quinta-feira, 2 de julho de 2009

PSD promete mudanças na Educação

A líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, prometeu esta quinta-feira, caso vença as eleições legislativas, mudar os estatutos do aluno e da carreira docente, o sistema de avaliação dos professores e aliviar a carga burocrática a que estão sujeitos.

Os quatro compromissos vão constar do programa eleitoral dos sociais-democratas. 'No nosso programa não poderemos deixar de contemplar a alteração destes quatro aspectos que estão a paralisar o sistema, estão a torná-lo inviável, desmotivador da acção dos professores', afirmou a líder social-democrata.

Ferreira Leite marcou presença no Fórum Portugal de Verdade cuja sessão de hoje foi destinada a reunir contributos para o programa eleitoral do PSD na área da educação. A líder social-democrata ouviu as opiniões de 'pessoas ligadas a sindicatos, a associações de pais, professores do ensino superior e do ensino secundário', que têm uma crítica 'generalizada' ao estado da escola pública.

Segundo Ferreira Leite, 'não se pode manter um sistema em relação ao qual, na generalidade, todos estão contra e que é um topo de sistema em que todos devem estar envolvidos'. As propostas que o PSD vai apresentar não pretendem terminar com a avaliação dos professores, que a líder do PSD defende que deve manter-se. Contudo, entendeu a presidente social-democrata 'agora, também já se viu que este sistema não serve para avaliar, só serviu para paralisar. Portanto, insistir nisso seria o chamado suicídio, que evidentemente julgo que ninguém defende'.
C.Manhã

Sem comentários: