sábado, 25 de novembro de 2017

Biografia - Georg Simon Ohm

(1787 - 1854) Físico, químico, e professor alemão, nascido em Erlangen, descobridor dos fundamentos da eletrocinética, que estuda as correntes elétricas em movimento. Filho de um próspero serralheiro e admirador da matemática e também pesquisador em acústica. Formado em física pela Universidade de Erlangen (1813) tornou-se professor em Bamberg, ensinou física e matemática em Colônia (1817) e na Escola de Guerra de Berlim (1826). Logo se revelou um hábil pesquisador desenvolvendo experiências com instrumentos que ele mesmo fabricava. Depois de estudar na Universidade de Erlangen, passou a ensinar matemática no Colégio Jesuíta de Colônia. Experimentou (1820-1827) e descobriu as leis que regem a condução de energia elétrica, os materiais condutores, semicondutores e as resistências, relacionando potencial, resistência e corrente elétrica, publicadas em Die galvanische Kette mathematisch bearbeitet (1827), demonstrando que, num circuito, a corrente é diretamente proporcional à força eletromotriz total do circuito e inversamente proporcional à sua resistência total: I=E/R ou E=RI e a perda V=RI, a lei de Ohm.

Comprovou o fenômeno da polarização das pilhas (1830) e passou a ser professor de física da Escola Politécnica de Nuremberg (1833). Ganhou uma medalha Copley da Royal Society de Londres (1841) pelo seu trabalho, na qual foi membro estrangeiro. Assumiu a cadeira de física experimental da Universidade de Munique (1849), onde ficou até sua morte. Estudou a interferência dos raios luminosos polarizados nas lâminas cristalinas (1852). O seu nome ficou associado a unidade de resistência.

Powerpoint - Influência dos Factores do Meio no Comportamento dos Animais


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box


Desenhos para colorir - Verão


Biografia - Jean Graindorge

Graindorge, Jean-François
Barão do Império francês
n: 1 de Julho de 1770 em Saint-Pois (França)
m: 1 de Outubro de 1810 em Carquejo (Portugal)

De origem nobre, foi eleito tenente de um batalhão de Voluntários em 1791, tendo servido desde o princípio da guerra no Exército do Norte. Ferido quatro vezes, chega ao posto de capitão em 1793. Em 1797 é promovido a Major pelo general Hoche, devido à sua actuação na travessia do Reno, distingindo-se novamente no Exército da Helvécia, em 1799, o que lhe vale ser nomeado Coronel por Massena. Serve no 5º corpo de Exército, comandado por Lannes, durante as campanhas de 1805 a 1807, estando presente na batalha de Iena.
Em Outubro de 1807 é transferido para o 1.º Corpo de Observação da Gironda, abandonando Portugal com o Exército de Junot. Barão do Império em Outubro de 1809, regressa a Portugal com o exército comandado por Massena, sendo ferido mortalmente na batalha do Buçaco, em 27 de Setembro de 1810. 

Fonte:
Jean Tulard e outros,
Histoire et Dictionnaire du Consulat et de l'Empire, 
Paris, Laffont, 1995.

Biografia retirada daqui

Ensino Básico e Secundário: Passe escolar recuperado e turmas vão encolher


As propostas do PEV e do PS sobre o passe 4_18 foram aprovadas, tal como algumas das medidas de redução do número de alunos por turma, da iniciativa dos dois partidos, do PCP e do BE, na noite de quinta-feira.

A recuperação do passe escolar para os estudantes do Ensino Básico e Secundário é uma reivindicação destes desde que, em 2012, o anterior governo o tornou acessível apenas para os que estão abrangidos pela acção social escolar.

Apesar da aprovação da medida, o desconto é de apenas metade do que originalmente o passe 4_18 permitia (25%, em vez de 50%). Este é o valor para o qual o executivo do PSD e do CDS-PP reduziu o desconto em Fevereiro de 2012, antes de o reduzir para zero durante as férias de Verão.

Os estudantes abrangidos pela acção social escolar continuam a ter acesso a descontos mais expressivos nos passes escolares, de acordo com as propostas ao Orçamento do Estado para 2018 (OE2018) aprovadas na noite passada.

