobilizem-se e façam o mesmo.



Torno a reafirmar que a união faz a força e estamos mais unidos que nunca. Unidos venceremos esta equipa ministerial que tão mal tem feito ao ensino.


Grande abraço a todos. Luís Afonso.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

SITES SOBRE TEMAS RELACIONADOS COM GEOMETRIA

Artes e Tecnologias (Anabela Bispo e Teresa Anacleto)
Axonometric Projection (Aidan Keane)
Clube de Geometria (Sofia V. Rodrigues)
Desenho e Geometria Descritiva B (João Correia)
Forma, Espaço, Ordem (Versus, Lda.)
Geometria (Arsélio Martins, Aurélio Fernandes, Mariana Sacchetti)
Geométrica (Maria Bernardete Barison)
Geometria Descritiva (Duarte Trancoso e Emídio Garcia)
Geometria Descritiva (Gil Prata)
Geometria Descritiva (João Paulo Araújo)
Geometria Descritiva (Vera Viana)
Geometria Descritiva A (António Melo)
Geometricas (Tiago Carvalho)
Manual online (Rui Castro Lobo)
Projecções Ortogonais (António Padilha)
Site de Apoio à Disciplina de Geometria Descritiva (Elísio Silva)
Sítio da Geometria Descritiva (Oliveiros Costa)

RECUSA DO ME EM SUSPENDER ACTUAL MODELO DE AVALIAÇÃO JUSTIFICA O PROSSEGUIMENTO DA LUTA DOS PROFESSORES

Na reunião realizada entre a FENPROF e a Ministra da Educação, não houve qualquer novidade, não tendo, sequer, sido entregue qualquer documento escrito contendo as propostas do Ministério da Educação.

A Ministra limitou-se a enunciar as medidas já divulgadas em conferência de imprensa, confirmando que:

- aos professores avaliados aplicar-se-ão 10 dos 11 parâmetros de avaliação (excepção, este ano, ao dos resultados escolares e abandono);

- os professores avaliadores ficarão dependentes, apenas, da avaliação feita pelos presidentes dos conselhos executivos;

- aos presidentes dos conselhos executivos aplicar-se-ão as regras previstas no SIADAP.

A FENPROF reafirmou a exigência de suspensão imediata do processo de avaliação, manifestando disponibilidade para iniciar, desde já, o processo negocial de revisão do actual modelo de avaliação. A Ministra reafirmou apenas admitir ajustamentos ao modelo imposto.

Tendo em conta o conteúdo desta reunião, para a FENPROF mais importante se torna, ainda, que as manifestações previstas para a próxima semana nas capitais de distrito, contem com a maior participação possível de professores, pois serão muito importantes no sentido de levarem o ME a, efectivamente, recuar nas suas posições.

A FENPROF exorta todos os professores das escolas que ainda não suspenderam o modelo de avaliação, a não perderem mais tempo, pois, por cada dia que passa, é a qualidade educativa que se deteriora.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

História - CONGRESSO 2008

Auditório Municipal de Olhão
28 a 30 de Novembro

PROGRAMA

Sexta, 28 de Novembro
16:30 Abertura
16:45 Conferência Cidadania Europeia e Consciência Histórica Liz Cercadillo, Projecto PISA

17:30 Conferência Educação Histórica, História e Cidadania Maria Auxiliadora Schmidt, Univ. Fed. do Paraná

18:15 Conferência Educação, Arte e Cidadania Álvaro Laborinho Lúcio, Conselho Sup. de Magistratura

19:00 Encerramento

Sábado, 29 de Novembro
09:30 Conferência Uma Europa dos Cidadãos? António Manique, Casa da Europa do Distrito de Lisboa

10:15 Painel/Debate Cidadania Europeia
Uma experiência de Cidadania Inclusiva
Experiências de Escolas Ana Ávila - Ben Baso

11:45 Intervalo

12:15 Conferência Averróis: um tempo e um espaço de interculturalidade? Catarina Belo
(a confirmar)

13:00 Almoço

14:30 Conferência Comprar e vender pessoas.
O problema da escravatura nos sécs. XV a XVIII numa perspectiva de história das mentalidades Arlindo Caldeira, Cons. Consultivo Nacional APH

15:15 Conferência Pós-Colonialismo e Identidades Teotónio de Sousa, Univ. Lusófona de Hum. e Tecnologias

