segunda-feira, 21 de abril de 2014

Indisciplina cresce nas salas de aula



A indisciplina está a aumentar nas salas de aula e os professores do Ensino Básico queixam-se de falta de formação para combater os comportamentos perturbadores dos alunos. Esta é uma das conclusões de um estudo da Universidade do Minho (UM) que decorre há dois meses. Mais de 80% dos professores inquiridos (de um universo de mais de 1500) considera que a indisciplina na sala de aula aumentou nos últimos anos. A maioria dos docentes diz que perde entre 10% a 20% do tempo de aula com problemas de indisciplina e 12% (180) gasta quase metade. 

Sete professores admitiram mesmo que 80 a 90% da aula está condicionada pelo mau comportamento dos alunos. "A indisciplina está relacionada com a utilização de aparelhos eletrónicos como o telemóvel, falar com o colega do lado ou estar desatento. Para os inquiridos, a culpa desta indisciplina é dos pais (38%), das políticas educativas (37%) e dos alunos (35%) ", explicou ao João Lopes, do Instituto de Educação e Psicologia da UM. A maioria dos docentes que respondeu ao questionário online tem mais de 20 anos de serviço e 60% dizem que não tiveram formação para lidar com este problema. 

O coordenador do projeto está a terminar um outro estudo sobre a formação que os professores do 1º ciclo do Ensino Básico adquirem para ensinar os alunos a escrever e a ler. "Os dados preliminares indicam que os conteúdos ensinados pelas universidades e politécnicos divergem e são muito variados. Perante um obstáculo, o professor tem dificuldade em agir. 

Há professores que estarão mais bem preparados do que outros. Podemos dizer que também há falta de formação para resolver problemas", referiu João Lopes. O Ministério da Educação diz que medidas como a revisão do programa Escola Segura e a criação de uma plataforma para pais e professores, "deverão ser apresentadas durante este mês".

Notícia retirada daqui

Manual - XAMPP


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domingo, 20 de abril de 2014

Resumo - A Intenção Ética e a Norma Moral



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Higiene e Segurança no Trabalho - Ficha de Trabalho sobre os Jovens e os Acidentes de Trabalho


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Powerpoint - Serras de Portugal Continental


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Ficha de Trabalho - Língua Portuguesa


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Multimédia - Rotação de um Espelho Plano

Descritivo: Applet muito interessante que permite observar a modificação da posição da imagem num espelho plano quando se altera o ângulo de incidência, rodando o espelho. Pode ser usado para ilustrar o processo de produção de imagem no 3º Ciclo e para estudo mais aprofundado das leis da reflexão nos Cursos Profissionais. É um applet da autoria do professor Jean-Jacques ROUSSEAU da Faculté des Sciences exactes et naturelles da Université du Maine - Le Mans. Pode descarregar o ficheiro para o seu computador e ao descompactá-lo, será criada uma pasta dentro da qual deve activar o ficheiro html.


Interactividade: Activo
Tempo: Não Aplicável
Tema: Propriedades e aplicações da luz - Realização de experiências de modo a estudar a reflexão (usando diferentes tipos de espelhos)
Unidade Didáctica: Sustentabilidade na Terra
Nome do ficheiro Rotação de um Espelho Plano.rar
Tamanho 6.72 kB
Tipo rar (Tipo de Mime: application/x-rar)
Site http://www.univ-lemans.fr/enseignements/physique/02/

Powerpoint - Problemas Sociais


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Planificação - 1º Ano


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sexta-feira, 18 de abril de 2014

Planificação - 4º Ano


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Resumo - A Liberdade na Acção



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Higiene e Segurança no Trabalho - Ficha de Trabalho sobre os Jovens e os Acidentes de Trabalho


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Guião de Leitura - "A Menina dos Fósforos"


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Powerpoint - Rochas Metamórficas


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Legislação - European Agency

A Agência Europeia para o Desenvolvimento da Educação Especial é uma organização autónoma e independente, apoiada pela Comissão Europeia e pelos Estados Membros que têm representação nos respetivos órgãos de gestão, funcionando como plataforma de colaboração europeia no âmbito das NEE.

Tem-se debruçado sobre várias áreas, com produção de relatórios e documentos orientadores, a nomear: intervenção precoce, respostas da Educação Especial na Europa, apoio ao professor, financiamento da Educação Especial, tecnologias de informação e comunicação, transição da escola para o emprego, princípios chave da Educação Especial, educação inclusiva e práticas na sala de aula.

As linhas básicas orientadoras do trabalho da Agência são determinadas pelo Conselho de Representantes cujos membros são nomeados pelos Ministérios da Educação dos países participantes, que suportam financeiramente a Agência – Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Lituânia, Letónia, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Polónia, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido (e, como observadores – Malta, Eslováquia e Eslovénia).

A Agência Europeia trabalha em estreita colaboração com outras organizações chave, nacionais e internacionais quer na área das NEE, quer em programas suplementares dentro do quadro da U.E., O.C.D.E., UNESCO, Conselho Europeu, Conselho Nórdico e outros corpos internacionais.