Já no OE2017, o passe sub23, para os estudantes do Ensino Superior, tinha sido recuperado nos mesmos termos por proposta do PEV. Desde Setembro que todos os estudantes têm acesso a este passe.

Turmas com menos alunos nos 1.º, 5.º e 7.º anos em 2018/2019
Para esta matéria, os únicos grupos parlamentares sem propostas eram os do PSD e do CDS-PP – que, no governo, aumentaram o número máximo de alunos por turma. Ontem à noite foram votadas as iniciativas do PS, do PCP e do BE, todas aprovadas, ainda que as últimas duas parcialmente: ficaram excluídas as turmas do Ensino Secundário e, no caso da proposta dos comunistas, também as com alunos com necessidades educativas especiais.

As normas vão ainda ser chamadas a plenário, esta manhã, e a iniciativa do PEV será apenas votada esta tarde. A redução será feita nas turmas de início de cada ciclo, ou seja, no próximo ano lectivo incide sobre os 1.º, 5.º e 7.º anos. Apesar de caber à tutela definir a redução, esta deve ser de dois alunos, à semelhança do que aconteceu já este ano nos territórios educativos de intervenção prioritária.

Informação retirada daqui

Postal Antigo - França - Ansouis (Provence) - Castelo do Séc. XIII em aguarela


Biografia - Adoniran Barbosa

Adoniran Barbosa (1912-1982) foi um cantor e compositor brasileiro. "Saudosa Maloca" foi seu primeiro sucesso como compositor. "Trem das onze" é mais uma de suas músicas que retrata o cotidiano das camadas mais pobres da população urbana. Adoniran Barbosa (1912-1982) nasceu em Valinhos, São Paulo, no dia 6 de agosto.
Filho de imigrantes italianos, Ferdinando e Emma Rubinato. Ainda jovem a família muda-se para Jundiaí. Em 1924, muda-se para Santo André, na grande São Paulo, onde começa a trabalhar para ajudar a família. Aos 22 anos vai para São Paulo, onde se emprega como vendedor de tecidos. Na capital paulista participa de programas de calouros no rádio. Seu nome verdadeiro é João Rubinato mas, adota o pseudônimo de Adoniran Barbosa. Adoniram, nome de seu melhor amigo, e Barbosa em homenagem ao cantor Luís Barbosa, seu ídolo.
Em 1934, com a marcha "Dona Boa", feita em parceria com J. Aimberê, conquista o primeiro lugar no concurso carnavalesco promovido pela prefeitura de São Paulo. Em 1941 é convidado para atuar na Rádio Record, como ator cômico, discotecário e locutor, onde trabalhou por mais de trinta anos. Em 1955 compõe o primeiro sucesso, "Saudosa Maloca"(1951), gravado pelo conjunto Demônios da Garoa. Em seguida lança outras músicas, como "Samba do Arnesto"(1953), "Abrigo de Vagabundo"(1959) e a famosa "Trem das Onze"(1964).
Em suas obras, retrata o cotidiano das camadas pobres da população urbana e as mudanças causadas pelo progresso. Para isso, faz uso da maneira de falar dos moradores de origem italiana de alguns bairros paulistanos, como Barra Funda e Brás. Uma de suas últimas composições foi "Tiro ao Álvaro", gravada por Elis Regina em 1980. Morre em São Paulo no dia 23 de novembro de 1982.

Resumo - Organização Celular



Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Resumo - Microscopia



Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Resumo - A Célula e Organitos Celulares



Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Resumo - "O Microscópio"

Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Resumo - "A Célula Eucariótica"


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Resumo - Diversidade na Biosfera






Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Conteúdo - Estrutura - Células Procarióticas


De acordo com a organização estrutural, as células são divididas em: eucarióticas e procarióticas. As células procarióticas são geralmente independentes, enquanto que as células eucarióticas são frequentemente encontradas em organismos multicelulares.

As células procarióticas, também chamadas de protocélulas, são muito diferentes das eucariontes. Em geral, são bem menores e menos complexas estruturalmente do que as células eucarióticas.. A sua principal característica é a ausência da carioteca individualizando o núcleo celular ao qual chamamos de nucleoide., pela ausência de alguns organelos e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação. Também possuem DNA na forma de um anel associado a proteínas básicas e não a histonas (como acontece nas células eucarióticas, nas quais o DNA se dispõe em filamentos espiralados e associados a histonas).