16:45 Intervalo

17:15 Painel/Debate A Interculturalidade na Escola

Educação Histórica e Interculturalidade Júlia Castro, Investigadora da Univ. do Minho

O filme A Missão Helder Graça, EBI de S. João de Loure

Experiências de Escolas

18:45 Conferência Os primeiros passos para a reconciliação: um contributo para a educação histórica através de duas narrativas de uma situação de interconflito: Palestinianos e Israelitas Eyal Naveh,
Univ. de Telavive

19:30 Encerramento

20:30 Jantar convívio (opcional)


Domingo, 30 de Novembro
10:00 Visitas de estudo

A. Passeio pela Ria Formosa a bordo do caique Bom Sucesso e Centro Histórico de Olhão António Rosa Mendes, Univ. do Algarve
B. Igreja renascentista de Nossa Sra. da Graça e Museu Paroquial de Moncarapacho
Francisco Lameira, Univ. do Algarve
C. Campo Arqueológico de Milreu
Guia a confirmar


O programa do Congresso conta com dois painéis-debate abertos a comunicações sobre experiências de aprendizagem desenvolvidas na escola, um sobre Cidadania Europeia e o outro sobre a Interculturalidade na Escola. Para além das comunicações, podemos ainda disponibilizar espaços para a apresentação de posters. Pedimos aos colegas que nos enviem um resumo das suas propostas de comunicação/poster, até ao final do mês de Outubro, a fim de que se possa proceder à sua selecção.

Associados - € 50,00 Associados das Regiões Autónomas - € 27,50
Profs. Estagiários*/ Estudantes*/ Assoc. de Associações do SIAP* - € 50,00 Não associados - € 110,00

Escolas que suspenderam a avaliação

Lista das escolas que procederam à suspensão da aplicação do modelo de avaliação do desempenho em vigor, por decisão dos seus órgãos ou por decisão dos docentes, em reuniões gerais ou através de subscrição, praticamente unânime, de posições de escola (mais de 300). Lista em permanente actualização.

REGIÃO NORTE (115)

Área Sindical de Amarante


Agrup. Escolas Eiriz (Baião)
Agrup. Vertical Escolas Sudeste de Baião (Baião)
Agrup. Escolas D. Manuel Faria e Sousa (Felgueiras)
Agrup. Escolas Idães (Felgueiras)
Esc. Sec. de Felgueiras (Felgueiras)
Agrup. Escolas Mesão Frio (Mesão Frio)
Agrup. Escolas de Amarante (Amarante)


Área Sindical de Braga


Esc. Sec. Carlos Amarante (Braga)
Esc. Sec. Maximinos (Braga)
Agrup. Escolas de Real (Braga)
Agrup. Escolas de Trigal Stª Maria (Tadim Braga)
Agrup. Escolas Amares (Amares)
Esc Sec. da Póvoa de Lanhoso (Póvoa de Lanhoso)
Agrup. Escolas de Vila Verde (Vila Verde)
Esc. Sec. Vila Verde (Vila Verde)
Agrup. Escolas de Moure (Vila Verde)
Agrup. Escolas Prado (Vila Verde)
EBI Monsenhor Elísio Araújo (Pico de Regalados Vila Verde)
Agrupamento Vertical de Escolas da Nascente do Este (Braga)
Esc. Sec. D. Maria II (Braga)


Área Sindical de Bragança


Esc. Sec./3 Abade Baçal (Bragança)
Esc. Sec. Miguel Torga (Bragança)
Agrup. Escolas de Izeda (Izeda Bragança)
Agrup. Escolas de Vimioso (Vimioso)
Agrup. Escolas Macedo Cavaleiros (Macedo C.)
Agrup. Escolas Paulo Quintela (Bragança)
Agrup. Escolas Augusto Moreno (Bragança)


Área Sindical de Chaves


Esc. Sec. Júlio Martins (Chaves)
Esc. Sec. António Granjo (Chaves)
Agrup. Vertical Nadir Afonso (Chaves)
Agrup. Vertical Francisco G. Carneiro (Chaves)
Agrup. Escolas de Vidago (Chaves)
Esc. Sec. Bento da Cruz (Montalegre)
Agrup. Escolas Baixo Barroso (Montalegre)
Agrup. Vertical Ribeira de Pena (Ribeira de Pena)
Agrup. Escolas de Cerva (Ribeira de Pena)
Agrup. Escolas de Valpaços (Valpaços)


Área Sindical de Guimarães


Agrupamento Vertical de Escolas de Vizela (Vizela)


Área Sindical de Monção


Agrup. Escolas Deu La Deu Martins (Monção)
Esc. Sec. de Monção (Monção)
Agrup. Escolas Arcos de Valdevez (Arcos de Valdevez)
Agrup. Escolas Território Educativo de Coura (Paredes de Coura)


Área Sindical de Penafiel


Esc. Sec. Lousada (Lousada)


Área Sindical do Porto


Esc. Sec. Carolina Michaelis (Porto)
Agrupamento Vertical Dr. Leonardo Coimbra (Filho) (Porto)
Esc. Sec. Garcia da Horta (Porto)
Esc. Sec. António Nobre (Porto)
Agrup. Escolas Areosa (Porto)
Agr. Escolas Irene Lisboa (Porto)
Agrup. Vertical Escolas do Amial (Porto)
Agrup. Vertical Clara de Resende (Porto)
EB 2/3 de Francisco Torrinha (Porto)
Agrup. Escolas Gomes Teixeira (Porto)
Esc. Sec. Gondomar (Gondomar)
Agrup. Vertical Rio Tinto (Gondomar)
Agrup. Vertical "À Beira Douro" (Medas Gondomar)
Agrup. Escolas Gueifães (Maia)
Agrup. Escolas Águas Santas (Maia)
Agrup. Escolas Senhora da Hora (Matosinhos)
Esc. Sec. Senhora da Hora (Matosinhos)
Esc. Sec. Boa Nova (Leça da Palmeira Matosinhos)
Esc. Sec. Arquitecto Oliveira Ferreira (Arcozelo Vila Nova de Gaia)
Agrup. Vertical de Escolas de Valadares (Vila Nova de Gaia)
Esc. Sec. Diogo Macedo (Olival Vila Nova de Gaia)
Agrup. Escolas Soares dos Reis (Vila Nova de Gaia)
Esc. Sec. Valadares (Vila Nova de Gaia)
Esc. Sec. António Sérgio (Vila Nova de Gaia)
Agrup. Vertical Escolas de Canelas (Vila Nova de Gaia)
Agrup. Escolas Dr. Costa Matos (EB23 Teixeira Lopes Vila Nova de Gaia)
Esc. Sec. Oliveira do Douro (Vila Nova de Gaia)
Agrup. Vertical Escolas D. António Ferreira Gomes (Ermesinde Valongo)


Área Sindical da Póvoa de Varzim


Esc. Sec. Eça de Queiroz (Póvoa de Varzim);
Esc. Sec. Rocha Peixoto (Póvoa de Varzim)
Agr. Escolas Dr. Flávio Gonçalves (Póvoa de Varzim)
Agrup. V. de escolas de A-Ver-O-Mar (Póvoa de Varzim)
Esc. Sec. Alcaides de Faria (Barcelos)
Esc. Sec. Barcelinhos (Barcelos)
Agrup. Escolas Abel Varzim (Vila Seca Barcelos)
Agrup. Escolas Manhente (Barcelos)
Agrupamento das Marinhas (Esposende)
Esc. Sec. José Régio (Vila do Conde)
Esc. Sec. Afonso Sanches (Vila do Conde)
Agrupamento Júlio Saúl Dias (Vila do Conde)


Área Sindical de Santa Maria da Feira


Agrup. Vertical Escolas Argoncilhe (Santa Maria da Feira)
Esc. Sec. Santa Maria da Feira (Santa Maria da Feira)
Agrup. Escolas Fernando Pessoa (Santa Maria da Feira)
Esc. Sec. Dr. Gomes Almeida (Espinho)
Agrup. Escolas de Maceda e Arada (Ovar)
Agrup. Escolas de Ovar-Sul (Ovar)
Agrup. Escolas Fernando Pessoa (Santa Maria da Feira)
Agrup. Vertical de Escolas de Fiães (Santa Maria da Feira)


Área Sindical de S. João da Madeira


Agrup. Escolas Cucujães (Oliveira de Azeméis)
Esc. Sec. Ferreira de Castro (Oliveira de Azeméis)
Agrupamento Vertical Bento Carqueja (Oliveira de Azeméis)