Estas células são desprovidas de mitocôndrias, plastídeos, complexo de Golgi, retículo endoplasmático e sobretudo cariomembrana o que faz com que o DNA fique disperso no citoplasma. Como organela, só possuem ribossomos. A este grupo pertencem:
-Bactérias
-Cianófitas (Cyanobacterias)
-PPLO ("pleuro-pneumonia like organisms")

As bactérias dos grupos das Rickettsias e das clamídias são muito pequenas, sendo denominadas células incompletas por não apresentarem capacidade de auto-duplicação independente da colaboração de outras células, isto é, só proliferarem no interior de outras células completas, sendo, portanto, parasitas intracelulares obrigatórios.

Diversas doenças de importância médica tem sido descritas para organismos destes grupos, incluindo algumas vinculadas aos psitacídeos (papagaios e outras aves, a psitacose) e carrapatos (a febre maculosa, causada pela Rickettsia rickettsii).

Estas bactérias são diferente dos vírus por apresentarem:
-conjuntamente DNA e RNA (já foram encontrados vírus com DNA, adenovirus, e RNA, retrovírus, no entanto são raros os vírus que possuem DNA e RNA simultaneamente);
-parte incompleta da "máquina" de síntese proteica celular necessária para reproduzirem-se;
-uma membrana celular semipermeável, através da qual realizam as trocas com o meio envolvente.

Conteúdo - História da Célula


As células foram descobertas entre 1663 e 1665 pelo inglês Robert Hooke. Ao examinar em um microscópio rudimentar, uma fatia de cortiça, verificou que ela era constituída por cavidades poliédricas, às quais chamou de células (do latim "cella", pequena cavidade). Na realidade Hooke observou blocos hexagonais que eram as paredes de células vegetais mortas.

Enquanto isso, Antonie van Leeuwenhoek (1632–1723), um holandês que ganhava a vida vendendo roupas e botões, estava gastando seu tempo livre moendo lentes e construindo microscópios de qualidade notável. Ele desenhou protozoários, tais como o Vorticella da água da chuva, e bactérias de sua própria boca. Van Leeuwenhoek foi contemporâneo e amigo do pintor Johannes Vermeer (1632-1675) da cidade de Delft que foi pioneiro no uso da luz e da sombra na arte ao mesmo tempo em que van Leeuwenhoek estava explorando o uso da luz para descobrir o mundo microscópico.

Em 1838 Matthias Schleiden e Theodor Schwann, estabeleceram o que ficou conhecido como teoria celular: "todo o ser vivo é formado por células tronco".

As células são envolvidas pela membrana celular e preenchidas com uma solução aquosa concentrada de substâncias químicas e substâncias físicas, o citoplasma em que se encontram dispersos organelos (por vezes escrito organelas, organóides, orgânulos ou organitos).

As formas mais simples de vida são organismos unicelulares que se propagam por cissiparidade. As células podem também constituir arranjos ordenados, os tecidos.

Informação retirada daqui:
https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lula

Conteúdo - Célula


As células são as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Alguns organismos, tais como as bactérias, são unicelulares (consistem em uma única célula). Outros, tais como os seres humanos, são pluricelulares (várias células).

O corpo humano é constituído por aproximadamente 10 trilhões (mais de 1013) de células; A maioria das células vegetais e animais têm entre 1 e 100 µm e, portanto, são visíveis apenas sob o microscópio; a massa típica da célula é um nanograma.

A célula foi descoberta por Robert Hooke em 1663/ 1665.Em 1837, antes de a teoria final da célula estar desenvolvida, Jan Evangelista Purkyně observou "pequenos grãos" ao olhar um tecido vegetal através de um microscópio. A teoria da célula, desenvolvida primeiramente em 1838 por Matthias Jakob Schleiden e por Theodor Schwann, indica que todos os organismos são compostos de uma ou mais células. Todas as células vêm de células preexistentes. As funções vitais de um organismo ocorrem dentro das células, e todas elas contêm informação genética necessária para funções de regulamento da célula, e para transmitir a informação para a geração seguinte de células.