Área Sindical de Viana do Castelo


Agrup. Escolas de Darque (Viana do Castelo)
Escola Secundária de Monserrate (Viana do Castelo)
Agrupamento de Escolas Coura e Minho (Caminha)
Agrup. Escolas Abelheira (Viana do Castelo)
Agrup. Escolas José de Brito (Stª Marta P.)
Esc. Sec. Santa Maria Maior (Viana do Castelo)
Agrup. Escolas Frei Bartolomeu dos Mártires (Viana do Castelo)


Área Sindical de Vila Nova de Famalicão


Esc. Sec. Camilo Castelo Branco (Vila Nova de Famalicão)
Esc. Sec. D. Sancho I (Vila Nova de Famalicão)
Agrup. Vertical Escolas de Vale do Este (Arnoso Vila Nova de Famalicão)
Agrup. Escolas S. Martinho do Campo (Santo Tirso)
Esc. Sec. D. Dinis (Vila Nova de Famalicão)
Esc. Sec. Tomaz Pelayo (S. Tirso)
Agrup. Vertical de Escolas Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)


Área Sindical de Vila Real


Agrup. Escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral (Vila Real)
Esc. Sec. Camilo Castelo Branco (Vila Real)
Esc. Sec. S. Pedro (Vila Real)
Esc. Sec. Morgado de Mateus (Vila Real)
Agrup. Vert. Escolas do Pinhão (Alijó)
Esc. Profissional do Rodo (Régua)
Abaixo-assinado do Agrup. Vertical Escolas de Sabrosa (Sabrosa)


REGIÃO CENTRO (89)

Coimbra

Escola Secundária D. Dinis - Coimbra
Escola Secundária de Tábua
Escola Secundária Infanta D. Maria
Escola Secundária de Cantanhede
Escola Secundária Jaime Cortesão
Escola Secundária José Falcão
Escola Secundária D. Duarte
Escola Secundária Fernando Namora
Escola Secundária de Arganil
Escola Secundária da Lousã
Agrupamento de Escolas de Cantanhede
Agrupamento de Escolas Alice Gouveia
Agrupamento de Escolas Silva Gaio
Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares
Agrupamento de Escolas de Martim de Freitas
Agrupamento de Escolas Inês de Castro
Agrupamento de Escolas de Penacova
Agrupamento de Escolas de S. Pedro d'Alva
Agrupamento de Escolas da Pedrulha
Agrupamento de Escolas da Carapinheira - Montemor-o-Velho
Agrupamento de Escolas de Penela
Agrupamento de Escolas da Mealhada

Aveiro

Escola Secundária Marques de Castilho, Águeda
Agrupamento de Escolas de Aguada de Cima
Agrupamento de Escolas de Cacia
Agrupamento de Escolas de Esgueira
Escola Secundária de Estarreja
Escola Secundária de Vagos
Escola Secundária Jaime Magalhães Lima
Escola Secundária Homem Cristo
Escola Secundária João Carlos Celestino Gomes - Ílhavo
Agrupamento de Escolas da Pampilhosa
Agrupamento de Escolas de Oliveirinha
Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga
Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha
Agrupamento de Escolas de Aveiro
Agrupamento de Escolas de Avanca

Castelo Branco

Escola Secundária c/ 3.º ciclo Amato Lusitano
Escola Secundária c/ 3.º ciclo Campos Melo
Escola Secundária Frei Heitor Pinto
Agrupamento de Escolas Paul - Entre Ribeiras
Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral
Agrupamento de Escolas João Franco
Agrupamento de Escolas Cidade de Castelo Branco
Agrupamento de Escolas da Sertã
Agrupamento de Escolas de Alcains
Agrupamento de Escolas de Penamacor
Agrupamento de Escolas da Serra da Gardunha
Agrupamento de Escolas de Mação
Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva
Agrupamento de Escolas de Tortosendo

Guarda

Agrupamento de Escolas de S. Miguel
Agrupamento de Escolas de Santa Clara - Guarda
Agrupamento de Escolas da Sequeira
Agrupamento de Escolas de Gouveia
Agrupamento de Escolas de Almeida
Agrupamento de Escolas de Tourais - Paranhos
Agrupamento de Escolas de Loriga
Agrupamento de Escolas de Manteigas
Escola Secundária de Seia
Escola Secundária de Pinhel
Escola Afonso de Albuquerque, Guarda

Leiria

Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo
Escola Secundária Domingos Sequeira
Agrupamento de Escolas do Avelar
Agrupamento de Escolas de Ansião

Viseu

Agrupamento de Escolas de Sátão
Agrupamento de Escolas de Mões - Castro Daire
Escola Secundária de Mortágua
Escola Secundária/3 CEB Egas Moniz - Resende
Escola Secundária Viriato - Viseu
Escola Secundária de Carregal do Sal
Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique - Viseu
Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades
Agrupamento de Escolas de Vouzela
Agrupamento de Escolas de Resende
Agrupamento de Escolas de Silgueiros
Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal
Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim
Escola Secundária Alves Martins - Viseu
Agrupamento de Escolas de Castro Daire
Agrupamento de Escolas de Tabuaço
Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira
Agrupamento de Escolas de Castanheira de Pêra
Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel
Escola Secundária Prof. Dr. Flávio de Resende (Cinfães)

Figueira da Foz

Escola Secundária / 3º CEB de Cristina Torres
Agrupamento de Escolas de Mira


REGIÃO DE LISBOA E VALE DO TEJO (75)

Lisboa

Agrupamento de Escolas de Fernando Pessoa
Agrupamento de Escolas S. Julião da Barra
Escola Secundária Rainha D. Amélia
Escola Secundária Marquês de Pombal
Casa Pia - Colégio Pina Manique
Casa Pia - Nuno Alvares
Casa Pia - Instituto Jacob Rodrigues Pereira
Casa Pia - Colégio Maria Pia
Escola Secundária Padre Alberto Neto
Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo
Escola Secundária Ferreira Dias
Escola Secundária Camões
Escola Secundária Virgílio Ferreira
Agrupamento de Escolas Avelar Brotero
Agrupamento de Escolas de Santo Onofre
Agrupamento de Escolas João de Deus - Cascais
Escola Secundária Pedro Alexandrino
Escola Secundária Dª Luísa de Gusmão
Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva (Albarraque-Sintra)
Agrupamento de Escolas de Alvide (Cascais)
Escola Secundária Vitorino Nemésio
Escola Secundária do Restelo
Escola Secundária de Mem Martins (Sintra)
Agrupamento de Escolas Gil Vicente (Lisboa)
Agrupamento de Escolas de Carnaxide / Portela
Escola Secundária Pedro Nunes
Agrupamento Vertical de Escolas Dª Filipa de Lencastre (Lisboa)
Agrupamento de Escolas Quinta de Marrocos (Lisboa)
Agrupamento de Escolas Delfim Santos (Lisboa)
Escola Secundária José Gomes Ferreira (Lisboa)
Escola Secundária Amélia Rey Colaço (Linda a Velha)
Agrupamento de Escolas Pedro de Santarém (Lisboa)
Agrupamento de Escolas Padre Cruz (Lisboa)
Escola Secundária Braancamp Freire (Pontinha)
Agrupamento Vertical de Escolas D. Pedro IV (Sintra)
Escola Secundária José Saramago (Mafra)
Escola Secundária José Cardoso Pires (Amadora)
EB 2,3 das Olaias
Escola Secundária de Ensino Artístico António Arroio
Escola Secundária Afonso Domingues (Lisboa)
Agrupamento de Escolas de Alvalade (Lisboa)
Agrupamento de Escolas Damião de Góis (lisboa)

Setúbal

Escola Secundária da Baixa da Banheira
Escola Secundária de Bocage (Setúbal)
Escola Secundária c/ 3º Ciclo da Amora
Escola Secundária c/ 3º Ciclo Manuel Cargaleiro
Agrupamento de Escolas Conceição e Silva
Agrupamento de Escolas Luísa Todi
Escola Secundária de Sampaio
Escola Secundária Padre António Macedo
Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro
Agrupamento de Escolas de Santo António - Barreiro
Escola Secundária José Afonso - Seixal
Agrupamento de Escolas Lima de Freitas
Agrupamento de Escolas Álvaro Velho (Lavradio)
Agrupamento António Augusto Sousa - Seixal
Agrupamento de Sto António - Barreiro
Escola Secundária D. João II
Escola Secundária Augusto Cabrita (Barreiro)
Agrupamento Vertical de Escolas de Azeitão
Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos (Pinhal Novo)
Escola Secundária Sebastião da Gama
Agrupamento de Escolas de Cetóbriga / Aranguez
Agrupamento de Escolas Lima de Freitas / Viso
Agrupamento de Escolas Professor Ruy Luís Gomes
Agrupamento de Escolas NunŽÁlvares (Arrentela/Seixal)
Escola secundária do Monte da Caparica
Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva
Agrupamento de Escolas da Marateca / Poceirão