A palavra "célula" vem do latim: cellula (quarto pequeno). O nome descrito para a menor estrutura viva foi escolhido por Robert Hooke. Em um livro que publicou em 1665, ele comparou as células da cortiça com os pequenos quartos onde os monges viviam.

UFCD - 0080 - Pré-impressão

0080 - Pré-impressão
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Pré-impressão
Código:
0080
Carga Horária:
50 horas
Pontos de crédito:
4,50
Objetivos

  • Analisar e fotografar originais de traço.
  • Planear montagens gráficas.
  • Classificar originais.
  • Distinguir e classificar uma imagem digital.
  • Identificar e distinguir as composições e decomposições da cor.
  • Analisar tipos de imagem digital.
  • Identificar formatos de ficheiro de imagem.
  • Utilizar scanner de tambor e plano.
  • Digitar originais.
  • Reduzir e ampliar um original.
  • Preparar a fotografia para impressão.
  • Vectorizar imagens.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Pré-impressão convencional
    • A fotografia na Indústria Gráfica
    • Máquinas e equipamentos
    • Prevenção, condução e manutenção
    • Consumíveis
    • Químicos
    • Prevenção e manuseamento de produtos
    • Cor/Luz
    • Separação de cor
    • Retículas/redes/linhas/retículas especiais
    • Multicromia/quadricromia/cor directa
    • Programação e fotografia de traço
    • Fotografia com redes de tom contínuo
    • Fotografia com redes de tom tramado
    • Repromaster
    • Prensa de contactos
    • Reveladora e copyproof
    • Escala de cor para o impressor/pantone
    • Tipo e análise de originais
    • Contactos positivos e negativos
    • Revelação
    • Análise de fotolitos
  • Montagens gráficas
    • Traçados
    • Imposição frente
    • Imposição frente e verso
    • Imposição em tira e retira
    • Imposição de combinados
    • Consumíveis
    • Prevenção e manutenção
  • Pré-impressão digital
    • Tipos de originais
      • - Traço
      • - Originais de tom contínuo e meio tom
      • - Originais opacos
      • - Originais transmissivos
      • - Originais reflectivos
      • - Cromatismo: monocromático e policromático
    • Resolução (dpi)
    • Lineatura
    • Frequência de imagem
  • Composições e decomposições da cor
    • Fenómeno de perceção visual
    • Espectro solar
    • A luz como radiação
    • Síntese aditiva
    • Síntese subtractiva
    • Cores primárias
    • Cores secundárias
    • Cores terciárias
    • Cores intermédias e complementares
    • Cores pantone
    • Cores directas
  • Tipos de imagem digital
    • Modos de imagem digital
      • Pixel/ppi/dpi
      • - Tamanho do pixel
      • Bitmap
      • Grayscale
      • Monotone
      • Duotone
      • Tritone
      • Quadtone
      • Indexcolor
      • - RGB
      • - CMYK
      • Lab Color
  • Formatos de ficheiro de imagem
    • Formato Photoshop
    • EPS
    • TIFF
    • PICT
    • JPEG
  • Scanner de tambor e plano
    • Calibração
    • Funcionamento scanner
  • Digitalizar originais
    • Programa de digitalização
    • Originais de traço
    • Originais de tom contínuo
    • Originais negativos
    • Slides
    • Originais tramados
    • Texto (OCK)
  • Reduzir e ampliar originais
    • Redução
    • Ampliação
    • Enquadramento
    • Fotomontagem
  • Preparar a fotografia para impressão
    • Número de linhas
    • Número de DPI's
    • A exportação
      • - EPS
      • - TIFF
      • - PDF
  • Vectorização de imagens
    • Programa de vectorização
    • Vectorização automática
    • Ferramentas
Referenciais de Formação

213004 - Técnico/a de Desenho Gráfico
Histórico de Alterações

(*) 2008-05-14   Criação de UFCD.