Santarém

Agrupamento de Escolas do Entroncamento
Escola Secundária do Entroncamento
Escola Secundária de Rio Maior
Agrupamento de Escolas Francisco Casimiro
Agrupamento de Escolas José Relvas (Alpiarça)
Agrupamento Vertical de Escolas D. Miguel de Almeida (Abrantes)


REGIÃO SUL (ALENTEJO E ALGARVE) (29)

Beja

Agrupamento da Vidigueira
Escola Secundária de Moura
Escola Secundária de Odemira

Évora

Escola Secundária Severim de Faria
Escola Secundária Gabriel Pereira
Escola Secundária André de Gouveia
Agrupamento de Escolas de Redondo
Escola Secundária com 3º Ciclo de Vendas Novas
Agrupamento de Escolas de Arraiolos


Portalegre

Escola Secundária de São Lourenço, Portalegre
Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide

Faro

EB 2,3 D. José I (Vila Real de Sto. António)
Escola Secundária de Tavira
Escola Secundária Teixeira Gomes (Portimão)
Escola Secundária de Silves
Agrupamento de Escolas Francisco Cabrita
Escola Secundária de Vila Real de Santo António
Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cacela
Escola Secundária Tomás Cabreira (Faro)
Agrupamento Vertical de Escolas de Monte Negro
Agrupamento Vertical de Escolas Dr. Alberto Iria (Olhão)
Agrupamento Vertical de Escolas de Estombar
Agrupamento Vertical de Escolas de Monchique
Agrupamento Vertical de Escolas de Almancil
Escola Secundária Pinheiro e Rosa (Faro)
Agrupamento Vertical de Escolas de Lagos
Agrupamento Vertical de Escolas D. Manuel I (Tavira)
Agrupamento de Escolas D. Martinho de Castelo Branco (Portimão)
Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes (Olhão)
Agrupamento Vertical de Escolas de São Brás de Alportel
Agrupamento de Escolas Prof. Paula Nogueira (Olhão)



terça-feira, 25 de novembro de 2008

Projecto de Decreto Regulamentar Avaliação de Desempenho Docente



CONGRESSO INTERNACIONAL "DIÁLOGOS IBÉRICOS E IBEROAMERICANOS"

Trata-se do VI congresso da "Asociación ALEPH de Jóvenes Investigadores de la Literatura Hispánica", que, pela primeira vez, será realizado fora de Espanha.

Terá lugar na Faculdade de Letras de Lisboa entre os dia 27 e 30 de Abril de 2009.

ALEPH 2009
Diálogos Ibéricos e IberoAmericanos

VI Congreso Internacional de
ALEPH– Asociación de Jóvenes Investigadores de la Literatura Hispánica
Facultad de Letras de la Universidad de Lisboa
27-30 de abril de 2009

Presentación y ejes temáticos
El VI Congreso de ALEPH se celebrará en la Facultad de Letras de la Universidad de Lisboa del 27 al 30 de abril de 2009.

Este congreso de ALEPH, el primero realizado fuera de España, tiene como eje temático los diálogos literarios y culturales ibéricos e iberoamericanos. En concreto, se propone el estudio de:

las relaciones intra-ibéricas, entre las literaturas en lengua española, portuguesa, gallega, catalana y vasca.
las relaciones transatlánticas y transamericanas, entre las diversas literaturas ibéricas y las literaturas hispanoamericanas y brasileña.

Considerando la doble perspectiva comparatista de este congreso, se espera que los interesados propongan como objeto de reflexión, a la par de obras literarias, otras manifestaciones culturales, reflexiones ensayísticas, lecturas críticas, intertextos, traducciones o contactos intelectuales, y que traigan a discusión temas y problemas teóricos y metodológicos útiles al abordaje de la problemática propuesta.


Condiciones de Participación

Participantes
Podrán presentar comunicaciones aquellos investigadores de la literatura hispánica que estén preparando su tesis doctoral o la hayan leído en 2007/08, y será necesario ser miembro de ALEPH o subscribirse a la asociación (cuota anual: 50 euros). Para cualquier asunto relacionado con la adhesión a la asociación o con la inscripción en el congreso, consúltese www.asociacionaleph.com. No es necesario ser socio de ALEPH para asistir al congreso.

Envío de las propuestas de comunicación
Las propuestas de comunicación podrán remitirse por correo electrónico a la comisión organizadora hasta el 15 de diciembre de 2008. En ellas deben constar:

el nombre de su autor, la identificación de la universidad a la que pertenece, y un breve currículum de 100 palabras.
el título y el resumen de la comunicación, que no excederá las 200 palabras.
Se confirmará a todos los comunicantes la recepción de su resumen.

Selección y resultados
A lo largo del mes de enero de 2009, la comisión organizadora evaluará las propuestas con el respaldo de un comité científico integrado por las Profesoras de la Facultad de Letras de la Universidad de Lisboa Cristina Almeida Ribeiro, Fátima Freitas Morna, Helena Carvalhão Buescu y Maria Idalina Resina Rodrigues.
Hacia finales de enero, se informará sobre las propuestas seleccionadas.
Las comunicaciones no superarán los veinte minutos de exposición ni los doce folios (Times New Roman 12 puntos y a espacio y medio). Las normas editoriales de las Actas de los congresos de ALEPH están disponibles en el website de la asociación.

Estructura del congreso
Conferencias plenarias impartidas por especialistas en literaturas hispánicas de reconocida trayectoria internacional.
Mesas redondas formadas por especialistas portugueses.
Comunicaciones individuales o de grupos de investigación cuyo objeto de estudio esté relacionado con la temática del congreso.
Presentación de proyectos y grupos de trabajo en marcha sobre estudios ibéricos e iberoamericanos.
Sesión de socios protectores, antiguos miembros de ALEPH.
Asamblea general de la asociación ALEPH.

Comisión organizadora


Ângela Fernandes
Fátima Fernandes da Silva
Isabel Branco
Isabel Dâmaso Santos
Margarida Borges
Rita Bueno Maia
Sara Rodrigues de Sousa

ContactosVI Congreso Internacional de ALEPH
Centro de Estudos Comparatistas
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade
1600-214 Lisboa
Portugal

Teléfonos: (351) 21 792 00 85
Fax: (351) 21 796 00 63
Correos: 2009aleph@gmail.com


Para mais informações consultar: http://www.comparatistas.edu.pt/aleph-2009.html

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Concurso “Plantas Transgénicas no Dia-a-Dia”

Concurso
PLANTAS TRANSGÉNICAS NO DIA-A-DIA




10º ao 12º Ano

Envio até 30 de Abril de 2009

No ano em que se comemora o 25º aniversário da comprovação da transformação genética de plantas, o CiB – Centro de Informação de Biotecnologia está a promover o concurso “Plantas Transgénicas no Dia-a-Dia” destinado aos alunos do Ensino Secundário ou equivalente, durante o ano lectivo 2008/2009.


Serão seleccionados os três melhores trabalhos (em texto, áudio ou vídeo) enviados até 30 de Abril de 2009. Os premiados terão os seus trabalhos publicados e divulgados pelo CiB. Os prémios incluem leitores MP4 e vales-cheque destinados à aquisição de livros e material informático. Todos os alunos e professores premiados receberão um exemplar do livro “Biotechnology for Beginners” e um diploma.

O CiB pretende desta forma contribuir para a promoção do conhecimento científico sobre plantas geneticamente modificadas (conhecidas também como plantas transgénicas) e para o estímulo pela cultura científica e tecnológica, nomeadamente na área da biotecnologia vegetal e engenharia genética de plantas.

Mais informações estão disponíveis em http://www.cibpt.org/

Mais informações

CiB - Centro de Informação de Biotecnologia, Portugal

E-mail – cib@cibpt.org Tel. 214 469 461 Website - http://www.cibpt.org/


Link: Concurso  “Plantas Transgénicas no Dia-a-Dia”

domingo, 23 de novembro de 2008

EVT - Criatividade e Tecnologia em Matosinhos

Para preencher os fins-de-semana de Outubro a Dezembro a Audiência Zero, associação cultural de Matosinhos, preparou um programa de workshops no âmbito do seu projecto Centro de Criatividade e Tecnologia. As temáticas são variadas, desde os já tradicionais workshops de Blender às novidades como Performance Visual, Curta-Metragem, Edição de Vídeo e Visão por Computador. Mais informações em http://www.audienciazero.org/cct/

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Medidas para melhorar o processo de avaliação dos professores

O Governo divulgou as medidas para melhorar o processo de avaliação dos professores, depois de ouvidas as escolas, os professores, os sindicatos, os pais e diversos outros agentes do sistema educativo.