UFCD - 0079 - Parâmetros de conceção gráfica, estilos de grafismos pessoais e contemporâneos e realização de maquetas

0079 - Parâmetros de conceção gráfica, estilos de grafismos pessoais e contemporâneos e realização de maquetas
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Parâmetros de conceção gráfica, estilos de grafismos pessoais e contemporâneos e realização de maquetas
Código:
0079
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos

  • Definir e criar parâmetros de conceção gráfica e estilos de grafismos pessoais e contemporâneos.
  • Realizar maquetas.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Desenho de paginação
    • Escolha de formato
    • Análise e compreensão do produto
    • Relação do produto com os objetivos de mercado
    • Conceito e estilo
    • Articulação de referências
    • Coerência visual (cromática, formal, conceptual)
    • Layout
    • Tratamento gráfico de fontes
      • - Escolha de fontes
      • - Proporção e integração na publicação
    • Capa de revista/livro e 1ª página de jornal
      • - Função apelativa
      • - Visibilidade
      • - Chamadas
    • Estrutura interna
    • Secções, temas, rubricas
    • Guias de leitura
    • Manchas de texto e imagem
    • Espaço branco
    • Legibilidade
    • Função de ilustração
    • Manipulação da imagem fotográfica
    • Créditos
  • Apresentação gráfica de um projecto
    • Suportes: papéis, cartolinas, cartões e acetatos
    • Capas e protecções
    • Corte e meio corte
    • Colas
      • Spray, tubo, stick, fita-cola uma e duas faces
    • Impressão digital
Referenciais de Formação

213004 - Técnico/a de Desenho Gráfico
Histórico de Alterações

(*) 2008-05-14   Criação de UFCD.

UFCD - 0078 - Paginação, composição de texto, arquitetura do livro, desenho e arranjo gráfico da letra

0078 - Paginação, composição de texto, arquitetura do livro, desenho e arranjo gráfico da letra
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Paginação, composição de texto, arquitetura do livro, desenho e arranjo gráfico da letra
Código:
0078
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos

  • Identificar os aspetos técnicos referentes à paginação e composição de texto.
  • Identificar os termos técnicos da arquitetura do livro.
  • Desenhar letra segundo as normas de construção.
  • Criar arranjos gráficos de letra.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Paginação e composição de texto
    • Elementos estruturais da paginação
      • - Aproveitamento de papel
      • - Número de páginas e cadernos
      • - Tipos de papel: acetinados, mate, brilhante, reciclados, vegetais e de cor
      • - Texturas e gramagens
      • - Grelha de página
      • - Cabeça e pé de página
      • - Colunas
      • - Margens interiores e exteriores, goteiras
      • - Enquadramento de imagem
      • - Redução e ampliação
      • - Títulos subtítulos, legendas e nº de página
      • - Caixas e filetes
      • - Guias de leitura
    • Elementos estruturais da composição
      • - Corpo de letra, caixa alta e caixa baixa
      • - Letra grega
      • - Letra romana
      • - Letra egípcia
      • - Letra toscana
      • - Tipos caligráficos
      • - Famílias com e sem serifa
      • - Estilo normal, redondo, bold, itálico, outline e batentes
      • - Texto justificado ou em bloco
      • - Texto centrado ou em espinha
      • - Texto alinhado à esquerda
      • - Texto alinhado à direita
      • - Entrelinhas e espaço entre letras
  • Arquitectura do livro
    • Nomenclatura do livro
      • - Capa e contracapa
      • - Lombada
      • - Miolo
      • - Guardas e badanas
      • - Frontispício
      • - Página par e página ímpar
      • - Cólofon, índice e ficha técnica
  • Desenho de letra
    • Desenho de letra
      • - Geometria da letra
      • - A importância das formas geométricas puras
      • - Aste ascendente e descendente
      • - Barra transversal
      • - Linha transversal
      • - Vértice, orelha, ligação, laço, bacia, ombro, oco e serifa
      • - Espaço ótico e espaço geométrico
  • Arranjos gráficos de letra
    • Letra como forma visual
      • - Função puramente visual da letra
      • - Valor semântico e expressão visual
      • - Combinações visuais
      • - Redundância
      • - Humor
      • - Sobreposição
      • - Níveis de abstracção
      • - Limites de leitura
Referenciais de Formação

213004 - Técnico/a de Desenho Gráfico
Histórico de Alterações

(*) 2008-05-14   Criação de UFCD.