1. O Governo sempre esteve disponível para dialogar com as escolas, os professores e os sindicatos sobre todas as reformas na educação e, em especial sobre a avaliação dos professores. Foi esse diálogo, aliás, que permitiu a celebração, a 12 de Abril do corrente ano, de um Memorando de Entendimento entre o Governo e os sindicatos, onde ficaram reguladas, de comum acordo, as condições de prosseguimento do processo de avaliação nos anos lectivos de 2007/2008 e 2008/2009.

2. Agora, mais uma vez, o Governo tomou a iniciativa de promover o diálogo e dispôs-se a ouvir as escolas, os professores, os sindicatos, os pais e diversos outros agentes do sistema educativo. O objectivo do Governo é resolver os problemas, para qualificar a escola pública.

3. Este processo de auscultação e diálogo permitiu identificar os três principais problemas que as escolas e os professores têm sentido na concretização da avaliação:

- O problema da existência de avaliadores de áreas disciplinares diferentes das dos avaliados;

- O problema da burocracia; e

- O problema da sobrecarga de trabalho inerente ao processo de avaliação.

4. Nenhum dos problemas identificados, apesar das dificuldades práticas que possa colocar, põe em causa os pilares essenciais do modelo de avaliação:

A avaliação interna, pelos pares, conhecedores da realidade das escolas e do respectivo nível de ensino;
A valorização do desempenho integral dos professores, ponderando não apenas o grau de cumprimento dos seus deveres funcionais, mas também a qualidade científico-pedagógica do trabalho desenvolvido com os alunos e outros elementos relevantes como a participação na vida da escola, o envolvimento em projectos, o exercício de cargos e a conclusão de acções de formação;
Uma avaliação com consequências, no aspecto formativo, no desenvolvimento da carreira e na atribuição de prémios de desempenho.
5. Os problemas identificados têm solução. É perfeitamente possível melhorar o processo de avaliação, indo ao encontro das principais preocupações dos professores, corrigindo o que deve ser corrigido e simplificando tudo o que pode ser simplificado - e fazer este ano lectivo uma avaliação séria dos professores.

6. Para isso, o Governo decidiu avançar com um conjunto de medidas, de aplicação imediata, que introduzem alterações importantes nas condições de aplicação do modelo de avaliação e que resolvem o essencial dos problemas que foram levantados. As medidas são as seguintes:

­ Primeira medida, garantir que os professores são avaliados por avaliadores da mesma área disciplinar.

­ Segunda medida, dispensar, neste ano lectivo, o critério dos resultados escolares e das taxas de abandono, tal como recomendado pelo Conselho Científico da Avaliação dos Professores.

­ Terceira medida, rever e simplificar as fichas de avaliação e auto-avaliação, bem como os instrumentos de registo.

­ Quarta medida, dispensar as reuniões entre avaliadores e avaliados em caso de acordo tácito (quer sobre os objectivos individuais, quer sobre a classificação proposta).

­ Quinta medida, a observação de aulas fica dependente de requerimento dos interessados e é condição necessária para a obtenção da classificação de Muito Bom ou Excelente.

­ Sexta medida, reduzir de três para duas o número mínimo de aulas a observar, ficando a terceira dependente de requerimento do professor avaliado.

­ Sétima medida, simplificar o regime de avaliação dos professores avaliadores e compensar nos respectivos horários a sua sobrecarga de trabalho.



7. As medidas propostas pelo Governo, e que serão submetidas a um processo de discussão com os parceiros interessados, destinam-se a resolver os principais problemas suscitados pelos professores. Assim, o processo de avaliação, conservando os pilares essenciais do modelo, fica consideravelmente mais simples, não se justificando, nestas condições, qualquer suspensão.

8. A convicção do Governo é que a concretização da avaliação dos professores representará um grande avanço na qualificação da escola pública e no reconhecimento do desempenho dos docentes.

9. O Governo reafirma a sua disponibilidade para, como anteriormente acordado, realizar em Junho/Julho uma negociação com os sindicatos sobre as alterações a introduzir para o futuro no processo de avaliação dos professores.